26

Resenha - Refúgio

em terça-feira, 4 de setembro de 2012

Refúgio

Harlan Coben
Editora Arqueiro
224 páginas

Refúgio é o primeiro volume da série que traz como personagem central Mickey Bolitar, sobrinho de Myron Bolitar. A primeira aparição de Mickey foi no último livro lançado de Myron, Alta Tensão, não que isso prejudique o entendimento da história, mas se você quer mais detalhes sobre tudo o que já aconteceu, aconselho a ler o livro anterior para facilitar na compreensão.

 Mickey está morando com o tio depois da morte do pai e da internação da mãe em uma clínica de reabilitação. Mickey não gosta da companhia de Myron, desde pequeno sempre viu o tio como o vilão da história, o que não facilita o relacionamento com o nosso querido herói. 

Em adaptação a rotina da nova escola, Mickey inicia um namoro com Ashley, outra aluna nova e faz amizade com Ema e Colherada, dois alunos “excluídos”. Quando parece que está tudo dando certo, Ashley desaparece. Mickey não quer mais perder nenhuma pessoa importante e resolve procurá-la. E seus problemas estão apenas começando.

Quem acompanha o blog sabe o quanto eu adoro a forma como Harlan conduz as histórias de Myron e Win e sempre estou pronta para ler um novo caso, mas confesso que achei diferente essa nova narrativa: o ponto de vista de um garoto para um livro de suspense e investigação. Como todo adolescente, Mickey pensa que sabe tudo, é arrogante, responde com acidez e nenhum momento pede ajuda ou considera falar com o tio, que já tem experiência de sobra em salvar as pessoas. 

Mickey tem uma capacidade hereditária de se meter em confusão, a sua simples presença é motivo para discórdia, irritação e problemas. Quem já leu alguma história de Myron Bolitar, sabe da capacidade nata que ele tem de soltar uma resposta ácida ou engraçadinha para qualquer situação e Mickey herdou essa característica, então imaginem as encrencas que esse garoto irá se meter (risos). Confesso que imaginava encontrar mais elementos da outra série, mas poucas coisas são citadas. Myron pouco aparece e quando surge em cena é retratado como um tio omisso, que prefere ficar calado e respeitar o espaço do sobrinho.

Acabei sentindo-me perdida em alguns momentos na história, não por ela ser confusa, mas estranhei ler a narração pelo ponto de vista de um adolescente, vários detalhes do enredo são suavizados deixando a história um pouco se emoção. Coben criou uma história de investigação para o público jovem e não voltado para o adulto que estou acostumada, mas acredito que isso mudará no próximo volume e o autor ainda está se ajustando com essa nova narrativa.

Como sempre, Harlan deixa a surpresa no final e a vontade de ler o segundo volume é enorme. Quando parece que a história está resolvida e conseguiremos ver um “final feliz”, Coben solta uma bomba no nosso colo e ficamos apreensivos para saber o que virá em seguida, o que está por traz desse novo mistério.

Quanto a edição, tanto a revisão como a tradução estão ótimas. Eu já citei uma vez aqui que simplesmente adoro o tradutor dessa série, que tem um carinho especial com a história, deixando um texto com poucas falhas.

Em suma, Harlan criou um enredo e herói voltado para o público jovem, inserindo mistério e suspense na dose certa. A trama tem muito a desenvolver, os fatos no final do livro deixaram-me curiosa e quero ler a continuação. Mas claro que como toda viciada, eu ainda prefiro as histórias do Myron e do Win (risos).

Da série Mickey Bolitar, foram publicados dois livros:

1 - Shelter (2011) – Refúgio, lançado em 2012 pela Editora Arqueiro;
2 - Seconds Away (2012) – não publicado no Brasil.


  

26 comentários:

  1. A capa achei com um ar de mistério e curto muito essa temática.
    Não li, ainda, Alta Tensão, mas tá na lista, rsrs.


    Bjoo.

    ResponderExcluir
  2. Mickey? Sério, não tinham outro nome pro coitado?
    Só falta juntar ele com a abóbora :D


    hahaha


    Mas falando sério agora, vou por o livro na minha mega lista, mas acho que vou rir nas primeiras vezes q ler o MICKEY.

    ResponderExcluir
  3. Eu realmente gosto desse autor. Li 2 livros dele e fiquei fissurada. Ele te prende e vc lê desesperadamente para chegar no final. Fazia tempo que não tinha essa "coisa" com um policial. É muito bem escrito ... Vou concordar com a Alessandra, "Mickey" é uma escolha estranha de nome ...rss

    ResponderExcluir
  4. Oi, Carla.

    Acredita que nunca li nada desse autor?!
    Tenho muito curiosidade em conhecer suas obras, mas você me deixou doida com sua resenha. Curiosa #modeon para ler este.
    Agora preciso comprar!!! Ai, meu Deus!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. OI
    Eu Tbem adorei esse ponto de vista de um garoto para um livro de suspense e investigação, com certeza esse livro é um daqueles livros de misterios em que voce começa a ler e não consegue mais parar, kkk, adorei a resenha, parabens

    ResponderExcluir
  6. Oiii Carlinha!!!
    Primeiro: valeu o aviso... eu tô sem note e não recebi a atualização no email. =/
    Segundo: esse é mais um livro do Coben que eu almejo ler... me sinto um ET por não ter lido nenhum dos livros dele... =(
    As sinopses sempre me parecem mega interessantes, eu adooro livros investigativos... e quando os personagens são ímãs para confusão melhor ainda.
    Eu posso entender pq o Mickey (só penso no ratinho da Disney) não queria ajuda do tio, se ele é o vilão a seus olhos, pedir ajuda dele só iria piorar. XD
    Tadinho do rapaz morando com quem não quer e perder a namorada... corajoso ir em busca dela "sozinho", tá na veia o sangue de detetive. Esse amigo dele deve ser divertido para ter um apelido desses, haha.
    Mais um para minha lista... que só aumenta drasticamente.

