64

[Resenha] Como era antes de você

em segunda-feira, 6 de maio de 2013


Como eu era antes de você

Jojo Moyes

Editora Intrínseca

318 páginas

Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Trabalha como garçonete num café, um emprego que não paga muito, mas ajuda nas despesas, e namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela (não que ela se importe). Ela está confortável com a vida que tem, e não se preocupa com um relacionamento que tem não futuro, ou em querer mudar de profissão.


Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Após semanas, tentando encontrar outro emprego, Lou percebe que tem poucas opções para escolher. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico.

Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Tudo parece pequeno e sem graça para ele, e parece não se importar com nada ao seu redor.

O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro. Como eu era antes de você é uma história de amor e uma história de família, mas acima de tudo é uma história sobre a coragem e o esforço necessários para retomar a vida quando tudo parece acabado.


Como eu era antes de você escrito por Jojo Moyes é um livro emocionante, que nos leva a reflexão. É o primeiro livro que eu leio da autora, e só posso dizer que estou totalmente encantada com sua narrativa. Estou aqui tentando expressar em palavras tudo o que eu senti durante a leitura, mas parece que por mais que eu tente, alguns momentos o leitor precisa vivenciar ele mesmo.

Com uma escrita leve, despretensiosa, acompanhamos Lou em sua descoberta pela vida. Quando começa a trabalhar para Will, Lou não tinha ambições. Se protegendo em uma falsa zona de conforto, não se preocupava em melhorar a própria condição em que se encontrava.

Will é uma pessoa amargurada, mal humorada, que perdeu o sentido da vida após o acidente. Tetraplégico, sofre de terríveis dores musculares, infecções, depende de todos para se locomover, se limpar, se alimentar...e ainda precisa lidar com uma  sociedade que não está preparada para atender um cadeirante: limitação nas calçadas, lojas e qualquer outro ambiente que ele queria frequentar. Will não aguenta mais o olhar de piedade da sociedade e dos amigos, por isso vive recluso na mansão da família e aceita apenas a companhia do enfermeiro Nathan.

— Tentar animá-lo um pouco? Ele é… ele é meio mal-humorado. O que é compreensível, dadas… as circunstâncias. Mas você vai precisar ser um pouco cascagrossa. 

Desde o início do relacionamento entre Lou e Will, existe uma animosidade entre eles. Lou não tem nenhuma experiência como cuidadora, e todas as suas tentativas de conversas são finalizadas abruptamente com as respostas grossas e ácidas de Will. 

— Quer que eu lhe prepare uma xícara de chá? — perguntei, enfim, quando o silêncio ficou insuportável.

— Ah. Sim. A garota que faz chá para viver. Estava pensando quanto tempo ia demorar para você mostrar suas habilidades. Não. Não, obrigado.

— Café, então?

— Nada de bebidas quentes para mim agora, Srta. Clark.

— Pode me chamar de Lou.

— Isso vai ajudar?

Aos poucos, os dois começam a se entender e na convivência, nasce uma linda amizade, um sentimento de respeito e orgulho. O relacionamento entre eles acontece na convivência, no dia a dia, a medida que se conhecem e entendem suas dificuldades e medos. O enredo traz alguns toques de romance, algo leve e delicado, mas não é o foco da história

Mas a autora não deixa a história apenas nesses momentos e logo começamos a visualizar todas as surpresas que teremos no enredo. Com delicadeza, Jojo mostra todas as limitações de Will assim como as suas dúvidas e anseios.

A história é emocionante e divertida. Temos toda tensão, a intensidade do dilema vivido por Will, ao mesmo tempo em que nos diverte com suas respostas ácidas. Lou é maravilhosa, cheia de energia, e é adorável acompanhar toda a sua peregrinação para conseguir completar a sua missão, e quem sabe trazer um pouco de alegria na vida de Will.

Mesmo com todo o dilema que conhecemos na metade da história, eu não consegui chorar no final. É claro que me emocionei, mas não imaginava um final diferente. De certa forma, a autora nos prepara para esse encerramento, e quando li a última página, já estava conformada com o rumo da história. Por favor, não entendam que isso é algo que prejudica o enredo. Confesso que não imaginava toda essa carga emocional que eu senti, e não retiro nada o que foi escrito em toda a história.

É confuso dizer que adorei ou me diverti com um drama, mas foi exatamente isso que me aconteceu. Como não deixar de sorrir com todo o amadurecimento do personagem? Como não deixar de emocionar com cada momento de felicidade conquistado? Como não deixa de se alegrar com a descoberta do mais puro amor? 

