22

Resenha - Nas Sombras

em quarta-feira, 30 de maio de 2012

Nas Sombras
Jeri Smith-Ready
Galera Record
336 páginas

No futuro, um misterioso acontecimento (que ficará conhecido como Passagem) dará para os nascidos depois desta data a capacidade de ver e se comunicar com os mortos. Sendo uma dessas pessoas, Aura passa toda a sua vida tendo que lidar com essa condição. Quando o aniversário de 18 anos de seu namorado, Logan, se aproxima, Aura sabe que será o melhor de todos. A banda dele tem um megashow marcado e há uma festa planejada. Está tudo dentro dos planos, exceto Logan morrer de overdose... E voltar, se fazendo presente na vida de Aura exatamente como antes, só que roxo.
Nas Sombras é o primeiro livro da trilogia Shade da autora Jeri Smith-Ready, e foi um livro que me surpreendeu. Depois de tantos livros sobrenaturais com adolescentes, Nas Sombras traz um enredo original e envolvente.

A personagem central é Aura, uma jovem de 16 anos dotada de uma particularidade: ela pode ver e conversar com os mortos, mas esse dom não é exclusivo de Aura. Todas as crianças nascidas após o evento misterioso conhecido como “A Passagem” têm esse estranho poder. Os espíritos aparecem com a coloração roxa e só podem visitar os lugares que conheceram em vida. Como querem encontrar a paz, os espíritos ficam rondando essas crianças em busca de ajuda, o que acaba deixando-as um pouco irritada, pois não querem ver os fantasmas.

"Eu bebia o meu chá gelado e observava um mulher de uns 20 e poucos anos parar um carrinho de bebê em frente a uma vitrine da Baby Gap. Ela abriu os braços,frustrada com a seleção e eu sabia o que ela estava pensando. Noventa por cento das roupas dessa estação eram vermelhas, da mesma forma como tem sido desde que percebemos que os mortos odiavam essa cor."

Aura ajuda no departamento de Justiça, servindo de tradutora para transmitir o testemunho dos espíritos nos tribunais, sendo isso uma forma de se ter justiça e esses espíritos encontrarem a paz. Mas Aura procura viver uma vida normal, dividindo o tempo com a escola, trabalho e o namorado Logan. Mas o que era para ser o melhor dia para o casal, acaba em tragédia. Por um descuido, Logan morre de overdose.

“Ouvi gritos vindos do corredor. Tirei o volume do som e fiquei escutando para ver se identificava a voz de Logan na multidão.
“Em vez disso, ouvi seu nome, gritado por Siobhan, seguido pela palavra desfibrilador.
- Meu Deus!
Peguei minha camiseta do chão e as vesti em um único movimento. Meu rosto estava perdido dentro da camisa enquanto eu tentava achar o buraco certo para não enfiar minha cabeça por uma das mangas. Finalmente, acertei a gola e gritei.
Logan estava parado ao pé da cama, camisa aberta e cabelo desgrenhado,exatamente como ele estivera havia alguns minutos. Só que agora ele estava roxo.”

Foi nesse ponto que percebi que a autora não cairia na fórmula batida de muitos livros adolescentes. Aura fica dividida entre o namorado fantasma, e a atenção do lindo e fofo Zachary, que está bem vivo. Estou em dúvida em com quem realmente a Aura vai ficar, já que não dá para saber como acabará esse triângulo amoroso. Eu torço pelo moço vivinho (risos).

Mesmo utilizando de alguns clichês, a história do livro é diferente, misturando romance, com dramas adolescentes, um pouco de suspense e pitada de humor. O interessante de Jeri é que ela criou adolescentes que beiram ao realismo: falam palavrão, pensam em sexo, fazem besteira, têm muitas dúvidas, conflitos e isso são bem descritos no livro. A autora ainda dá um alerta para os adolescentes sobre a mistura de drogas e bebidas. A mocinha Aura não é frágil e bobinha, o que me agradou bastante, já que não aguento mais esse tipo de personagem.

Aguardo ansiosa a continuação, já que o final foi surpreendente. Leitura indicada para quem busca algo diferente nos enredos YA, com uma narração dinâmica, ágil e envolvente, Nas Sombras têm tudo para conquistar diversos leitores.

1 - Nas Sombras;
2- Shift;
3- Shine.

Boa leitura!
 

22 comentários:

  1. Oi Carla!
    Adoro histórias de fantasmas e gostei de saber que a protagonista não é uma moça boba. Fiquei com vontade de ler :)

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  2. Amiga a resenha tava me convencendo até... " (...) Aura fica dividida entre o namorado fantasma, e a atenção do lindo e fofo Zachary, que está bem vivo. Estou em dúvida em com quem realmente a Aura vai ficar, já que não dá para saber como acabará esse triângulo amoroso. Eu torço pelo moço vivinho (risos)."

    Olha não aguento maisssssssssssssss sinceramente nunca vi isso, livro adolescente ter triângulo amoroso, garanto que no segundo livro o namorado morto irá ganhar destaque, enquanto o vivinho é jogado de lado, até o final do segundo livro que o vivinho começa a ganhar destaque, ai no inicio do terceiro livro tá tudo feliz com o vivinho, no meio do livro o morto aparece para dividir momentaneamente a mocinha e no final do terceiro ela fica com o vivinho. AFFF!!!! Sinceramente não sei se é a idade, mas realmente eu cansei, nunca na minha vida fiquei dividida em dois, sempre fui bem decidida nas minhas escolhas, talvez por isso me irrite essa situação, ou até porque parece que essas escritoras YA não tem criatividade nenhuma, e sempre a mesma coisinha.

