19

[Resenha] A Marca de Atena

em sexta-feira, 26 de julho de 2013


A Marca de Atena
Série – Os Heróis do Olimpo vol. 3
Rick Riordan
Editora Intrínseca
478 páginas
A resenha contém spoilers para quem ainda não leu os livros anteriores.
Annabeth está apavorada. Justo quando ela está prestes a reencontrar Percy – após seis meses afastados por culpa de Hera -, o Acampamento Júpiter parece estar se preparando para o combate. A bordo do Ago II com os amigos Jason, Piper e Leo, ela não pode culpar os semideuses romanos por pensarem que oo navio é uma arma de guerra grega: afinal, com um dragão de bronze fumegante como figura de proa, a fantástica criação de Leo não parece mesmo nada amigável. Annabeth só pode torcer para que os romanos vejam seu pretor Jason na embarcação e compreendam que os visitantes do Acampamento Meio-Sangue estão ali em missão de paz.
Os problemas de Annabeth não param por aí – ela carrega no bolso um presente da mãe, que veio acompanhado de uma ordem intimidadora: Siga a Marca de Atena. Vingue-me. A guerreira já carrega nas costas o peso da profecia que mandará sete semideuses em busca das Portas da Morte. O que mais Atena poderia querer dela?
O maior medo de Annabeth, no entanto é que Percy tenha mudado. E se ele já estiver habituado demais aos costumes romanos? Será que ainda precisará dos velhos amigos? Como filha da deusa da guerra e da sabedoria, Annabeth sabe que nasceu para liderar – no entanto, também sabe que nunca mais vai querer viver sem o Cabeça de Alga.
A Marca de Atena é o terceiro volume da série Os Heróis do Olimpo escrito por Rick Riordan,e é neste volume que o autor comprova mais uma vez o quanto gosta de introduzir problemas para os nossos amigos semideuses.
Logo no início do livro, percebo que o meu sonho de ver o Acampamento Júpiter e o Acampamento Meio-Sangue trabalhando juntos não acontecerá. Devido a um acontecimento estranho unido aos delírios de um garoto que queima ursinhos de pelúcia, o Acampamento Júpiter declara guerra contra o acampamento de Percy e seus amigos. Mas isso não impede dos sete amigos (Percy,, Annabeth, Piper, Leo, Jason, Hazel e Frank) e um sátiro fanático por guerra, correrem atrás de uma profecia.
Seguindo a linha dos livros anteriores, o enredo é contado por quatro personagens – Piper, Leo, Percy e Annabeth – o que não deixa a história cansativa. Por mais que eu goste do toque feminino que traz a presença de Piper e Annabeth no decorrer da narrativa, os melhores capítulos são de Percy e Leo.
Como disse na resenha do primeiro livro, Leo é um dos meus personagens favoritos e adorei quando descobri mais capítulos narrados por esse protagonista. Ele sente-se excluído por conseguir se relacionar melhor com máquinas do que com pessoas, mas é um dos personagens mais leais da história. Ele não consegue demonstrar os sentimentos, mas percebe o quanto ele se importa com todos, apenas pelas facilidades que ele criou em Argo II.
Percy continua sendo o garoto que sofre perseguição múltipla de azar e situações perigosas. Parece que a vida não permite que ele tenha um momento de paz para desfrutar daquilo que gosta: ficar com os amigos e namorar Annabeth. Mesmo com seus momentos de rebeldia, Percy se importa com todos os amigos e faz de tudo para protegê-los.
A história tem diversos momentos fofos, protagonizados por dois casais dos livros – Annabeth e Percy, Piper e Leo. Ao mesmo tempo em que tempo ação e aventura, encontramos momentos de romance, amizade e sacrifício. Tudo é perfeitamente balanceado e o leitor não consegue se decidir qual é a melhor parte do livro.
Eu não me canso de ler os livros do Riordan. A trama introduz mais da mitologia grega e romana, deixando a narrativa prazerosa. É um livro com mais de 400 páginas, e quando você chega à última dá um desespero por saber que ainda não tem a continuação.
Agora , estou aqui desesperada, esperando a publicação do quarto volume. Pois, após os últimos acontecimentos do livro,  não sei como vou aguentar esperar o alguns meses para o lançamento.

