26

[Resenha] Estudos sobre Magia

em terça-feira, 26 de março de 2013


Estudos sobre Magia
As lendas de Yelena Zaltana vol. 2
Maria V. Snyder
Editora Harlequin

Uma lição sobre lealdade. E uma master class em intriga.

Traição em família, um poderoso assassino serial à solta e a iminência de uma crise diplomática ameaçam a vida de Yelena. Os conflitos em Ixia a obrigam a voltar para Sitia, onde nasceu. Porém, o reencontro com seu clã, do qual estava separada desde que fora sequestrada por Mogkan aos 6 anos de idade, torna-se insípido devido às acusações, por parte de seu irmão, de que ela seria uma espiã. Ao ser levada para a Cidadela, local em que os magos passam Ensinamentos místicos, Yelena começa a desenvolver sua magia. Logo descobre que seus poderes são maiores do que imaginava, talvez raros. Seria ela uma Descobridora de Almas? Mas tudo se complica ainda mais com a chegada de representantes de Ixia em missão diplomática. E Valek, espião, assassino e amante de Yelena, arrisca sua vida ao integrar a delegação envolto em mais um de seus disfarces.

Nesse segundo volume, vamos conhecer um pouco mais obre Sitia, território ao sul de Ixia. O território de Sitia é dividido em 11 territórios, cada um com um clã. O comando de Sitia é mais democrático, onde quatro Mestres Feiticeiros juntos com os representantes dos onze clãs discutem melhorias para os sulistas. A magia é permitida em Sitia, onde o Código de Ética existe para acontecer o abuso sobre ela.

É na Cidadela que está localizada a Fortaleza do Mago, onde são treinados os próximos feiticeiros. Quando a criança começa apresentar algum sinal de magia, é levada até a Fortaleza para começar o aprendizado. Calma, isso não é Harry Potter e não achei nenhuma semelhança por sinal. Existem características totalmente diferentes e são explicadas no decorrer da história.

É nesse território que encontramos Yelena, que após os acontecimentos do livro anterior está a caminhar com Irys, a Quarta Feiticeira do Conselho, devolvendo os órfãos de Brazell aos devidos lares.

Yelena descobre que faz parte do clã Zaltana, e Irys a está levando para conhecer os pais. Os Zaltanas vivem nos topos das árvores na Selva Illiais. Yelena é bem recebida pelos pais, que logo a reconhecem como a criança que perderam há 14 anos, mas o mesmo não acontece com o irmão mais velho, Leif. Este parece nutrir um ódio por Yelena, e logo a acusa de ser espiã de Ixia.

Como Leif precisa voltar para a Fortaleza e Yelena precisa começar seu treinamento com a magia, os dois partem da floresta, sem dar tempo a Yelena para conhecer os pais.

Mas, no meio do caminho são emboscados por Cahil Ixia e seus soldados. Cahil acredita que Yelena é uma espiã e ameaça para obter informações para tomar Ixia. Cahil é sobrinho do rei assassinado por Valek, e quer derrubar o Comandante Ambrose, e com isso retomar o poder de Ixia.

Muita informação? Esse é apenas o começo da aventura de Yelena.

Yelena precisará passar por muitas provações no decorrer da história, já que a vida da moça desde o começo não se mostrou nada fácil. Precisará descobrir mais sobre o passado que se encontra encoberto por um véu de esquecimento. Precisará entender o motivo do ódio do irmão por ela. Começará a aprender sobre o poder da magia, e descobrir o que é uma Descobridora de Almas.

Yelena amadureceu bastante, não é mais aquela moça que não sabia se defender e deixava que o passado a paralisasse em qualquer situação. Ela agora sabe se defender e sempre está a enfrentar qualquer situação.

Nesse segundo livro, conhecemos mais sobre a magia, todas as suas implicações, consequências caso seja usada em demasia e para o proveito próprio. Conhecemos a complexidade de alguns clãs e o poder dos quatro Mestres Feiticeiros.

Um dos personagens que pareceu nesse livro e será importante para a conclusão da história é Cahil Ixia. No começo, Cahil é uma ameaça para Yelena, mas aos poucos ele acaba se apaixonando pela moça. Honestamente, em vários momentos, Cahil parecia uma criança mimada que fazia de tudo para chamar a atenção, e isso fez com que ele se tornasse irritante. Com o desenrolar do livro, fiquei a me perguntar o que ele irá aprontar no próximo volume para o nosso casal favorito, Yelena e Valek.

Nossos queridos e amados personagens do primeiro livro só aparecem na metade do livro e dão um fôlego novo a história. Principalmente Valek com todo o seu cinismo e os “gêmeos do poder”, Ari e Jango, que são como dois irmãos mais velhos de Yelena, que estão sempre dispostos a protegê-la.

Como já devem ter percebido a vida de Yelena não é fácil e com todos os problemas enfrentados, ainda precisa descobrir quem é o assassino que está a torturar, estuprar e a matar jovens ao longo do território de Sitia. Mais perigo para a nossa jovem heroína.

Esse segundo volume apenas confirmou o que eu já sabia: é uma das melhores trilogias que já li. Tem ação, magia, aventura, traições, intrigas, mistérios, poder e romance.

No outro volume eu disse que precisava de um pouco mais de romance na história, já que o casal merecia. Nesse volume, eu mudei a minha opinião. Se tivesse mais romance, acredito que o foco seria diferente o que perderia toda a emoção do livro. E posso dizer, é tanta coisa que acontece que o romance não faz falta. Não precisam ficar nervosos, existe um pouco de romance sim, e essas cenas são uma das mais fofas da história:

"- Quando entalhei isto, você estava nos meus pensamentos, amor. Sua vida é como as espirais de uma cobra. Não importa quantas voltas você dê, sempre terminará de volta onde é o seu lugar. Comigo."

