22

[Resenha] Despertar

em terça-feira, 12 de março de 2013


Despertar

Livro 1 – Série Watersong

Amanda Hocking

Editora Planeta

207 páginas

As irmãs Gemma e Harper vivem pacificamente em uma pequena cidade litorânea de Capri.

Gemma, a irmã caçula, é apaixonada por natação. É uma nadadora incrível e está se preparando para competir nas olimpíadas. Vive mais tempo entre os treinos e nadando na praia em um local calmo e tranquilo. Gemma é determinada, decidida, corajosa e mesmo quando parece querer desafiar o pai e a irmã mais velha, ela os respeita e sabe que eles a amam. Gemma começa a namorar o se amigo de infância, Alex, um jovem nerd apaixonado por estrelas e pelo tempo. 

Harper, a irmã mais velha, tomou para si a responsabilidade de tomar conta da casa e da criação da irmã após um acidente que incapacitou psicologicamente a mãe de criá-las. Como adquiriu uma enorme responsabilidade ainda pequena, Harper tem uma mania excessiva por controle. Ela sempre quer proteger Gemma, assim como toma conta do pai. Mesmo com todo esse controle, Harper é protetora e faz de tudo para ajudar todos que estão a sua volta.

Harper tem uma relação de amor e ódio com Daniel, um jovem que tem uma enorme tatuagem nas costas e vive em um pequeno barco próximo a estalagem onde o pai de Harper trabalha. A cada encontro, o casal solta faísca e Harper nega a demonstrar qualquer sentimento or Daniel.

A vida pacata das garotas sofre uma mudança radical, quando as turistas Penn, Lexi e Thea chegam à cidade. Jovens, lindas, sedutoras, as três amigas exercem um enorme fascínio em todos os moradores, por onde passam atraem todos os olhares.

Mas as três garotas têm um enorme interesse em Gemma, e após um determinado encontro, a vida das duas irmãs não será mais a mesma.

Despertar da escritora Amanda Hocking é o primeiro volume da série Watersong, um romance com criaturas místicas. É o primeiro livro que leio da autora e estou simplesmente encantada.

A narrativa é ágil, fluída, enxuta e você não consegue largar. O livro tem poucas páginas e quando percebe está acabando a leitura. Como a autora não enrola em suas descrições e acontecimentos, cada detalhe é importante e você devora a história.

O fato de ser um livro com poucas páginas e sucinto, não quer dizer que a história tem furos ou é mal contada. Com romance, drama, suspense e até uma pitada de terror, mesclados na medida certa, fazem com a história seja gostosa de ler.

Só pela capa e pelo título da série, percebemos que a história trará com elemento da fantasia as sereias e na série, elas são chamadas de sirenas. Existem alguns pontos na série que me chamaram a atenção, que fizeram com que ela seja diferente das demais histórias de fantasia.

Começando por Gemma, que é uma jovem normal que tem como diferencial sua paixão pela natação. Ela não tem poderes ocultos ou uma herança genética que faça com que ela seja uma sirena e desconheça o fato. É apenas uma jovem apaixonada por natação.

As sirenas não são seres mágicos que nasceram do nada, e estão naquela cidade apenas em busca de confusão. Existe uma história, uma maldição que remete a Grécia Antiga e todos esses detalhes são explicados na história.

Os personagens são carismáticos, marcantes e mesmo quando estão diante do perigo, não fogem ou se escondem. Eles simplesmente enfrentam qualquer desafio e agem com cautela.

O único ponto que me desagradou durante a narrativa foi a falta de mais detalhes dos personagens. Mas nota-se que eles serão melhores delineados nos próximos volumes.

A edição da editora está maravilhosa, principalmente pelos detalhes da capa, que é toda com glitter e também em cada começo de capítulo, onde os parágrafos formam uma onda.

Como primeiro volume, a história surpreendeu e me deixou curiosa pela continuação. Difícil não ser atraído pela canção do mar.



22 comentários:

  1. Oi Carla,boa dica,gostei da resenha,fiquei com vontade de ler,parece interessante e um alívio sair do mundo dos lobisomens,vampiros,zumbis,anjos... além de ser sobre sereias, tem um pouco de mitologia, o que eu acho interessante porque é bom sempre aprender um pouco mais.
    Ponto positivo para os personagens são carismáticos,mitologia,romance,a capa está bonita,"drama, suspense e até uma pitada de terror, mesclados na medida certa"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Van!
      Sim, só o fato de sair um pouco dos vampiros já é um enorme ponto positivo!
      kkkk
      Bjs!

