39

Resenha - Sem deixar rastros

em quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013


Sem deixar rastros
Harlan Coben
Editora Arqueiro
272 páginas

Myron Bolitar parecia destinado a uma carreira de sucesso na NBA quando uma lesão no joelho o afastou definitivamente das quadras. Porém, 10 anos depois, o agente esportivo, que também atua como detetive nas horas vagas, está de volta ao jogo – não para cumprir seu destino como astro do basquete, mas para desvendar mais um mistério.
O ídolo dos Dragons de Nova Jersey Greg Downing, principal adversário de Myron na época da faculdade, desapareceu sem deixar rastros pouco antes das finais do campeonato nacional. No porão de sua casa há sangue por toda parte. A última pessoa com quem falou foi encontrada morta e sujeitos mal-encarados vigiam sua residência.
Descontente com o sumiço da principal estrela de sua equipe, o dirigente dos Dragons de Nova Jersey decide recorrer aos serviços de Myron Bolitar. A fim de desviar a atenção da imprensa e não levantar suspeitas, opta por uma estratégia inusitada: contrata o agente esportivo para jogar no seu time, o que para Myron significa uma surpreendente volta às quadras 10 anos depois. Myron trabalhará infiltrado entre os jogadores para tentar obter informações que o levem ao paradeiro do antigo rival, com quem também competiu pelo amor de uma mulher.

Com a ajuda de seus fiéis escudeiros, o excêntrico Win e a ex-lutadora profissional Esperanza, ele comprovará que seus piores pesadelos estão mais vivos do que nunca. E, em meio ao glamour da NBA e a criminosos da pior espécie, vai descobrir coisas sobre si mesmo que mudarão sua vida para sempre.

Sem deixar rastros escrito por Harlan Coben é o terceiro volume da série que traz um dos meus personagens favoritos, Myron Bolitar. Como sempre, Coben me impressionou com a história. O autor consegue transformar um caso de investigação em uma história pessoal de um capítulo a outro, e quando você pensa que está resolvendo o mistério, ele introduz um novo detalhe. A história é bem amarrada, todas as perguntas são explicadas e até a última página podemos ter alguma surpresa no enredo, característica marcante do escritor.

Neste volume, conseguimos  notar o quanto Myron esconde o ressentimento por não conseguir realizar seu sonho de ter uma carreira de sucesso como jogador de basquete. Só quando ele está nas quadras é que percebemos o quanto o evento que o lesionou não foi deixado para trás. Myron sentindo que está em dívida com Greg Downing, mergulha de cabeça para resolver o caso, mesmo que isso signifique descobrir que não conseguirá realizar alguns sonhos.

Myron é o típico personagem certinho, integro, que não consegue fazer nada para prejudicar as outras pessoas, sempre tentando ajudar alguém. O oposto de Win, que por baixo de toda sua frieza, é uma pessoa passional, chegando ao extremo para proteger as poucas pessoas por quem tem afeto.

O que faz com que eu seja apaixonada por essa série é que o autor sabe dosar o suspense e o humor na medida certa. O caso é tenso e à medida que vamos conhecendo mais detalhes, ficamos apreensivos, pois com Coben podemos esperar tudo. Mas, os diálogos que acontecem entre Myron, Win e Esperanza quebram essa tensão de tal forma, que você acaba rindo com as conversas.

Neste terceiro volume, o autor focou no ponto de vista do Myron e são raros os momentos que isso é alternado para Win e Esperanza. Só posso dizer que cada livro dessa série é uma mistura entre tensão e diversão, e como uma pessoa viciada, não consigo largar a leitura. É um dos melhores livros da série. 

É prazeroso acompanhar desde o início a série do Myron Bolitar, pois notamos claramente a evolução do personagem. Enquanto que nos primeiros volumes faltam alguns detalhes, neste a história é mais centrada, mesclando o caso específico com a vida pessoal. Isso que dá o toque especial nos enredos, o caso se transformar em algo familiar e importante para os personagens.