Não tem como você não devorar a leitura. A escrita da autora é fluida e suas explicações não forçam o entendimento. Você não se cansa na leitura, e quando percebe já está acabando o livro. E posso dizer que até nas últimas páginas você terá muitas surpresas.

Quero de todas as formas o terceiro volume para saber como será a conclusão da história!



26 comentários:

  1. Amo essa série *_*, uma das minhas favoritas. Então, o último livro da trilogia foi escrito em 2007 (se eu não me engano), mas recentemente a autora disse no blog dela que vai escrever mais 3 livros para a série, e que o quarto vai ser lançado em 2014. Achei ótima a notícia porque ela vai focar mais no Valek.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Morgana!
      Num acredito! Que ótima notícia!!
      Eu adorei a série, só preciso ler o terceiro. E sei que quando começar não vou conseguir parar, rs.
      É viciante!
      Bjs!

      Excluir
  2. querida carla, fiquei tão viciado nesta saga que entrei em contato com a harlequin para saber sobre o terceiro e último livro da série. no ano passado me disseram que ele seria lançado agora, em 2013. até agora nada. e o pior é que tem gente falando que ele sairá apenas em e-book. é ver pra crer. quero demais o terceiro livro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rodolfo!
      O terceiro livro saiu apenas em e-book =(
      A versão impressa ainda não foi divulgada nenhum previsão o.o
      Eu também quero a versão impressa para completar a série \o/
      Bjs!

      Excluir
  3. Ainda não li a série, mas só vejo resenhas positivas a respeito do livro que já estou ficando ansiosa para ler.
    Adorei sua resenha e com certeza entrou para a lista de livros desejados.
    Bjos!!!
    Andréia
    Sentimento nos Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Déia!
      A série é ótima! Você precisa ler, não vai se arrepender \o/
      Bjs!

      Excluir
  4. Então... eu não conhecia esta série até agora. Estou voltando pro blog aos pouquinhos, e já dou de cara com um livro que sinto que vou curtir.
    Mas preciso começar pelo começo hehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alê!
      Saudades de você!
      Já vou avisando, a trilogia é viciante e pode ler sem medo, que vai amar \o/
      E se prepare, quando ler o primeiro, você precisa ter os outros, não tem como esperar para ler kkkkk
      Bjs!

      Excluir
  5. Eu te disse que você iria gostar dessa trilogia, não disse?!
    Ainda aguardo com todas as esperanças a publicação do livro físico da continuação da saga. Yelena precisa de um final feliz...
    Tem o E-Book vc sabe né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lena!
      Eu quero a versão impressa também =P
      Não queria concluir a série com um e-book =(
      E realmente, a trilogia é maravilhosa!
      Bjs!

      Excluir
  6. Nossa, eu ainda nem li o primeiro e já fiquei doida de curiosidade pela sua resenha... principalmente depois de você falar que é uma das melhores trilogias...

    Preciso!!! rsss

    beijos,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dé!
      Você vai adorar! Não vai conseguir largar, rs.
      É viciante \o/
      Bjs!

      Excluir
  7. Achei esse livro tão diferente da cara da Harlequin... sempre associo a Harlequin a romances, rsrs.

    Estava com saudades do blog, esse mês a faculdade me sufocou, aff!

    Bjo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gladys!
      Vou começar as duas semanas de loucuras - provas na faculdade =(
      A história até tem romance, mas não é o foco. Você vai gostar ;)
      Bjs!

      Excluir
  8. Não conhecia o livro, mas gostei muito por conta das coisas que a personagem passa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kelry!
      A história é ótima \o/
      Bjs!

      Excluir
  9. Adoro a Yelena e o Valek ... só queria mais deles! O enredo é bem desenvolvido, não é "mais do mesmo"; os personagens são carismáticos ... Fico ainda mais feliz em saber que a autora não vai ficar apenas com 3 livros deles ... Se tiver 20, compro todos! rsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Josi!
      Nossa, eu fiquei muito feliz com a notícia \o/
      Quero todos também!!
      Bjs!

      Excluir
  10. Não conhecia a séria, mas gostaria com certeza! Tudo que envolve magia me atrai de certa forma, então acho que o livro seria um prato cheio para mim!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ketelin!
      Vai se preparando, vai ficar viciada \o/
      Bjs!

      Excluir
  11. Oi, Carla gostei da resenha do Livro Estudos sobre Magia,também não conhecia a série mas,depois de sua resenha maravilhosa e comentários super positivos com certeza é uma ótima dica para ler e acompanhar a questão da magia - "todas as suas implicações, consequências caso seja usada em demasia e para o proveito próprio",personagens interessantes,lealdade,surpresas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Van!
      Essa trilogia é ótima! Vale a pena!
      Bjs!

      Excluir
  12. Ah... Carla!! Amei a história e por sua causa vou embarcar em mais uma série! rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Naty!
      Você não vai se arrepender \o/
      Bjs!

      Excluir
  13. Oi Carla! Desde o lançamento que eu estou namorando esses livros. Quero muito ler! Já estão na minha lista de desejos... :) Bjos

    ResponderExcluir
  14. Oi adorei.. muito obrigado, me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços.
    www.buqui.com.br/ebook/reverso-604408.html

    ResponderExcluir

 
Google+