29

[Resenha] O caminho para casa

em terça-feira, 5 de março de 2013



O caminho para casa
Kristin Hannah
Editora Arqueiro
352 páginas 

Uma história inesquecível sobre a capacidade de cura do coração, a importância da família e a coragem necessária para perdoar as pessoas que amamos. 

Durante 18 anos, Jude pôs as necessidades dos filhos em primeiro lugar, e o resultado disso é que seus gêmeos, Mia e Zach, são adolescentes felizes. Quando Lexi começa a estudar no mesmo colégio que eles, ninguém em Pine Island é mais receptivo que Jude.

Lexi, uma menina com um passado de sofrimento, criada em lares adotivos temporários, rapidamente se torna a melhor amiga de Mia. E, quando Zach se apaixona por ela, os três se tornam companheiros inseparáveis.

Jude sempre fez o possível para que os filhos não se metessem em encrenca, mas o último ano do ensino médio, com suas festas e descobertas, é uma verdadeira provação. Toda vez que Mia e Zach saem de casa, ela não consegue deixar de se preocupar.

Em uma noite de verão, seus piores pesadelos se concretizam. Uma decisão muda seus destinos, e cada um deles terá que enfrentar as consequências – e encontrar um jeito de esquecer ou a coragem para perdoar. 

O caminho para casa aborda questões profundas sobre maternidade, identidade, amor e perdão. Comovente, transmite com perfeição e delicadeza tanto a dor da perda quanto o poder da esperança.

O caminho para casa escrito por Kristin Hannah é mais que um romance ou um drama. É um enredo tocante, emocionante que faz com que você fique sem fala em vários momentos. É o típico livro que é necessário uma caixinha de lenços ao lado... para aqueles que estão em dúvida, sim, você vai se emocionar com a história.

Por mais que tenha odiado profundamente determinadas atitudes de um personagem durante a narrativa, não consegui enxergar um “vilão” na história. Independente das atitudes erradas, das palavras ditas para uma pessoa inocente, apenas vi uma pessoa sofrendo, perdida na própria culpa, que achou mais fácil culpar os outros, do que enfrentar o próprio sentimento. Os personagens são bem descritos e caracterizados. Você torce por alguns, chora junto com outros, se revolta com suas atitudes e ao mesmo tempo quer um final feliz para todos. 

Adorei a atitude de Lexie que mesmo quando o mundo vira as costas para ela, não desiste e sempre toma a melhor a decisão. É uma sobrevivente, lutadora, em nenhum momento tornou-se uma pessoa amarga pelas vicissitudes da vida, mas é uma pessoa solitária, carente de afeição.

Jude foi a que mais me atormentou durante a narrativa. Justificava as atitudes controladoras como forma de proteção para os filhos, queria apenas o melhor para eles. Mas era incapaz de ver o quanto isso os sufocava, tirando a liberdade de escolha.

Zach é um personagem indeciso, não quer desagradar ninguém, principalmente a mãe. Em vários momentos, deixa de lado a própria opinião para não magoar outras pessoas, enquanto sofre por não agir da forma que mais deseja, abrindo mão da própria felicidade.

Confesso que não sabia o que esperar da história. Várias pessoas me indicaram, e esperava apenas mais um drama. Fico imensamente feliz por ter me enganado. E por mais que eu refaça essa resenha, não vou conseguir fazê-la a altura de todas as emoções que senti. É impossível expressar tudo o que me faz amar essa história, sem parecer exagerada ou passional.

O livro é dividido em duas partes e é exatamente na segunda que os sentimentos do leitor vêm à tona, onde sofremos e emocionamos com todos os personagens. A escrita de Kristin Hannah é maravilhosa, sensível, delicada, envolvente. Não consegui deixar de acompanhar a história que ela criou e em poucas horas, conclui a leitura do livro com aquele gostinho de quero mais.

