32

[Resenha] Métrica

em quinta-feira, 18 de julho de 2013



Métrica
Slammed – Livro 1
Colleen Hoover
Galera Record
304 páginas
O romance de estréia de Colleen Hoover, autora que viria a figurar na lista de best sellers do New York Times, apresenta uma família devastada por uma morte repentina.

Layken, conhecida carinhosamente pelos familiares como Lake, é um jovem de 18 anos que vive uma vida normal no Texas.  Após a perda inesperada do pai, Layken é obrigada a ser o suporte tanto da mãe quanto do irmão mais novo. Por fora, ela parece resiliente e tenaz; por dentro, entretanto, está perdendo as esperanças.

Lake se recente com a forma repentina que precisa se mudar.  Após a notícia da mãe que eles não poderiam mais morar na casa onde cresceu, Lake se vê obrigada a mudar para a cidade de Ypisilanti, em Michigan. Mas, Lake tem uma surpresa inesperada quando chega a cidade. Um rapaz transforma toda a sua vida: o vizinho de 21 anos, Will Cooper, que se identifica com a realidade de Layken e parece entendê-la como ninguém. A paixão entre os dois é instantânea, e Will tem mais pontos em comum com Lake que qualquer um dos dois podem imaginar.

Em uma noite de quinta feira, Will leva Lake para conhecer uma das suas paixões, uma competição de slam. Para quem não sabe (e eu me incluo nessas pessoas), slam é uma forma de apresentação falada e performática de poesia. A pessoa além de falar a poesia que escreveu, ela colocar na apresentação, todos os sentimentos que quis transmitir com essas palavras.

É nessa apresentação que Lake conhece mais de Will que pode imaginar em um primeiro encontro, e percebe que não tem como não se apaixonar pelo rapaz. A atração entre os dois é inevitável, mas talvez o destino não esteja pronto para aceitar esse amor.

De uma forma que apenas as autoras sabem de torturar seus leitores, a vida mostra uma enorme dificuldade para o romance de Lake e Will. E enquanto as primeiras páginas imaginávamos encontrar um romance água com açúcar, descobrimos o porquê do livro ter feito tanto sucesso.

Métrica escrito por Colleen é o primeiro volume da trilogia Slammed, um romance new adult que narra a história de Lake e Will. Confesso que estou gostando desse gênero onde os temas são mais adultos, sem algumas das frescuras dos enredos adolescentes. 

A narração de Colleen é delicada, emocionante e flui de uma forma gostosa, sem que você perceba que as páginas estão correndo. O enredo criado pela autora é recheado de altos e baixos, uma verdadeira montanha russo de emoções. Em momentos, você ri e se encanta com os personagens, em outros, você chora e sofre com as dificuldades da vida.

Um dos pontos alto da história, é a competição de slam. Eu simplesmente fiquei emocionada em cada poesia! Sim, eu chorei em cada uma e fiquei voltando várias vezes as páginas só para ler mais e mais aquelas palavras. Dá para sentir a emoção da pessoa que está fazendo a perfomance, e assim que o leitor conhece mais dos personagens, cada apresentação torna-se única.

Desde que fiquei sabendo do lançamento do livro e todo o burburinho , ao mesmo tempo que fiquei curiosa, estava com um pé atrás. Calma, vou explicar. Sempre que várias pessoas falam que o livro é muito bom, eu coloco tanta expectativa em cima da história, que fico com medo de ler e não gostar, não ser aquilo que imaginei. Mas Métrica me surpreendeu, e foi tudo aquilo que esperei. A emoção flui em um livro de poucas páginas e a minha sorte foi que eu estava lendo sozinha, pois em vários momentos precisei segurar ou limpas as lágrimas. 

Só posso dizer, leiam Métrica. Sintam cada emoção, cada poesia, sofram, chorem, se emocionem, riam, torçam cada vez mais pelos personagens, só posso dizer que a emoção é única, e não dá para largar.



