29

Resenha - Um Porto Seguro

em quarta-feira, 9 de janeiro de 2013


Um porto seguro
Nicholas Sparks
Editora Novo Conceito 
414 páginas

Quando uma mulher misteriosa chamada Katie aparece repentinamente na pequena cidade de Southport, na Carolina do Norte, questionamentos são levantados sobre seu passado. Katie está buscando um recomeço, não possui nada e quer encontrar uma oportunidade para esquecer tudo o que aconteceu.

Linda, mas discreta, Katie parece evitar laços pessoais formais até uma série de eventos levá-la a duas amizades relutantes: uma com Alex, o viúvo, com um coração maravilhoso e dois filhos pequenos, a outra com sua vizinha muito franca, Jo.
Katie encontra em Jo a amiga que nunca teve. De forma simples, Jo consegue ultrapassar as barreiras que Katie colocou em volta dos sentimentos, e é a primeira pessoa que ela confia para contar todo o seu passado.
Após o falecimento da esposa, Alex precisou deixar o sofrimento de lado para criar os dois filhos pequenos. Mesmo com a tristeza e saudade, Alex não deixa se abater se faz tudo para que os filhos se sintam confortáveis e não sintam falta da mãe.
Apesar de ser reservada, Katie começa a baixar a guarda lentamente, criando raízes nessa comunidade solícita e tornando-se próxima demais de Alex e de sua família. No entanto, quando Katie começa a se apaixonar, ela se depara com o segredo obscuro que ainda a assombra e a amedronta: o passado que a deixou apavorada e a fez cruzar o país para chegar no paraíso de Southport.
Com o apoio simpático e insistente de Jo, Katie percebe que deve escolher entre uma vida de segurança temporária e outra com recompensas mais arriscadas... e que, no momento mais sombrio, o amor é seu único refúgio.

Depois de algumas decepções com as histórias do Nicholas Sparks, Um Porto Seguro foi uma agradável surpresa. Comecei a ler o livro com certo receio, pois tinha terminado o livro do mesmo autor, entediada com o estranho final. Mas para a minha alegria, fui surpreendida.

Em nenhum momento senti aquele clima de desgraça que só o autor sabe criar e mesmo com os acontecimentos do passado de cada personagem, nada foi de entristecer ou de derramar lágrimas. O problema descrito no enredo é algo que acontece no cotidiano, próximo de nós. De forma simplificada, Nicholas Sparks criou uma história de superação. 

Katie perdeu tudo, inclusive a própria personalidade, e a única coisa que sabia era que sempre estava com medo. Esse sentimento estava à espreita, gerando pânico e paralisia, o simples ato de cumprimentar alguém era analisado. O que ela faria se alguém descobrisse sobre ela? Será que guardou dinheiro suficiente para uma fuga? Sem autoestima, Katie não percebia o quanto a solidão e a tristeza estava fazendo parte do seu dia a dia.

Alex perdeu o amor da sua vida. Agora estava sozinho para cuidar de duas crianças pequenas e gerir um negócio. Sua vida não estava perfeita, mas procurava transmitir segurança e carinho para os filhos.

Dois personagens feridos pelo passado que precisam superar os próprios medos para voltar a amar. Gradativamente, o leitor acompanha a superação do casal, assim como conhece o verdadeiro passado de Katie. Confesso que me peguei torcendo por um final feliz e sem soltar nenhum spoiler, o autor atendeu aos meus pedidos. Assim como no livro O Casamento (Editora Arqueiro), esse é o segundo final que eu não tenho nada a reclamar.

Não quero prolongar a resenha para não contar nada que estrague a emoção de ler a história, mas posso dizer que o livro é a perfeita indicação para quem gosta de romance com toques de realismo, com problemas do cotidiano.

Boa leitura!




  

29 comentários:

  1. Quero ler este livro mas infelizmente não estou em momento para os dramas do Nicholas Sparks. Mas pretendo ler ainda este ano.

    Beijinhos,
    Thais Priscilla
    http://thaypriscilla.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thais!

      Eu gostei dessa história, comparado ao livro anterior, essa é muito melhor kkkk

      Bjs!

      Excluir
  2. Os livros do Nicholas sempre seguem a mesma linha, tem um romance, alguém morre ou fica muito doente, eu suspiro,choro e fim
    ahusashuas

    Mas não adianta, mesmo matando os meus personagens queridos, ainda amo os livros dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alê!

      Vou de contar algo (sem spoiler): não tem choradeira no final dess livro =O

      Só algo para animar kkkkkkkk

      bjs!

      Excluir
  3. Eu gostei bastante deste, apesar de não ser meu favorito,
    estou ansiosa para ver o filme deste que será lançado no final do mês =]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ida!

      Eu quero ver o filme só por causa do ator principal kkkkkk

      Bjs!

      Excluir
  4. Que bom que gostou desse Carla..
    depois da outra resenha foi bem melhor saber que esse foi aprovado..

    Nicholas as vezes (quase sempre) acaba com a gente, maltrata nossos corações.. com tanto drama..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda!

      Eu achei esse livro uma graça! Muito melhor que o primeiro \o/

      Adorei!

      Bjs!