Se você gosta de história de suspense, mistério, ação, com personagens marcantes e diálogos inteligentes, irônicos e sarcásticos, essa série é a melhor indicação. A editora Arqueiro divulgou o próximo caso do Myron Bolitar para o mês de fevereiro, e eu já estou surtando na espera do exemplar (risos).



39 comentários:

  1. Nem li os dois primeiros, buaaaa
    Mas devo confessar, apesar de gostar do gênero sempre fico ressabiada em largar um drama(que é mais minha cara) para ler um suspense, sei lá, coisa minha!

    Mais uma recomendação da cunhadinha, kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lena!
      Você adora um livro recheado com drama! Sempre quando preciso de alguma indicação, eu visito o seu blog \o/
      bjs!

      Excluir
  2. Dessa série, só li Quebra de Confiança e simplesmente amei...achei um dos melhores livros do autor.
    Seria muito redundante ficar dizendo que adoro as histórias do Harlan, sua escrita, seus mistérios e seus finais surpreendentes, mas é isso mesmo...não tenho palavras para descrever como os seus casos brilhantes me cativaram, acho que só perde para a rainha do suspense, Agatha Christie.
    O charme à parte nessa série fica por conta das passagens hilárias de Win e Esperanza....acho que meu marido pensa que sou uma maluca por estar rindo ao ler um livro de suspense...rs
    Adorei saber que vem mais um caso por aí para o Myron resolver!
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jennifer!
      Nossa, eu adoro as história do Harlan! E não apenas os livros da série do Myron Bolitar kkkk
      Já li vários, e só me recordo de um que não gostei tanto u.u
      Bjs!

      Excluir
    2. Ah, fiquei curiosa, que livro é esse? ;)

      Excluir
    3. Não gostei tanto do livro que é do sobrinho do Myron...aguardando a continuação da história para saber se vou gostar ou odiar kkkk
      bjs!

      Excluir
  3. Eu li o primeiro da série e adorei! Já tô aqui com o segundo e pretendo ler em breve...se sabe né, gosto de ler tudo na ordem! :D

    Myron é tudo de bom!

    bjos!;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thais!
      Está certa! Eu que sou apressada e leio o terceiro, e depois começo o primeiro livro da série kkkkk
      Prefiro o Win XD
      Bjs!

      Excluir
  4. Quero muito ler algo do Harlan, pois é exatamente desse tipo de livro que eu gosto: com muita ação, investigação e personagens marcantes. E ainda ter diálogos sarcásticos e irônicos? Perfeito!
    hahaha
    Adorei a resenha!

    Beijos.
    http://vanille-vie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ketelin!
      Você precisa ler! Vai se apaixonar por essa série!
      Depois precisa me contar se surtou com os personagens kkkkk
      Bjs!

      Excluir
  5. Adoro livros assim, suspense, e que vc acha que resolveu o misterio, o autor vem com um detalhe que te faz dar mais uma pensada na historia toda, esses sao meus favoritos...rsrs
    quais sao os outros dois primeiros livos da serie??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Douglas!
      Os outros livros são: Jogada Mortal e Quebra de Confiança \o/
      Bjs!

      Excluir
  6. Não li nada de Harlan ainda pois como disse suspense em livros me deixam nervosa, mas como gosto de livros com diálogos inteligentes, irônicos e sarcásticos, vou deixar anotado...rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sonia!
      Eu adoro os diálogos entre os personagens, fico rindo sozinha kkkkk
      bjs!

      Excluir
  7. O livro parece ser muito bom, ainda não li nenhum desta série. Gosto muito de livros com suspense e ação. Os livros deo Harlan Coben são muito bons.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jordana!
      Sou viciada nessa série! Surto cada vez que descubro sobre o lançamento kkkk
      Bjs!

      Excluir
  8. Adoro o Myron! Um dos melhores personagens que já vi! Ele tem aquela coisa que te prende; é falho e encanta! Harlan é um dos meus preferidos. Adoro quando um caso tem algo de pessoal; acho que envolve muito mais. Porém, o autor tem que saber trabalhar o enredo para não se perder e nos perder!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Josi!
      Ahhh! Mais uma viciada! Toca aqui o/\o
      Eu gosto das histórias do autor, justamente por ele conseguir desenvolver o enredo \o/
      Amo!!
      Bjs!

