62

[Resenha] O Futuro de Nós Dois

em sexta-feira, 7 de junho de 2013


O futuro de nós dois
Jay Ashher e Carolyn Mackler
Galera Record
381 páginas

É 1996. Durante toda a vida, Josh e Emma foram vizinhos e amigos – até que, no ano anterior, depois de uma sessão de cinema para assistir a Toy Story, tudo mudou. Desde então, as coisas andam meio diferentes entre eles... Estranhas seria a palavra mais adequada. Josh parou de freqüentar a casa de Emma, eles não vão mais juntos à escola, não conversam sobre as aulas, sobre os amigos e as paqueras.

Mas quando Emma ganha um computador novo do pai, Josh Oferece um CD-ROM da America Online para que a garota tenha algumas horas grátis de navegação e possa criar contas de e-mails para ela e para sua família.

E quando Emma se registra na AOL acessa também, automaticamente, o Facebook...Facebook? Em 1996? O Facebook ainda não tinha sido inventado, e logo Josh e Emma percebem que aquilo não é uma pegadinha de algum expert em programação de computadores: é o futuro, e eles estão lendo perfis de amigos, familiares e de si mesmos dali a quinze anos. Relacionamentos, empregos, família e informações cotidianas – ou atualização de status -, está tudo La. E é esse o problema. O futuro não é como eles imaginavam, e quando atualizam a página, o mesmo e temido futuro se modifica. À medida que se envolvem com os altos e baixos da vida no futuro, Emma e Josh são obrigados a enfrentar o que estão fazendo de certo – e errado – no presente. E entendem que toda ação tem uma reação, para o bem e para o mal.

O futuro de nó dois escrito por Jay Asher e Carolyn Mackler é um livro irreverente, que além de tratar sobre assuntos da atualidade, faz com que o leitor faça uma viagem no tempo. Quem nunca imaginou conseguir visualizar o futuro? Ter certeza que vamos conquistar o que desejamos? Será que vamos realizar os nossos sonhos? Como será o nosso emprego, casa e família no futuro?

E é exatamente isso que Emma e Josh descobrem quando conseguem visualizar os próprios perfis no Facebook. Com capítulos alternados entre o ponto de vista de Emma e Josh, acompanhamos como cada um dos dois amigos está encarando essa descoberta.


"- Eu não sei exatamente o que é, mas parece ser um site interconectado em que as pessoas mostram suas fotos e escrevem sobre tudo o que está acontecendo na vida delas, como, por exemplo, que encontraram um lugar para estacionar ou o que comeram no café da manhã."

Emma não tem nenhum envolvimento sério com nenhum dos namorados. Logo que termina com um, está interessada em outro rapaz. Quando visualiza o futuro, Emma nota que independente do que faça, percebe que sempre estará infeliz. Após a rejeição de Emma, Josh tenta superar o coração partido, afastando-se da melhor amiga. Após descobrir que se casará com a moça que é sonho de qualquer rapaz, Josh tenta de todas as formas impedir que Emma faça algo, e com isso mude todas as perfeições que irá conquistar.

Com uma narrativa descontraída e ágil, acompanhamos as descobertas desses dois amigos que de uma forma inusitada e atual, visualizam o próprio futuro. Além de toda a história, é uma delícia lembrar de itens e filmes que são citados durante a narração, como o Discman e o filme "De volta para o futuro". Sem contar as menções das músicas da época, como Wonderwall de Oasis.

Acho que o maior problema em ler esse livro, é que involuntariamente, você se lembra de tudo o que é descrito no ano de 1996, e percebe o quanto está envelhecendo (risos). Mas vou falar sério, deu muitas saudades daquela época. Não tem como não se divertir com Emma e Josh, assim como se lembrar desse período onde não existia nenhuma rede social.

O interessante do enredo é que conseguimos acompanhar o amadurecimento dos personagens, conforme eles descobrem como suas atitudes podem influenciar o futuro. De uma forma divertida, mas com lindas lições de amizade, perdão e acima de tudo, sobre seguir o próprio coração, O futuro de nós dois é uma história para ser curtida a cada página. Sem se preocupar em lembrar-se de momentos do passado, já que foram esses momentos que fizeram transformar no que somos hoje.



