26

Resenha - A Corrida de Escorpião

em quarta-feira, 19 de dezembro de 2012


A Corrida de Escorpião
Maggie Stiefvater
Verus Editora
378 páginas

A cada novembro, os cavalos d'água, emergem do oceano e galopam na areia sob os penhascos de Thisby. Conhecidos como capaill uisce, esses animais são perigosos, violentos e assassinos e os moradores da ilhas, são atacados constantemente por esses animais.

Anualmente, os homens capturam esses cavalos para uma corrida eletrizante e mortal, em busca de fama e dinheiro. Alguns cavaleiros sobrevivem. Outros, não.

A corrida é extremamente violenta, se algum competidor cair ou não conseguir segurar o capall uisce, a chance de sobrevivência é pequena. O capall uisce é agressivo e atraído de volta para o oceano, tornando um desafio para o competidor capturar um desses animais, assim como controlá-lo para a corrida.

Sean Kendrick perdeu o pai em uma Corrida de Escorpião. Agora com 19 anos, já foi quatro vezes campeão e trabalha no Haras da ilha como domador de cavalo, capall uisce ou não. Ele é introspectivo, não demonstra seus medos e desejos, tem uma forte ligação com Corr, um capall uisce vermelho.

Kate Connolly, carinhosamente conhecida como Puck, mora com os dois irmãos, Gabe e Finn, e se recente da precária situação em que vivem após a morte dos pais, assassinados por um capall uisce. Puck se assusta quando descobre que seu irmão mais velho, Gabe, está pensando em deixar a ilha. Para que ele fique mais alguns dias, Puck toma uma decisão: competir na Corrida de Escorpião, mesmo que isso vá de contra todas as regras da ilha (nenhuma mulher compete na corrida).  

Sean e Puck vão competir neste ano e ambos têm mais a ganhar - ou a perder - do que jamais pensaram. Mas apenas um deles pode vencer. Cada um tem um motivo para se arriscar na corrida, só nos resta saber quem vai ganhar no final.

A Corrida de Escorpião escrito por Maggie Stiefvater é o primeiro livro YA que leio onde temos muitos mais que “problemas normais dos adolescentes”.  Não conheço os outros trabalhos da escritora, mas fiquei encantada com a narrativa.

Maggie se preocupa em dar forma, consistência aos personagens, mostrando seus medos, dúvidas, anseios. Não temos personagens vazios, sem expressão, o que colabora muito com a lenda criada. O capall uisce descrito por Maggie deixa o leitor em conflito: com medo da ferocidade do animal e encantado com a extrema força e confiança que alguns desses animais podem transmitir. O melhor exemplo para isso é o de Corr, um animal forte, veloz, perigoso, mas não demonstra essa ferocidade devido a forte ligação que tem com Sean.

O romance entre Sean e Puck é sutil, delicado e muito fofo, se desenvolvendo com a história, mas ele não se prende apenas ao casal principal. Temos exemplos de amor incondicional, carinho entre o ser humano e os cavalos, mostrando o quanto esse animal é sensível, corajoso e fiel.

Talvez um ponto que desagrade os leitores é a falta de ação na história, a Corrida de Escorpião acontece apenas no final. Mas a intensidade dos acontecimentos, das dificuldades que cada personagem, suas próprias dúvidas e anseios, compensam a falta de ação do enredo. Confesso que fiquei apaixonada pela história, pela coragem de Puck e Sean, assim como a mansa égua Dove e o veloz Corr. 


Boa leitura!



  

26 comentários:

  1. Primeiramente, adoro Cavolos! Se eu pudesse me transformar em algum animal seria em um cavalo! Amo cavalos! Adorei a resenha! A autora parece ser realmente ótima, visto que ela tem outra série de sucesso delas que fala sobre lobos. Essa dos lobos tenho todos aqui mas ainda não li. Essa já tinha me atraído pela capa, mas não tinha lido resenha. Adorei! Vai pra lista!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabi!

      É ótima, e se você gosta de cavalos vai se apaixonar pelo livro \o/

      Quero saber o que você achou depois da sua leitura \o/

      bjs!

      Excluir
  2. É a primeira resenha que leio desse livro. Achei diferente essa temática.
    Gostei do fato que os personagens são bem construídos, com emoções reais, ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gladys!

      Sim, nada de problemas bobinhos e dúvidas dos adolescentes. Eles precisam enfrentar um grande perigo para conquistar um sonho.

      É lindo!

      Bjs!

      Excluir
  3. Sou completamente apaixonada pelos livros dessa autora... A 'forma de narrativa' dela é muito linda, não é?! [Leia os outros!]
    Tô muuuuuito curiosa pra ler esse livro! <3

    :*
    Mi
    Inteiramente Diva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi!