      Excluir
  2. A capa é ainda mais bonita ao vivo, não é? Toda com glitter, adorei! haha
    Eu gostei do livro, mais do que achava que ia gostar. Já comprei a continuação, mas o livro ainda não chegou...
    Só não achei a Gemma uma personagem muuuito legal, gostei bem mais da Harper e do Daniel *-*

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ketelin!
      A capa é maravilhosa!
      Ah! Depois me conta o que achou do segundo volume ;)
      Realmente, Harper e Daniel são os melhores \o/
      Bjs!

      Excluir
  3. Oi Carla!
    A capa chama a atenção, mas li tantas resenhas negativas sobre esse livro, que ainda não me decidi se vou ler ou não. rs
    Mas esse ano está apenas começando e depois eu decido isso.

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Blake!
      Ah! Se você ler o livro, depois me conta o que achou ;)
      Quem sabe você gosta \o/
      Bjs!

      Excluir
  4. Oi Carla, confesso que não li nenhum livro da autora, mas a capa me chamou atenção, traz um ar de mistérios!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kelry!
      Se você conferir a capa ao vivo, vai ver o quanto ela é linda!
      Bjs!

      Excluir
  5. Hummmm, sempre senti vontade de ler esse livro, mas estou com uma certa "youngadultfobia" mas acho que irei dar uma chance pra esse, o que você acha ????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pá!
      Conhecendo um pouco dos livros que você gosta, não sei se é um título que você vai curtir o.O
      Eu gostei bastante da história, então sou suspeita em falar kkkk
      Bjs!

      Excluir
  6. Olha, tenho ele e a continuação aqui... Estou como a Patthy, com certa aversão a YA. Porém... Esse parece que vai fluir. Vamos ver... Adorei a resenha! Bem explicada e convence o leitor a dar uma chance ao livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabi!
      O bom que o livro é pequeno, então não tem muito o que enrolar, rs.
      Muito obrigada!
      Bjs!

      Excluir
  7. Eu quase comprei ele na Bienal em promoção, mas resisti bravamente, rsrsrs. Depois com o tempo fui lendo resenhas e percebi que eu não vou gostar, pelo menos não nesse meu atual momento que tenho buscado leituras mais complexas. Como também não sou muito chegada as sereias, esse livro não me encanta.
    Adorei a forma que você expressou tudo, chegou até a me fazer me arrepender de não ter ele aqui, rs.

    Beijos
    www.leitoraincomum.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Fê!
      Ah! Muito obrigada ;)
      Eu comprei o livro em promoção no Subs \o/ Sabe aquelas promoções maravilhosas que eles costumam fazer no final do ano? Então, foi em uma dessas kkkkk
      Eu procuro variar nos gêneros, não gosto de pegar sempre o mesmo para não enjoar, rs.
      Eu gostei do tema "sereia", uma novidade para mim, já que não li nada do gênero, rs.
      Bjs!

      Excluir
  8. Oi Carla!
    Esse livro parece ser muito legal! Eu quero ler porque estou adorando outra trilogia da autora, chamada Trylle.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sora!
      Eu quero começar essa nova trilogia \o/
      Estou curiosa com a história!
      bjs!

      Excluir
  9. Eu sempre achei essa capa um pouco estranha...
    Acho que não lerei nada dessa autora, pois parece que ela só faz séries.

    Bjo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gladys!
      Pelo que eu percebi, sim, ela só faz séries, rs.
      Bjs!

      Excluir
  10. Seres místicos?! Estava até me agradando bastante, mas acho que já estou no meu limite com os seres místicos e com séries ... affff

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Josi!
      Mais uma cansada de séries, rs.
      Pode falar, tem hora que é cansativo esperar um série o.O
      Bjs!

      Excluir
  11. Essa capa é tão linda! Ainda não li nada da autora e da temática 'sereias', gostei bastante da história, é bom variar um pouco dos temas surgidos recentemente. Com certeza vou ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Naty!
      O que me chamou a atenção foi por ser "sereias" e não vampiros, rs.
      Torcendo para que goste da história!
      Bjs!

      Excluir

 
Google+