78

[Resenha] No escuro

em terça-feira, 23 de abril de 2013


No Escuro

Elizabeth Haynes 

Editora Intrínseca

335 páginas

Catherine aproveitou a vida de solteira por tempo suficiente para reconhecer um excelente partido quando o encontra: lindo, carismático, espontâneo...
Lee parece bom demais para ser verdade. Suas amigas concordam plenamente e, uma por uma, todas se deixam conquistar por ele.
Com o tempo, porém, o homem louro de olhos azuis, que parece o sonho de qualquer mulher, revela-se extremamente controlador e faz com que Catherine se sinta isolada. Amedrontada pelo jeito cada vez mais estranho de Lee, Catherine tenta terminar o relacionamento, mas, ao pedir ajuda aos amigos, descobre que ninguém acredita nela. Sentindo-se no escuro, ela planeja meticulosamente como escapar dele.
Quatro anos mais tarde, Lee está na prisão e Catherine, agora Cathy, tenta reconstruir a vida em outra cidade. Apesar de seu corpo estar curado, ela tornou-se uma pessoa bastante diferente. Obsessivo-compulsiva, vive com medo e insegura.
Seu novo vizinho, Stuart Richardson, a incentiva a enfrentar seus temores. Com sua ajuda, Cathy começar a acreditar que ainda exista a chance de uma vida normal. Até que um telefonema inesperado muda tudo.

No escuro escrito por Elizabeth Haynes é um thriller aterrorizante que perturba qualquer leitor.

Catherine é o exemplo clássico de um jovem que sabe aproveitar a vida em baladas, festas, bebidas e sexo sem compromisso. Não estava procurando um namorado, não queria um compromisso, mas o enigmático Lee fez com que sentisse uma atração sem igual. Ele agia com perfeição, com delicadeza e sentimento, mostrando o quanto se importava com Cathy. E o que era perfeito demais, mostrou podre ao extremo.

Não pensem que estou exagerando, Lee é perverso. O personagem atinge um nível de crueldade, frieza, que não consigo ver ele como uma pessoa doente, mas sim como alguém desprovido de qualquer sentimento, movido apenas para satisfações carnais, corrompido pela maldade.

A narrativa de Elizabeth é impressionante, você consegue sentir o transtorno obsessivo-compulsivo da personagem. Cathy precisa verificar tudo o que faz na casa no mínimo seis vezes, isso quando ela consegue prestar bastante atenção. Quando ela não consegue se lembrar de fazer determinado procedimento e surge a dúvida, ela entra em pânico e passa horas verificando cada detalhe da casa. Cathy faz o mesmo procedimento doze, vinte vezes se forem necessários, apenas para ter certeza que está tudo na devida ordem e ela está em segurança.

A narração se divide em dois tempos, passado e presente. Cada capítulo, narram alternadamente o que aconteceu desde o primeiro encontro entre Cathy e Lee, e como Cathy tenta sobreviver ao momento atual. No início do livro, imaginamos o desenrolar do relacionamento entre os dois, mas a verdade é muito mais intensa do que poderíamos supor.

A autora conseguiu demonstrar de forma clara como se sente as mulheres vítimas de abuso e violência doméstica, o sentimento de impotência e insegurança que envolve cada passo, a ponto da pessoa perder a própria identidade.

Outro ponto que me chamou a atenção é a forma como a autora demonstra que o que imaginamos ser uma pessoa perfeita, na verdade é alguém doentio e desumano. Muitas vezes, caímos de cabeça em relacionamentos fadados a desgraça, mas não gostamos de admitir isso. Parece que dissermos em voz alta que aquilo não está certo, adquirimos um sentimento de impotência e assumimos a culpa do relacionamento perdido. 

O único ponto que não gostei da história foi o final, mesmo sendo realista. Confesso que depois de ver todas as crueldades de Lee, eu desejei um final vingativo. Não pensem que o final é ruim ou deixa algo suspenso no ar, mas eu queria que o personagem sofresse mais (risos).

É uma leitura instigante, onde você vibra em cada passo rumo a uma melhora de Cathy. O leitor vive intensamente seus momentos de pânicos e transtornos compulsivos, ao mesmo tempo em que acompanha sua luta interna para se recuperar. Uma descrição convincente e detalhista de como uma pessoa demora a voltar a viver após um ato de violência desferido por alguém de confiança.