      Menina, depois desse livro, fiquei interessada em ler a trilogia \o/

      Separar o din din para comprar kkkk

      Bjs!

      Excluir
  4. Ráááá.
    Danadinha, primeiro tu me deixa curiosa falando sobre o livro no twitter, p depois fazer uma super resenha, e me deixar louca p ler.

    Bora por mais um livro na lista da falência, mas vale a pena, ele parece ser realmente mt bem construido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alê!

      Eu gosto de torturar as amigas pelo twitter XD

      Confesso que fiquei apaixonada por tudo no livro \o/

      E o melhor, não é série kkkkk

      Bjs!

      Excluir
  5. Oi Carla!
    Eu nunca li nada da autora, mas me interessei por esse livro. Só espero que nenhum cavalo morra, senão vou me acabar de chorar.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sora!

      Realmente, você se apega muito aos animais \o/

      Mesmo com tod o aspecto selvagens, a graça da história está no relacionamento deles com os humanos.

      Bjs!

      Excluir
  6. Nunca li nada da autora, mas com essa resenha e vários comentários bons sobre o livro.. vai parar na minha lista com certeza.. Me pareceu bastante interessante.. gostei da ideia.. estou curiosa para saber como se desenrola essa historia..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda!

      É o primeiro livro que leio da autora e gostei da narrativa \o/

      Vale a pena o livro!

      Bjs!

      Excluir
  7. Nossa que interessante,cavalos d'água,narrativa diferente mas comovente pela história,tem romance,aventura,corrida,coragem,realmente deve ser comovente.
    Obrigado por trazer dicas interessantes e emocionantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Van!

      Eu que agradeço! A história é envolvente, não tem como largar \o/

      bjs!

      Excluir
  8. Oi, Carlinha!

    Não conhecia esse livro ainda. Achei bem diferente essa coisa de cavalos d'água, e confesso que o enredo, no começo, me deixou um pouco com medo, mas os seus comentários me fizeram perceber que o livro é muito bom. Fico feliz em saber que você gostou!

    Um beijo,
    Inara
    http://www.lerdormircomer.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Náh!

      O livro é ótimo! Tirando esse detalhe da ação (o que pode desagradar alguns leitores) o enredo é bem contruídos, e os personagens não são "vazios".

      Eu amei!

      Bjs!

      Excluir
  9. Olá de novo. XD
    Já tinha lido outra resenha sobre, mas você atiçou a vontade de ter este de novo. E adorei o aviso sobre a ação apenas no fim.
    Mas os cavalos já me conquistaram, acho tão lindo, se bem que estes são lindos e perigosos.
    E o medo de acabar em tragédia? Se apenas um vence, me deu até calafrios de preocupação. Mas serei positiva e sei que dá td certo no fim.
    Beijos! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani!

      Como falar sem soltar nenhum spoiler? Se eu falar que o final é lindo, e você chora, mas não é por tragédia?

      Não soltei nenhum spoiler kkkkk

      Bjs!

      Excluir
  10. Estou doida para ler esse livro! A história é muito interessante e foge um pouco dessa modinha de anjos, vampiros... Já está na minha lista para 2013! bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Naty!

      Depois você me conta o que achou o/\o

      E a história é diferente, não tem foco apenas no romance ou em problemas dos adolescentes. É algo mais profundo, mais humano.

      Eu adorei!

      Bjs!

      Excluir
  11. Gostei muito da temática do livro, fiquei bem curiosa para lê-lo, parece ser um livro bem diferente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clara!

      É um livro que você vai gostar, se eu já consegui pegar qual é o seu gosto literário ;)

      Bjs!

      Excluir
  12. Sinceramente pelo título e a capa o livro não me interessaria, mas sua resenha realmente prendeu e me surpreendi como a história é envolvente. Acho q levei uma lição. . .Não julge o livro pela capa rsrsr gostei muito do livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thaynara!

      A história é maravilhosa \o/

      E não ligue, eu já fiz muito disso kkk

      Bjs!

      Excluir
  13. Olá, Carla! Ganhei este livro de presente de aniversário (02 de janeiro) e com sua resenha pude conhecer ainda mais sobre a história! Obrigado. Já tive a oportunidade de ler outro livro da Maggie, "Calafrio", da série "Os Lobos de Mercy Falls" e gostei bastante. A narrativa poética e a interessante ideia dela de intercalar os capítulos com a visão dos dois personagens principais parece ser a marca registrada dessa autora! Beijão! :D

    ResponderExcluir
  14. Oi Carla, recebi otimas indicações deste livro, como não deu para ler e 2012, espero que consiga ler agora.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir

 
Google+