20

Resenha - Sereia

em quinta-feira, 6 de setembro de 2012


Sereia
Tricia Rayburn
Verus Editora
306 páginas

Vanessa Sands é uma garota de 17 anos que nunca se achou bonita e tem medo de tudo – do escuro, de altura, do mar. A única pessoa que está por perto para ajudar a superar esses medos é a destemida irmã mais velha, Justine, jovem bonita, popular que se destaca nos esportes e estudos. Até que em uma fatídica noite na casa de veraneio da família em Winter Harbor, Justine vai mergulhar num precipício e seu corpo sem vida é encontrado na praia no dia seguinte. 

Os pais de Vanessa tentam superar a tragédia retornando à vida cotidiana em Boston, mas ela sente que a morte da irmã não foi acidental. Focada em descobrir os motivos dos diversos segredos de Justine, Vanessa volta para Winter Harbor procurando respostas através de Caleb, o namorado de sua irmã, mas o garoto está desaparecido. Logo, não é apenas Vanessa que está com medo. Winter Harbor inteira fica em pânico quando corpos começam a aparecer na praia e a cidade se torna palco de uma série de acidentes fatais relacionados com a água, em que as vítimas são encontradas com um enorme sorriso.

Vanessa e Simon, irmão mais velho de Caleb, unem forças para investigar os estranhos acontecimentos e, no caminho, a amizade de infância se transforma em algo mais. Aos poucos, o casal encontra ligações entre a morte de Justine e os estranhos afogamentos que está acontecendo na cidade. Entre as investigações, Vanessa descobre um segredo que ameaça seu romance com Simon – e que vai mudar sua vida para sempre.

Sereia é o primeiro livro que leio sobre esse tema e posso dizer que me surpreendi. Tricia conseguiu trazer a tona seres místicos, saindo um pouco do universo vampiro e lobisomens. É claro que nessa história que não encontraremos a doce Ariel e seus cachos vermelhos da famosa história Pequena Sereia. Aqui as sereias são belas, sedutoras e mortais. O suspense está presente da primeira a última página e você não consegue parar a leitura. 

Vanessa é uma personagem medrosa, delicada e frágil, mas amadurece no decorrer da história. O grande passo para esse amadurecimento é quando decidi voltar sozinha para a casa em Winter Harbor e enfrentar velhos fantasmas. Simon não é aquele típico mocinho lindo, forte e maravilhoso. Ele é o amigo de infância de Vanessa que sempre nutriu sentimentos por ela, companheiro, protetor, inteligente, carinhoso, está por perto em todos os momentos que ela precisa. O romance entre eles é doce, delicado e você fica torcendo por um final feliz entre eles, mesmo sabendo de todos os percalços previsíveis que precisarão enfrentar.

A narrativa é um pouco lenta, não existem cenas de ação e descrições das mortes, mesmo sabendo que estão acontecendo através desses seres mortais. O romance é fofo e acontece gradativamente, o casal me conquistou nesse primeiro volume e espero que eu não mude esse sentimento nos outros dois.

Por ser o primeiro volume, muitos mistérios são desvendados até o final da história, sobrando alguns pontos que são os motivos para os outros livros publicados. Sinceramente, a autora poderia ter finalizado o livro nesse primeiro, sem ter transformado em uma trilogia. Prevejo alguns momentos de raiva nos livros seguintes se a história trilhar o caminho que estou pensando.

Eu adorei a arte da capa, onde o nome do livro e os olhos da sereia são de um material brilhante. Essa combinação contribuiu para o clima de suspense em toda a história. A trilogia conta com os seguintes livros, sendo que apenas dois foram publicados no Brasil:

1 - Siren (Siren, #1) – Sereia;
2 - Undercurrent (Siren #2) – Encanto;
3 - Dark Water (Siren #3) – ainda não publicado no Brasil.

Agora, vamos à leitura do segundo para saber quais os mistérios que me aguardam (risos).


Boa leitura!



  

20 comentários:

  1. Já comentei anteriormente, que essa temática não faz parte do meu gosto literário.


    Bom feriadão, flor!


    =D

    ResponderExcluir
  2. Eu tb gosto da capa, amei a resenha e de certa forma já torço a favor do romance. Gosto do tema, mesmo que estas sereias não sejam como a Ariel. XD
    O que o amor fraternal não faz, voltar em busca de soluções, pena que imagino o tal segredo que surge e atrapalha um pouco, mas creio que com jeitinho eles se adaptam.

    ResponderExcluir
  3. Cá, gostei bastante da resenha, parece ser um livro interessante.
    Antes de por na lista... Esse livro tem início, meio e fim, ou eu dependo dos próximos livros pra ter um fim?
    To dando uma manerada nas séries, não to dando conta de ler todas as continuações

    ResponderExcluir
  4. Não gostei muito do desenvolvimento da história. Esse não vai para a lista ... : (

    ResponderExcluir
  5. Amei a tematica do livro, e tbem adorei a capa , muito linda ...

    ResponderExcluir
  6. Adorei , com certeza é um livro emocionante , com todas essas mortes e tbem adorei o tipo do romances entre os protagonistas ...

    ResponderExcluir
  7. OI Gladys!
    Muito obrigado!

    Atualmente, estou preferindo livros únicos. Tudo bem que trilogia ainda é curta e têm séries que são a perder de vista kkkk

    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Oi Dani!

    Bem no fundo eu achei que encontraria uma Ariel na história kkk

    Brincadeira! Eu gostei bastante do casal, mas como é uma trilogia já imagino tudo o que vai acontecer...

    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Oi Alê!

    Algumas perguntas são respondidas no próximo volume, e achei desnecessário a forma como acabou o livro. O final é apropriado para uma continuação.

    Eu li o segundo, e as perguntas que ficam sem respostas, são esclarecidas.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  10. Oi Gustavo!

    A história é boa \o/

    Você vai gostar \o/

    Bjs!

    ResponderExcluir
  11. oi! Esse livro está na minha wishlist, mas ainda não comprei. Vale mesmo a pena? Ou deixo ele mais no fim da lista?
    bjks

    ResponderExcluir
  12. Amanda naira Arrais12 de setembro de 2012 23:06

    Ainda não li nenhum livro sobre sereias, já gostei pq não me parece trazer uma história tão diferente do que conhecemos,não reinventar seres misticos, sem contar que tem muito mistério, o chato é que quase todos os livros agora são trilogias, séries, quando se pode fazer um livro grande deixar a história mais fechada, sem muitas falhas.

    ResponderExcluir
  13. Oi Rô!

    Eu gostei desse primeiro livro, mas o segundo foi um pouco mais fraco.

    O primeiro você vai gostar, o mistério por trás dos assassinatos é legal, mas o segundo deixou a desejar kkkk

    Bjs!

    ResponderExcluir
  14. Oi Amanda!

    Concordo com você sobre as séries. Os livros deveriam ter um pouco mais de páginas e concluir com apenas um volume, sem toda essa enrolação kkkk

    bjs!

    ResponderExcluir
  15. com certeza... concordo com vc amanda :)

    ResponderExcluir
  16. eu recomendo a vc comprar ,ele com certeza parece ser otimo . rs

    ResponderExcluir
  17. tomara que sim !!! podia ter promoção dele aqui no blog , kkk

    ResponderExcluir
  18. q pena mesmo , ele com certeza me encantou !!!

    ResponderExcluir
  19. Gostei da capa. Sereia é o primeiro livro da trilogia,me chamou a atenção que ela é uma garota que tem medo de tudo,nossa.Mas é interessante acompanhar o amadurecimento da protagonista.

    ResponderExcluir

 
Google+