A autora nos brinda com uma linda história de superação, não de Will, mas de Lou. Desde que li a sinopse, imaginei que a história trataria exclusivamente da condição de Will e de como ele se transforma com a chegada de Lou, mas é ao contrário. Acompanhamos todo o amadurecimento da personagem, suas descobertas, seus verdadeiros medos, aquilo que realmente a faz ficar escondida sem se arriscar. É naquele jeito mandão, nas respostas ácidas de Will que Lou desabrocha para vida. E a capa é uma expressão fiel do livro, um momento de liberdade dos próprios medos.

Como podem notar eu me apaixonei por cada página, e mesmo com todo o drama que acompanha o enredo, não tiro nenhuma palavra. É uma história  impactante, que faz qualquer leitor pensar na importância da vida, e que devemos aproveitá-la. Nada é mais difícil do que se arriscar em algo novo, e nada é mais prazeroso do que descobrir ser capaz de fazer e sentir o inimaginável.

Como eu era antes de você é livro para ser saboreado, ser sentindo e vivido em todas as páginas. Com certeza você será outra pessoa após a leitura dessa história.



64 comentários:

  1. Eita lá, Carlinha, essa Lou me lembra alguém (tipo, eu), hahahaha, sou muito covarde nesse sentido, quero fazer as coisas, mas tenho medo das consequências, mas no meu caso é mais pq eu penso demais no que os outros vão achar e tal. Um defeito e tanto. XD
    Quem sabe lendo eu não aprendo com a Lou a sair da zona de conforto. A arriscar e pensar um pouco mais em mim.
    Will é mal humorado e meio, né? Eu não sei se teria tanta paciência com um ser tão ranzinza, acabaria respondendo ele tb. Mas tb ele tem motivo, deve ser péssimo uma pessoa perfeita se ver limitada e dependente de terceiros.
    A capa é muito linda, me deixou interessada só de olhar e depois da sua resenha tão fofa, tenho certeza que vai ser um drama muito lindo de se ler.
    Bj. =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani!
      Acho que todos tem um pouco da Lou... eu também sou assim, de querer mudar, mas não faço nada fico esperando acontecer =(
      Dani, você vai gostar do livro \o/
      bjs!

      Excluir
  2. Ah Carlinha que bom saber que esse livro não vai me decepcionar, :)

    Desde o lançamento apostava minhas fichas nele e sua resenha só me animou mais!

    Vai ter promo com ele por aqui? rsrs.

    Bjo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gladys!
      Ah! Assim você estraga a surpresa, kkkk
      É um livro que você vai se encantar e se emocionar \o/
      Bjs!

      Excluir
    2. Conta só pra mim, kkkkkkkkkkkkkkk

      Bjo!

      Excluir
    3. Calma, se prepara, o dia está chegando XD
      Bjs!

      Excluir
  3. Eu estou lendo A ultima carta de amor, da Jojo Moyes tambem. e estou me encantando pela escrita dela..
    eu vi este livro na semana passada como lançamento da intrínseca e a sinopse me chamou bastante a atenção.. com a sua resenha contendo tanto elogios eu fiquei com mais vontade ainda de ler-lo =))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafa!
      Eu peguei "A última carta de amor" para ler, mas ainda não consegui =(
      Depois me conta o que achou \o/
      bjs!

      Excluir
  4. Nunca li nada da autora e pelo jeito como você a elogiou, gostaria de ler o livro. A capa é uma graça, e acho que a estória também seja. Além de gostar de livros que emocionam, nada melhor do que personagens com respostas ácidas... haha

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ketelin!
      AHh! Você precisa ler o livro, não tem como não se apaixonar \o/
      Bjs!

      Excluir
  5. Pela sua resenha parece ser um livro lindo, apaixonante...

    ResponderExcluir
  6. Respostas
    1. Oi Lena!
      O livro é o seu número \o/
      bjs!

      Excluir
  7. Oi, Carla!

    Ah, esse livro parece muito lindo e emocionante. Só pela resenha dá para perceber isso. Gostei do enredo também, acho que nunca li um livro cujo personagem fosse cadeirante! Dica anotada aqui!

    Beijos,
    Inara
    http://www.lerdormircomer.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Náh!
      Menina, você precisa ler e depois comentar comigo o que achou da história \o/
      Bjs!

