24

[Resenha] O Projeto Rosie

em segunda-feira, 15 de julho de 2013


O Projeto Rosie

Graeme Simsion

Editora Record

319 páginas

Para se ter a vida de Don Tillman, não é preciso muito esforço. Às terças-feiras come-se lagosta com salada de wasabi (seguindo um roteiro com refeições padronizadas que evitam o desperdício de ingredientes e de tempo no preparo); todos os compromissos são executados de acordo com um cronograma – alguns minutos para a prática do aikido e do caratê antes de dormir, uma hora para limpar o banheiro, três dias da semana reservados para suas idas à feira – e, se apesar dessa programação algum desagradável contratempo surgir em sua rotinha, não há nada que não possa ser solucionado com meia hora de pesquisa científica.

Exceto as mulheres.

Até o momento, a única coisa não esclarecida pelos estudos no campo de atuação de Don, a genética, é o motivo para sua incapacidade de arrumar uma esposa. Uma namorada ao menos? Ou até mesmo uma amiga para somar ao seu restrito grupo de amigos, formados por Gene, também professor na universidade, e a mulher dele, Claudia, psicóloga e companheira muito compreensiva.


Para solucionar esse problema de modo mais eficaz, Don desenvolve o Projeto Esposa, um questionário meticuloso que vai ajudá-lo a filtrar candidatas adequadas a seu estilo de vida: fumantes JAMAIS, e mulheres que se atrasam por mais que cinco minutos ou que usam muita maquiagem estão fora dos critérios pouco flexíveis que o levarão à mulher ideal.


O único problema é que um questionário desse tipo exige tempo e dedicação, dias coisas que se tornaram raras no cotidiano de Don desde que ele conhece Rosie: fumante, vegetariana e incapaz de chegar na hora marcada. Ou esse era o único problema até Rosie entrar na vida de Don e – despretensiosamente, uma vez que ela nunca se candidatou ao Projeto Esposa – mostrar-lhe que a mulher ideal não existe, mas o amor, sim.

O Projeto Rosie escrito por Grame Simsion é um romance que foge do padrão e conquista desde a primeira página. Don vive uma vida cronometrada, organizada, onde qualquer imprevisto é analisado como algo frustrante, irritante que foge do padrão do seu cotidiano. Don é incapaz de distinguir qualquer sentimento. Como vive uma vida baseada na lógica, não consegue entender as mais diversas variações dos sentimentos humanos. Por isso, não tem muito amigos ou namoradas.

O Projeto Esposa é um questionário interminável, onde traz as mais diversas questões. Dependendo da resposta, Don simplesmente descarta a mulher sem ao menos conhecê-la. Machista? Sim, pode ser, mas a cada página que você conhece mais da personalidade de Don, percebe que ele apenas não tem prática na convivência social. Acredita que encontrando a mulher que atende perfeitamente todos os seus gostos, encontrará a esposa ideal para o seu modo de vida. Ah! Como ele estava enganado.

Rosie é aquela mocinha decidida, mas com alguns traumas do passado. Uma mulher desorganizada, que não tem nenhuma característica da esposa ideal para Don. Mas por que ela não sai do pensamento?

Acompanhamos as situações mais constrangedoras de Don, onde notamos o quanto ele não tem noção de como se comportar em um grupo de amigos, ou até mesmo em um encontro. Cada vez que ele analisa uma situação, é uma risada garantida. Eu ri demais em todas as situações onde ele não percebia a intenção das pessoas, interpretando literalmente qualquer frase.

Mesmo se tratando de um romance, a história não tem um teor romântico ou meloso. Notamos a transformação de Don, assim como percebemos que está se apaixonando. Mas a história foca principalmente no comportamento nada social de Don, e alguns personagens são pouco trabalhados.

A história é despretensiosa e diverte qualquer leitor. Mesmo com o pequeno detalhe sobre o enredo, confesso que me diverti muito com a falta de conhecimento social de Don. Um livro divertido que todos precisam ler.

Para participar do Comentarista da Semana, clique aqui.