Falta muito para a publicação? 

Para participar do Comentarista da Semana, clique aqui.



19 comentários:

  1. Danielle CGA Souza26 de julho de 2013 12:50

    Eita que só melhora. Ri demais com o termo "cabeça de alga", um apelido carinhoso?!
    Annabeth tem uma missão e tanto, tadinha.
    E você me diz que a continuação ainda não foi publicada aqui? Melhor para mim que posso me programar mais para devorar a série. =)

    ResponderExcluir
  2. Ah eu preciso dessa série ainda não li nenhum livro, mas desde que fiquei sabendo que tinha o Percy e a Annabeth to super ansiosa para ler, tenho que terminar de ler Percy Jackson primeiro né.

    ResponderExcluir
  3. Tem como não amar esses casais de semi deuses? *-*
    Cada resenha é uma tortura, pq não tenho os livros =(
    Vou ali no canto cortar o pulsos com papel e ja volto hahahaa

    ResponderExcluir
  4. Li só por cima, pois não quero saber muitos detalhes para não estragar a leitura. hehe Mas o que posso dizer é que estou super ansiosa pra começar com O Herói Perdido, mas com certeza deve ser ainda pior pra você que está esperando pela continuação. Os livros do Rick são assim, deixam sempre um gostinho de quero mais.
    Você já leu As Crônicas dos Kane? Também é uma série ótima!


    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Caramba estou louca para ler essa série! Infelizmente não passei do primeiro livro, mas ainda volto a ler esse ano!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Preciso desse livro para começar a ler a série dos heróis do olimpo!! Estou curiosíssima para ler essa novidade de capítulos alternados. bjs

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?
    Estava passando no blog de uma amiga e resolvi vim visitar o seu cantinho, porque como você também sou apaixonada por livros e resolvi vim dar uma espiadinha aqui. Adorei seus posts.
    Estava navegando e gostei das coisas que você colocou aqui. Espero poder voltar mais vezes =]

    Estou te seguindo tá?
    Você poderia me seguir e curtir minha fanpage também ? Me retribuir ? Ficarei muito feliz !! =]

    Ficarei te aguardando...bjokas

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Não li a resenha toda, apenas por aalto, por conta do Spoler e eu querer muito ler esse livro. Mas pelo visto é o que eu realmente espero do livro, aventura, momentos bem bacanas e como sempre a originalidade do texto do autor. Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Renato!
    Por isso avisei no começo, assim ninguém lê algo que não quer descobrir no momento kkkk
    Você vai gostar!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  10. Oi Nátila!
    Assim que você começar a ler, não vai conseguir parar \o/
    Bjs!

    ResponderExcluir
  11. Oi Amanda!
    Como assim? Você precisa ler kkkk
    Bjs!

    ResponderExcluir
  12. Oi Andreza!
    Ah! Depois que você ler, me conta o que achou \o/
    Ainda não li a As Crônicas dos Kane, preciso ler kkkkk
    Bjs!

    ResponderExcluir
  13. Oi Alê!
    ahahahha não corta os pulsos não ahhah
    Bjs!

    ResponderExcluir
  14. Oi Camila!
    Você vai gostar \o/
    Bjs!

    ResponderExcluir
  15. Oi Dani!
    Cabeça de Alga é o melhor kkkkkkk
    Espere, assim você lê tudo de uma vez, ou não vai aguentar de ansiedade kkkk
    Bjs!

    ResponderExcluir
  16. Oi Silvana!
    Muito obrigada pela visita \o/
    já estou visitando o seu cantinho ;)
    Bjs!

    ResponderExcluir
  17. Michelli Santos Prado15 de agosto de 2013 15:51

    Nunca li nada desse autor, e todo mundo sempre fala bem, pena que toda hora quero ler milhões de livros diferentes e acaba que nunca compro um do Rick Riordan :/ morro de vontade, não vejo a hora de ler.

    ResponderExcluir
  18. então comece pelo ladrão de raios,vc vai adorar!

    ResponderExcluir
  19. Gostei da resenha, quero propor apenas uma correção: o casal é Piper e JASON e não Leo hehe
    Beijos!


    blogueiraporteimosia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

 
Google+