36

[Resenha] Alma?

em quarta-feira, 22 de maio de 2013


Alma?
O protetorado da sombrinha – vol. 1
Gail Carriger
Editora Valentina
304 páginas

Alma?  escrito por Gail Carriger é o primeiro volume da série steampunk O protetorado da Sombria que conta a história de uma mocinha nada comum, Alexia Tarabotti.

Alexia é uma preternatural – nem humano nem sobrenatural – ela não tem uma alma. Além desse pequeno detalhe, ela é uma solteirona e filha de italiano, que ainda por cima, está morto. Dona de um nariz um pouco proeminente, e uma tez mais brozeada que as irmãs, Alexia tem uma personalidade forte e sem igual, recusando –se a deixar passar qualquer comentário sem uma resposta inteligente. Fugindo do padrão da sociedade londrina, ela não se deixa impressionar por qualquer um e sempre é sincera em seus comentários.

Em uma festa, Alexia acaba sendo atacada sem a menor educação por um vampiro, o que foge a todas as regras de etiqueta. Se defendendo da esfomeada criatura, ela acaba matando o vampiro com a ajuda da sua fiel sombrinha com detalhes de bronze. Para investigar o ocorrido, a Rainha Vitória envia o chefe do Departamento de Arquivos Sobrenaturais (DAS), o Lorde Maccon, um lobisomen temperamental, bagunceiro, gostoso lindo de morrer, que parecer ter uma estranha fascinação em discutir com Alexia.

Com vampiros inesperados aparecendo, todos parecem achar que a Srta. Tarabotti está envolvida, já que em todos os casos ela acaba presenciando algo. Será que ela conseguirá descobrir o que realmente está acontecendo na alta sociedade londrina? Será que seu dom de sem alma para anular os poderes sobrenaturais acabará revelando  útil ou apenas constrangedor? E como lidar com o Lorde Maccon, que começa a demonstrar sentimentos nada honráveis para com ela?

Confesso que a história me pegou de surpresa. Sabe aquele livro que tem mistério, romance, aventura, tudo em uma sociedade londrina, com personagens marcantes e carismáticos? Que a cada página lida, convence que você pode deixar o TCC para continuar a leitura? E que tudo o que precisa ser feito pode ser deixado para depois apenas para saber como evoluirá o relacionamento entre dois personagens? Alma? conseguiu me conquistar dessa forma.

Fugindo a todos os padrões estabelecidos pela sociedade, Alexia é uma jovem inteligente, que procura na leitura as resposta às perguntas surgidas pela ausência da alma. Não pensem que o fato dela não ter uma alma faz com ela seja cruel ou malvada, apenas não tem definido o que é o certo e o errado. Através da leitura, Alexia consegue entender o que é o correto a fazer, mas isso não significa que precisa segurar a língua e não falar a verdade. E é exatamente nesse ponto que eu me apaixonei pelo livro.

Os diálogos entre Alexia e Lorde Maccon são carregados de uma tensão sexual incrível, e um provoca o outro. Sem perceber e sem querer admitir, eles se admiram e sentem uma forte atração, mas como cada um é genioso e donos de uma personalidade forte, como admitirão os sentimentos? E eu me diverti muito em cada diálogo!

A história apresentada é envolvente e toda a atmosfera vitoriana faz com que o leitor seja inserido na trama sem conseguir largar o livro. Confesso que no início da história, fiquei perdida com os termos e com o que realmente estava acontecendo (isso não significa que não estava me divertindo com os diálogos entre Alexia e Maccon). Mas aos poucos, a escritora explica mais detalhes sobre a trama, facilitando para o leitor a compreensão dos fatos.

Outro ponto que gostei da história é que os seres sobrenaturais vivem de forma harmoniosa com os seres humanos. Todos os seres dotados de algo especial precisam ser registrados para o controle do DAS, e podem viver normalmente na sociedade. Eles não se escondem, e são temidos apenas pela força incomum que podem ter. 

Estou muito curiosa com a continuação, apenas para saber o que mais Alexia irá aprontar na sociedade londrina. Preciso da continuação para ontem! Fiquei totalmente apaixonada por esse ambiente sombrio, onde encontrei dois personagens de personalidade forte, apaixonados, mas que negam os sentimentos. Como não amar um casal assim? (risos)



36 comentários:

  1. Apaixonei pela estoria. *-*
    Além da capa ser linda. Gostei bastante da sinopse, nao é um livro como esses outros sobre lobisomem, é bem diferente.
    Super ansiosa para ler

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafa!
      Essa história é viciante! Não consegui largar!
      É ótima!
      Bjs!

