20

Resenha - Um lugar para ficar

em sexta-feira, 26 de outubro de 2012


Um lugar para ficar
Deb Caletti
Editora Novo Conceito
271 páginas

Clara é uma adolescente que sempre seguiu as regras, sem se arriscar com qualquer garoto. Quando conhece Christian, um rapaz lindo e forte, começa agir com confiança para seduzir e assim conquistar o rapaz.

O relacionamento de Clara com Christian é intenso desde o começo e diferente de tudo o que ela já havia experimentado, mas nem tudo é perfeito, o que parecia ser um lindo sentimento se transforma em uma doentia obsessão. Clara percebe que foi longe demais e que Christian está disposto a fazer de tudo para ficar ao seu lado. 

Em busca de um lugar para ficar, Clara parte da cidade com seu pai e Christian fica para trás. Ninguém sabe onde ela está, mas, mesmo assim, Clara ainda luta para se livrar do medo. Ela sabe que Christian não vai permitir que ela suma tão facilmente. Não importa para onde ela vá, nunca será longe o bastante...

Eu demorei alguns dias para escrever essa resenha porque não sabia exatamente o que colocar no papel. Felizmente, eu não tive um relacionamento tão doentio como o que acontece entre Clara e Christian, mas uma pessoa que se dizia “amigo” fez algo muito parecido e sei o quanto medo pode ser paralisante.

Clara se sente com medo todo o tempo, mesmo distante, parece encontrar Christian em todos os lugares. Quando tenta se relacionar com alguém, fica esperando indícios desse sentimento doentio nos outros, o que a deixa arredia e insegura.

Acompanhamos passo a passo sua luta interna para se recuperar desse relacionamento, voltar a ter fé nas pessoas, acreditar novamente nos sentimentos e principalmente se perdoar pelos próprios erros. É fácil para quem está de fora dizer que a culpa é da outra pessoa, que não temos nenhuma participação no que está ocorrendo. Mas a situação é tão marcante que começamos a nos enxergar como os verdadeiros vilões da história e que devido as nossas ações a pessoa desenvolveu essa obsessão. Como falei, é algo doentio, mas apenas quem passou por isso sabe o quanto esses pensamentos são difíceis de serem modificados.

Mas nem tudo são trevas para Clara e a presença do jovem e tranquilo Finn, traz uma nova fase de calmaria para a vida turbulenta da nossa mocinha.

Confesso que esperava um final trágico na história, mas o que aconteceu foi algo totalmente diferente, trazendo a história para o mundo real, para o cotidiano, o que foi uma grata surpresa e deixou o livro como um dos favoritos do ano.

A narrativa de Deb Caletti é ágil, carregada de sentimento, quanto mais eu li, mais me identificava com alguns aspectos da personalidade de Clara. Os capítulos são alternados entre o que aconteceu durante o relacionamento do casal e toda a recuperação no presente. A história é tocante, emotiva e o leitor torce para que Clara encontre a felicidade. 

Sem dúvida que você vai adorar esse livro.


Boa leitura!



  

20 comentários:

  1. Quando tu diz 'sem duvida voce vai adorar este livro' tu tá falando pra mim né?
    Nossa, eu li resenhas tão negativas sobre esse livro que fiquei com um pé atrás e larguei de mão. Agora estou começando a mudar de ideia, vendo pelo teu ponto de vista ele não parece ser tão chaaaato como muitos disseram.

    Ps.: Não comprei Feios hahah, comprei Percy q era mais caro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alê!

      Eu gostei bastante do enredo do livro \o/ Ahhh... mas eu acho que você vai gostar kkkk

      Você fez uma boa compra \o/

      Bjs!

      Excluir
    2. Eu fiquei em duvida entre Feios e Percy...Mas decidi dar prioridade para a lista de desejos, e como na lista não tinha feios, me grudei no percy.
      Eu tinha me prometido q nao gastaria com nenhuma série, mais do que gastei com HP (49,90) e estou conseguindo cumprir a promessa, me controlei por meeeses até o box ficar por 42,42 hahaha.