Só posso dizer: leiam, vocês se surpreenderão com a história.



78 comentários:

  1. Esse é o tipo de leitura que me pega, ainda bem que agora tenho meu livro lindo na estante, só esperando o momento para ser lido!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lena!
      Ah! Aproveita e começa a leitura \o/
      Você vai gostar ;)
      Bjs!

      Excluir
  2. Incrível. Fazia tempo que uma sinopse me deixava com tanta vontade de ler. Não tinha ouvido falar nele até agora e adorei. Vou aproveitar para comprá-lo logo, preciso ler esse livro! Ainda mais quando conheço pessoas que passaram por experiências parecidas.
    Beijão, Unsaid Things

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dinha!
      Você vai gostar da história ;)
      Depois me conta o que achou \o/
      Bjs!

      Excluir
  3. Puxa, quero mesmo ler e me surpreender com o livro!
    Quando vi esse livro nos lançamentos da Intrínseca, não imaginava que se tratava disso. Mas acho que, se Lee for tão mau como você disse, eu também desejaria um final doloroso para ele! hahaha

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ketelin!
      Olha, meu lado perverso prevaleceu na história, rs.
      É muito bom, você vai gostar \o/
      bjs!

      Excluir
  4. Oi Carla!
    Não conhecia o livro, mas adoro thrillers... Só não curto esse assunto, pois acabo ficando com vontade de matar o personagem! Eu com certeza também esperaria um final vingativo contra o Lee.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sora!
      O enredo é muito bom! E a autora é ótima, você se envolve com a escrita \o/
      Bjs!

      Excluir
  5. Esse tipo de livro me deixa inquieta de um jeito nada bom. Talvez por ser possível encontrar seres humanos iguais na vida real. Passo ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Josi!
      Infelizmente, mundo está cheio de Lee...
      muito triste!
      Bjs!

      Excluir
  6. Faz muito tempo que eu não leio um thriller , mas tenho certeza que vou me surpreender com esse. Só tenho visto resenhas excelentes. Adorei a capa.

    ResponderExcluir
  7. Já quero esse livro desde a primeira resenha que li. Imagino o tormento que é sofrer de TOC. E um relacionamento doentio, que deixa sequelas, quer físicas, quer emocionais.
    Mesmo que o final não seja o que esperamos, acho que vale quando cabe na história.
    Estou mesmo louca pra ler!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Manu!
      Esse é um livro você vai adorar \o/
      Ele é ótimo!
      Bjs!

      Excluir
  8. Uia... que medo desse seu lado vingativo...rsss

    O livro parece ser muito bom, fiquei doida de vontade de ler... vou colocar na listinha (que só é inha no nome) de compras!!

    beijos,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dé!
      ahahahahh eu sou muito cruel com os personagens XD
      Nem me fale na listinha, a minha só aumenta o.O
      Bjs!

      Excluir
  9. Carla esse livro parece bem forte!
    Estou na dúvida se leio ou não sabe...
    A premissa parece bem instigante, :)

    Bjo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gladys!
      Leia sim \o/
      Depois nós conversamos sobre ele ;)
      Bjs!

      Excluir
  10. Oi Carla!
    Primeiro de tudo, parabéns pela resenha, vc conseguiu passar bem pra quem ta lendo o que acontece no livro!
    Fiquei com agonia só de imaginar as coisas que a Cathy deve ter passado nas mãos de Lee. Eu não sei o que acontece no final, mas com certeza ele merecia um final bem vingativo!
    Espero ler o livro em breve!
    Bejos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nessa!
      Isso livro foi o que mais me perturbou! Eu queria bater muito no Lee kkk
      Bjs!

      Excluir
  11. Me parece bem empolgante,gosto deste estilo.Vou tentar ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi beth!
      Depois me conta o que achou!
      Bjs!

      Excluir
  12. Que bacana! Não tinha lido nada sobre esse livro até agora e estou achando o máximo! TOC, suspense, num mesmo ambiente, sem contar nas crises de relacionamento.

    ResponderExcluir
  13. Eu ainda não li esse livro e gostei demais da sua resenha e também dos comentários, tanto aqui como em outros blogs que andei lendo. Espero poder ler esse livro em breve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi maristela!
      Torcendo para que goste da leitura \o/
      bjs!

