52

[Resenha] O Oceano no Fim do Caminho

em quarta-feira, 26 de junho de 2013

O Oceano no Fim do Caminho
Neil Gaiman
205 páginas
Editora Intrínseca

Foi há quarenta anos, agora ele lembra muito bem. Quando os tempos ficaram difíceis e os pais decidiram que o quarto do alto da escada, que antes era dele, passaria a receber hóspedes. Ele só tinha sete anos. Um dos inquilinos foi o minerador de opala.

O homem que certa noite roubou o carro da família e, ali dentro, parado num caminho deserto, cometeu suicídio. O homem cujo ato desesperado despertou forças que jamais deveriam ter sido perturbadas. Forças que não são deste mundo. Um horror primordial, sem controle, que foi libertado e passou a tomar os sonhos e a realidade das pessoas, inclusive os do menino. 
Ele sabia que os adultos não conseguiriam — e não deveriam — compreender os eventos que se desdobravam tão perto de casa. Sua família, ingenuamente envolvida e usada na batalha, estava em perigo, e somente o menino era capaz de perceber isso. A responsabilidade inescapável de defender seus entes queridos fez com que ele recorresse à única salvação possível: as três mulheres que moravam no fim do caminho. O lugar onde ele viu seu primeiro oceano.

O Oceano no Fim do Caminho escrito por Neil Gaiman é um história que surpreende o leitor. Assim que fiquei sabendo do lançamento do livro, minha imensa curiosidade impediu que eu começasse a leitura de qualquer livro. Como vocês sabem, quando sinto esse cutucão da curiosidade, não consigo fazer mais nada até que eu consiga satisfazê-la. E não foi diferente com o livro que em questão de poucas horas, eu concluí a leitura.

A fábula criada por Gaiman é fantástica, e por mais que tenha alguns elementos de uma história infantil, com certeza, vai agradar os leitores de qualquer idade. É uma história adulta, contada pelo ponto de vista de um homem sem nome. Isso mesmo, o nome do protagonista não é citado durante a história, o que aproxima ainda mais o leitor do enredo criado.

Esse adulto começa a se recordar de alguns acontecimentos marcantes, que ocorreram na infância. Fatos tristes marcaram o passado do personagem, e aos poucos, acompanhamos tudo o que aconteceu com ele e a família..

A narrativa é tensa com um toque melancólico, mas isso não faz que o leitor fique entediando. Confesso que fiquei surpresa durante a leitura, pois senti que estava dentro da história. A forma com que Gaiman narra sua história é muito envolvente, em todo o tempo, senti que estava assistindo a algum filme de tão vívido que as cenas foram para mim. Consegui visualizar com perfeição todos os lugares descritos, e não consegui largar o livro por nada.

A capa do livro é belíssima e exprime com perfeição o oceano que é citado na história. Inclusive, o autor explica a importância do oceano e o que ele significa para alguns personagens.
Eu ficaria aqui até o fim dos tempos, num oceano que era o universo que era a alma que era tudo o que importava. Eu ficaria aqui para sempre.
O livro foi publicado aqui no Brasil simultaneamente com os EUA, algo surpreendente e espero que a Editora Intrínseca faça o mesmo com outros títulos. A revisão e a diagramação do livro estão perfeitas, e cada vez que vejo a capa do livro, fico mais encantada.

O final do livro é reflexivo, e fiquei com aquele pensamento que preciso ler mais vezes para conseguir captar tudo o que o autor quis transmitir. 

“É uma história sobre magia, o poder das histórias e como enfrentar a escuridão dentro de cada um de nós. É sobre o medo, amor, morte e famílias. Mas fundamentalmente espero que, na essência, seja um romance sobre sobrevivência.”
Neil Gaiman
Em suma, o livro que surpreende com capacidade de fazer com que o leitor sinta-se parte da história, e que não consiga em nenhum instante largar a leitura do livro. É uma fábula que merece ser saboreada a cada página. Para saber mais sobre o livro, acesse a página exclusiva clicando aqui.