      Excluir
  8. Olá, Carla!
    Ai, estou morrendo de vontade de lê-lo. No início não me interessei tanto,mas logo depois que vi uma blogueira comentando e depois li sua resenha, quero muito!
    É muito saber que a história é bom, os personagens sao cativantes! Adoro histórias emocionantes! E o título já me conquistou rsrs

    Um beijo!
    Milena, http://divertletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Milena!
      Depois me conta o que achou da história ;)
      Quero ler a sua resenha!
      bjs!

      Excluir
  9. Então...
    Valeu por me deixar curiosa em relação ao livro apaixonante, palmas para a dona Ana Carla.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alê!
      Muito obrigada ;)
      Adoro levar as amigas para a falência ahahha
      Bjs!

      Excluir
  10. Esse com certeza é aquele tipo de livro que eu quero muito ler.
    Beijos...

    ResponderExcluir
  11. Até agora não tinha lido nada sobre o livro, mas gostei pelo que li na sua resenha. Parece um livro emocionante, e como eu sou chorona, tenho certeza que vou chorar muito com o final, mesmo sabendo o que vai acontecer ao longo da narrativa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Naty!
      Prepara a caixa de lenços de papel, você vai precisar ;)
      Bjs!

      Excluir
  12. Sabe, eu nunca gostei muito de livros assim, mas por agora eu estou me interessando mais, estranho ne? kkk. Já to querendo ele, tipo, pra já, kk. Estou completamente apaixonada nessa capa, e a historia me parece ser bem emocionante, então já vou separar uns lenços aq pra caso eu chorar, haha. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eduarda!
      Já começa a comprar algumas caixinhas, só para segurança ahhah
      Bjs!

      Excluir
  13. Carla você precisa ler A última carta de amor, então, porque é tão maravilhoso quanto. Quando eu vi que seria lançado outro livro da autora eu fiquei com um certo receio de que não estivesse à altura da sensibilidade e da beleza do primeiro livro, mas felizmente deu para perceber que a Jojo Moyes não perdeu a mão, esse livro já está na minha lista de desejados com três estelinhas do lado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Cris!
      SÉRIO?! Menina, preciso ler o livro para ontem! Eu adorei a narrativa da autora \o/
      Confesso que li o livro em apenas um dia! Não consegui largar, rs.
      Bjs!

      Excluir
  14. Gente que fofo esse livro! Amei e amei e amei *-*
    Queria ler o outro livro dela e já vi que vou deixar ele pra depois, esse é muito bom e estou doida pra conferir também. Até se eu ver alguém falando que não é bom eu estou achando bom. Quero!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris!
      Leia, você vai adorar \o/
      Eu fiquei apaixonada com a narrativa da autora \o/
      Bjs!

      Excluir
  15. Ainda não li nada dessa autora, mas tenho muita curiosidade. Eu adorei a história desse livro, parece ser muito envolvente. Esse é o tipo de livro que eu gostaria de ler e reler.
    Achei a capa linda e meiga, editora fez um ótimo trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clara!
      A capa é a coisa mais fofa que eu já vi! Você se apaixona por tudo, pela capa, narrativa, por tudo!
      Bjs!

      Excluir
  16. Espero ganhar na promoção desse livro (:

    ResponderExcluir
  17. Eu imaginava uma história completamente diferente por causa do titulo, imaginei um romance bem forte, e que mudaria a vida da protagonista, de certa forma o segundo fato acontece. É gostoso quando lemos uma história com a evolução de um personagem, vamos acompanhando passo a passo do seu amadurecimento e mudança!
    Adorei a história e espero ler o livro em breve!
    Bejos! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nessa!
      Leia sim, é muito bom!
      E os personagens conquistam!! Torcendo para que goste da leitura!
      Bjs!

      Excluir
  18. adoro histórisa emocionantes e divertidas e tem tudo pra eu adorar!!! omg, que tipo de pessoa vou ser qdo acabar esta leitura? jah estou curioso, mas já posso sentir que nos dá uma gde lição de vida, espero ler logo. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafael!
      Torcendo para que goste da história, não tem como não se emocionar!
      Bjs!

      Excluir
  19. Oi Carla!
    Também adoro histórias emocionantes,a vida da Louisa era" parada" e parecia tudo perfeito e ela nem se importava com o futuro,mas o destino reservava uma surpresa e no caminho ela vai conhecer Will.Realmente um livro emocionante com elementos importantes amor,família,coragem,superação...
    Livros assim são marcantes porque nos levam a fazer reflexões sobre nossas vidas.
    Achei a capa fofa!