      Excluir
  2. Eu quero muito ler esse livro por ser de um estilo totalmente diferente do que eu já li. Vi muitos comentários elogiando a personalidade dos personagens e dialogo, o que me deixa mais curiosa para ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Naty!
      Pode ler sem medo, é ótima!!
      Bjs!

      Excluir
  3. Ai Carlinha, esse livro me supreendeu pelas resenhas positivas, achei a capa meio estranha. Mas gostei da sinopse, fiquei esperando as resenhas e puft: quero mais este também.
    Assim como vc gosto de casais geniosos que se apaixonam e tentam negar isso, até pq quando o fazem, costuma ser lindo e emocionante. *-*
    Esse Lorde vai ter de aturar uma língua solta. hahaha, deve rolar cada discussão. =)
    Amei a resenha, espero que o próximo não demore muito a ser publicado.
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani!
      Você não imagina cada discussão que acontece entre os dois! É diversão garantida, rs
      Eu estou viciada na série, rs
      Bjs!

      Excluir
  4. Ah, eu me apaixonei por esse livro! Alexia e Maccon são o máximo, não? e não só eles! Os outros personagens também são muito legais. Pra mim também foi uma agradável surpresa! Não vejo a hora de ler os outros livros!

    bjs!

    Thaís

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thais!
      Eu quero! Eu quero!
      Não vejo a hora de ler o segundo!
      Bjs!

      Excluir
  5. Os personagens parecem ótimos, mas ainda não tenho vontade de ler a série. Não o quê, mas sinto que falta algo para me deixar atraida por ele. E a capa também não contribui muito para isso :S

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ketelin!
      Você não sabe o que está perdendo XD
      Bjs!

      Excluir
  6. Oi Carla. Em tempos de tcc parece que tudo ao redor fica mais interessante que o dito cujo. (rs) Me interessei por esse livro desde o lançamento, acho Londres um charme e adoro personagens com respostas inteligentes. Estou louca para ler esse sobrenatural diferente. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Naty!
      Toca aqui o/\o
      Qualquer coisa, menos TCC ahhah
      Bjs!

      Excluir
  7. Oi Carla!

    Sabe se não fosse essa parte sobrenatural e tals, até que leria, mas não adianta forçar né.

    Li em vários blogs muitos comentários positivos e lá vau vc para mais uma série né, kkkkkk

    Bjo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gladys!
      Séries e trilogias, um defeito que não consigo mudar ahahha
      Bjs!

      Excluir
  8. Eu amo séries e trilogias, principalmente se envolve algo sobrenatural.
    E pra mim esse livro tem tudo para entrar nos melhores pra mim.
    Amo romances, mesmo que eu tente fugir deles... Porém o fato dos seres sobrenaturais poderem andar com os humanos normalmente me chamou a atenção...
    Saiu fora do clichê, sabe?
    Espero amar esse livro, beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sarah!
      Confesso que não imaginei gostar tanto do livro \o/ foi uma agradável surpresa e não vejo a hora de conferir o segundo!
      bjs!

      Excluir
  9. Oi Carla,parabéns pela resenha maravilhosa!
    Nossa,Alexia é uma preternatural? Não conhecia o termo e ela já vivia uma vida cheia de problemas e ainda ganhou mais um ao ser atacada por um vampiro e ela ainda o mata?
    Interessante o livro desde a sinopse,li o primeiro capítulo e gostei,pela pequena biografia da autora que é um tanto exótica,já podemos esperar surpresas.
    Realmente deve ser interessante acompanhar Alexia em sua jornada durante os livros da série,e VC mencionou que ainda tem:" mistério, romance, aventura, tudo em uma sociedade londrina, com personagens marcantes e carismáticos".
    A Editora Valentina, está de parabéns o livro steampunk "Alma?" de Gail Carriger, promete ser um sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Van!
      É um sucesso!
      Eu amei essa história!
      Bjs!

      Excluir
  10. Olá!
    Para quem me conhece sabe que não perco(ou melhor não deixo de ler)um livro com seres sobrenaturais(principalmente vampiros.hahahaha).E este livro já havia me chamado atenção somente pela sinopse.E agora lendo a sua resenha,como não amar,como não querer ler este livro,bom impossível não é!
    O que mais me chamou atenção nesta estoria,é a década em que ela se passa,acho que nunca tinha lido algo(sobre este gênero. Sobrenatural)que passasse nesta época. E fora que adoro personagens fortes,que marcam,e a Alexia para ser esta personagem.E pelo que li da resenha,com certeza vou dar boas gargalhadas com ela e sua linguá afiada!

