12

[Resenha] A Sombra da Lua

em segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013


A sombra da lua
John Sandford
Editora Arqueiro
263 páginas

Acostumado a assumir casos difíceis, o investigador do Departamento de Detenção Criminal de Minnesota Virgil Flowers é mandado a Bluestem, uma pequena cidade do interior, para ajudar a polícia local a solucionar um crime que chocou a população: um casal de idosos foi morto em sua residência com requintes de crueldade.

Ao chegar à cidade durante a madrugada, Virgil é surpreendido por um incêndio no alto de uma montanha. A casa do fazendeiro Bill Judd é consumida pelas chamas e seu proprietário morre sob os escombros.

Bill era um homem recluso e odiado. Há muitos anos, esteve à frente de um esquema fraudulento que levou centenas de fazendeiros à falência. Embora o dinheiro nunca tenha aparecido, ele foi julgado e absolvido. Além disso, seu envolvimento com várias mulheres casadas era de conhecimento de todos na região.

Virgil não acredita em coincidências e fica intrigado com a morte do fazendeiro. Afinal, a pacata Bluestem passou duas décadas sem um único crime e nas últimas semanas foi cenário de três homícidios.

Determinado a encontrar uma ligação entre os assassinatos, o investigador começa a conversar com os moradores e a descobrir seus segredos. Contudo, revirar o passado de uma pequena cidade pode trazer sérias consequências para um forasteiro.

A sombra da Lua é o primeiro volume da série “Virgil Flowers”, escrito por John Sandford. A série conta atualmente com seis publicados, tendo como personagem principal o investigador do Departamento de Detenção Criminal, Virgil Flowers. 

Por ser o primeiro volume da série, não consegui sentir uma “conexão” com a história. É claro que isso pode mudar nos volumes seguintes, mas neste, algo faltou para me conquistar.  

Em alguns momentos, o personagem Virgil me irritou com sua maneira de tratar as mulheres, utilizando de palavras pouco lisonjeiras para descrevê-las. Faltou uma caracteristica marcante para que eu gostasse do personagem, mesmo com sua aparência de um rebelde com seu longo cabelo e camisetas de banda rock n'roll, ele não se parece com um investigador. 

O livro conta com alguns momentos de ação e suspense, mas não fiquei presa tentando descobrir o mistério por trás do caso. Para os leitores acostumados a leitura de tramas policiais, não encontrará nenhuma novidade na narrativa. Mas para quem está se aventurando com o gênero, a narrativa ágil, mesclando doses de humor e ironia é uma bom início.

Para quem gosta de histórias de investigação com um conteúdo mais leve, A Sombra da Lua é a melhor indicação.



12 comentários:

  1. Não conheçia o livro, mas gostei. Por conta do suspense que você disse e isso me deixa com vontade de ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kelry!
      Se está começando a ler livros com tramas policiais, então o livro é uma ótima indicação \o/
      bjs!

      Excluir
  2. NOssa, é incrível como tenho vontade de ler todos os livros policiais de que tomo conhecimento...kkk
    NO entanto, duvido muito que eu vá ler esse, pois aparentemente trata-se uma série grande e prefiro dar prioridade a séries que já iniciei a leitura e, principalmente, aquelas dos meus autores queridinhos.
    Bjs e boa semana!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jenniffer!
      Eu não posso falar nada, pois sempre leio uma série diferente e acabou me viciando o.O
      Sempre estou na falência kkkk
      Bjs!

      Excluir
  3. Oi Carla,adoro um mistério,porque assim nos envolvemos no caso para acompanhar a investigação e desvendar o crime e encontrar o culpado.
    Nossa esses Autores estão impossíveis né?
    Quando não é trilogia são cinco,seis,sete,,,nossa nosso bolso não fica lá muito feliz,e também tem a questão de lançamento que às vezes demora, e ficamos na expectativa de ler a continuação.
    Carla realmente é um problema quando é uma série e já no primeiro volume não sentimos uma conexão... aí ficamos o livro seguinte vai melhorar,o escritor vai compensar, acrescentar mais coisas interessantes,personagens... mas às vezes não acontece e ficamos muito, muito decepcionados.
    É pode ser que melhore nesse volume pelo menos como Você mencionou ainda tem: "momentos de ação,suspense,narrativa ágil, mesclando doses de humor e ironia"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Van!
      Ah...eu não consigo pegar um segundo livro de uma série quando o primeiro não me agradou... só quando a curiosidade não aguenta kkkk

      Bjs!

      Excluir
  4. Poxa Carlinha tinha que ser série???
    Gosto da tramas policiais, mas 6 livros enfraquece a amizade né, kkkkkk

    Bjo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gladys!
      Pode falar, eu sempre estou com uma série nova kkkk
      bjs!

      Excluir
  5. Gosto de livros de investigação, mas prefiro quanto tem um enredo mais marcante!
    E outra coisa... Série? Por que série, Meu Deus? hahaha
    Não sei se chegarei a lê-lo, pois há tantos livros policiais melhores por aí né?

    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ketelin!
      Tem algumas séries que eu gosto da quantidade de livros, mas outras .... é complicado, sempre estamos na falência kkkk
      bjs!

      Excluir
  6. Até gostei da trama, mas estou correndo de séries, principalmente as longas.

    ResponderExcluir
  7. Oi Carlinha...
    Eu confesso que estou ficando um pouco cansada de séries... rs
    É tão bom qdo a história tem começo, meio e fim num livro só... rs

    Essa não me atraiu, não...
    Pelo menos não agora!

    Bjos

    ResponderExcluir

 
Google+