18

Resenha - Anjo Mecânico

em sexta-feira, 6 de julho de 2012

Anjo Mecânico
As peças infernais vol. 1
Cassandra Clare
Galera Record
387 páginas

A história se passa na Londres vitoriana, mais ou menos 150 anos antes dos acontecimentos que envolvem Clary e Jace. Quando a tia da jovem Tessa Gray morre, a única saída é mudar-se de Nova York para Londres e ir morar com o irmão, que está na Europa a trabalho. Ao chegar, Tessa é sequestrada por duas mulheres que, no cativeiro, a ensinam a explorar um dom que ela até então desconhecia. Tessa é capaz de se transformar em qualquer coisa que quiser. Esse dom logo se mostrará valiosíssimo para a luta dos Caçadores de Sombras contra os demônios e ela ficará cada vez mais envolvida com esse universo, especialmente por causa de Will Herondale.

Antes de qualquer coisa, quando sairá o segundo volume da trilogia?

Só no ano que vem...

(segurando o lencinho) Vou começar a falar sobre a minha mais nova paixão! 

A trilogia “As peças infernais” acontece antes da história “Os Instrumentos Mortais” e não existe ligação entre elas, apenas sobrenomes conhecidos que são constantes na outra série, o que é bom para aqueles que ainda não leram nenhum livro da Cassandra. Estamos agora na Londres de 1878 acompanhando a história de Tessa Gray, garota de 16 anos que está em uma viagem para encontrar o irmão. Mal sabe que sua vida mudará radicalmente quando pisar em terras desconhecidas.

A trama é totalmente envolvente, a atmosfera vitoriana é contagiante e você não consegue largar o livro. Cassandra consegue dirigir muito bem um enredo steampunk, com personagens cativantes, ação de tirar o fôlego, romance, mistério, saindo um pouco da “mesmice” das histórias YA. O começo do livro é um pouco parado, mas é algo normal para os livros da Cassandra (o livro Cidade dos Ossos é assim também). Aos poucos os mistérios são introduzidos, conhecemos detalhes sobre o passado de cada personagem e mesmo assim, a autora deixa tantas perguntas no ar que a vontade de ler o segundo e o terceiro é enorme. Você acaba o livro com aquela sensação que precisa da continuação urgente.

Mas vamos falar dos personagens centrais: Tessa, Will e Jem, o triângulo amoroso. Tessa é a típica mocinha que todos conhecem, frágil com um poder incomum, que esconde uma força sem igual e adora um livro. Will é o mocinho impulsivo, estourado, impaciente, muito arrogante que age antes de pensar (típico de personagem que amamos). Jem é o intelectual, educado, que mantém a calma nos momentos difíceis. Eu demorei um pouco a gostar dos personagens, pois a todos os instantes ficava fazendo comparação com a outra trilogia, mas no desenrolar dos acontecimentos fui deixando de lado esse pensamento, apreciando a personalidade de cada um e todos, sem exceção,  têm muito a desenvolver.

Como é um livro YA, existe um enorme clichê que honestamente, dessa vez não me importei nem um pouco. O casal principal é Tessa e Will, mas é óbvio que eles se estranham e custam a demonstrar os sentimentos e Jem é o que sempre está sobrando, recolhendo os cacos. Mas devidos aos acontecimentos da história, é difícil prever como ficará essa situação entre os personagens (ainda não tomei nenhum partido). 

Eu tentei ao máximo não fazer uma extensa resenha apaixonada sobre a história e fiquei revisando por horas o texto para melhorar, já que a primeira que escrevi estava ainda com a “cabeça nas nuvens” após o término da leitura. Mesmo com todas as modificações ainda não consegui transmitir todos os sentimentos. A história é ótima, aos poucos você se apaixona pelos personagens, se envolve com os mistérios e quando chega à última página, fica desesperado para saber o que acontece em seguida. Eu gosto da forma como Cassandra consegue conduzir a história, sem deixar ela cansativa e monótona e mesmo sendo um livro YA, tenho que certeza que agradará a todos.

Só posso falar, leiam, leiam e leiam.


Boa leitura!
 

18 comentários:

  1. Carla do meu tumtum, vou te bateeeeeeeeeer.

    Eu AMEI Instrumentos Mortais e estava super em dúvida se lia ligo Anjo Mecanico ou se esperava mais um pouco. AFF.

    Indo pegar na estante NOW.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Ei Carla,
    Que resenha mais apaixonada! rsrs Eu tbm adorei o livro, gostei muito da narrativa da Cassandra Clare. Estou ansiosa pela continuação da série.
    Mas só em 2013? fiquei triste agora. kkk
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Carla!!! Essa é uma das minhas próxiams leituras, por isso não li a resenha toda. Li apenas sua opinião e o "leia, leiam,leiam" me animou ainda mais.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Carla mega animada!!!
    Mas eu estou com o Simba... esperar tanto? Meu coração não suporta!!! =(
    Mas gostei da resenha, já vi que mais uma vez surge um triângulo... e os dois tem seus méritos. E onde está o irmão da Tessa???