62 comentários:

  1. Tô doida para ler meu exemplar, já sei que vou viajar no tempo, coisa que adoro.

    Diga-se de passagem lá atrás era bem melhor do que hoje, kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lena!
      Concordo com você! Lá atrás era bem melhor kkkk
      Bjs!

      Excluir
  2. To vendo que vou me sentir uma velharia lendo esse livro hhaha

    Mas acho que vai ser uma viagem bem divertida o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alê!
      Você vai se divertir muito!
      Bjs!

      Excluir
  3. Desde quando li a sinopse desse livro, percebi que ele ia ser muito interessante. Já pensou você estrar no computador e acabar acessando uma rede social que ainda não existe, e poder saber tudo o que vai acontecer? Eu ficaria louquinha! Estou louca para ler esse livro!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda!
      A história é uma graça! Não tem como não se divertir!
      Bjs!

      Excluir
  4. Eu acho que esse livro deve ser muito interessante, desde que li a sinopse dele fiquei super curiosa, pois o livro se trata de tecnologia e hoje nós não vivemos sem ela não é mesmo, pois através dela que entramos nas redes sociais, creio que o livro deve ser muito interessante pois, imagina só você ter uma rede social que não existe na sua época e ainda saber de tudo que vai acontecer com você super legal e eu queria muito que isso acontecesse comigo, acho que todos íamos querer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila!
      Além de toda a fofura que é o livro, a história passa uma moral muito boa \o/
      bjs!

      Excluir
  5. Tinha lido algumas resenhas criticando o livro, mas gostei do seu ponto de vista e voltei a ficar super animada com a história. Eu adoro "viagens no tempo" (não é exatamente o caso, mas parece com isto) e acho que por mais clichês que sejam as "lições" finais, sempre é válido. Fiquei curiosa para saber como isto se resolve, porque um querendo manter e o outro não, é complicado! rs
    Gostei muito e quero ler!
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Paula!
      Eu me diverti muito com a história!
      Adorei!
      bjs!

      Excluir
  6. Ainda não tinha lido nada sobre esse livro, então não sabia o que esperar ao ler sua resenha. O bom foi que a surpresa foi positiva, pois gostei do enredo, achei interessante a ideia de visualizar o futuro e fico imaginado as reações dos protagonistas. Enfim gostei da resenha e fiquei interessada em ler.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi marla!
      Você vai gostar da história, depois me conta o que achou \o/
      bjs!

      Excluir
  7. Eu super quero esse livro. =)
    Pela sinopse, pq a capa é mais ou menos. XD
    96? Eu tava com 10 anos, triste pq ia me mudar. =(
    Discman? Eu era louca para ter um.
    Emma é bem indecisa né? Em contrapartida o Josh sabe bem o que quer, pelo que deu a entender terá um conflito de interesses.
    Imaginando quantos séculos a página do Face levaria para abrir na velha internet discada.
    Esse filme é um marco, né? Já assisti tanto que nem deveria ter graça. hahaha
    Adorei Carlinha e deixa de bobagem que tás longe de ser velha. =)
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani!
      Ahahaha imaginei a mesma demora para abrir uma página do facebook naquele ano ahahha
      Bjs!

      Excluir
  8. Estou com muita vontade de ler esse livro, principalmente por ser do Jay Asher, autor de Os 13 Porquês, um dos melhores livros que já li.
    A ideia do livro é bem criativa, ver o futuro numa rede social.. já pensou?
    Mas eu não posso dizer que sentiria saudades daquela época ao ler o livro, já que em 96 eu tinha só 1 aninho... haha

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ketelin!
      É muito bom, você vai gostar!
      Bjs!

      Excluir
  9. Oi Carla,uma boa dica até por fazer uma retrospectiva com"o leitor fazendo uma viagem no tempo" de coisas interessantes como músicas,filmes,itens de 1996 e também por envolver o facebook,relacionamentos,saber sobre o próprio futuro... é diferente pelos personagens Emma e Josh tentarem mudar o que vai acontecer no futuro para ficarem juntos.Poderia até ser roteiro de filme ou série de TV.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Van!
      O livro é muito divertido \o/
      Bjs!

