21

Resenha - Unika, A chama da Vida

em quarta-feira, 22 de agosto de 2012
Unika - A chama da Vida
E. J. Allibis
Universo dos Livros
464 páginas

A história de Unika – A Chama da Vida se passa em um mundo paralelo ao nosso onde vivem os anjos, chamado Sefira. Os anjos protegem e guiam os seres humanos, têm poderes distintos, como se transformar em qualquer ser vivo que queira aparecer e telecinese.
Sefira está em um momento tranquilidade até que seus habitantes recebem o presságio da volta de Ophidiel, anjo que deseja dominar as duas Entidades Fundamentais e assim governar o mundo de Sefira e o mundo dos homens.

Unika, um anjo de extrema bondade, coragem e inteligência, propõem o afastamento das duas Entidades, uma sendo levada a Terra e a outra ficando em Sefira, dificultando assim os planos de Ophidiel. As entidades deveriam viver dentro dos corações de dois anjos e o que viveria na Terra, não poderia saber nunca de sua origem.

É assim que encontramos os amigos Eve, Zack e Jo, após quinze anos desse momento decisivo. Eve é uma garota pianista que adora música. Jo é bondoso e sensível aos acontecimentos. Zack é sedutor e orgulhoso. Um dos três amigos contém dentro do coração a Chama da Vida. Mas qual é o verdadeiro anjo? Qual é a sua verdadeira história? Por que seu coração carrega a Chama da Vida?

Sefira está em perigo. Os três amigos conseguirão auxiliar os anjos nessa batalha?

Essa é uma pequena parte da história do primeiro livro de uma série, que até o momento, têm apenas dois livros lançados no exterior e por mais que eu procurasse, não encontrei nada sobre o autor italiano que usa o pseudônimo de E.J. Allibis.

O livro é descritivo e detalhista, deixando a história um pouco cansativa e alguns acontecimentos são previsíveis. Allibis descreve todo o mundo de Sefira, assim como as crenças e atitudes dos anjos. Em algumas partes, eu achei interessante as explicações sobre as emoções. Os anjos não sentem a necessidade de se alimentar, mas a sua sobrevivência está ligada às emoções. Se estiverem tristes, desmotivados, desencorajados, eles se sentem cansados e aos poucos perdem a vida.

O interessante é que o ser humano é assim: quando estamos entristecidos, não há alimento no mundo que nos faça melhorar e aos poucos, acabamos adoecendo por causa desse estado mental. São as emoções que nos fazem alegres, cheios de vida, corajosos para enfrentar tudo o que vem para frente. Mesmo sendo explicações das atitudes de um universo paralelo que só existe na ficção, achei totalmente plausível essa explanação sobre as emoções.Como o enredo é voltado para o público jovem, a história é delicada, priorizando os sentimentos dos personagens. E o leitor consegue sentir o medo, dor, coragem, fé de cada personagem, acompanhando passo a passo o desenrolar da trama.

Mesmo com todas as descrições, senti que alguns pontos não foram desenvolvidos e ficaram sem conclusão. Acredito que no próximo volume essas pequenas dúvidas serão esclarecidas.

A história tem muito a desenvolver, os personagens são tocantes, profundos, corajosos e mesmo com uma história conhecida, a eterna luta entre o Bem e o Mal, Allibis conseguiu criar um texto com ótimos momentos de reflexão e muitos sentimentos. Livro indicado para as pessoas que gostam de um enredo mais levem, regado de fantasias e personagens carismáticos.


21 comentários:

  1. Como já compartilhei em outras postagens, não é meu gênero literário.
    O Disqus hj tá pegando no meu pé...aff. Não conecta de forma nenhuma com o facebook.

    Bjoo.

    ResponderExcluir
  2. Não curti esse.
    Uffaaa, um a menos pra lista :D

    ResponderExcluir
  3. Hum... acho que eu esperava mais... essa é a primeira resenha que leio do livro e agora nem estou mais tão curiosa...
    Quem sabe com os próximos, né?


    beijos,

    ResponderExcluir
  4. Oi Dé!

    Espero que o próximo livro seja um pouco melhor. Esse ficou mais na introdução desse "novo mundo", o que deixa a história um pouco parada. Espero que o autor mude um pouco a narrativa no próximo volume, pois gostei bastante do enredo, e ele pode desenvolver bastante.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Oi Alê!

    kkkkk só você mesmo kkk

    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Oi Gladys!

    Não esquenta, o Disqus é meio chatinho. Tem dia que ele não quer funcionar de jeito nenhum kkkk

    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Acabam de chegar DOIS livros, fico mt feliz quando isso acontece. hahah
    O entregador já até cumprimenta minha mãe, como se fossem velhos conhecidos. hahaha

    ResponderExcluir
  8. Hmn, pra ser sincera, só pela capa eu não sei se leria esse livro não. Achei feia demais. Parece aqueles cartões bregas e a estória não me empolgou muito mto. Como alguém já disse, 'Um a menos pra lista!' E a minha lista já tá bem grandinha! rsrsrs


    bjs!

    ResponderExcluir
  9. Oi Carla, eu gostei deste livro de cara, ou melhor, de capa, rsrsrs.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  10. Nunca tinha visto falar deste livro, a capa é um show à parte de tão linda, mas fico com medo que seja fantasioso demais...será?


    Vanessa - Blog do Balaio

    ResponderExcluir
  11. Oi thais!

    Nem me fale em lista, tem dia que eu quase entro em desespero kkkk

    A história tem muito a desenvolver, vamos ver como será o segundo kkk

    bjs!

    ResponderExcluir
  12. Oi Van!

    É fantasia =)

    Mas não achei forçado, sabe, o escritor conseguiu criar um mundo a parte kkk

    Bjs!

    ResponderExcluir
  13. Achei essa capa tão lindinha!!!
    Gostei de saber que esses anjos diferem um pouco a ponto de parecerem com humanos... realmente sentimentos mexem demais com hábitos alimentares e mais ainda com a mente... isso é chato. =/
    Curiosa com essa ideia de um dos 3 serem o mega importante... e que responsabilidade, não?

    ResponderExcluir
  14. Oi, Carla!


    Não conhecia o livro, pude me inteirar um pouco da história lendo a sua resenha mas não despertou a minha curiosidade.


    Beijos
    Lu - Apaixonada por Romances

    ResponderExcluir
  15. Não consigo me interessar em adquirir o livro, não sei se é a capa, ou realmente a sinopse não me cativou, e pelo que li na resenha acho que o livro não é interessante.

    ResponderExcluir
  16. Gostei da resenha! Porém a capa já não me cativava e a história vi que não é o que procuro na literatura! Pelo que vejo é sobrenatural, que eu amo, mas sem muito romance... Portanto, talvez um dia!!! Vamos ver como desenvolve a série e mais pra frente pode ser!

    ResponderExcluir
  17. Oi Dani!

    O que eu mais achei interessante durante a narrativa, foi essa descrição dos anjos que se assemelham com os sentimentos humanos. Realmente os sentimentos mexem com a gente...

    Bjs!

    ResponderExcluir
  18. Oi Lu!

    Estou esperando o segundo para saber como será a história... tem algumas falhas durante a narrativa, espero que melhore no segundo \o/

    Bjs!

    ResponderExcluir
  19. Oi Pá!

    Existem vários pontos que precisam ser melhorados, ou a leitura do segundo ficará muito monótona...

    Bjs!

    ResponderExcluir
  20. Oi Gabi!

    Sim, nada de romance kkkk

    Espero que alguns pontos sejam melhorados nos próximos volumes \/

    bjs!

    ResponderExcluir

 
Google+