26

Resenha - A Festa de Casamento

em segunda-feira, 5 de novembro de 2012


A Festa de Casamento
Patricia Scanlan
Editora Essência
398 páginas

Debbie Adams, uma jovem filha de pais separados, está noiva e precisa junto com o noivo Bryan, começar a organização do seu casamento. Mas a convivência com os parentes não será fácil. Debbie sempre culpou o pai, Barry, depois da separação por todos os problemas que teve na infância. Após a separação com Coonie, Barry muda-se para Nova York e Debbie ainda pequena, se ressentiu com essa distância.  E essa mágoa aumenta quando Barry se casa com Aimée e tem uma segunda filha, Melissa. Mesmo após vários anos, Debbie não consegue aceitar a presença do pai no próprio casamento.

Coonie, mãe de Debbie, se vê no papel de intermediadora entre a filha e o ex-marido. Coonie não se revoltou com o ex-marido após a separação e sempre muito sensata, não utilizou e artimanhas para explorar financeiramente o ex-marido. Sentindo-se culpada pelo fim do casamento, procurou mostrar naturalidade para a pequena filha enquanto por trás dessa aparência, sofria calada pela solidão e dificuldade por criar uma criança sozinha.

Barry nunca gostou de problemas e sempre procurou uma desculpa para todos os que tinham. Quando o primeiro casamento começou a ruir, não fez nada para tentar salvá-lo e assim que Coonie optou pela separação, sentiu alívio. Agora, após anos da separação, tenta recuperar um relacionamento fragmentado com a filha mais velha.

Aimée, segunda esposa de Barry, é uma mulher independente com uma carreira em ascensão. Não aceita nenhuma dependência com o sexo masculino e nunca está em casa para cuidar da filha, Melissa. Aimée acredita que Debbie é uma garota mimada e que Coonie é uma mulher fria e orgulhosa, mas ela não conhece todas as dificuldades que mãe e filha passaram na vida.

A jovem Melissa nunca entendeu o por que da hostilidade de Debbie, o que ela sempre quis foi ter uma irmã. Com suas dúvidas normais na adolescência, Melissa sempre está sozinha na casa, sem ter a companhia de qualquer um dos pais ou uma simples comida caseira.

Bryan é um rapaz irresponsável e mimado que não consegue resolver qualquer situação tensa. Quando Debbie começa a contar sobre qualquer problema, ele logo se afasta alegando que não precisam levar tudo tão a sério.  Devido do excesso de proteção da mãe e da irmã, Bryan não percebe a importância do casamento, para ele é uma “grande festa”.

Na organização do casamento, velhos sentimentos vêm à tona, fazendo os personagens questionarem suas decisões passadas. Cada um começa a reavaliar sua própria vida e percebem que aquele casamento é muito mais que uma festa para união de duas pessoas, mas um momento para resolver antigas desavenças.

A festa de casamento é o primeiro livro de uma trilogia da escritora irlandesa Patricia Scanlan, que traz de forma singela uma história de amor, família e segundas chances. Simplesmente fiquei encantada com essa narrativa e com a carga emocional de cada um. As características descritas acima são de alguns personagens que compõem essa história.

Eu me peguei em vários momentos acreditando que a autora se baseou em alguma família real para narrar a história. Os problemas descritos são próximos de nosso cotidiano, cada dúvida, tormento, medo, problema, tornou o enredo encantador para mim.

Vocês já sabem a minha predileção por enredos que envolvam desavenças familiares e me senti em casa com essa história. Confesso que imaginei encontrar momentos cômicos durante a leitura, mas isso não aconteceu. Cada personagem de certa forma está ressentido por alguma atitude da outra pessoa, e como a história é contada pelo ponto de vista de cada um é interessante acompanhar a formação de cada personalidade durante a história.

O único detalhe que senti falta durante a leitura é de um personagem masculino de destaque. Tanto Bryan como Barry eram imaturos e irresponsáveis demais nas mais diversas situações e isso é irritante. Todas as mulheres a seu modo tinham fibra, determinação e coragem para enfrentar qualquer situação, e em minha opinião nenhum desses dois homens às mereciam (risos).