      Palmas p mim q não consegui ficar sem comprar. hahaha

      Excluir
    3. Oi Alê!

      Nossa! Você pagou muito barato! Eu fiz a burrada de comprar esses livros quando sairam, então paguei bem caro =(

      Agora só faço isso no livro que eu quero ler no mês, senão espero kkkk

      Bjs!

      Excluir
  2. Eu gostei muito do tema abordado, acho interessante. Este é mais um livro que causa opiniões adversas. Ou seja, só lendo para saber se gosta ou não.
    Deve ser horrível viver com medo, assustado e sem conseguir confiar em outras pessoas além da família, que no caso dela é só o pai. =(
    Esse garoto deve ser maluco mesmo. Mas espero que ele tenha um fim merecido e o Finn consiga ajudar a Clara a superar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani!

      Concordo com suas palavras, acredito que é até por isso que tantas opiniões diferentes. Eu li algumas resenhas negativas e outras positivas, como minha curiosidade é enorme, eu li kkkkk

      Bjs!

      Excluir
  3. Já li algumas resenhas sobre o livro e ainda não sei se o leria ou não.
    Não foram resenha negativas, só não sei ainda se iria ou não gostar do livro.
    Acho que mais pela história abordado.
    Bjos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dany!

      Entendi... é um tema forte, pois conhecemos diversos casos na realidade e nunca sabemos o que realmente pensar sobre eles.

      Bjs!

      Excluir
  4. Esse livro está em uma situação difícil, a maioria das resenhas são negativas, tadinho...

    Estava quase desistindo de lê-lo e a sua resenha me animou a não desistir, rsrs.

    Bjo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gladys!

      Não desista, não! kkk Dá uma chance para ele kkkk

      Bjs!

      Excluir
  5. Bom eu não li o livro, a cada dia fico mais confusa..
    Pra cada pessoa o livro vai passar uma coisa diferente, tanto que li resenhas que detonam o livroo e resenhas que falam bem do livro..

    Vou dar um voto de confiança a ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda!

      Isso acontece por causa do tema, alguns acabam gostando, outros nem tanto =)

      Bjs!

      Excluir
  6. Eu estou com ele na lista de leitura, mas acho que ainda não o momento para lê-lo, sabe como é?

    Pela sua resenha ele deve ser bem leve, pq quando eu li a sinopse me assustei um pouco kkkkk

    Mas vou dar uma chance ;)

    =*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafa!

      Você sente o medo da protagonista, o terror psicológico, mas não acontece nada durante boa parte da história.

      Mas você fica muito tensa durante a narrativa =)

      Bjs!

      Excluir
  7. Perfeita resenha como sempre Ká! A tempos quero ler esse livro, já achava a história legal, agora então subiu 2 posições na minha lista de futuras leituras.
    Bjus

    Juliana Souza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju!

      Ai que tudo! Muito obrigado pelo carinho!

      Bjs!

      Excluir
  8. Quando li a respeito desse livro, o achei muito adolescente. Fiquei com a impressão de que seria raso, sem muito desenvolvimento. A sua resenha defendeu o livro muito bem, mas acho que não conseguiria entender o assunto abordado. Nunca passei por isso e sou racional com relação a ele. Sei lá ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Josi!

      É um tema que nos deixa tenso, algumas pessoas se indentificam mais outras menos. Acho que por isso as mais diversas opiniões sobre a história \o/

      Bjs!

      Excluir
  9. Resenha interessante, todas nós já passamos ou algumas ainda irão passar por essa situação. Mas essa situação de perseguição dá um medo, nossa se sentir sendo perseguida...Quero ler para saber desse envolvimento da Clara com o Finn e saber o que acontece com o Christian.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Van!

      Olha, é complicado quando existe a perseguição...

      A pessoa se sente presa e não sabe para onde ir...

      É horrível!

      Bjs!

      Excluir

 
Google+