32 comentários:

  1. Carlinha, me diz, o que esse livro tem em relação a Belo Desastre?!
    Não vi nada, e na capa tem bem grande: "para quem gostou de Belo Desastre".
    Sinceramente essa frase, tinha feito rejeitar a leitura, mas a sua resenha mudou minha ideia.
    Conseguiu relacionar as leituras em algum ponto?

    Bjo!

    ResponderExcluir
  2. Ei Carla,

    Ah que lindo, também tenho visto falar muito bem do livro e fico com o mesmo medo, expectativa demais e acabar não gostando tanto.
    Devo ler em breve, estou curiosa com esta competição de poesias.
    Agora uma dúvida, li uma resenha ontem acho da menina falando que não sabe pq da chave na capa, que não tem sentido nenhum com o livro. Vc sabe pq da chave? tem sentido? estou curiosa agora rs.

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Carla!
    Sim é tão lindo, já li várias resenhas sobre esse livro, e todas elas relatam o quanto ele é fofo, lindo, um amor hahaha... Enfim estou super empolgada para ler-lo.E também já ouvi falar que a chave não tem nada haver com o enredo do livro. É verdade?... Parabéns pela resenha :)

    *Beijos e boas leituras, Karla

    ResponderExcluir
  4. Eu também comecei a ficar com um pé atrás com esses livros que fazem muito alvoroço, pois já fui ler livros que todo mundo falava bem e eu não gostei tanto assim. Um exemplo disso é justamente Belo Desastre.
    Estou querendo ler mais livros desse gênero, para ver se gosto, e Métrica parece muito bom, em emocionante.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Ah você sabe o quanto amei "Métrica", né? hahahaha
    E a Nanda ficou curiosa mesmo sobre a chave, será que ela descobre um significado? hahaa

    Leiam meninas o livro é maravilhoso!!!

    ResponderExcluir
  6. Eu ja me decepcionei com muitos livros que estavam "bem cotados" em várias resenhas que eu lia Carla, agora aprendi a não me empolgar demais e só ter uma opinião a respeito do livro depois que eu mesma le-lo! Mas esse tem todos os ingredientes que eu gosto! Narração impecável, personagens bem construidos, a capa dele é linda, enfim, só não gosto muito do fato de ser trilogia, mas isso a gente releva, hahaha! Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  7. Poxa, que livro bacana *-* adorei a resenha ^^
    Ainda não tive muito contato com esse tal "New Adult" - na verdade, esse monte de gêneros acaba mais confundindo mais do que ajudando... hahahah Mas já cansei de livros para adolescentes... os tais YA...

    Beijos,
    Nanie

    ResponderExcluir
  8. Sinceramente, não sei. Tenho visto um burburinho favorável mas a comparação com Belo Desatre meio que- totalmente- me desanimou. A história parece ser boa e a sua resenha (muito boa!) realmente me chamou a atenção , mas sabe quando um livro ainda te chamou "aquela" atenção? Vai pra lista do talvez! :P

    bjs!

    Thaís

    ResponderExcluir
  9. Oi Carla!
    Tenho lido tantas resenhas positivas desse livro que estou louca por ele. Eu também tenho um pouco de receio de esperar demais de uma leitura e depois me decepcionar, isso me acontece muito, de esperar um dragão e encontrar uma lagartixa, rsrs.
    Mas pelo que tenho lido, e pela sua resenha, isso não vai acontecer com Métrica.

    B-jusss! ♥

    ResponderExcluir
  10. Depois que eu li um livro em que os personagens adoravam poesias e até escreviam algumas, comecei a me interessar em livros do tipo. Não sabia que Métrica era um deles e realmente fiquei curiosa sobre o slam. Parece ser muito bom!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Uau, não sabia nada do romance, a não ser o burburinho que causou pelas redes sociais, e esta é a primeira resenha que eu leio, e certeza que vou comprar. Adoro quando um autor consegue expressar o sentimento dos personagens, de modo que até um olhar entre eles solte uma faísca e conquiste o leitor!!!!
    bjos

    ResponderExcluir
  12. Eu estava vendo muitas postagens sobre o livro, mas ainda não tinha lido nenhuma resenha. Gostei bastante da sinopse e gostei muito do livro, principalmente por conta da competição de slam (que até então eu também não sabia o significado), pois eu amo poesias e já fiquei super curiosa para ler! Irei adicionar também à lista! *-* "Pena" que é uma trilogia! Já tenho tantas séries inacabadas...

