30

[Resenha] A colcha de despedida

em sexta-feira, 24 de maio de 2013


A colcha de despedidas
Susan Wiggs
Editora Harlequin
284 páginas

A loja de tecidos preferida de Linda Davis é o lugar em que as mulheres se encontram para compartilhar suas criações: colchas de casamento, colchas para bebês, colchas de comemoração. Cada qual costurada com muitos sonhos, esperanças e suspiros. Agora, a única filha de Linda se prepara para entrar na faculdade, deixando- a confusa com tantas emoções. 

De um lado, a felicidade por Molly ter crescido. De outro, uma pontada de angústia por vê-la partir. Qual será o papel de Linda quando ela não for mais necessária como mãe? Ao viajarem juntas para fazer a mudança de Molly, Linda prepara uma colcha com os retalhos de roupas que ela guardou de sua menina. A barra do vestido de batizado, um enfeite de fantasia. Ao unir cada pedacinho, ela descobre que lembranças podem ser costuradas de modo a manter ambas, com o coração aquecido por muito tempo.

“Como se diz adeus a um pedaço do seu coração? “

A colcha de despedidas escrito por Susan Wiggs é uma história tocante e delicada. Com maestria, Susan expõe de forma clara e simples o sentimento de uma mãe com a saída do filho da casa. É o primeiro livro da autora que leio e confesso que não esperava tantas emoções. Com uma narrativa delicada, fiquei emocionada em vários trechos, e por pouco, não fui tirar uma prova com a minha mãe para verificar se ela se sentiria da mesma forma que a protagonista.

Linda Davis está em um dilema, sabe que é o melhor para a filha é cursar a faculdade longe da casa, mas ao mesmo tempo, está triste, pois sabe que é um momento de despedida, a sua filha está crescendo e vai enfrentar o mundo. Após muitos anos sendo mãe da Molly, Linda não sabe o que será após a partida da filha. Como lidar com saudade? Como estabelecer uma rotina com o marido, sem ter que cuidar de um filho? Será que ela vai conseguir voltar a viver após a saída da filha?

Recheado de momentos reflexivos, Susan Wiggs cria uma história para mãe e filhos. O quanto uma mãe precisa renunciar para "soltar" o filho para o mundo e deixar  caminhar com as próprias pernas, escolhendo entre acertos e erros, o caminho que vai seguir. Assim como é para os filhos, para conhecer um pouco do universo do que é ser um pai ou uma mãe, o quanto de dor eles tomam para si para que os pequenos não conheçam o sofrimento.

Eu não sou mãe, então não posso dizer que os sentimentos da personagem Linda são extremos ou dramáticos. Mas pela convivência com os meus pais, sei que por mais que eu me mude para a rua vizinha, eles sentirão falta da convivência diária.

É uma leitura que indico para todos que assim como eu, tem um coração mole, que se emociona fácil e gosta de ler histórias com uma pitada de drama familiar. É uma dica perfeita!



30 comentários:

  1. Eu leria, com certeza; mas não é o tipo de leitura que quero agora.

    Beijos,
    Carissa
    www.carissavieira.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carissa!
      A história é emocionante \o/
      bjs!

      Excluir
  2. Nossa, a história parece ser linda! Eu tenho uma relação muito especial com a minha mãe, e acho que vou comprar o livro pra dar de presente para ela, mesmo já tendo passado o dia das mães.
    Adorei a resenha, passou o sentimento e não ficou cansativa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafa!
      Que fofo! Torcendo para que ela goste e se emocione com a história ;)
      Bjs!

      Excluir
  3. Oi Carlinha,
    Eu gostei bastante da sinopse e a capa apesar de não achar que combina, é meiga.
    Quanto à resenha: adorei, fico imaginando isso quando meus filhos crescerem como vou me sentir quando já estiverem mais independentes, mas sei que faz parte da vida. Creio que o importante é que apesar da distância sempre se mantenha contato para evitar mágoas e preocupações desnecessárias, mas não deve ser nada fácil. haha
    Adorei a dica, creio que adorarei a leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani!
      Também penso dessa forma, não deve ser nada fácil o.O
      A história é emocionante ;) você vai gostar!
      Bjs!