      Excluir
  10. Ai eu estou louca por esse livro! haha
    Já tinha visto a capa e tinha achado linda e depois de ler a sinopse fiquei meio curiosa, porém, agora que li sua resenha estou louca para lê-lo! hehe
    Imagina voltar em 1996? No ano em que nasci! kkk Vai ser muito legal descobrir as coisas daquela época das quais não tenho ideia além de que a história parece muito instigante e quero demais o livro senão vou surtar. hehe
    Como a Vanessa disse acima, acho que daria um bom filme em!

    Beeijos,
    iSteh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Stefani!
      Imagina se saísse algum filme? Eu adoraria!
      Bjs!

      Excluir
  11. Eu quero muito ler esse livro! A sensação de nostalgia deve ser marcante mesmo. Acho legal também como o livro mostra que o facebook é algo extremamente superficial e não confiável. Confesso que não consigo passar mais de um minuto nele sem me irritar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Naty!
      Depois me conta o que achou do livro \o/
      Bjs!

      Excluir
  12. Não dava por esse livro. Acho a capa tão feinha, rs.
    Mas li várias resenhas positivas e acabei mudando de opinião.
    Darei uma oportunidade a leitura.
    Deve ser uma leitura legal, ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gladys!
      Aeeh! Depois me conta o que achou da história \o/
      bjs!

      Excluir
  13. Acho que esse livro é bem bacana! Nos faz pensar um pouco sobre a dependência que o mundo moderno trouxe: internet. Quero muito ler! E com certeza por ser contada do ponto de vista dos dois personagens dá uma visão bem ampla do enredo. Gostei bastante da sinopse e da resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andreza!
      A mensagem que o livro transmite é ótima!
      Bjs!

      Excluir
  14. Fiquei curiosa com esse livro... muito legal uma hstória com passado e futuro, com as atitudes das personagens alterando suas vidas... lembrei de De Volta para o Futuro, clássico filme.
    Isso é perigoso! Não devemos alterar as circunstâncias de nossas vidas... tudo tem um preço.
    Gostei da alternância entre os narradores da história, é bom ver o ponto de vista de ambos.
    Quero ler, sim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Manu!
      Eu já lembrei do filme De repente 30 o.O
      ahhahha
      Bjs!

      Excluir
  15. Quando vi o lançamento desse livro não imaginava que seria tão legal. Imagina descobrir o que se passa em seu futuro através do que tu posta em rede social? Estou preparada para uma viagem de volta ao ano 1996 e navegar nas lembranças da época. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Naty!
      O livro é muito bom! Você precisa ler \o/
      Bjs!

      Excluir
  16. Como sou de 94, não lembraria de tantas coisas referente a 96 hahaha.
    Quando li a sinopse do livro, já fiquei bem interessada no enredo, já que as redes sociais estão dominando o mundo hoje em dia, mas ao mesmo tempo, é bom que tenha todo um pensamento por trás, toda uma história que nos faça relembrar como era a época antes disso tudo, antes de postar cada coisa que faz da vida. Acho que se todos tivessem visto como seria no futuro, ninguém teria inventado, de verdade, o facebook.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alyne!
      ahahahah você não vai lembrar de muito mesmo \o/
      Bjs!

      Excluir
  17. Nossa adorei a premissa desse livro, não imaginava que a história fosse essa. Imagina como seria se pudéssemos acessar o futuro? Adorei o fato da autora ter incluindo o facebook nessa, pois isso torna o livro bem menos clichê. Estou louca para lê-lo ^^

    Beijus

    Renata Sara

    amordelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata!
      Torcendo para que goste do livro \o/
      Bjs!

      Excluir
  18. Gostei muito dessa história, parece ser bem legal. A trama é um tanto diferente, tem aquela coisa de chamar atenção de cara. Pelo menos pra mim teve. Entre prós e contras ainda acho bom e quero ler!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Cris!
      A trama é bem diferente mesmo \o/
      bjs!

      Excluir
  19. Parece ser uma história bem legal, diferente. Agora eu preciso ler esse livro, estou muito curiosa, eu fico imaginando como que eles tiveram acesso ao facebook se ainda nao existia, como isso aconteceu???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thais!
      Ahh! Você já quer que eu solte algum spoiler, né? kkkkk
      Bjs!