    Sabe o que me deixa triste,é saber que vai ter continuação,e que esta mesma não tem data de previsão para ser lançado :(

    A sua resenha esta ótima!Amei os pontos que você destacou de sua leitura.

    Beijokas Ana Zuky

    Blog Sangue com Amor

    ResponderExcluir
  11. Valentina? Porque obras tão perfeitas? Sério, em pouco tempo essa editora esta me conquistando MUITO. Essa é uma obra que venho admirando faz tempo. Me falaram que é bem original e um gênero pouco aproveitado. Ansiosa =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karolyne!
      Essa editora tem muito a crescer!! Estou adorando a qualidade das publicações!
      Bjs!

      Excluir
  12. Gostei da resenha, ja vi varios comentarios positivos sobre esse livro e tenho muita vontade de ler

    ResponderExcluir
  13. Parece bem interessante. Fiquei curiosa e vai pra minha lista de desejados.

    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Adoro estes livros que nos deixam curiosa para a continuação! Estou bem curiosa para ler este livro, tem cara de ser muito bom, amo a capa dele, é linda!

    ResponderExcluir
  15. adoro essa mistura que foi feita nele, de antigo e sobrenatural, cheio de elementos para se explorar. Gostei do jeito da história, parece ser bem desenvolvida.

    ResponderExcluir
  16. Confesso que não gosto dessa capa, acho feinha. E o nome do livro não é dos melhores. Mas ao ler essa resenha deixei o pré-conceito de lado, pois parece ser uma história muito boa e diferente que vale a pena. Fiquei curioso também para comprovar isso aqui: "Os diálogos entre Alexia e Lorde Maccon são carregados de uma tensão sexual incrível.."

    ResponderExcluir
  17. Adorei. Gente, quero ler demais Alma? Adorei a historia e tudo mais, quero ver se a Alexia é pelo menos legal, mas deve ser rs. Gostei muito :O meu sonho ter esse livro k.. A ideia de seres sobrenaturais e diferentes é muito foda! realmente eu amei.

    ResponderExcluir
  18. Fiquei apaixonada pela história só por ler sua resenha, o livro deve ser maravilhoso. Adoro livros com vampiros, lobisomens, seres sobrenaturais eles são os melhores não é verdade?
    Fiquei encantada!!!!
    Bjus

    ResponderExcluir
  19. Estou querendo ler esse livro já faz um bom tempo. O termo que você usou Preternatural, não conhecia e fui apresentada a ele agora em sua resenha, que aliás, está divina.

    ResponderExcluir
  20. Genteeee pelo nome eu não imaginava que era uma história sobrenatural! Amei! To louca pra saber mais do Lobinho!! Adorei a resenha, parabens! mari

    ResponderExcluir
  21. Já havia lido uma resenha de "Alma?" e fiquei empolgadíssima com a história. Adoro esse mundo steampunk, e é uma surpresa descobrir que "Alma?" segue esse estilo ;) Adorei sua resenha!

    ResponderExcluir
  22. Apaixonada por esse livro desde o lançamento!
    Pela capa não compraria mas li resenhas positivas sobre ele e pela história eu fiquei empolgada!
    adorei sua resenha e ela me fez ficar mais louca para ler.
    Tem tudo que aprecio em minhas leituras.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  23. Sou apaixonada por livros que tem o tema sobrenatural, ainda mais quando existe uma pitada de tensão sexual no ar!!!
    Louca pra ler alma, está na minha listinha de desejados a tempos!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Não curto sobrenaturais, mas nesse caso... me rendi. Só por conta desse tal estilo, que ainda não sei como é: Steampunk.
    Gostei especialmente na mocinha fora dos padrões da sociedade tão rígida e formal da época. Uma rebeldia é sempre bem vinda numa história, deixa mais instigante, rsrs.
    Só não me convencem o lobisomem e o vampiro. Mas se conseguirem me explicar o motivo deles na história, posso deixar passar, haha.

    ResponderExcluir
  25. Tenho lido muitas resenhas positivas em relação a esse livro. Gosto bastante de sobrenatural, e se tiver essa pegada que esse tem, cai mais ainda no meu gosto. É ótimo quando nos surpreendemos positivamente com livros como esses, né?!?! A parte ruim é "atrasar" sua vida pra saber o desenrolar da trama. Rsrsrs

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir

 
Google+