    Carla, você está fazendo minha lista aumentar! D: Isso é ruim, pois o money é pouco! haha

    ResponderExcluir
  13. Eu estou super curiosa para ler esse livro, só vi coisa boa sobre ele e muita gente gosta, eu adoro historias bonitas e eu amo muito poesias tenho certeza que esse livro tem tudo para me agradar e sem contar que tem a capa super linda, e vida na qual tem tanto livro que quero ler e pouco dinheiro para comprar.

    ResponderExcluir
  14. Oi Carla! Eu também tenho lido muitas resenhas positivas sobre o livro. E a sua também reforçou para me comprar o livro, eu adoro romances e um bom drama, acho que vou gostar. Sem falar que a capa preta é linda.

    beijos

    ResponderExcluir
  15. A imagem que tu escolheu já resume toda a resenha.
    Amei Xuxu, eu preciso ler esse livro, preciso achar lindo e chorar!

    ResponderExcluir
  16. Também estou gostando bastante desse gênero new adult. Não imaginava que esse livro despertasse tanto a emoção. Gosto de poesias e já quero ler as do livro. bj

    ResponderExcluir
  17. Oi Natyla!
    Você vai gostar desse livro \o/
    É muito bom!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  18. Oi Alê!
    Não tem como não derramar algumas lágrimas com a história \o/
    Bjs!

    ResponderExcluir
  19. Oi Camila!
    Você não se arrependerá ;)
    Depois me conta o que achou =D
    Bjs!

    ResponderExcluir
  20. Oi Andreza!
    O pior é que eu só apresento série kkkk
    Nunca tem fim!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  21. Oi Michelli!
    Depois me conta o que achou da história \o/
    bjs!

    ResponderExcluir
  22. Oi Amanda!
    As poesias são lindas! Você vai adorar!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  23. Oi Nina!
    Eu chego a deixar de ler algum livro, quando estou com as expectativas muito alta, só para não decepcionar =P
    Bjs!

    ResponderExcluir
  24. Oi Thais!
    Não tem nada a ver com Belo Desastre, apenas que é um new adult. Mas quanto ao enredo, não temos nenhum Travis kkkkk
    Bjs!

    ResponderExcluir
  25. Oi Nanie!
    Torcendo para que goste do livro ;)
    Métrica é lindo!
    bjs!

    ResponderExcluir
  26. Oi Adriana!
    Eu sempre leio com um pé atrás, assim se gostar será uma surpresa kkkk
    Bjs!

    ResponderExcluir
  27. Oi Dani!
    Verdade! Adorei comentar sobre o livro com você ;)
    Agora, vamos esperar o próximo lançamento kkkk
    Bjs!

    ResponderExcluir
  28. Oi Ketelin!
    Você vai gostar \o/
    Bjs!

    ResponderExcluir
  29. Oi Karla!
    Ainda não entendi o que significa a chave o.O
    Preciso descobrir sobre isso kkkkk
    Bjs!

    ResponderExcluir
  30. Oi Fernanda!
    Ainda não descobri sobre a chave o.O
    Preciso ver com quem recebeu a cartinha da editora para ver se tem alguma dica kkkk
    Bjs!

    ResponderExcluir
  31. Oi Gladys!
    Não tem nada a ver com o Belo Desastre ;)
    Não tem Travis, pode ficar tranquila kkk
    É mais para um Nicholas Sparks de saia, pois tem muito drama na história kkkkkkk
    Bjs!

    ResponderExcluir
  32. Oi Ana!
    Estou vendo que você vai surtar com o livro!!
    Bjs!

    ResponderExcluir

 
Google+