      Excluir
  9. "Sem deixar rastros" é o único livro do Myron Bolitar (dos lançados no Brasil), que eu ainda não tenho. Só que não li nenhum até agora. Motivo: meu marido pegou pra ler primeiro e já leu todos. Tenho que dizer que ele adorou a história, o enredo e o personagem. Confiando no julgamento dele (e no seu também!), tenho certeza que também serei mais uma fã da série.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanilda!
      você precisa ler e me contar o que achou!
      Se viciar na série, já sabe com quem vai dividir as opiniões \o/
      bjs!

      Excluir
  10. Uau Carlinha, esse livro é tudo de bom né, ;)

    Bjo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gladys!
      Eu adoro!! Não consigo largar!
      Bjs!

      Excluir
  11. Já li "Não conte a ninguém" e "Quando ela se foi" do mesmo autor e adorei! Quero ler todos os livros dele, inclusive este. Adoro um bom suspense...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leila!
      Eu li "Quando ela se foi".
      "Não conte a ninguém" é bom???
      Bjs!

      Excluir
  12. Nossa mais um livro do Harlan Corben, adorei!
    Myron é um dos meus personagens favoritos também, gosto do livro envolvendo suspense mistério,investigação,ação,humor...
    O leitor começa a ler se envolve para desvendar o caso e descobrir o culpado,é emocionante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Van!
      Eu prefiro o Win! Já declarei o meu amor eterno com esse personagem kkkk
      Bjs!

      Excluir
  13. Ai, depois de ler Cilada eu tô querendo comprar todos os livros, este parece ainda melhor.
    Gostei do Win em Cilada, meio sinistro, e com humor ácido. hahaha, adorável.
    Imagina ter de solucionar o caso envolvendo seu rival, acho que esse tipo de coisa não fica para trás. Deve ser chato para o Myron sentir o gostinho do que tanto quis e não pôde usufruir.
    Curiosa para saber quais surpresas o Coben aprontou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani!
      Eu quero ter todos! kkkk
      *nada exagerada*
      É o vício, faz isso com as pessoas kkkk
      bjs!

      Excluir
  14. ainda nao li nenhum livro do Harlan Corben, tenho um aqui, quando tiver oportunidade vou ler... a maioria das pessoas que leram algum livro dele gostaram, acho que vou gostar tbm... :)

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria!
      Torcendo para que você goste das histórias \o/
      bjs!

      Excluir
  15. Harlan Coben é realmente um bom autor. Acho extremamente difícil conciliar humor com mistério/tensão. E isto ele faz brilhantemente. Não li quase nada dele ainda, mas tenho muita vontade de conhecer esta série, especificamente.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Paula!
      Você precisa ler, vai adorar \o/
      Como a série foi lançada fora da ordem, aconselho a ler desde o primeiro, apenas para conhecer melhor os personagens \o/
      bjs!

      Excluir
  16. Oi Carlinha!
    Eu ainda não li desse autor, "cridita"? rs
    Tô em falta!

    Acho que vou gostar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lívia!
      Ah! Você vai se viciar!
      Precisa me contar o que achou quando ler algum livro dele \o/
      Bjs!

      Excluir
  17. Vc disse que esse é o terceiro, mas há a necessidade de ler os outros dois para compreender a história?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ariana!
      Cada livro é uma história independente. Se você lê na ordem, conhece mais detalhes de cada personagem. Mas pode ler tranquilo que você entende a história perfeitamente.
      bjs!

      Excluir
  18. Ainda não li essa série, mas já assisti um filme com esse mesmo nome. É baseado no livro? Gostei bastante, vou ler essa série quando tiver uma oportunidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Naty!
      Que eu conheça, não tem filme baseado no filme....
      Leia sim, é ótima!
      Bjs!

      Excluir

 
Google+