    ResponderExcluir
  5. Oi Carla!
    Não terminei de ler a trilogia Instrumentos Mortais ainda, preciso terminar pra ler esse livro.
    Tem uma Sakura no final da resenha! Eu amava esse desenho. <3

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  6. Eu estou na galera que ainda não leu IM, mas quero ler ambos em breve.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  7. Preciso dizer que me identifiquei totalmente com esta sua reação ao próximo lançamento. É tempo demais para ficar longe do Will, do Jem e da Tessa...
    Eu tenho que concordar mais uma vez com você sobre a escrita da Cassandra, ela consegue conduzir a história de um modo incrível. Fora as 1001 reviravoltas que só ela consegue fazer me deixando completamente envolvida.
    É claro que não dá para evitar as comparações com os personagens de Instrumentos Mortais, mas me desvencilhei disso rápido e ainda achei o universo de As peças infernais mais obscuro.
    Acho que para mim seria imensamente difícil escrever uma resenha que passasse toda a minha empolgação com este livro. Só recomendando mesmo para que as pessoas possam apreciar.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Ka.

    Acredita que ainda não li "IM"?! Tenho apenas os dois primeiros volumes da série.

    Depois dessa empolgação, preciso ler "Anjo Mecânico" NOW! Já adicionando na lista de desejos, que só aumenta! Humpf!

    Adorei as gifs que você colocou na resenha! Tão fofas! rs.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Oie Carla,
    Não li nenhum livro ainda da Cassandra, e acho que se fosse para começar, queria que fosse com essa, não sei do porquê, a estória me encantei, e tenho lido algumas resenhas, e tem me chamado bem mais a atenção do que Cidade dos Ossos. Mais pretendo ler todos os livros dessa autora rsrs. E é uma pena o segundo livro só sair ano que vem D:
    Beijos

    Ana Magiero
    Garota Sonhadora Em Livros

    ResponderExcluir
  10. Oi Gani!

    Olha que eu me segurei, a minha vontade era contar tudo, dividir cada sentimento, mas se fizesse isso alguém me internaria ahahah

    Bjs!

    ResponderExcluir
  11. Oi Hérida!

    Pelo menos o segundo volume não consta na programação da editora, então acredito que só em 2013 mesmo o.O

    Você precisa ler Instrumentos Mortais, esse é bom! O primeiro você vai achar um pouco enrolado, mas só no começo, depois você não larga mais kkkkkkkkk

    Bjs!

    ResponderExcluir
  12. Oi Rê!

    Não tem problema! kkk

    Quero saber o que achou dolivro ^^ Vamos ver se vicio mais uma kkkkk

    Bjs!

    ResponderExcluir
  13. Oi Dani!

    Esse triângulo é uma das coisas que dá a graça na história kkkk

    O irmão da Tessa? Então, ele está (...) kkkkk

    Num posso soltar spoiler kkkkkkk

    Bjs!

    ResponderExcluir
  14. Oi Sora!

    Eu assistia Sakura, adorava! kkk

    Como assim você não terminou de ler Instrumentos Imortais? Não sabe o que está perdendo kkk

    Bjs!

    ResponderExcluir
  15. Oi Rose!

    Para tudo e comece a ler, essa primeira trilogia é muito boa! O primeiro livro é um pouco enrolado, mas só no começo por causa de toda a introdução. Mas depois, você não para mais \o/

    Bjs!

    ResponderExcluir
  16. Oi, linda!

    Falou tudo! Só ela consegue fazer 1001 reviravoltas, e pior só deixa mais e mais mistérios nas nossas mentes, e do nada, acaba o livro. E nós, pobres mortais, ficamos aqui desesperado para ler a continuação. Pode uma coisa dessa?

    kkkkkk

    Eu no começo acabei fazendo algumas comparações, mas conforme você é introduzido nessa atmosfera, você se esquece dos outros personagens. E essa série, assim como os personagens, têm muito a desenvolver.

    Só fico imaginando os outros volumes kkkk

    Bjs!

    ResponderExcluir
  17. Oi Carlinha!

    As histórias são ótimas! Você não consegue largar kkk

    Quando eu me apaixono pela história acabo empolgando kkkkkkkkk

    Bjs!

    ResponderExcluir
  18. Oi Ana!

    Aiaiaiai, estou falando como uma apaixonada agora, mas qualquer uma das séries é ótima. Por qual começar, não vai se arrepender kkkkkk

    Ne me fale, estou louca pela continuação \/\o/

    Bjs!

    ResponderExcluir

 
Google+