26

[Resenha] Em busca de um final feliz

em quarta-feira, 12 de junho de 2013


Em busca de um final feliz

Katherine Boo

Editora Novo Conceito

287 páginas

Em Busca de um Final Feliz, de Katherine Boo, é um livro brilhantemente escrito. Através de uma forte narrativa, descobrimos como é o dia a dia dos moradores de Annawadi, uma favela à sombra do elegante Aeroporto Internacional de Mumbai, na Índia.


A história de seus habitantes nos faz rir e chorar, porque “o que é celebrado neste livro não é o que poderíamos chamar toscamente de ‘o encanto da lama’, mas a riqueza das pessoas que — para o bem e para o mal — compõem um tronco social que está cada vez mais presente no nosso mundo moderno”. (Zeca Camargo, em prefácio a esta edição).

O leitor vai se apaixonar por Sunil Sharma, o menino catador de lixo que quer ficar rico, por Manju, a moça mais bonita da favela, que quer ser professora, e até pela tresloucada Fátima, a Perna Só, que só quer um pouco de atenção.

Em busca de um final feliz escrito por Katherine Boo é um relato que nos faz descobrir o quanto somos afortunados. Confesso que conforme conheci os detalhes da vida dos moradores da favela de Annawadi, fiquei a imaginar  que a autora estava exagerando em sua narrativa. Mas, logo mudei a minha opinião...

Não preciso ler sobre uma favela na Índia, para conhecer as dificuldades desses moradores. Não preciso ir tão longe... Em todas as cidades temos pessoas que vivem nessa situação...

Mas o que me surpreendeu, foi que mesmo diante de toda a situação, onde imaginei que encontraria pessoas revoltadas com o mundo, encontro pessoas com sonhos, com desejo de viver.

Independente de qual é a grandeza do sonho, essas pessoas não desistem da vida, e lutam a todo o instante. Não quero parecer emotiva demais, mas me senti envergonhada diante dos acontecimentos relatados. Percebi que sou afortunada em muitos aspectos, que não tenho motivos para reclamar.

Um relato forte, emocionante, que nos abre os olhos sobre detalhes que acontecem pelo mundo, mas que com imprudência, negamos a acreditar. Um livro que indico a todas as pessoas.

Boa leitura!



26 comentários:

  1. Pelo que tu escreveu, acredito que o livro vai exceder minhas expectativas.
    Desde quando vi a capa (la vem a louca por capas de novo) eu comecei a imaginar como a história iria me tocar e me sacudir p a realidade do mundo.

    Estou ansiosa para lê-lo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alê!
      Logo eu mando ele para você ;)
      Bjs!

      Excluir
  2. Eu já ouvi falar que esse livro era emocionante, só não dá para imaginar o quanto. Sou uma chorona e parece que esse seria um dos livros que me faria chorar!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda!
      Você vai ficar impressionada com o que vai encontrar no livro =P
      Bjs!

      Excluir
  3. Adoraria ler esse livro!
    Quando vejo documentários, ou até mesmo alguma matéria que fale sobre lugares e pessoas pobres, já fico emocinada. Imagina ler o livro então? Deve ser uma ótima lição de vida!

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ketelin!
      Então você vai adorar!
      Bjs!

      Excluir
  4. Nossa, um livro assim deve nos fazer pensar no que somos, temos e no quanto valorizamos o fútil.
    Ainda bem que tenho o livro aqui para depois tirar a prova.
    Gostei da forma que vc escreveu a resenha Ká.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi lena!
      Você vai gostar, e vai sofrer muito \o/
      Muito obrigada, Lena!
      Bjs!

      Excluir
  5. Penso que, apesar das dificuldades, não devemos desanimar. Sei de muitas pessoas que passaram por grandes dificuldades e limitações na infância e superaram. O segredo para o sucesso é ter garra para lutar pelos seus sonhos. Fico meio triste quando vejo a capa deste livro...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leila!
      Eu acredito que independente do que acontece na vida, todos temos a oportunidade de crescer. Então não podemos ficar parados reclamando, pois podemos deixar a oportunidade passar \o/
      bjs!

      Excluir
  6. Adoro livros que me tragam notícias de lugares que não conheço. Especialmente sua cultura, modo de vida, dificuldades... são experiências enriquecedoras.
    O mais bonito nesse país é a profunda ligação espiritual que esse povo tem, uma religiosidade linda e cheia de fé.
    Gostaria de ler, sim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Manu!
      Esse livro é o seu número!
      Torcendo para que goste da leitura \o/
      Bjs!

      Excluir
  7. Que capa interessante, acho que retrata bem o que vc falou: apesar de poucos recursos, os sonhos os move.
    Deve ser bem tocante, e realmente é uma realidade mundial. Por mais que façamos de conta ela está ao redor. Uma pena que ocorra. =(
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani!
      Você vai ficar impressionada com as histórias. É lindo!
      Bjs!

      Excluir
  8. Oi Carlinha
    Quero muito ler este livro!
    Li algumas resenhas e estou bem interessada. Adoro histórias reais!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Quero muito ler o livro!
    Com certeza deve ser uma história de esperança. E nos dá uma grande lição de vida também, pois muitas vezes queremos desistir dos nossos sonhos achando que não temos nada, enquanto outras pessoas que vivem em completa miséria são tão cheias de esperança e de sonhos. E acho que o livro serve também para que possamos lembrar um pouco mais dessas pessoas e também agradecer mais pelo que temos e viver a vida de uma forma melhor, com o que temos.
    Fiquei ainda mais curiosa para conhecer a história! Com certeza irei me emocionar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andreza!
      Não tem como não ficar tocado com essa história \o/
      É maravilhosa!
      Bjs!

      Excluir
  10. Oi Carla,realmente um livro emocionante, verdade que no livro é possível encontrar pessoas com sonhos, com desejo de viver que nos permite fazer reflexões nessa história que infelizmente,é o que acontece em muitos locais, principalmente pela revelação do esquema de propina e desvio de verbas públicas,como mencionado em outras resenhas,vamos saber como isso acontece e com certeza ficaremos impressionados por todo esse esquema e acompanhar personagens que vivem na própria pele esses problemas que tornaram-se comuns no dia-a-dia.
    Interessante o livro da Autora Katherine Boo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi van!
      Eu gostei do livro, pois independente do que acontece, eles não perdem a capacidade de sonhar \o/
      É lindo!
      Bjs!

      Excluir
  11. Quando vi o book trailer desse livro, imaginei que daria um ótimo documentário.
    A leitura parece bem intensa.

    ResponderExcluir
  12. Acho que o livro parece ser bem interessante, mas não senti muita vontade de ler ele, sei lá acho que não curto muito esse tipo de livro, mas também nunca li nada do gênero, mas quem sabe eu um dia dê uma chance a ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila!
      Você precisa estar preparada para o que vai encontrar na história \o/
      Bjs!

      Excluir
  13. Gosto de livros assim , que nos faz refletir por diversas coisas que acontecem na nossa vida e como acontece coisas que as vezes não paramos para pensar. É me interessei e com certeza irei ler. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ewellyn!
      Esse livro é o seu número!
      bjs!

      Excluir

 
Google+