      Excluir
  4. Esse livro com certeza irá me fazer chorar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lena!
      Com certeza, você vai adorar a história \o/
      bjs!

      Excluir
  5. Um ótimo livro para presentear as mães, não acha?
    Pois é, os filhos saem um por um de casa, e muitas vezes nem param muito para pensar na falta que os pais irão sentir. Deve ser linda a história *-*

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ketelin!
      A história é emocionante! E é um ótimo presente ;)
      Bjs!

      Excluir
  6. Ain... preciso ler!!!Saí de casa para cursar faculdade fora e tanto eu quanto minha mãe sofremos muito. Adicionado à listinha com toda certeza do mundo, vou emprestar para minha mamys depois de ler. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Naty!
      Já estou vendo que vocês duas irão chorar com o livro \o/
      Bjs!

      Excluir
  7. Ahh, eu tive com este livro na mão na livraria, mas acabei optando por outro, tô tão arrependida agora, tenho certeza que na minha próxima visita à livraria eu vou compra-lo, parece ser o tipo de história que me encanta. Quero ler!

    Vanessa - Blog do Balaio
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Van!
      Ahhhh! Você vai adorar! Precisa ler ;)
      Bjs!

      Excluir
  8. Eu amo histórias que me emocionem,que fazem sofrer e chorar!!

    Sou louca eu sei,mas adoro... e depois de ler sua resenha tenho certeza de que a Susan Wiggs vai fazer isso comigo!!

    bjsss

    Bianca

    http://www.apaixonadasporlivros.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia!
      aahhah eu gosto de histórias assim, não consigo viver sem ;)
      Bjs!

      Excluir
  9. Carlinha, tudo bem?

    A escrita da Susan é muito boa!
    Já li alguns livros e fiquei bem interessada quando vi o lançamento. Não resisti e comprei na Saraiva, para retirar na loja, rsrs.
    Ainda não peguei, pois me deram 17 dias, afff! Mas na próxima semana poderei conferir essa trama emocionante.

    Bjo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gladis!
      Tudo bem e você?
      Ah! Depois me conta o que achou da história \o/
      bjs!

      Excluir
  10. Adorei a resenha! Sempre quis ler algo dessa autora, mas ainda não tive oportunidade. Os livros da Susan são sempre muito bem recomendados! O livro parece ser lindo e emocionante mesmo! Curti a sinopse. E eu e minha mãe nos damos tão bem e somos tão ligadas... Acho que iria curtir muito esse livro e me identificar com ele em alguns aspectos! Adorei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabi!
      Ah! Você vai adorar a história! E é certeza que se lembrará da sua mãe \o/
      Bjs!

      Excluir
  11. A capa desse livro é linda, mas a temática não me agradou. Acho que o motivo é que eu nunca consigo me envolver com esse tipo de drama familiar.

    ResponderExcluir
  12. Amo livros com essa pegada familiar, acho que deve ser meu ponto fraco. Difícil eu me emocionar com uma leitura, mas dramas familiares conseguem fazer isso as vezes. Boa dica, gostei =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karolyne!
      Eu sempre me derreto com esse tipo de história, choro muito!
      Bjs!

      Excluir
  13. Tenho certeza que vou gostar deste livro. Já está na minha lista de desejados, e em breve espero estar conferindo. Adorei sua resenha. Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lia!
      Aehh! Torcendo para que goste da leitura \o/
      Bjs!

      Excluir
  14. Oi Carla, realmente pela sinopse e pelo primeiro capítulo promete ser um livro emocionante.
    A Mãe vai criar a colcha a partir de retalhos de outras peças usadas pela filha e cada peça contém lembranças,sentimentos,emoções...

    ResponderExcluir
  15. Eu também não li nada da Susan e fico muito desejosa quando leio uma resenha como a sua,adoro um livro delicado e emocionante para me lembrar que sou chorona e emotiva... fico imaginando aqui os sentimentos da mãe,com a saída de sua filha de casa...[

    linda resenha!!!

    bjsss

    Bianca

    http://www.apaixonadasporlivros.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Então o livro é perfeito para mim, também tenho o coração mole e me emociono fácil, sou muito sensível. Achei a capa linda e a história envolvente, pretendo ler o livro.

    ResponderExcluir

 
Google+