38

Resenha - A vez da minha vida

em quinta-feira, 10 de janeiro de 2013


A vez da minha vida
Cecelia Ahern
Editora Novo Conceito
383 páginas

Certo dia, quando Lucy Silchester volta do trabalho, há um envelope de ouro no tapete. E um convite dentro dele para se encontrar com a Vida. Sua vida. Pode soar peculiar, mas Lucy leu sobre isso em uma revista. De qualquer forma, ela não pode ir ao encontro: está muito ocupada desprezando seu emprego, fugindo de seus amigos e evitando sua família. Mas a vida de Lucy não é o que parece. 

 Algumas das escolhas que fez — e histórias que contou — também não são o que parecem. Desde o momento em que ela conhece o homem que se apresenta como sua vida, suas meias-verdades são reveladas totalmente — a não ser que ela aprenda a dizer a verdade sobre o que realmente importa.
Lucy Silchester tem um compromisso com sua vida — e ela terá de cumpri-lo.   

A vez da minha vida escrita por Cecelia Ahern foi um livro de extrema surpresa. Desde que li a sinopse, pensei que encontraria uma história com um drama sem fim. Pensei até, que ficaria entediada durante a leitura. Mas quando percebi, fui conquistada pelo livro.

Primeiramente, preciso explicar sobre a Vida. A história não está falando da vida como algo abstrato, mas sim de uma pessoa. Isso mesmo, a Vida é um personagem de carne e osso, muito ranzinza por sinal. 

Através de uma solicitação da família, Lucy precisa encontrar com sua Vida, um homem mal arrumado, mal humorado, de dentes amarelados e sem paciência. Na verdade, Vida é um reflexo da situação que Lucy se encontra.  Para fugir de uma situação, Lucy mente e isso se tornou um hábito. Ela mente no trabalho, na vida pessoal, com os familiares, com a vizinha... em cada conversa é uma nova mentira, uma fuga, uma forma de não enfrentar os problemas.

Após algumas situações, Vida faz uma proposta para Lucy: se ela contar sempre a verdade, ele a ajuda; se ela contar alguma mentira, ele conta a verdade. Onde começam os diálogos e situações mais inteligentes e inusitadas que poderia imaginar. Vida está sempre ao lado de Lucy, ouvindo, investigando, dando palpite, ao mesmo tempo em que a enfrenta, para que ela saia da “bolha” que está vivendo. Em vários momentos, eu ri com os diálogos entre Lucy e Vida.

O interessante é que conforme Lucy vai modificando suas atitudes, seus pensamentos, Vida começa a melhorar também, perdendo o aspecto maltrapilho no início da história.

Um ponto que talvez irrite os leitores é que Lucy descreve toda uma situação, sentimentos e sensações... e é tudo mentira. Depois que o leitor imaginou tudo o que é descrito, ela revela a mentira e isso é um pouco frustrante.

Não posso dizer que não achei a história um pouco estranha: “como assim preciso cuidar da minha Vida? E ainda por cima, ele é mal humorado?” Mas, cada página que lia, eu trouxe aquelas situações para o cotidiano. Como realmente fico quando minto para as pessoas queridas? Como me sinto quando estou frustrada? Quando desisto de algo, ou até mesmo, fico parada no tempo seguindo sempre a mesma rotina.

É claro que temos alguma pitadinha de drama, mas não é algo que você começa e termina o livro chorando. Apenas, em alguns momentos, você se sensibiliza com a situação de Lucy.

Esse livro me lembrou do seriado Being Erica, onde a mocinha (Erica) está com uma lista interminável de problemas e após um determinado acontecimento, ela começa a ter seções com psicólogo... muito diferente. 

Com diálogos inteligentes, situações do cotidiano, personagens imperfeitos, A vez da minha vida é uma história impossível com um pé na realidade. É o primeiro livro da autora que leio, e já fiquei apaixonada por sua narrativa.

“Desisti da minha vida por um tempo, mas o que aprendi é que, mesmo quando isso acontece, e especialmente quando isso acontece, a vida nunca, jamais, desiste de você.”




