23

[Resenha] - O Filho de Netuno

em quarta-feira, 24 de julho de 2013


O Filho de Netuno
Série Os Heróis do Olimpo
Rick Riordan
Editora Intrínseca
426 páginas

A resenha abaixo pode conter spoilers para quem não leu o primeiro volume da série.

Percy está confuso. Ao acordar de um longo sono, não sabe muito mais que o próprio nome. Mesmo quando a loba Lupa lhe conta que ele é um semideus e o treina para lutar usando a caneta/espada que carrega no bolso, sua mente continua nebulosa. De alguma forma, Percy consegue chegar a um acampamento de meio-sangues, ainda que tenha que matar alguns monstros pelo caminho. Mas o lugar surpreendentemente não o ajuda a recobrar qualquer lembrança. A única coisa que consegue recordar é outro nome: Annabeth.
Hazel deveria estar morta. Ela não se saiu muito bem em sua vida passada. Sim, era uma filha obediente, mesmo quando a mãe estava dominada pela ambição. E este foi o problema: quando a Voz tomou conta do corpo de sua mãe e ordenou a Hazel que usasse seu “talento” para o mal, ela não conseguiu dizer Não”. Agora, por causa desse erro, o futuro do mundo está em risco. Hazel gostaria de poder montar no cavalo que aparece em seus sonhos e simplesmente fugir de tudo isso.

Frank é um desastrado. A avó diz que ele descende de heróis, e por isso pode ser o que bem entender, mas o garoto desconfia. Nem ao menos sabe quem é o próprio pai. Fica torcendo para que seja Apolo, já que a única coisa em que é realmente bom é o manejo de arco e flecha – embora nunca tenha vencido os jogos de guerra. O físico parrudo faz com que se sinta um grande bobalhão, em especial na frente de Hazel, sua melhor amiga no acampamento. Frank confia nela cegamente – o bastante para compartilhar o grande segredo que carrega no peito. 

O Filho de Netuno é o segundo volume da série Os Heróis do Olimpo, escrito por Rick Riordan. Para aqueles que estavam esperando ansiosamente pela volta de Percy Jackson, não ficarão decepcionado com o livro. Volto a afirmar que não tenho medo em ler qualquer livro do escritor. Riordan consegue envolver o leitor em uma trama empolgante, introduzindo elementos da mitologia sem cansar.

No primeiro volume, acompanhamos as aventuras de Jason, Piper e Leo no Acampamento Meio-Sangue. Agora, a história se passa no Acampamento Júpiter e os protagonistas são Percy, Hazel e Frank. Assim como Jason, Percy não tem nenhuma memória e não sabe o que precisa fazer. Através dos ensinamentos da Loba, ele consegue sobreviver até chegar ao Acampamento Júpiter. 

Nessa nova série, Riordan acrescentou a versão romana dos deuses. São os mesmos deuses gregos, mas com personalidades, características e nomes diferentes. Para quem não está familiarizado com os termos, ou até mesmo com os nomes dos deuses, a edição traz um Glossário informando esses detalhes, o que contribui com a leitura.

Quem já leu qualquer livro onde o protagonista é o Percy Jackson, sabe o quanto o garoto é azarado. Ele é um imã para atrair desastres, e sempre está em alguma situação de risco. Ao mesmo tempo, é extremamente leal aos amigos, nunca os abandonando em qualquer situação.

A narrativa é em terceira pessoa, contada em capítulos alternados entre os três protagonistas. Confesso que estou gostando dessa nova dinâmica na história, pois podemos conhecer mais de cada personagem.

A trama está mais adulta, aborda dilemas e situações mais tensas. É gostoso acompanhar o amadurecimento dos personagens, e para a minha alegria, não tenho nada a reclamar de nenhum dos novos protagonistas. Com personalidades distintas e marcantes, Frank e Hazel marcam presença nos capítulos, e é difícil não se apaixonar por eles.

O enredo é repleto de ação, lutas, demonstração de amizade e lealdade, com doses certas de bom humor e romance. É um livro que não dá para parar. Quanto mais você conhece sobre a mitologia grega ou romana, mais quer saber da trama. É uma história ágil, sem enrolações e você se espanta com todas as provações que os personagens precisam suportar em apenas 4 dias.

Mas como toda série, o livro acaba de uma forma que deixa os leitores querendo arrancar os cabelos de ansiedade. A  minha sorte é que eu já tenho A Marca de Atena, ou  estaria sofrendo depressão pós livro (risos).

