13

Resenha - O Casamento

em quarta-feira, 25 de julho de 2012

O Casamento
Nicholas Sparks
Editora Arqueiro
224 páginas

O advogado Wilson Lewis é casado com Jane há quase três décadas. Os dois já criaram três filhos e têm uma vida confortável e sem grandes sobressaltos na bucólica cidade de New Bern, na Carolina do Norte. Viciado em trabalho, Wilson costumava passar mais tempo no escritório do que com a família. Além disso, nunca conseguiu ser romântico como o sogro era com a própria mulher.

Porém, quando esquece seu aniversário de 29 anos de casamento, Wilson ameaça a aparente estabilidade da relação. Esse descuido é apenas a gota d’água em uma longa lista de decepções que sua negligência e falta de romantismo já causaram à esposa. Diante da incapacidade do marido de expressar suas emoções, Jane começa a duvidar de que tenha feito a escolha certa ao se casar com ele. Wilson, porém, sente que seu amor pela esposa só cresceu ao longo dos anos e percebe que deixou o comodismo tomar conta da sua vida, se esquecendo de atitudes pequenas que poderiam alegrar a esposa. 

Quando percebe que talvez sua esposa não o amasse mais, nota todos os erros cometidos e decide mudar. Sabendo que seu relacionamento está ameaçado, ele vai fazer o que for necessário para se tornar o homem que Jane sempre desejou que ele fosse. Wilson decide se aconselhar com o sogro, Noah, e mergulha de cabeça em um ambicioso projeto de um ano para reacender a chama de seu relacionamento.

Quando esses 12 meses estão quase no fim, sua filha Anna anuncia que vai se casar dali a duas semanas, exatamente no dia do aniversário de 30 anos de matrimônio dos pais. Agora que a hora da verdade está chegando, o evento se torna a oportunidade perfeita para Wilson descobrir se valeu a pena todo o seu esforço para que ele e Jane voltem a ser felizes. Em O casamento, Nicholas Sparks faz os leitores relembrarem a alegria de se apaixonar e o desafio de se manterem apaixonados.

Sempre que pego em mãos qualquer história do Nicholas Sparks, pergunto quais serão as emoções que esse livro me levará a sentir. Para mim, livros do Nicholas Sparks significavam lágrimas, luta, esperança, simplicidade... drama. Mas nunca pensei que encontraria romantismo em suas histórias. 

A história de “O Casamento” é sequência do livro “O Diário da nossa paixão” (lançado pela Editora Novo Conceito) e conta a história de amor de Wilson e Jane, filha mais velha de Noah e Allie (protagonistas do primeiro livro).

O leitor acompanha página a página, o relato do passado de Wilson e Jane, assim como acompanha todas as preparações para o casamento de Anna. Conseguimos entender as atitudes de Wilson durante todo o casamento, a decepção que sente por ter perdido tanto tempo e momentos importantes na vida. Fiquei encantada com as atitudes de coragem e nobreza desse personagem, por admitir os erros e buscar meios para corrigir as dores causadas às pessoas amadas. 

Nicholas escreve de uma forma totalmente delicada e as situações descritas na história são casos do cotidiano, muito próximo da nossa realidade. Nicholas não economiza nas emoções e como alguns de vocês sabem, sempre me emociono com histórias onde o foco é a família e com esse livro não foi diferente: em vários momentos precisei parar para enxugar algumas lágrimas que teimavam em cair. Não estou querendo dizer que o livro é carregado em drama e que o leitor irá chorar do começo ao fim. O livro é extremamente romântico e traz uma comovente história de um homem que faz de tudo para reconquistar o amor de sua vida. E o final é simplesmente divino. Não deixe de ler o livro por impressões anteriores, a história é uma grata surpresa para as pessoas que assim como eu, adoram um bom romance.

Nicholas traz uma linda mensagem para a vida: não podemos deixar nunca o amor morrer. Independente do tipo de amor (entre pai e filho, marido e mulher), devemos sempre cultivar e tratar com carinho esse sentimento. Simples gestos e palavras no cotidiano fazem a diferença. E para aqueles que têm o amor ao lado, não deixe a chama da paixão apagar. Muitas vezes, precisamos descobrir maneiras para reconquistar essa pessoa, mas no final tudo vale à pena.