      Excluir
  14. Queeroo d+ ler esse livro!!! Amo suspense.
    No Escuro está sendo favoravelmente bastante comentado.
    Gostaria muito de ver a superação da Cathy ao longo do livro.
    E sou da mesma opinião q vc, Carla. Pessoas como o Lee devem sofrer bastante. Abomino violência doméstica e abuso contra as mulheres!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Any!
      AAhh! Então vai adorar essa história!
      Bjs!

      Excluir
  15. Gosto muito de livros que intercalam entre o passado e o presente. Gostei muito da sua resenha e No Escuro vai entrar para minha meta de leitura :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda!
      Aeehh! Torcendo para que goste da história!
      Bjs!

      Excluir
  16. Eu não conhecia este livro, mas me chamou muito meu interesse.
    Espero ganhá-lo e, se não der, vou atrás dele, mas uma coisa é certa, preciso matar a minha curiosidade e aventura-me em suas páginas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Edilaine!
      Você precisa ler, a história é ótima!
      Bjs!

      Excluir
  17. Que livro interessante, to lendo muitas resenhas sobre este livro e todas as resenhas são interessantes e ótimas a respeito desse livro, pronta para ler, não vejo a hora.
    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cibele!
      Você vai gostar da história \o/
      bjs!

      Excluir
  18. Livrinho tenso esse, achei muito boa a história mas é daquelas que parecem reais, meio triste de ler. Você fica pensando em tudo que acontece...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris!
      A história é muito tensa!
      Bjs!

      Excluir
  19. Ótima resenha! Fiquei ansiosa por ler esse livro!

    ResponderExcluir
  20. é tão bom ver um livro que fala de temas mais fortes e tira da rota literária os mocinhos super protetores do momento..Meu obvio que eu amo um cara super protetor (Travis por favor apareça) mais acho que o mundo tem muito mais do que isso e ver uma autora explorar as dificuldades de um relacionamento com um parceiro abusivo é interessante e instigante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Moni!
      Confesso que não imaginava sentir vários sentimentos conflitantes no decorrer da historia \o/
      bjs!

      Excluir
  21. Tenho bastante interesse por No Escuro, parece ser uma história bem densa e real, quantas Cathy não estão espalhadas pelo mundo tentando recomeçar e esconder, porque apagar é quase que impossível!, as marcas do passado e infelizmente, uma boa parte de mulheres que sofreram algum tipo de abuso físico, psicológico por parte daqueles que julgavam que as amassem saíram impunemente…
    Espero poder ler em breve :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafa!
      Torcendo para que possa ler o livro bem rapido!
      Bjs!

      Excluir
  22. "você consegue sentir o transtorno obsessivo compulsivo da personagen" uau fiquei com vontade de ler mesmo!!!

    ResponderExcluir
  23. Esse livro parece realmente ser bem interessante. Será que é daquelas que você não quer deixar de ler?

    ResponderExcluir
  24. Eu adoro thrillers e esse parece ser muito interessante pois além de tudo tem uma personagem que sofre de TOC, essa condição tão debilitante em que a pessoa se torna refém das próprias manias. Pena que no final o vilão não recebeu toda apunição que merecia, quero ler com certeza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris!
      Depois me conta o que achou \o/
      Bjs!

      Excluir
  25. dificil eu ler um thriller, mas esse é tão atrativo u.u já tá na lista do skoob ;)

    ResponderExcluir
  26. Confesso que se fosse me basear pela capa, não leria esse livro de jeito nenhum, mas depois que li a sinopse, e algumas resenhas positivas (inclusive essa), me convenci de que devo ler esse livro. Achei a trama bem interessante, e infelizmente, bem real. Deve ser muito angustiante viver como a Cathy.
    Espero ler em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nardonio!
      Realmente, a capa não diz nada do livro, rs
      Bjs!