O livro acaba com uma continuação e espero ansiosamente a publicação para conhecer o “depois” dos personagens. A narração fluiu tranquilamente e me peguei pensando na história em vários momentos do dia, pois até mesmo os personagens que mais aparentavam ser mesquinhos e odiosos, mostraram uma face fragilizada pelas diversas intempéries da vida.

Um enredo com uma enorme carga emocional, que retrata problemas familiares do cotidiano, difícil não se encontrar em algum momento na história. Não se enganem pensando que encontraram algum romance no decorrer da narração, a história gira em torno dos problemas dos personagens. É um chick-lit voltado para o drama, talvez não agrade os corações mais românticos.  Como é um livro que envolve temas que eu adoro, simplesmente amei.


1. Forgive and Forget - A Festa de Casamento.
2. Happy Ever After
3. Love and Marriage
 



  

26 comentários:

  1. A Festa de Casamento é um livro que me chamou a atenção pelo título e pela capa também.

    É a segunda resenha que leio. Gosto de dramas do cotidiano e esse parece recheado deles, rsrs.

    Só não gostei por ser série, assim enfraquece a amizade né, kkkkk

    Boa semana e bjo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gladys!

      Honestamente, queria ter os outros dois livros na mão kkkk

      Sim, é um livro recheado de problemas do cotidiano. E como é voltado para o que acontece entre famílias, me conquistou \o/

      Adorei!

      bjs!

      Excluir
    2. Esse é o problema das séries Carla.

      A gente quase sempre só tem 1 livro na mão. É raro ter os demais pra ler na continuação assim que termina o anterior, :(

      Bjo.

      Excluir
    3. Oi Gladys!

      Por isso que eu normalmente espero ter mais livros na mão para ler alguma série. Eu não gosto de esperar kkkk

      Bjs!

      Excluir
  2. Começando pela capa (é, lá vem a maníaca por capas), apesar de ser meio simples ela chamou muito a minha atenção, não tem muita frescura, mas entra naquela linha do 'menos é mais'.

    Sobre o livro em si, achei interessante o fato dos problemas serem do cotidiano, uma coisa possivelmente imaginável, mas e to com medo de ler e sentir vontade de esbofetear alguém.
    Quando falam em drama eu ja penso em uma personagem chata fazendo MIMIMI...

    CÁÁ EU TO COM MEDOOO! hehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alê!

      Vou ser sincera, em alguns momentos, vários personagens fazem mimimimi. Como é narrado pelo ponto de vista de cada personagem, em algum momento eles mostram o quanto estão fragilizado.

      Então, tem mimimi kkkkk

      Bjs!

      Excluir
  3. Gostei da capa, e gostei do fato de trazer problemas parecidos com os que vivemos em situações reais, mas no momento meu estado de espirito está em festa, nem sei bem o porque, logo eu nunca tive um mês tão terrivel quanto esse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda!

      Coitado dos personagens... acontece cada coisa nesta preparação ....

      Em alguns momentos fiquei na dúvida se sairia mesmo o casamento kkkk

      Bjs!

      Excluir
    2. Poxaa tadinhos.. então não é mesmo o momento pra ler esse livro.

      Excluir
    3. Oi Amanda!

      Você acaba sofrendo com todos os personagens =)

      Bjs!

      Excluir
  4. A capa é muito linda!!! Simples, elegante, dá um Q de mistério. Olho para ela e me pergunto: o que a noiva tá xeretando? kkkkk
    Amei sua "apresentação/resumo" dos personagens, é ainda melhor para visualizar bem o contexto e cada um deles. Esses rapazes são uns bananas, o que elas viram neles? Ah sei, os opostos se atraem. XD
    A mãe dela é super forte e centrada. Eu confesso que fiquei triste pela Melissa sendo escanteada pela mãe e pela meio irmã, afinal ela não teve culpa se o pai acabou divorciado entãonão aprovo a atitude da Debbie. Mas é assim mesmo nas famílias reais, sempre tem algum mal entendido.
    Concordo com a Gladys o fato de ser série enfraquece mesmo. XD
    Adorei a resenha Carlinha fiquei tão concentrada nela que qd cheguei no fim queria mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani!