Para algumas pessoas que estão em dúvida sobre as emoções durante a leitura da história, desculpe informar, mas sim, algumas lágrimas apareceram nos seus olhos (risos). Se o livro tem um pouco de drama? Tem sim, mas não tem tragédia, o que é algo surpreendente. Se você vai sorrir pela primeira vez no final do livro do Nicholas Sparks? Com certeza você vai. Esse livro é totalmente diferente de qualquer obra que eu li desse autor. 

Uma leitura leve, descontraída, romântica que encantará qualquer leitor. Só posso dizer: conheçam essa linda história de amor.

Boa leitura!

13 comentários:

  1. Oi, Ka.

    Eu estava me preparando p/ ler algo carregado de dramaticidade como também para um desfecho triste.

    Realmente, este livro foi um MILAGRE, onde a cada momento sorri enlevada, torci e me emocionei com cada cena de romantismo, especialmente aquela cena do jantar e do desfecho final, além do cisne que foi de arrepiar mesmo!

    Queria que tivesse uma adaptação p/ o cinema, mas vamos aguardar. Até li no site do autor a respeito, mas nada concreto.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Sério?? O.o


    Quando escuto o nome Nicholas Sparks a primeira coisa que me vem à cabeça é: drama. Deus, como ele gosta de matar pessoas, de criar doenças incuráveis, amores impossíveis...
    No início eu até era fã, mas depois de um tempo fiquei enjoada de tanta repetição. A receita é boa, vende... Mas vamos combinar, o cara tem criatividade de sobra para explorar outros temas, não?


    Enfim, pelo que li na sua resenha, acho que nesse livro ele vai poupar as glândulas lacrimais de seus leitores. Gostei. Acho que voltarei a ler NS. =D


    Beijocas

    ResponderExcluir
  3. Até que enfim um livro com felizes para sempre desse autor... ainda não li nada dele, com medo de escolher um e me deparar com drama e mais drama até o fim, e desgostar do desenrolar da trama.
    Como já é a terceira dizendo que ele não estraga o fim, vou dar crédito!!! XD
    Eu gostei da sinopse... e pelo visto não é obrigado ter lido antes O diário de uma paixão!!! Muito legal!!!
    Gosto de livros emocionantes, desde que termine com alegria!!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Carlinha
    Acabei de ler a resenha da Nanie e fiquei querendo muito esse livro! rs


    Eu só li um livro do Sparks - gostei, mas não foi uma super paixão - mas quero ler O Casamento!


    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Eu ADOOORO "Diário" e tô maluquinha pra ler esse! Tenho certeza que vou amar, Carlinha!


    :*MiInteiramente Diva

    ResponderExcluir
  6. Linda resenha e a frase "
    Simples gestos e palavras no cotidiano fazem a diferença" foi uma das q me fizeram querer ainda mais ler este livro. Obrigada

    ResponderExcluir
  7. Oi Carlinha!

    Eu já estava preparando os lencinhos o.O

    Eu nunca li um livro do NS que não tivesse pelo menos uma tragédia no final, e esse não teve nada o.O

    Simples e puro romance!

    Adorei!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Oi Gabi!

    Pode ler sem medo! Nessa história não tem morte, doença, tragédia, não tem nada de ruim!

    É romance! E o desfecho é lindo!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Oi Dani!

    Você vai amar a história!

    E pode ler tranquila, pois eu não li o primeiro e não me senti perdida em nenhum momento na história \o/

    Primeiro livro que eu leio do NS que não tem tragédia! kkk

    bjs!

    ResponderExcluir
  10. Oi Livia!

    Você precisa ler! Tenho certeza que você vai se emocionar com o desfecho. E não precisa se preocurar, não tem nada de tragédia! kkkk

    Bjs!

    ResponderExcluir
  11. Oi Mi!

    Você vai AMAR!

    kkk A história é linda!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  12. Oi Cinthia!

    Muito obrigado, querida!

    Se você gosta de histórias romanticas e emocionantes, esse livro é super indicado!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  13. Oi Carla, já estou me preparando para ler Diário da Paixão para depois poder ler este livro. Sou fã do NS e não vejo a hora disso acontecer.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir

 
Google+