O livro é recheado de altos e baixos, alguns momentos tristes, outros enternecedores, que fazem com que o leitor permaneça em constante emoção. Cada gesto, cada sentimento, cada palavra, tornam a história real, os personagens “palpáveis”. Como disse, algumas atitudes dos personagens nos revoltam, mas lembramos que não existem mocinhos e vilões, e sim pessoas de carne e osso suscetíveis aos mais diversos erros.

Eu já li vários dramas, alguns me fizeram chorar, outros me deixaram com ódio eterno, e alguns fiquei pensando o por quê o autor criou aquele final. Mas a história do livro O caminho para casa é perfeita. Fala sobre amor, perdão, superação, escolhas, tormentos, obsessão, segunda chance, perseverança...esperança.

Sem sombra de dúvida e sem medo de ser exagerada, troco todas as histórias do Nicholas Sparks pelo livro da Kristin Hannah. Quem ler o enredo sentirá o mesmo que senti. Confesso que o livro merecia um destaque maior, pois a história é maravilhosa e muitos merecem conhecê-la.

Não conheço os outros livros da autora, mas se seguirem a mesma qualidade, com certeza vou me apaixonar por todos (por favor, Editora Arqueiro, lance mais livros da autora!). Uma história emocionante, um drama familiar, repleto de amor, perdão e esperança. Só tenho a dizer, pare tudo e comece a ler.
O amor é um ato de vontade.

Pág. 324



***
Momento da surpresa! 

Serão realizados dois sorteios entre duas pessoas que comentarem na resenha de hoje!
Surpresa especial para os queridos leitores!

 

29 comentários:

  1. Deve ser muito lindo esse livro...
    Vi ele em promoção num site, mas não sabia se comprava. Agora acho que a próxima vez que encomendar livros vou pedir ele junto.

    Adorei a resenha, bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ketelin!
      É maravilhoso!
      Quero saber o que você achou após a leitura ;)
      Bjs!

      Excluir
  2. Confesso que não gostei da capa do livro, não sei, alguma coisa nele não me agradou.
    Por isso, achava que a história não fosse boa - jugando um livro pela capa - Mais gosteida resenha.
    Fiquei aqui doida pra saber mais, gosto de história que emocionam a gente.O bom é que depois que se termina de ler, fica ainda pensado na história.
    Bjos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dany!
      Realmente, pela capa não dá para imaginar como será a história o.O
      Mas posso garantir que vai adorar ;)
      bjs!

      Excluir
  3. Oi Carla, realmente a historia é belíssima, adoro romances bem romances tipo Nicholas. Os personagens são bem fofos e românticos e a capa é linda bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kelry!
      Já percebi que você vai adorar a história \o/
      É linda!
      bjs!

      Excluir
  4. Uau.
    Se vc trocaria Sparks sem sombra de dúvidas por esse é realmente algo impressionante.
    Eu não gostei muito da capa do livro não...
    Me lembrou A cabana.
    Mas vou tentar não me deixar levar por ela quando tiver a oportunidade de ler o livro.

    Bjus

    Nâna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ariana!
      Sério, eu troco os livros do tio Nicholas pelo livro da Kristin, rs.
      Eu adorei a história \o/
      Bjs!

      Excluir
  5. Adoro quando leio um livro e ele tem uma relação com filhos e educação, mesmo quando são histórias é sempre bom ter ideias diferentes ou apreender algo novo. Adorei a resenha passou exatamente uma grande vontade de saber o fim da batalha desta mãe. Beijos e boa sorte para você!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Miriam!
      Eu fiquei emocionada em vários momentos, não tem como não se envolver com o drama dos personagens \o/
      Bjs!

      Excluir
  6. Oi, Carla a resenha está maravilhosa realmente:
    uma história emocionante,a família como sempre ocupa um lugar especial no coração e a coragem para perdoar.
    Interessante essa interação com os personagens que se tornam cativantes e torcemos para que conquistem um final feliz. A escritora Kristin Hannah está de parabéns então por um livro com uma história maravilhosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Van!
      Menina, você vai adorar! Precisa conferir esta história.
      bjs!