Para participar do Comentarista Premiado, clique aqui.

Surpresa!

Começa hoje a Semana Especial  Neil Gaiman, e o blog não podia ficar de fora (risos). 

Em parceria com a Editora Intrínseca, o blog Histórias sem Fim está sorteando um exemplar do livro “O Oceano no Fim do Caminho”!

A promoção vai até o dia 02/07, e o sorteio será realizado no dia 03/07.

Regras:

1. Residir no Brasil.
2. Preencher o formulário do Rafflecopter abaixo com perfil e e-mail válidos.

a Rafflecopter giveaway



  

52 comentários:

  1. Bem legal a resenha! E já participando da prmoção. Sorte!!!

    ResponderExcluir
  2. Estou muito curiosa em relação ao livro, principalmente pela reputação do autor. Pela sinopse não parece ser uma história tensa, mas pela resenha percebo que o é em algum aspecto. Além de envolver uma fábula, também conta sobre o passado do personagem, e isto me agrada demais.
    Aparentemente é algo simples o que é apresentado neste livro, mas nem por isto deixa de ser bem narrado e construído. E como é comum ao autor, a história realmente prende e não é enfadonha.
    Quero ler e espero fazê-lo logo.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Paula!
      A narração é perfeita! Quando percebi, estava totalmente envolvida com o enredo \o/
      Bjs!

      Excluir
  3. Obrigado pela resenha. Eu estava pensando em comprar a versão Kindle, mas com seus comentários sobre a capa estou mudando de idéia e devo comprar a edição impressa, de qualquer forma (independentemente de ganhar a promoção ou não; se ganhar, algum parente ou amigo vai ganhar um presente).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eduardo!
      Particularmente, eu adorei essa capa! A imagem é perfeita!
      E boa sorte!
      Bjs!

      Excluir
  4. Pelo visto vale a pena! Ufa! Tinha visto umas ou outra coisa dele falando que era um livro muito bom, mas nada de resenha. Gostei do que vi, pra mim a história dele é bem boa mesmo. Um lançamento que vou querer conferir e muito, com certeza!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris!
      Eu adoro as histórias desse autor \o/
      Bjs!

      Excluir
  5. Carla, estou lendo esse livro agora *-* Faltam apenas algumas páginas para terminar a leitura e eu estou com receio de lê-las... não quero que acabe de tanto que estou gostando!

    Beijos,
    Nanie

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nanie!
      Eu sabia que você iria gostar do livro! É do jeito que você adora, rs
      Bjs!

      Excluir
  6. Eba!Estou louca pra ler esse livro e muito feliz com essa promoção!
    Já sou fã de Neil Gaiman. O cara sabe perfeitamente colocar elementos mágicos em um livro, a leitura acaba te prendendo: pelo prazer e pela curiosidade de saber o desfecho da história.
    Parabéns pela resenha! Já estou participando e torcendo muito!
    Beijos ;)
    http://vanille-vie.blogspot.bom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Júlia!
      Muito obrigada pela visita!
      Realmente, Neil Gaiman sabe criar uma história com elementos da fantasia, sem perder a qualidade do enredo!
      Bjs!

      Excluir
  7. Oi, Ka.

    Tenho alguns livros do autor, mas nunca sobrou tempo para lê-los.
    Achei a capa linda e sua resenha me instigou porque adoro os elementos mágicos que o autor coloca em suas tramas (já vi um filme baseado em seu livro) e que sempre trazem reflexões.

    Torcendo para ganhar este livro. :)

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dona Carlinha!
      Eu assisti dois filmes onde a história baseia-se nos livros do Neil Gaiman, e adorei as duas, rs.
      Mas a que marcou mesmo, foi Stardust. Esse filme é lindo!
      Bjs!

      Excluir
  8. Essa resenha foi um cutucão para mim! E, saber que o autor define o livro como um romance sobre sobrevivência era tudo que eu precisava para ficar ainda mais curiosa.
    Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sueli!
      Sentindo que você vai começar a ler, logo logo kkkk
      bjs!