  

38 comentários:

  1. Ká do meu core, sua resenha me mataou agora...kkkkkkk Já estava mega louca para ter esse livrinho, agora então... *-----* Parabéns amei demais e espero em breve comprar!
    Bjus
    Ju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju! Muito obrigada!

      S2 Torcendo para que você goste da história \o/

      bjs!

      Excluir
  2. Nunca imaginei que a história deste livro fosse assim, sempre achei que a vida da personagem não iria bem e ela acabava achando o caminho e começar a ter suas realizações. Fiquei curiosa pra ler os diálogos entre ela e a Vida...rs

    bjs

    Ida
    http://livrosumvicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ida!

      Confesso que no começou, achei a história um pouco confusa. Mas ela me conquistou de tal forma que não consegui para a leitura \o/

      Bjs!

      Excluir
  3. Nunca tinha lido uma resenha do livro,apenas a sinopse, que me deixou "Hã? Como assim?" em relação a essa coisa com a Vida. Mas depois que você explicou, acho que deve ser bem legal o livro, e achei bom tbm que não é daqueles livros dramáááticos, já que eu não gosto de livros assim.

    Ótima resenha, bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ketelin!

      Tem aquele "draminha", sabe? Devido ao fato que Lucy precisa se melhorar, além de que não está na melhor fase da vida.

      Mas, a história compensa. Eu adorei \o/

      Bjs!

      Excluir
  4. Olá Carlinha!!!
    Resumindo: Lucy é uma mentirosa de marca maior e esta se afundando nas mentiras que já conta sem fazer esforço.
    E se o tal rapaz é uma versão disso, tenho pena dele. hahaha
    Mas eu gostei muito da resenha, apesar de não ter curtido a capa, não diz a que veio o livro.
    Essa questão de ter sua vida em carne e osso (e discussões) é bem legal, eu pretendo ler. =)
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani!

      Falou tudo, ela é uma mentirosa de carteirinha! Tudo isso para tentar a difícil vida que estaá levando.

      Ah! Depois que você ler, precisa me contar o que achou \o/

      bjs!

      Excluir
  5. Eu adorei este livro também.
    Fiquei surpresa pois tinha lido a sinopse e acabou sendo um livro bem diferente do que eu imaginava.

    Beijinhos,
    Thais Priscilla
    http://thaypriscilla.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thais!

      Isso mesmo! Por isso a mesma surpresa, eu fui conquistada pelo livro kkkk

      Bjs!

      Excluir
  6. Eu não sabia que a Vida tinha vida... Isso fez com que eu sentisse mais vontade ainda ler.
    De início queria o livro só por causa da autora, agora quero pela história.

    *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alê!

      Você achar o começo um pouco estranho, mas continue, vale a pena \o/
      Bjs!

      Excluir
  7. Uma coisa é certa Carlinha: a Cecelia já gosta de umas cartinhas né, kkkkkkkkk

    Ganhei esse livro e está na minha listinha para 2013, ;)

    Tenho bastante curiosidade com essa trama, a maioria das resenhas que li foram positivas, :D

    Bjo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gladys!

      Agora que você falou que reparei nisso kkkkkkkk É porque não li PS Eu te amo e não liguei as cartinhas kkkk

      Tomara que goste da história ;)

      Bjs!

      Excluir
  8. Adorei a sua resenha! ;)
    É a primeira opinião que leio sobre o livro e, realmente, só de ler a sinopse, eu imaginei uma história completamente diferente...tanto que ia ler o livro por causa da autora, pois li P.S. Eu te amo e amei!!!
    Espero que a leitura não seja cansativa e que a história não tenha aquelas pegadas de auto-ajuda. Não é um livro que pretendo ler imediatamente, vou deixar mais pro final da minha listinha de desejados.
    Assisti somente os dois primeiros episódios de Being Erica e gostei bastante, mas não consegui seguir a série por falta de tempo.
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jennifer!

      Eu parei na última temporada, preciso continuar. Eu acho os episódios uma graça \o/

      Torcendo para que você goste do livro \o/

      bjs!