      Excluir
  7. Oiii Carlinha!!! (Enfim livre da crise de enxaqueca)
    Essa capa é tão linda com nuances de azul. *-*
    A sinopse não dá tanto as cartas de que o livro é tenso e ainda assim lindo.
    Além da sua vi outras resenhas, mas com certeza a sua foi detalhada e sem entregar a história. Muito bom saber que vale a leitura, ficarei de olho e qd houver oportunidade eu arremato. =)
    Bj.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani!
      Sim, você vai adorar \o/
      É do jeitinho que você gosta ;)
      Tenho certeza que vai se encantar também!
      Bjs!

      Excluir
  8. Oi Carla, eu que já estava com muita vontade de ler este livro agora então...
    Trocar os livros do Nick por este, então o livro é bom mesmo!
    Bj, Rose.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rose!
      Ah! Eu trocaria sim, rs. Achei a história bem melhor que alguns livros do tio Nicholas, rs.
      Bjs!

      Excluir
  9. Carlinha esse é o tipo de trama que amo ler.
    Não sou de chorar, mas me emociono com o enredo, reflito com as ações dos personagens...
    Tomara que lancem mais livros dessa autora.
    Bjo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gladys!
      Para nossa alegria, a editora publicará mais livros da autora =D
      A história é linda! Eu li várias resenhas antes de conferir e posso dizer, que todos gostaram ;)
      Torcendo para que goste também =D
      Bjs!

      Excluir
  10. Foi o melhor livro lido em 2012 por mim.
    Tocante e profundo.
    Indico e recomendo sempre!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lena!
      Sim, recomendo também! A história é maravilhosa!
      É um dos melhores livros que eu li =D
      Bjs!

      Excluir
  11. Esse livro está na minha lista (que infelizmente é grande) desde que o vi. Mas confesso que não achei que fosse tão profundo assim. Estou muito curiosa para saber que fato mudou tudo ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Josi!
      Menina, para tudo e procure o livro! É maravilhoso! Você precisa conferir \o/
      Bjs!

      Excluir
  12. confesso que drama não é muito o que gosto, mas é bom variar de vez em quando né?? Se eu tivesse esse livro aqui em casa ia ser o proximo que eu ia ler... sei la, como disse nao sou muito fã de Drama, mas esse me chamou atenção e me fez querer le-lo mesmo tendo em mente o proximo livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Douglas!
      Conheço algumas pessoas que passam longe de um drama, rs.
      É um livro apaixonante, me ganhou desde a primeira página \o/
      Bjs!

      Excluir
  13. esse é meu tipo favorito de livro... to louca pra ler esse livro, ainda mais depois de: troco todas as histórias do Nicholas Sparks pelo livro da Kristin Hannah....
    acho que vou virar fã dessa autora....rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria de Fátima!
      Eu adorei a história, enquanto que alguns livros do Nicholas Sparks quis jogar na parede, rs.
      Bjs!

      Excluir
  14. Nossa, Carla! Não imaginava que a história fosse tudo isso...achei que se tratava basicamente de um drama e tinha me apaixonado pelo livro só de ler a sinopse....agora estou ainda mais empolgada.
    Sua resenha me cativou de uma forma, que se eu não ganhar esse livro no sorteio que estou participando, com certeza, ele será uma das minhas próximas aquisições.
    Já estou vendo que vou ter que ler o livro com um rolo de papel higiênico do lado...sou muito chorona, chego a soluçar...hehe
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. O livro é maravilhoso! Eu estava numa feira de livros e só podia escolher um. Quando o vi, na hora eu senti que aquele seria incrivel e acertei. Assim que li a primeira página não consegui mais ler. Eu me apaixonei pela Lexie, odiei a Jude com todas as minhas forças, senti grande amizade pela Mia, fiquei indecisa junto com o Zach. Eu me envolvi no livro de um mode tão unico. Chorei muito, de soluçar.

    ResponderExcluir
  16. Nunca fui chegada em livros. Mas esse livro me deixou mt emocionada acho q nunca chorei tanto na minha vida com uma historia. Queria q fosse tudo real, nunca vou me esquecer dessa historia.

    ResponderExcluir

 
Google+