      Excluir
  20. Esta história parece ser interessante ainda mais por se tratar de um tema meio diferente dos usados hoje em dia. Estou louca pra ler este livro e com certeza entrou para minha lista de desejados =)Otima resenha flor

    Bjus

    Val

    Brilho das Estrelas

    ResponderExcluir
  21. Eu nessa época do livro achava que computador era uma grande besteira e hoje nem consigo viver sem, ainda lembro desse tipo de computador e celular que só os vizinhos tinham.
    Gostei muito dessa história, quem não queria mudar o passado se pudesse ou o futuro no caso dela, vou gostar muito dessa leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris!
      Hoje, o computador é essencial em tantas profissões....
      Bjs!

      Excluir
  22. Esse livro traz uma nostalgia bem grande pra quem lê, por ele relembrar as coisas do passado, quem não se lembra do barulhinho da internet discada, não é? e como tudo era tão diferente de hoje!
    Deve ser super divertido ver os dois vendo o seu futuro pelo Facebook, essa é uma leitura que não posso deixar de fazer!
    Beijos ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nessa!
      É muito divertido! Você vai gostar!
      Bjs!

      Excluir
  23. Olha, gostei. Achei bem interessante o assunto abordado e a historia evoluindo atravez disso. Eu estava pensando que era outra coisa, mas ainda complementou mais a minha ideia sobre como era a historia do livro. Jay Asher eu nao sei, estou com um pé atras sobre ele, li os 13 porques e nao gostei, quero ver esse, acho que nao irei gostar tambem, mesmo o assunto sendo interessante. Ainda mais que vai ter a coisa virtual, ja sei o que vem por ai na narrativa dele :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rodrigo!
      Eu ainda não li o livro "Os 13 porques", mas já deixei anotado aqui para futuras aquisições, rs.
      Bjs!

      Excluir
  24. Eu quero ler este livro,porque ele já havia chamado minha atenção na livraria.E quando li a sinopse e sua resenha fiquei muito feliz e ansiosa pra lê-lo.Amei .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi beth!
      Torcendo para que goste da história \o/
      bjs!

      Excluir
  25. Eu já tinha lido uma resenha do livro e achei interessante. A capa não me chamou a atenção. Parece aqueles filmes como De volta para o futuro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi regilene!
      Ah! Eu acho a capa tão fofinha!
      Bjs!

      Excluir
  26. Eu gosto de livros que abordam viagens no tempo. E o que achei interessante nesse é que não rola uma viagem, mas trabalha esse tema super legal que é o futuro. Essa situação que os protagonistas passam deve ser bem divertida. Fiquei bem curioso pra ler.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nardonio!
      Torcendo para que goste do livro!
      Bjs!

      Excluir
  27. geruza do nascimento21 de junho de 2013 00:09

    Nossa, estou louca para ler esse livro. Achei a capa empolgante e a história fala de algo tão comum em nossa vida como o Facebook. Fico me perguntando como seria ver o futuro pelo Facebook.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Geruza!
      AhhH! Mais uma que vai ficar louca com a história \o/
      bjs!

      Excluir
  28. Meu deus, esse livro é tudo de bom, tenho que ler ele de qualquer jeito.

    ResponderExcluir
  29. Por ser um tema bem batido (futuro x passado), fico curiosa em saber qual tratamento ele dá no texto. Beijos

    ResponderExcluir
  30. Ahh querro muito ler este livro. Ótima resenha :)

    ResponderExcluir
  31. Desde quando li a sinopse do livro, ele entrou na minha listinha de desejados. Parece ser ótimo! E a capa é muito fofa :3

    ResponderExcluir
  32. Eu fiquei apaixonada pela historia...tive minha adolescencia nos anos 90, com certeza ler esse livro, vai me fazer viajar ao passado, nos melhores anos da minha vida, não tem como ser diferente né,rsrs! Fiquei aqui imaginando a reação da Emma e do Josh podendo visualizar o futuro! Estou louca por essa leitura, tomara q eu tenha a oportunidade de ler em breve, parabéns pela resenha, ficou show!!! Bjão!

    ResponderExcluir
  33. Primeira vez que li uma resenha sobre esse livro e adorei a história! Só achei estranho uma coisa, lendo resumo não deu pra ter certeza se eles foram mesmo para o futuro ou se eles tipo "sonham" com o futuro.

    ResponderExcluir
  34. Já tinha ouvido falar sobre esse livro mais nunca tinha lido uma resenha sobre ele.
    Mais eu simplesmente adorei e quero este livro para mim ele é muito Divo

    ResponderExcluir

 
Google+