      Excluir
  9. Essa capa é tão linda, e justo para mim que adoooro o elemento, será que tem algo relacionado ao signo de aquário? hahaha
    Só fiquei meio assim com o fato do personagem não ter nome, lembrei de outro livro. hehe
    Falando deste, o que será que está acontecendo? Por que alguém pegaria o carro alheio apenas para cometer suicídio? Terá sido planejado... aí, essa curiosidade que me mata.
    Creio que só o garoto veja pela questão de ser sem maldade e para crianças certas coisas são mais aparentes, muitas vezes acabam ficando sem crédito por isso... =(
    E como será que tudo se acerta? E quem serão as três mulheres, muitas perguntas e nenhuma resposta.
    Gstei da foto do autor. =)
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani!
      Querida, querida, você vai se surpreender com a história \o/
      Depois quero que me conte o que achou do enredo \o/
      bjs!

      Excluir
  10. A capa é belíssima, e eu não sabia que o livro tinha tão poucas páginas, é tão curtinho!
    Eu só li (e reli) Coraline, escrito por Gaiman, e isso já foi o suficiente para se tornar um dos meus livros preferidos e fazer com que eu queira ler mais obras do autor.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ketelin!
      Coraline é muito bom também!
      Você vai gostar desse ;)
      Bjs!

      Excluir
  11. Eu simplesmente adodo o Gaiman. Minha obra preferida dele, é claro, é Sandman. Mas quanto aos livros fica impossível escolher o melhor. Estou louca pra ler este que todo mundo fala tão bem, mas como é ele não tem como ser diferente.

    Achei a capa bem legal também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dé!
      Ainda não li Sandman =(
      Preciso mudar isso, já!
      Bjs!

      Excluir
  12. Ainda não li nada desse autor, e fiquei bastante intrigada quando li a sinopse desse livro.... Senti tanta curiosidade e espero que possa lê-lo o mais brevemente possível.... Gostei da resenha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Paula!
      Torcendo para que goste da história \o/
      bjs!

      Excluir
  13. Não estava muito interessada por esse livro. A sua resenha me deixou curiosa.
    Ainda não conheço a escrita do autor, mas por sua resenha, parece que é muito boa, :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gladys!
      É muito boa sim!
      Você vai gostar!
      Bjs!

      Excluir
  14. Fiquei bastante curiosa, não tinha visto nenhuma resenha do livro e sua emoção na resenha me deu aquela cutucada, kkkk

    Torcendo para levar esse exemplar e descobrir o oceano do livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lena!
      ahahah como sempre, eu sou exagerada nas resenhas kkkkkkk
      bjs!

      Excluir
  15. Extremamente empolgado com esse incrível lançamento. Espero adquirir o meu exemplar o mais rápido possível.

    ResponderExcluir
  16. Me ganhou me pela capa, pela sinopse e pela resenha.
    Agora tu tem que me dar senão eu faço fiasco hahaha

    Ainda não li nada do autor, nao tenho a minima ideia de como é a escrita dele, mas pelas coisas que tu disse a respeito é impossível não ficar dando pulinhos e gritando 'mãe me dá, mãe me dá' :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alê!
      ahahahah
      É bem por ai, depois que você lê qualquer história desse autor, rs.
      Bjs!

      Excluir
  17. Tô doida nesse livro. Só comentários bons sobre ele que não tem como não querer ler.
    Logo de cara amei a capa, a história também não deixa a desejar.
    Beijos...

    ResponderExcluir
  18. Eu ainda não li nada do Neil Gaiman, mas sempre vejo muitas recomendações. Algo que vc achou positivo no livro não me agrada muito, que é o fato do personagem não tem nome, ao contrário de você eu sinto que a falta do nome me afasta do personagem, parece eu não consigo formar uma ligação com ele e me sentir envolvida. Quero conhecer o desfecho da história e apreciar o final reflexivo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda!
      Gostei do seu ponto de vista! Não tinha pensado por esse lado, rs.
      Bjs!

