18

[Resenha] Fogo Cruzado

em sexta-feira, 8 de março de 2013



Fogo Cruzado
James Patterson
Editora Arqueiro
224 páginas 

A vida de Alex Cross não poderia estar melhor: o Departamento de Homicídios passa por uma rara fase de calmaria, a família vai bem e ele se dedica a planejar seu casamento com a detetive Bree Stone, da Polícia Metropolitana.

Porém, como ele mesmo diz, nunca se sabe quando o mundo vai cair de novo na sua cabeça. Isso acontece quando um atirador de elite resolve fazer justiça com as próprias mãos e começa a matar figurões que apareceram recentemente nas manchetes por estarem envolvidos em escândalos ­financeiros.

A onda de mortes continua e o FBI designa o agente Max Siegel para o caso. Enquanto ele e Cross disputam quem será o responsável pela investigação, fica claro que o autor dos disparos sabe de detalhes da rotina das vítimas que só alguém que conhece o círculo íntimo delas poderia descobrir.

Em meio às investigações para descobrir quem é o homem que está aterrorizando a cúpula da cidade, Alex recebe um telefonema de Kyle Craig, criminoso conhecido como o Estrategista. Ele está na cidade e pretende acabar com a vida de Cross e das pessoas que ele ama. Para isso, conta com um plano do qual nem o experiente detetive poderá suspeitar. 

Fogo Cruzado é o décimo sétimo volume da série “Alex Cross” escrito por James Patterson. Neste volume temos o retorno de Kyle Craig, o Estrategista, maior inimigo de Alex Cross. Pesquisei na internet para saber mais do vilão e ele aparece na história Dupla cilada para Cross (Editora Rocco). 

A maneira que Kyle encontra para voltar a atormentar Cross é impressionante e logo nas primeiras páginas conhecemos o que ele precisou fazer para não ser notado por ninguém. Ele quer vingança e fará tudo para consegui-la. Kyle é extremamente inteligente e tem uma personalidade sem igual e em vários momentos ele rouba a cena, deixando o leitor em conflito entre gostar ou não do personagem.

A história é tensa do início ao fim. Cross não imagina o quanto o seu maior inimigo está próximo e isso apenas aumenta o suspense do enredo. Confesso que gostaria de ter lido desde o começo da série para conhecer mais sobre a história desses dois personagens. A tensão da história é balanceada com os momentos em que Cross está com a família. Os diálogos com a Nana são ótimos e adoro a forma como ela se impõe na família, mostrando o quanto se importa com todos.

Sou suspeita em falar sobre a narrativa do James Patterson, pois fui conquistada desde o primeiro livro que li. As cenas fortes e cruéis características da série estão presentes na história. Os capítulos são curtos e narrados por diversos personagens, mas isso não deixa a história confusa. Como temos o ponto de vista tanto dos “mocinhos” como dos “bandidos”, conseguimos acompanhar melhor toda a narração, assim como o desfecho do livro. Outro ponto que gosto das histórias do Patterson é que elas são sucintas, não temos “sobras” no enredo e tudo é explicado.

Para quem gosta de livros de ação, intrigas, suspense, investigação, a série “Alex Cross” é uma ótima indicação. Infelizmente, a série a extensa, mas cada história é individual e você consegue acompanhar tranquilamente, independente de qual volume começar.

Boa leitura!



18 comentários:

  1. Ah, eu tbm sou suspeita para falar do Patterson, pois a cada livro dele que leio gosto mais do autor. Os capítulos curtos, somados à narrativa eletrizante e personagens excepcionais é que nos fazem adorar o livro!
    Sério que ele vai casar com a Bree? Que legal, gosto dela... :D

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Ketelin!
      Eu adoro também \o/ Fico dividida entre os livros do Alex Cross e do Clube das mulheres ;)
      *a loka viciada em séries*
      kkkkk
      Bjs!

      Excluir
  2. Carlinha como sempre lendo fora de ordem. XD
    E eu que ainda não li nada deste autor. haha, preciso consertar isso em breve. Mas ando atrasada com minhas leituras.
    Falando da resenha adorei, é tão legal quando um bom vilão retorna e sabe aprontar, haha. Alex vai ter um certo trabalho, esse vilão é bem esperto conseguindo manter-se fora de foco.
    Curiosa. E a capa é muito bonita. =)
    Quero ler a série toda.
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani!
      Se você soubesse o quenato fico irritada quando faço isso... eu quero comprar os anteriores logo, só para saber o que aconteceu, rs.
      Se você gosta de livros de investigação, vai se viciar na série \o/
      Bjs!

      Excluir
  3. Oi Carla, acho que já disse aqui no blog que sou fã do autor e suas histórias com Alex Cross são ótimas!
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  4. Gostaria muito de gostar desse autor ... as resenhas são sempre boas e os enredos parecem ser bons, mas ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Josi!
      Não gosta de livros de investigação?
      Que pena...
      Bjs!

      Excluir
  5. Quando chega no final da resenha, vc solta a bomba né: a série é extensa, rsrs.
    Ainda bem que foi lançado pela arqueiro, né. Pelo menos o preço é mais amigável que a Rocco, kkkk

    Bjo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gladys!
      Eu aviso para ninguém reclamar comigo depois, rs. O bom que sempre tem promoção na Submarino, então você consegue comprar os livros por um bom preço \o/
      Bjs!

      Excluir
  6. Apesar do mote de suspense e intriga, essa série desanima pelo tamanho.
    Comecei a ler um da série uma vez e nossa, quanto sangue. Assustei e parei a leitura.
    Ótima resenha Ká, como sempre!
    Quem sabe um dia eu animo e leio, só o tempo dirá.
    Bom é saber que tenho o livro na estante, né?
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lena!
      As histórias do Alex Cross são sangrentas o.o
      Se você ler com uma blusinha branca, certeza que vai cair algumas gotas de sangue, rs.
      Bjs!

      Excluir
  7. Gosto demais de livros assim, eu ja ia perguntar se influenciava ler qualquer livro da série, pq ja ta no Décimo Sétimo... O.o
    mesmo nao influenciando na historia eu preferia começar a ler desde o primeiro livro...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Douglas!
      Os casos são independentes, então você consegue ler sem se sentir perdido. Mas quando você lê na ordem, consegue entender melhor a história de cada personagem \o/
      bjs!

      Excluir
  8. Oi Carla,nossa mais um livro do James Patterson,sou Fã e adoro o personagem Alex Cross. Adoro livros de ação, intrigas, suspense, investigação, a série “Alex Cross” é incrível,e as tramas e personagens envolventes. A série é viciante mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Van!
      Eu sou viciada na série \o/
      Adoro!
      Bjs!

      Excluir
  9. gosto mais de livro tipo Nicholas Sparks... esses de suspense nao é muito a minha praia nao...rsrs
    mas ja li algum do tipo e gostei...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria de Fátima!
      Imagina, eu adoro variar os livros ;)
      Inclusive, quero ler o novo do Nicholas Sparks \o/
      Bjs!

      Excluir

 
Google+