    ResponderExcluir
  7. Oi Gladys!

    Eu adoro as histórias desse escritor, quando der certo, leia algum dos livros dele, são ótimos \o/

    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Oi Alê!

    Porque será que eu imaginei que você falaria sobre a abóbora? ahhha

    Eu acho que você está com uma caso de amor com essa abóbora aahhah

    É... Mickey é dose kkkk

    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Oi Josi!

    Eu me senti assim no primeiro livro que eu li, fiquei fissurada. No começo achei a história um pouco enrolada, mas conforme ele foi descrevendo os fatos, não consegui mais largar kkk

    Agora fico assim, com um caso de amor com os livros dele kkkk

    Bjs!

    ResponderExcluir
  10. Oi Carlinha!

    Se você gosta de livro de investigação com suspense, precisa ler Harlan Coben. Ele não tem o "toque de sangue" como o Patterson, mas consegue deixar você presa no livro até a última página \o/

    Eu adoro \o/

    bjs!

    ResponderExcluir
  11. Oi Gustavo!

    Confesso que esperava mais elementos da outra série, mas não posso dizer que não fiquei curiosa com a continuação kkkk

    Bjs!

    ResponderExcluir
  12. Oi Dani!

    Imagina! O que aconteceu com o seu note?

    Se eu falar que não liguei ao nome Mickey com o ratinho, você acredita? Nem passou pela minha cabeça hahha

    Eu adoro as histórias desse escritor, principalmente pelo mistério que ele deixa até a última página. Eu li um livro dele que o mistério só foi resolvido nos últimos paragrafos! Imagina como eu fiquei lendo esse livro kkkk

    Você precisa ler, sim!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  13. Carla, eu queria ler todos os livros do Coben rsrs Preciso conhecer esse Myron Bolitar e seu sobrinho.
    Adorei a sua resenha :-)

    ResponderExcluir
  14. Oi Carlinha!
    Eu ainda não li NADA do Harlan (vergonha0, mas estou mega curiosa para conhecer suas histórias! Só vejo elogios!
    Adorei a resenha!
    Beijo

    ResponderExcluir
  15. Preciso organizar a minha listinha mesmo, rsrs.


    Bjoo.

    ResponderExcluir
  16. Oi Luka!

    Muito obrigado! Sinceramente, eu sou mais o Myron XD

    kkkkkkk

    Adoro aquele jeito de bom moço dele kkkk

    bjs!

    ResponderExcluir
  17. Oi Livia!

    Gosta de livros de Investigação, suspense e com uma pitada de humor? São as história de Myron Bolitar kkkk

    Eu adoro!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  18. O Livro parece ser muito bom mesmo , mais a capa não é tão bonita assim não , deveria ser uma capa que chamasse atenção, mais a historia do livro em si é muito interessante ...

    ResponderExcluir
  19. Um suspense policial pela visão de um adolescente é algo diferente. Quero ler, sim! rs.


    =)

    ResponderExcluir
  20. OI Gustavo!

    A história é boa, mesmo com alguns pontos que não gostei kkkk

    Bjs!

    ResponderExcluir
  21. Oi Cris!

    E muito diferente! kkkk Demorei alguns capítulos para me acostumar com a narrativa kkk

    Bjs!

    ResponderExcluir
  22. Achei muito interessante a resenha desse livro, já li muitos elogios sobre o autor e confessou que estou muito curiosa para ler os livros dele, espero em breve poder ler algum ou todos os livro desse autor.
    Parabéns pela resenha, vc me deixou querendo muito ler esse e outros livros do autor Harlan Coben, adoro livro de suspense, investigação e talz.

    ResponderExcluir
  23. Oi Luciana!

    Eu não conhecia nada do Harlan, até que peguei um livro emprestado. Foi paixão nas primeiras páginas kkk

    Agora, sempre estou procurando um novo livro dele para ler kkk

    Fiquei viciada \o/

    Bjs!

    ResponderExcluir
  24. Amanda Naira Arrais12 de setembro de 2012 22:49

    Já havia lido algumas coisas sobre esse livro, e me pareceu muito bom, um livro bem interessante de se ler.

    ResponderExcluir
  25. Oi Amanda!

    Você já leu algum livro do Harlan Coben? Essa narrativa dele está umpouco diferente por ser contada pelo ponto de vista de um garoto, mas vale a pena.

    bjs!

    ResponderExcluir
  26. Achei muito interessante a resenha desse livro.
    A capa é interessante tem mesmo um ar de mistério gosto dessa temática.Suspense e investigação prendem a atenção do leitor para descobrir o que acontecerá. Está na fila de leitura.

    ResponderExcluir

 
Google+