      Excluir
  9. Está na minha lista!!!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Eu li só um livro da autora, acho que pelo sucesso de P.S. Eu Te Amo a autora investiu novamente nas cartas, achei bem interessante o tema, a vida!
    Estou super curiosa para ler o livro, achei que fosse um livro que eu derramaria muitas lágrimas, mas pela sua resenha vi que vai ser um pouco diferente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clara!

      Não! A história não é dramática, inclusive é muito prazerosa a leitura \o/

      Depois me conta o que achou do livro!

      Bjs!

      Excluir
  11. Eu não sabia que era da mesma autora de "P.S. Eu te amo"! Não li o livro, mas me acabei com o filme. Jamais imaginaria, pelo que vi, que seria algo desse tipo, achei que fosse mais teenage e tal. A visualização da Vida e como ela vai mudando me lembrou um pouco Nanny McPhee ...rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Josiane!

      Não conheço essa Nanny McPhee, vou procurar \o/

      Eu adorei o enredo, com todos os problemas que ela tem no cotidiano. E Vida... é o personagem chave para a graça da história kkkk

      bjs!

      Excluir
  12. Oi, Carlinha!

    Ah, preciso confessar: eu comecei a ler o livro mas desisti. Essa história de "Vida" e aquele começo... simplesmente não consegui engolir. Mas, como eu amei "P.S. Eu te amo", ainda pretendo dar uma chance ao livro. Sua resenha me deixou bem mais curiosa!

    Um beijo,
    Inara - http://www.lerdormircomer.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Náh!

      Realmente, o começo é um pouco chatinho, principalmente com as mentiras da Lucy. Dá muita raiva!

      Mas depois melhora \o/

      Bjs!

      Excluir
  13. Gente faz até vergonha.. não li nada da autora.. tenho P.S eu te amo mas nunca tive tempo pra ler.. assim eu gostei da resenha, já gostava do livro.. a principio me pareceu uma historia meio maluca.. maz no fim deve fazer a gente pensar bastante..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda!

      Não esquenta, é o primeiro livro dela que eu leio \o/

      Sim, o tema é muito interessante!

      Bjs!

      Excluir
  14. Terminei de ler esse livro semana passada e adorei!!!! Alem de ter achado vida muito engraçada, tambem me apaixonei pelo Dom (gente que homem é esse?). Em alguns momentos Lucy me deixou irritada por se autosabotar, mais depois de todas as mentira serem descobertas, deu até pra entender o seu comportamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Karlene!

      Ahh! Eu também me apaixonei por esse homem!!

      A história é uma graça, né?

      Bjs!

      Excluir
  15. Ótima resenha! Não imaginava que a história fosse assim. Estava imaginando romance e drama, mas não uma lição de moral! Interesseante, bem diferente do que estamos acostumados a ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leila!

      Achei bem diferente. Adorei a narrativ da autora, e estou curiosa com os outros livros.

      Bjs!

      Excluir
  16. Livro diferente heim... eu ainda nao tinha visto esse livro, quando comecei a ler a sinopse aqui tbm pensei que era um daqueles livros super dramaticos, mas parece que a historia bem interessante... e criativa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Douglas!

      Nada de muito dramático =D

      Depois que você ler o livro, me conta o que achou ;(

      Bjs!

      Excluir
  17. Nossa Carla,parabéns pela resenha realmente um liro inovador,Lucy é uma mentirosa compulsiva? Viu o livro não é o que parece igual a vida de Lucy!
    Fiquei curiosa sobre a proposta A ida para Lucy.
    O que ela vai decidir....
    Assisti o seriado Being Erica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Van!

      Assistiu o seriado? E ai, gostou?

      Bjs!

      Excluir
  18. Nossa! Nunca imaginei que esse livro fosse tão 'doido' e interessante assim...Amo psicologia e gosto de 'estudar' o comportamento das pessoas. Com certeza vou ler em 2013. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Naty!

      Ah! Depois você precisa me contar o que achou do livro \o/

      Bjs!

      Excluir
  19. Adorei essa ideia de a vida ser um personagem de carne e osso... fiquei muito curiosa e afim de ler esse livro, vou inclui-lo em minha listinha desse ano.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria!

      \o/ tomara que você goste do livro!

      Bjs!

      Excluir

 
Google+