      Excluir
  5. Li somente um livro do Nicholas, gostei bastante... qual o livro dele que teve um estranho final??
    Esse livro Um Porto Seguro ganhei ele, só que ainda nao chegou..
    Acho legal historias que acontece no nosso cotidiano, fazem agente pensar um pouco mais sobre nossas atitudes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Douglas!

      O livro anterior que eu cito na resenha é "A Escolha", não gostei da segunda parte da história ....

      bjs!

      Excluir
  6. Acho que vou gostar bastante de Um Porto Seguro, pois além do romance, parece que a história tem um toque de suspense, ou seja o Nicholas conseguiu reunir num mesmo livro os gêneros literários de que mais gosto, romance e suspense.
    Ainda bem que dessa vez a resenha foi positiva...tenho o livro aqui em casa, mas ainda não li, acho que começarei a leitura em breve e com boas expectativas.
    Ah, e quero muito ver o filme quando for lançado. O ator que fará o mocinho, Josh Duhamel, é um fofo, fora que é um colírio para os olhos...rs
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jennifer!

      Leia o livro sem medo, que a história é uma graça! Depois me conta o que achou \o/

      É o Josh Duhamel é sonho de consumo kkkkkkk

      Bjs!

      Excluir
  7. Oi Carlinha!!!
    Acabei de marcar como desejado no skoob. Gostei da descrição do rapaz e seu esforço de fazer o melhor para os filhos superando a tristeza e lidando com os problemas do cotidiano, sem deixar que afete os dois e os deixe sentir demais a falta da mãe.
    Essa garota deve ter sofrido um bocado, né? Para evitar contatos que possam criar vínculos. Essa vizinha deve ser um amor para conseguir romper a barreira e algo me diz que as crianças têm sua porcentagem de ajuda.
    Adorei a resenha e indicação. =)
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani!

      Você precisa ler! Acredito que você gostará da história \o/

      Bjs!

      Excluir
  8. Esse será o primeiro livro que lerei do Sparks, estou esperando chegar, rsrs. A trama já despertou meu interesse por ter traços da realidade, ;)

    Vamos ver se chorarei rios de lágrimas como a maioria faz, kkk

    Bjo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gladys!

      A história é uma graça, mas não precisa se preocupar, não tem aquele toque dramático do autor kkkkkk
      Depois me conta o que achou \o/
      Bjs!

      Excluir
  9. Assisti o filme,estou lendo o livro que ganhei no sorteio do Blog Drafts da Nica,na metade ainda,estou gostando e curiosa para chegar logo ao final do livro e descobrir se Katie e Alex vão ficar juntos ou Nicholas Sparks vai dar outro final.
    Realmente em alguns liros Nicholas dá o tom no livro com um clima de desgraça,e um triste fim.
    Katie está com medo,e parece mesmo perder a própria personalidade,me lembra um pouco Dormindo com o Inimigo com Júlia Roberts,dois destinos que vão se cruzar em busca de Um Porto Seguro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Van!

      A história é uma graça mesmo, depois me conta o que achou \o/

      Bjs!

      Excluir
  10. Só li um livro do Nicholas até agora. Me apaixonei pela escrita encantadora dele. Um Porto Seguro já está na minha lista de 2013, gosto desse romance que o Nicholas coloca nos seus livros, são livros bem perto da realidade, pelo menos alguns.É bom saber que este final vai ser feliz!
    Gostei muito da resenha, pretendo ler o livro antes de lançar o filme!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clara!

      Você vai gostar dessa história, tem romance e drama na medida certa \o/

      Bjs!

      Excluir
  11. Até o momento só li "A Escolha" do Nicholas e, embora vi muitas pessoas dizendo que era um dos piores dele, eu simplesmente adorei! Então quero muito ler mais livros do autor, e esse parece ótimo, já que eu gosto de finais felizes... haha

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ketelin!

      Leia "Um porto seguro", você vai se apaixonar pela história \o/

      Bjs!

      Excluir
  12. Até que enfim um livro do Nicholas que não termina em desgraça! Sempre choro com finais tristes... Lembro que chorei quando li "A última música". Também chorei assistindo ao filme "Diário de uma paixão"...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leila!

      Eu chorei muito, tanto com o filme quanto com o livro "A última música" =P

      Eu gostei muito do final, é fofo \o/

      bjs!

      Excluir
  13. Livro do Nicholas sem aquele dramalhão? Tem que ler para crer!rs Gostei da resenha e vou tentar ler antes do lançamento do filme. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Naty!

      Ah! Eu quero assistir o filme!!

      Bjs!

      Excluir
  14. ouvi dizer que vai ter filme né... eu gosto sempre de ler o livro primeiro antes de ver o filme... comprei esse livro semana passada, quando terminar de ler o que to lendo vou começar a ler esse, achei a capa muito bonita, um casal e de fundo o mar com o pôr do sol... lindo né?!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria!

      Quero assistir o filme só por causa do ator principal XD

      Tomara que você goste da história \o/

      Bjs!

      Excluir
  15. Se tem uma coisa que eu amo é livro e se tem outra coisa que eu amo é o Nicholas Sparks porque ele sabe como fazer um romance, é um dos melhores livros que eu já li de autoria dele, um dos que mais me prendeu e que eu li mais rapidamente. Uma verdadeira paixão pelas historias dele. Adorei seu blog, já está nos meus favoritos.

    Meu blog: www.umcontainer.com

    ResponderExcluir

 
Google+