22

[Resenha] A Arte de Ouvir o Coração

em terça-feira, 25 de junho de 2013

A Arte de Ouvir o Coração
Jan-Philipp Sendker
Editora Paralela

253 páginas

Este livro conta a história de um bem-sucedido advogado de Nova York que desaparece de repente sem deixar vestígios, o que motiva Julia, sua filha, a ir atrás da única pista que tem - uma carta de amor de seu pai para uma mulher da Birmânia.

Mas tudo isso é só uma introdução para a grande história que o leitor, acompanhando Julia, vai conhecer a partir daí. Um velho de Kalaw começa, então, a falar sobre a infância de seu pai, um período difícil para o pequeno Tin Win devido à crença de sua mãe que dizia que o menino havia nascido em um péssimo dia. Quando chega aos 10 anos, e parece já ter passado por muitos momentos ruins, ele fica cego. Mas diferente da forma que geralmente encaramos as coisas, isso não parece o fim do mundo para Tin Win.

Não há tristeza ou desespero, mas sim um novo desafio que o leva a desenvolver a arte de identificar uma pessoa pelo som do coração batendo. E é assim que ele conhece o amor de sua vida, Mi Mi. Uma garota que aos poucos vamos descobrindo que também teria motivos de sobra para desistir da vida, mas que simplesmente vive como se ela fosse um grande milagre. A história segue de forma tão impressionante que as deficiências de Tin Win e de Mi Mi se tornam um simples detalhe.

A Arte de Ouvir o Coração escrito por Jan-Philipp Sendker é uma história tocante que nos faz perceber o quanto somos ignorantes na arte de amar. A narrativa do autor é leve e emotiva. O leitor é transportado para as páginas da história e acompanha de perto a história de Tin Win, que suportou toda e qualquer dificuldade sem reclamar.

A história de amor vivida entre Tin Win e Mi Mi é uma das mais lindas que já li, pois descreve com clareza o real sentido do amor sem ciúmes, cobrança ou qualquer sentimento possessivo. Eles se amaram verdadeiramente, e não viram em suas limitações físicas, empecilhos para não continuar a amar.

Eu já falei anteriormente que quando o enredo traz alguns dramas familiares, eu fico emocionada. E com essa história não foi diferente. De forma singela, acompanhamos a luta desses dois personagens, que independente das dificuldades impostas pela vida, nos ensinam o que é verdadeiramente amar. Não posso deixar de comentar a capa do livro que eu achei fantástica. Durante a leitura da história, você entende o porquê dos insetos.

Só posso dizer que o leitor não sairá o mesmo após a leitura desse enredo. Tocante, emocionante e de forma simples, transmite o sentido do amor puro e verdadeiro. Não tem como não se emocionar com a história desse casal.




22 comentários:

  1. Poxa, pela capa eu não compraria nunquinha, insetos não me agradam.
    Que bom saber que eles tem um significado na leitura, até porque ficaria sem sentido apenas colocá-los lá, kkk
    Gostei das borboletas, mas os besouros, arc, kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lena!
      Realmente, pela capa não dá para imaginar tudo o que a história vai contar, rs.
      Mas é lindo! Você vai gostar \o/
      Bjs!

      Excluir
  2. Eu gostei da capa tbm, diferente.
    Só pela sinopse já dá para perceber que é uma história bem tocante e profunda. Prevejo lágrimas para pessoas sensíveis que forem ler o livro... haha

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ketelin!
      Ah! Com certeza, muitas lágrimas \o/
      bjs!

      Excluir
  3. Não gostei muito da capa, mas realmente a estória parece ser bem emocionante! Se um dia tiver a oportunidade eu com certeza vou lê-lo!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda!
      Torcendo para que goste da história \o/
      Bjs!

      Excluir
  4. Se estivesse em uma livraria e me deparasse com esse livro, acho que ele passaria batido, em razão de sua capa.... Achei a resenha bem interessante e essa história deve ser bem emocionante..... E o que mais me gostei foi saber que não há ciúmes, cobrança ou qualquer sentimento possessivo no enredo, já que estou um pouco cansada desse blá,blá,blá nas demais histórias por aí......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!
      Essa capa engana, e muito!
      Mas a história é emocionante \o/
      bjs!

      Excluir
  5. Esta história deve ser linda e emocionante. Só de ler a resenha já fiquei tocada. Acho que livros sobre amor, família e superação são meus favoritos, e neste caso, a deficiência e os baques da vida não foram o bastante para impedir que duas pessoas feridas se amassem. Lindo!
    Espero ler em breve.
    obs: Que capa é esta? Maravilhosa.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!
      Não tem como não se emocionar com essa história, é linda!
      Bjs!

      Excluir
  6. Eu ainda não tinha visto falar desse livro. Achei a capa bem curiosa e diferente. Só posso dizer que amei a resenha e quero muito começar a ler o livro e conferir o que tem de tão emocionante nessa história.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda!
      Não tem como não se emocionar com esse enredo \o/
      bjs!

      Excluir
  7. Acho que não tem coisa melhor do que ler um livro que muda a gente. Se eu fosse levar em consideração apenas a capa do livro eu juro como não o leria, mais gostei da história. Creio eu que vale muito a pena ler ele.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dany!
      Esse livro é especial! A história é linda e emocionante \o/
      Bjs!

      Excluir
  8. Achei a capa legal Carlinha, e fiquei curiosa do por que de metade ter cor e outra não... se bem que imaginei que o Tin Win é cego e por isso as preto e branco e a Mimi talvez enxergue e por isso vê em cores... adoooro quando divago assim, as chances de gostar do livro são imensas.
    Sobre a trama: deve ser interessante, uma pessoa com pouca sorte, passar por tanta coisa e acabar cega, mas apesar disso levar a vida numa boa, é um ótimo exemplo, uma grande lição. Me pergunto o que a Mi Mi tem.
    Adorei o nome do casal. Soa fofo. =)
    Gostei do Gif.
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani!
      Você vai gostar!
      Tin Win e Mi Mi se completam, de uma forma que você nem imagina \o/
      E o amor deles é.... LINDO!
      Bjs!

      Excluir
  9. Parece bem diferente.
    Gostei da premissa, pois foge dos últimos lançamentos que temos visto.
    Bjo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gladys!
      Sim, é totalmente diferente do que estamos acostumados \o/
      Bjs!

      Excluir
  10. Não gostei [to fazendo beiço],parece ser um amor muito perfeitinho e eu não acredito em amores perfeitinhos hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alê!
      Não tem nada de perfeito, vai por mim kkkk
      Bjs!

      Excluir
  11. Livro para chorar?! Você compra o livro e uma caixa de lenços. Parece tocante. Gostei da indicação!

    ResponderExcluir
  12. Tão bom ler isso sobre o livro: que ele vale muito a pena! Pq consegui o livro numa troca e devo lê-lo logo. Adorei!

    ResponderExcluir

 
Google+