      Ah! Muito obrigado!

      Eu tentei deixar ela um pouco menor, mas se fizesse isso, não conseguiria passar um pouco dos personagens, e o porque gostei tanto.

      Procurei passar um pouco dos problemas de cada um, sem soltar nenhum spoiler da história \o/

      Ainda que eu não coloquei da chefe da Debbie kkkkk

      Que bom que gostou \o/

      Bjs!

      Excluir
  5. A capa é linda, achei muito legal o livro, mas esse tema não me atrai muito, gosto mais de temas que envolva fantasia e aventura, porém gosto de ler livro assim para passar o tempo, mas antes de ler esse livro vou esperar sair a continuação, afinal a pior coisa que tem é esperar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clara!

      Realmente, não é um tema que atraia muitas pessoas =)

      Eu até pensei que teria mais romance na história, mas é voltado para o drama.

      Eu simplesmente adorei, pois o tema é problemas em família \o/

      Bjs!

      Excluir
  6. Agora fiquei curiosa, mas estou com tantas trilogias e séries para ler que essa terá que esperar mais um pouco :)
    bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rô!

      O interessante que nós só gostamos de séries ou trilogias kkkkkkkk

      Bjs!

      Excluir
  7. Esse é um tipo de livro que nunca me interessei, primeiro por ser uma trilogia, e segundo pela editora que não é muito responsável com séries, tem várias pendentes, faltando livros que eles até agora não lançaram os outros.

    Então vou aguardar sair todos os livros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pá!

      Eu procurei informações sobre o próximo lançamento e infelizmente, ainda não tem previsão =(

      Gostei tanto da história....

      Queria ler logo o segundo kkkkk

      Bjs!

      Excluir
  8. Oi Ká!!!

    Nossa a tempos vejo a capa desse livro e acho ela perfeita, agora lendo a sua resenha fico ainda mais curiosa para ler essa emocionante trilogia, adorei, vou querer ler com toda certeza!
    Bjus

    Ju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju!

      Quero os outros dois livros!

      Aguenta ansiedade kkkk

      Bjs!

      Excluir
  9. Já havia lido sobre esse livro antes, mas não sabia que seria uma trilogia (burra eu né?! Tudo é trilogia hoje em dia). E me interessei muito por ele. Acho que quando o segundo for lançado, me arrisco na compra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Josi!

      Você vai querer ler o segundo quando terminar esse livro o.O

      Estou com vontade de ler, o único problema que ainda não tenha a previsão de lançamento do livro =(

      Bjs!

      Excluir
  10. Carla muito bem redigida a resenha,expõe: história,tema,personagens,mas sem entregar tudo e nos deixar na expectativa de descobrir o que acontece realmente durante toda essa situação.
    A Festa de Casamento é um livro que me chamou a atenção pela capa e também pelo título,porque fez com que eu lembrasse de alguns filmes que assisti recentemente:Bastidores de Um Casamento (Another Happy Day)com a Demi Moore,O Casamento de Rchel (Rachel getting married) com Anne Hathaway,Margot e o Casamento (Margot at the Wedding)com Nicole Kidman...
    E ficou interessante sendo narrado pelo ponto de vista de cada personagem, um livro realista que traz problemas cotidianos que pode estar acontecendo em qualquer família,é como se fosse a vida retratada de forma original e dramática.
    Fiquei muito interessada nessa história que permite sentir uma carga de emoção sem culpa de se envolver. Nossa agora virou moda trilogias,trilogias e mais trilogias.
    Algo novo sobre os próximos livros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Van!

      Ainda não tem previsão para o próximo volume =(

      Teremos que esperar...

      Ah, sua fofa! Muito obrigado!

      Bjs!

      Excluir
  11. adoro a capa deste livro, como a vanessa disse, isso pode acontecer em qualquer família, gostei muito da sua resenha.

    ResponderExcluir

 
Google+