    Desculpa amiga mas foi o meu texto protesto!!! kkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Terceira resenha bacana que leio desse livro! Mas como disse nas outras... Tem algo nele que não me pega, não me convence! E acho que é o mesmo que para a Patthy... Não curto fantasma. Não acho que isso seja característica de um YA... Porque tem um YA que amo... Da Kimberly... A série The Body Finder que tá saindo o segundo livro! Resenha ótima, mas olho para esse livro e algo me diz para não me arriscar... Apesar de ser sobrenatural algo me diz que não vou curtir!

    ResponderExcluir
  4. Lendo a tua resenha descobri que estou um pouco cansada dos enredos dos YA. Esse negócio de fantasmas já vi nos livros da Meg Cabot, na série A Mediadora. Parece que está faltando originalidade nesses autores.

    E olha que eu gosto dos livros juvenis e seus dramas, mas esse eu vou passar...

    beijoO

    ResponderExcluir
  5. Ei, Carla! Já conhecia o livro, mas ainda não li! Vi algumas resenhas negativas sobre esse livro, e desanimei. Mas sei lá... Talvez um dia, quem sabe...
    Beijos,
    Inara | http://lerdormircomer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá Ká!
    Nossa fiquei sem fôlego com a sua resenha, imagina com o livro...kkkkk
    Como vc, também não aguento mais mocinhas “bobinhas”, gostei da história apesar de dar graças por não ter um “dom” como o da Aura. #MedrosaModeOn
    O livro parece bem legal, colocando na lista para próximas leituras...
    Bjus

    ResponderExcluir
  7. Já tinha lido outras resenhas, mas a sua me conquistou ainda mais....
    Caramba eu quero muito ler esse tb... tenho que ficar atenta a promoções...
    A sinopse em si não é muito charmosa... mas a resenha... uau!!!
    Esse triângulo inusitado deve ser bárbaro!!!

    ResponderExcluir
  8. Com certeza é um livro que eu NECESSITO ler. Fã de YA como eu sou, não posso deixar de ler né? Além disso, todo mundo está falando muito bem dessa série.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  9. Oi Carlinha
    Eu ainda não tinha dado muita atenção a este livro - na verdade, julguei pela capa que não me atraiu... rs

    Mas sabe que agora fiquei com uma vontadinha de ler? rs
    Vou anotar!

    Beijo

    ResponderExcluir
  10. Confesso, estou cansada de YAs mais do mesmo... e mesmo que você tenha dito que esse foge um pouco da fórmula, ainda assim acho que para mim seria mais do mesmo ><
    Esse é uma leitura que eu passo!

    ResponderExcluir
  11. Eu quero!
    A história parece ser tão legal, eu tenho gostado muito do que tenho lido sobre o livro. A questão da passagem, o porque as pessoas passaram a ver fantasmas e as implicações decorrentes deste fenômeno. Além da própria Aura que está passando por um momento bem complicado. Espero ter a sorte de ler o livro em breve.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Oi Sora!

    Eu adorei o livro! Mesmo com alguns clichês, a história traz alguns pontos bem diferentes o que deixa muito agradavel a leitura \o/

    Você vai gostar!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  13. Oi Pá!

    ahahahah

    Estou vendo que você está bem revoltada, hein?

    ahahah

    Mas tenho que concordar com você, esse é o maior clichê da história! Sempre sobra um, e fica aquele gostinho de que não está perfeito o final.

    Agora se você acertar todo o desenrolar dos outros livros como você descreveu, vou dar o apelido de vidente para você ahahahah

    bjs!

    ResponderExcluir
  14. Oi Gabi!

    Eu senti a mesma coisa com um outro título YA de outra editora. Várias pessoas me disseram que é bom, mas ele não me convenceu.

    Como já peguei implicancia nem vou pegar par aler kkkkk

    Bjs!

    ResponderExcluir
  15. Oi Miriam!

    O que eu gostei do livro é que sai um pouco do "a La Crepúsculo!. Não que não tenha os mesmo clichês, mas achei o enredo melhor kkkkk

    Bjs!

    ResponderExcluir
  16. Oi Inara!

    Eu gostei bastante do enredo \o/

    Quando tiver uma oportunidade, leia sim, quem sabe goste \o/

    Bjs!

    ResponderExcluir
  17. Oi Ju!

    Ai, ainda bem que não tenho esse dom kkkkk

    Seria um tal de sair rezando para todo quanto é santo kkkkkk

    Bjs!

    ResponderExcluir
  18. Oi Dani!

    Realmente, estou em dúvida no que vai dar esse triângulo, muito inusitado kkkkk

    Bjs!

    ResponderExcluir
  19. Oi Lais!

    Eu acredito que você vá gostar, só pelo seu vício kkkk

    Pegue para ler sim, \o/

    Depois me conta o que achou do livo kkk

    Bjs!

    ResponderExcluir
  20. Oi Livia!

    O livro é legao sim, quando tiver uma oportunidade, leia e depois me conte o que achou \o/

    Bjs!

    ResponderExcluir
  21. Oi Nanie!

    De modo geral, nos estamos saturados de livros YAs...

    Realmente, as editoras precisam investir em livros com temática adulta.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  22. Oi San!

    Torcendo para que você possa ler o livro o mais rápido possível kkkk

    Bjs!

    ResponderExcluir

 
Google+