Para participar do Comentarista da Semana, clique aqui.

23 comentários:

  1. Eu estou em depressão há quase 1 ano,pq ainda não li esse livro --'
    Minha ansiedade por rever o Percy é enorme, e eu sofro com esta distância entre nós hahaha

    ResponderExcluir
  2. Ah eu estou louca para ler A Marca de Atena. Sou super fã da saga e mal posso esperar para ler. Eu amei O Filho de Netuno. Rick Riordan escreve de um jeito maravilhosos. Sou apaixonada pelos livros dele.
    Xxxxx

    ResponderExcluir
  3. Não posso nem pensar na ansiedade que sinto para ler esse livro, ainda mais que nesse o Percy aparece! Adoro os livros do Rick!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Danielle CGA Souza24 de julho de 2013 16:30

    Eu preciso desses livros. O que mais gosto no Percy é exatamente o fato dele ser azarado. Onde tem problema o Percy tá no meio.
    Interessante outro garoto sem memória, aí tem coisa.

    ResponderExcluir
  5. Michelli Santos Prado25 de julho de 2013 14:28

    Ainda não li os livros do Percy, mas acho que são incríveis, porque só tenho ótimas recomendações da série, e essa também parece ser ótima, pra quem é fã então, o Rick trouxe outra trama cheia de surpresas e acontecimentos incríveis, quero muito ler as séries, tenho que comprar urgente!

    ResponderExcluir
  6. Eu ainda estou lendo a série do Percy Jackson, mas quero muito ler Os Heróis do Olímpio espero que assim que eu terminar, possa ler logo, pois adoro mitologia. E eu realmente preciso ler essa série.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Carla! Agora sim acabei de ler O Último Olimpiano e o finalzinho do livro sanou um pouco a minha dúvida com relação a Heróis do Olimpo. :) Não sei se fiquei triste ou feliz por ter finalizado a leitura, pois não sei quando poderei começar a ler Heróis do Olimpo. :/ Acredita que nunca mais comprei livros? D: A grana tá curtíssima. hehe
    Essa série parece ser ainda melhor, do jeitinho do Rick que todos os fãs amam.

    ResponderExcluir
  8. Oi Carla! Estou morrendo para saber porque Percy está sem memória. Gostei desse novidade de capítulos alternados. Tenho os dois primeiros mas só vou começar depois que estiver com A Marca de Atena na mão.

    ResponderExcluir
  9. Carla, eu adoro o Rick Riordan e amo Percy Jackson mas ainda não tive oportunidade de ler essa nova série >< preciso dar um jeito de fazer isso logo!


    Beijos,
    Nanie

    ResponderExcluir
  10. Oi Nanie!
    É um livro que você vai gostar \o/
    Bjs!

    ResponderExcluir
  11. Oi Natila!
    Não posso contar \o/
    Você precisa ler logo os três livros e depois me contar o que achou =D
    Bjs!

    ResponderExcluir
  12. Oi Andreza!
    nem me fale em grana curta ¬¬"
    A falência já chegou por aqui também kkkk
    Bjs!

    ResponderExcluir
  13. Oi Camila!
    Torcendo para que goste dessa nova série \o/
    Bjs!

    ResponderExcluir
  14. Oi Michelli!
    São ótimos! EU adoro!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  15. Oi Dani!
    O rapaz só pode ser irmão do Murphy, nunca vi uma pessoa mais azarada que ele kkkk
    Bjs!

    ResponderExcluir
  16. Oi Amanda!
    Ah! Então vai gostar da série!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  17. Oi Sara!
    Mais uma que adora a série \o/
    Bjs!

    ResponderExcluir
  18. Oi Alê!
    ahahahah só você mesmoahahha
    Bjs!

    ResponderExcluir
  19. oi Carla eu ja li o filho de netuno e amei o livro só que eu não lembro o nome do pai e Frank.Sera que vc pode me ajudar?????????????

    ResponderExcluir
  20. Deus da Guerra.Ares para os gregos e Marte para os Romanos

    ResponderExcluir
  21. Ja li toda a saga de percy jackson e os olimpianos ja terminei heroi perdido e estou confusa com o filho de netuno o acampamento jupiter eh tao estranho...ainda n me acostumri com o fato.de percy esta sem memoria

    ResponderExcluir

 
Google+