    ResponderExcluir
  20. Oi linda!
    Eu tenho visto muitas pessoas falando sobre este livro, e só o título e a capa me chamou atenção. Amo histórias assim, e sua resenha me despertou ainda mais o interesse por ele, parabéns, amei a resenha. Beijos

    www.doceabril.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Midiã!
      Você precisa ler! Com certeza não conseguirá parar a leitura \o/
      Bjs!

      Excluir
  21. Já estava de olho nesse livro, já que tem muitas pessoas comentando sobre ele, agora estou com ainda mais vontade de comprá-lo!Parabéns pela resenha, muito bem feita =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabi!
      Muito obrigada!
      Não perca tempo! E corre para comprar!
      Bjs!

      Excluir
  22. Me emocionei com a resenha. Quando vi o lançamento desse livro achei que se tratava de mais um romance, adorei saber que romance não é o foco e estou muito curiosa para ler. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Naty!
      O romance é bem leve, e não é foco da história \o/
      Eu fiquei apaixonada por esse enredo \o/
      bjs!

      Excluir
  23. Nossa amo muito essa escritora e já li dois livros dela e não posso ficar sem esse, que carrega drama e em suas linhas mas nós faz pensar e chorar, quero muito acompanhar tudo que vai acontecer entre Will e Louisa.
    Amei a resenha de verdade já li outras mas essa é a melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris!
      É o primeiro livro que eu leio dessa autora e adorei! Não vejo a hora de conseguir ler os outros!
      Bjs!

      Excluir
  24. Parabéns pela resenha! Vc descreveu Lou tão maravilhosamente que quase pude visualizar pessoas que conheço. É bom saber que a base do enredo é mais do que romance, é principalmente a evolução dos personagens, com suas manias, fraquezas, medos e verdades. Quero muito ler! Nani

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nani!
      Muito obrigada!
      Realmente, eu conheço várias "Lou" por ai \o/
      bjs!

      Excluir
  25. Que resenha fofa!!
    Desde que li uma resenha de A ultima cara de amor, eu fiquei morrendo de vontade de ler o livro da Jojo.
    E ontem descobri mais este, na turnê intrínseca. E a gura me falou tao bem dele lá que corri pra ver uma resenha e me deparo com a sua! E nossa, sei que vou chorar... :( (preparando lencinhos...) hehe

    Louquinha pra ler, agora!
    Beijos

    Danni
    Garotas e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Danni!
      Eu ainda não li "A última carta de amor", mas disseram é ótimo! Então preciso ler, rs
      Bjs!

      Excluir
  26. Acho essa capa linda, mas confesso que até então, antes de ler essa resenha, achei que fosse só mais um romance bobinho, nem me interessei, mas agora vejo que estava enganada. Gostei muito da resenha e da história do livro. Pelos comentários parece ser um excelente livro, quero muito ler! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tainara!
      Não tem nada de bobinho, rs
      É uma história que abala as nossas estruturas \o/
      Bjs!

      Excluir
  27. Nossa, fiquei encantada com a resenha, eu tb achava, quando li a sinopse que a mudança, o amadurecimento era do Will, nao da Lou, mas é uma surpresa muito agradavel! Enquanto lia a resenha, ja fui imaginando a historia e fiquei tomada de ansiedade, até pq vc disse que se divertiu num livro que é drama! Amei, amei, amei, preciso desse livro pra ontem e parabéns, sua resenha, ta show!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriana!
      Muito obrigada!
      Torcendo para que goste da história!
      Bjs!

      Excluir
  28. Achei perfeita a historia e gostei muito da capa do livro adorei.Parabéns pela bela resenha ;*

    ResponderExcluir
  29. Ah, a autora já é um convite para a leitura... e uma história que me envolva e me emocione, então, se torna irresistível...
    Lembrei do filme recente, acho q é Os Intocáveis, é isso?
    Quero ler, claro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Manu!
      Eu ainda não assisti esse filme, mas quero ver logo kkkk
      bjs!

      Excluir
  30. Fiquei muito interessada na história....ótima resenha!!
    Gosto muito desse tipo de livro onde podemos tirar alguma lição para nossa vida!!

    ResponderExcluir
  31. Eu amei a resenha, bom a princípio também pensei que a história toda fosse centrada no Will mas, ao ler a resenha e você dizer que é Lou que se destaca na trama, me interessei ainda mais pela história. Quer muito ler!
    Um abraço.
    Amanda Ramos

    ResponderExcluir
  32. Estava super interessada em ler esse livro desde que soube do lançamento de um novo livro da Jojo, mas depois dessa resenha.... ESTOU DESESPERADA!! :P
    Adorei!!!
    Parabéns!

    ResponderExcluir

 
Google+