      Excluir
  27. Carla que livro intrigante,na expectativa para ler e acompanhar Catherine,que não sabia que por detrás daquele homem tão enigmático se escondia um homem perturbado que conquistou a confiança dos amigos e quando Cat tenta pedir ajuda ninguém acredita nela,então ela só pode contar com si mesma e tentar escapar desse louco. A Autora Elizabeth Haynes trouxe relatos de seu trabalho como Analista de Inteligência da Polícia.
    Interessante o livro ter essa parte sobre o transtorno obsessivo-compulsivo da personagem.Realmente ao ler ao livro deve ser possível imaginar Cat passando por todos esses momentos conturbados e tentando sobreviver e escapar viva.
    P.S:Tem uma entrevista incrível que a Brenda Lorrainy do Blog catavento de ideias fez com a Autora:
    http://cataventodeideias.com/2013/05/entrevista-elizabeth-haynes-autora-de-no-escuro-sorteio-semana-de-thrillers-intrinseca/#more-10545

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Van!
      Muito obrigado pelo link!
      Vou conferir!
      Bjs!

      Excluir
  28. Incrível como a trama desse livro me fisgou! A resenha é muito boa e a história, o thriller são arrebatadores! Sem dúvidas lerei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jully!
      Mais uma que vai gostar do enredo!
      Bjs!

      Excluir
  29. adorei a dica. Não conhecia esse livro, mas agora quero ler, rs.
    bjus

    ResponderExcluir
  30. Adorei a história desse livro. Foi muito inteligente da autora usar o infeliz acontecimento pelo qual a personagem passa e transformar em uma história de superação, nos mostra uma realidade pela qual muitas mulheres passam. Quero muito ler esse livro, beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Steph!
      Depois me conta o que achou!
      Bjs!

      Excluir
  31. Quando eu li a primeira resenha já fiquei curiosa para ler o livro e acabei baixando, só falta tempo pra ler !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol!
      Depois me conta o que achou!
      Bjs!

      Excluir
  32. Amei,a história é muito bonita e a capa também.Parabéns pela bela resenha =*

    ResponderExcluir
  33. Nossa, você me deixou com uma vontade imensa de ler esse livro, só pela sinopse já fiquei mega curiosa, essa frase do final faz agente dizer: E agora? O que acontece?
    Já li um livro mais ou menos assim, foi o Nada é para sempre, a garota se apaixona pelo cara perfeito, que de repente se transforma em um monstro controlador obsessivo, mas ela não fica doente como a Cathy, só tem sempre aquele medo do cara aparecer, de se relacionar com outra pessoa. Fiquei curiosa também pra saber mais sobre a doença da Cathy, todos os traumas que ela tem, os atos dela. A minha curiosidade aqui tá grande viu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sabrina!
      Não conheço esse livro o.O vou procurar para ler!
      Bjs!

      Excluir
  34. Meu tipo de leitura preferida, amo trillers e suspenses , amo essa tensão em capa página e devoro de forma ávida cada página , não conhecia o livro, mas está na minha lista agora msm !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Márcia!
      Então o que está esperando? Comece a leitura agora, rs
      Bjs!

      Excluir
  35. Ai ai... eu não tinha lido nada sobre este livro e de repente me deparo com 3 resenhas diferentes e todas elas muito boas! Dando muitas referências boas ao livro... é... vou ser obrigada a lê-lo!! hahahaha

    Carla, eu comecei um blog há pouco tempo, gostaria de te convidar a passar lá, usar seu olhar crítico e me dar algumas dicas, me dizer o que achou... :)

    http://escrev-arte.blogspot.com.br

    Beijos. Boas leituras!

    ResponderExcluir
  36. não tinha lido nada sobre este livro e de repente me vejo resenhas diferentes e todas elas muito positivas, ansiosa para ler =)

    ResponderExcluir
  37. Este livro lembra muito a história do que estou lendo atualmente, “Um lugar para ficar”, namorado compulsivo a garota foge para tentar retomar a vida, mas percebi que a diferença entre os dois está em: a Cathy ser mais madura que a Clara, e seu ex-namorado parece ser bem mais perverso que Christian.
    Alguns aspectos me chamaram a atenção, como o fato dos amigos não acreditarem nela, o se transtorno Obsessivo-compulsivo. Estou um pouco desanimada com “Um lugar para ficar”, mas fiquei bastante curiosa para ler “No Escuro”, pois como você mencionou, a autora consegue demonstrar várias coisas no livro, então acho que seria uma leitura bem diferente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sam!
      Eu li esse livro e gostei bastante dele \o/
      Se gostou desse, então vai gostar de No Escuro \o/
      bjs!

      Excluir

 
Google+