      Excluir
  19. Não li nada do autor ainda, mas quando esse livro foi lançado fiquei co muita vontade de ler, de tanta propaganda e promoções e resenhas otimas que surgiram a respeito do mesmo.

    ResponderExcluir
  20. Já estou participando! \o/

    Café com Leituras!
    http://cafecomleiturasneriana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Esse livro parece ser muito incrível e intenso. Não conhecia nenhum livro do Neil Gaiman, mas parece que todos gostam.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda!
      Os livros desse autor são ótimos!
      Bjs!

      Excluir
  22. Um livro em que o protagonista não tem nome? É no minimo diferente né, e a historia parece bem envolvente, e o que mais me interessou é que tem um final reflexivo, adoro historias que nos fazem pensar, nos deixam com aquela sensação de aprendizado. Também amei a capa, é lindissima! Parabéns pela resenha, bjão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriana!
      Muito obrigada!
      Eu gostei desse detalhe, pois aproxima a história do leitor \o/
      E a capa é linda mesmo!
      Bjs!

      Excluir
  23. Não sei, acho que não faz muito o meu estilo. Nunca li nada desse autor nem sabia que havia filmes baseados em suas histórias, mas vou esperar por outro enredo.

    ResponderExcluir
  24. Do Neil Gaiman eu só li a HQ "Sinal e Ruído" e gostei muito, então estou louca para ler "O Oceano no Fim do Caminho", que aliás tem uma capa perfeita. *-* Parece que você gostou bastante e eu adorei a história muito bem descrita na resenha, não vejo a hora de ler. Adorei o post e já estou participando da promoção. ;D

    ResponderExcluir
  25. Eu conheço esse autor de todo mundo falar que é maravilhoso, apesar de ter um livro dele e ter visto dois filmes que foram adaptados não conheço muito sua obra mas como essa está bombando na net quer me fez ler todas as resenhas sobre ela e quero sentir tudo o que está sendo escrito sobre esse livro, parece ser muito bom e ainda nós faz refletir sobre muitas coisas, amei cada coisa que li, estou bem curiosa.
    A capa ajuda a querer ter mais rápido de tão linda.

    ResponderExcluir
  26. Apesar de ainda não ter lido nada do autor (mas morro de vontade, há anos, de ler Sandman), quero muito ler O Oceano... A impressão que tenho é de que o livro traz muito de psicológico, do inconsciente, e essas são características que sempre me atraem nos livros. A história me parece bastante densa, o que também me deixa empolgada para ler o livro.

    Bjs, Livro Lab

    ResponderExcluir
  27. Eu só conhecia o autor mesmo de nome e por Sandman, mas nunca li nada a respeito, então quando vi o lançamento fiquei mega curiosa. Também ainda não vi nenhum filme dele...
    Pelo que andei lendo o livro tem mesmo esse lado reflexivo e to mega curiosa pra saber o pq do nome do lviro, ja me falaram que explica na historia. Essa capa é mesmo muito linda, super misteriosa...
    Não vejo como essa historia ter algo de infantil, esse foi outro ponto que me chamou atenção.
    Espero ler algo do autor em breve, quem sabe eu ganhe a promo e tenha essa oportunidade.
    Bj

    ResponderExcluir
  28. Já li várias resenhas desse livro e só posso dizer uma coisa: a história parece ótima! Adoro esse clima melancólico, de reflexões sobre o tempo e o passado.
    Nunca li nada do Gaiman, talvez esse livro seja uma boa forma de começar.

    ResponderExcluir
  29. Pela sua resenha o livro deve ser muito diferente de qualquer coisa que eu já tenha lido. Eu achei essa capa linda e quem bom que a editora lançou junto com EUA o livro aqui.

    Érica Martins
    Espiral dos Sonhos

    ResponderExcluir

 
Google+