24 comentários:

  1. Oi Carla!
    Adorei o enredo desse livro, fiquei imaginando o Don como o Sheldon do The Big Bang Theory, cheio de neuras e manias e sem a menor noção de sentimentos, rsrs.
    Com certeza, quero muito ler esse livro!
    B-jusss! ♥

    ResponderExcluir
  2. Nossa, a capa é uma fofura. Como eu ainda não conhecia o livro? :O
    Mesmo não sendo uma grande fã de romances, estou buscando um livro que seja fofo e divertido na medida certa, e esse, por não ser meloso, parece perfeito!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi Carla!
    Realmente o livro me parece uma gracinha,com uma leitura muito agradável.É muito bom nos distrairmos um pouco com uma leitura mais leve que nos faz rir, e esse me parece ser um bom livro para que fiquemos mais alegres com a vida.Fiquei com muita vontade de ler o livro, já foi pra minha lista! haha

    *Beijos e boas leituras,Karla

    ResponderExcluir
  4. Fiz o teste na página do face e não sou compatível com o Don, rara.
    Parece uma leitura light e despretenciosa, ;)

    Bjo!

    ResponderExcluir
  5. Eu adoro livros que nos conquistam desde a primeira pagina, ja fiquei muito interessada nesse, porque com certeza eu também vou me divertir muito com a historia de Don e seu projeto Esposa, adorei essa capa, ela tem um quê de chick lit!!! :)

    ResponderExcluir
  6. Adorei tudo referente à esse livro, primeiro o título, depois a capa, a sinopse e parece que a estória é ótima também. O Don parece ser bem diferente dos personagens normais dos livros, isso foi o que mais me conquistou. Amo quando um livro me faz dar risadas, e esse parece ser um desses!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi, Carla!
    Desde que vi o lançamento adicionei logo à minha lista do Skoob! O Projeto Rosie tem tudo o que gosto em um romance: personagens com nada em comum. Gostei da personalidade de Don, pois tenho um pouco isso de vida cronometrada. hehe
    Com certeza Rosie dará uma bagunçada na vida dele! Quero muito conferir a história.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Eu já tinha visto esse livro antes, mas nunca tinha lido sobre o que ele falava e confesso que agora fiquei super curiosa parece ser um livro muito legal e ai esta algo muito interessante, pois acho que as mulheres são assim para os homens algo que eles não conseguem entender, muito curiosa pra ler esse livro.

    ResponderExcluir
  9. Carlinha, essa capa é um amor.
    O Don me fez pensar no Sheldon de TBBT, e vai acabar se apaixonando pela impossibilidade. Essa Rosie deve ser uma figura.
    Tenho vontade de conferir essa trama. =)
    Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  10. Oi Carla!
    Não sei porque mas pela capa achei que era uma história diferente, gostei por ser divertida e despretensiosa, porque intercalo leituras mais leves como esta com mais densas. Ah mas eu achei ele machista assim. Hahaha A verdade é bem esta que o livro passa não existe uma mulher ideal.
    beijos

    ResponderExcluir
  11. Curti esse negócio de ser romance, mas não ser meloso, e mesmo com um toque machista a historia me interessou bastante!

    ResponderExcluir
  12. Estou interessada desde o lançamento. Imagino que Don seja bem engraçado.

    ResponderExcluir
  13. Oi Natyla!
    Ele faz cada coisa, que não tem como não rir kkkk
    Você vai gostar!
    bjs!

    ResponderExcluir
  14. Oi Alê!
    Você vai gostar ;)
    Depois me conta o que achou!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  15. Oi Ana!
    Sim, ele fala sobre isso, que não existe uma mulher perfeita \o/
    Você vai gostar ;)
    Bjs!

    ResponderExcluir
  16. Oi Dani!
    Eu preciso assistir TBBT ¬¬" só assisti o primeiro episódio =(
    Depois me conta o que achou da história \o/
    bjs!

    ResponderExcluir
  17. Oi Camila!
    Estou vendo que você gostará da trama, rs.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  18. Oi Andreza!
    Confesso que não dava nada para o livro, rs. Mas eu ri em diversas situações! O livro é divertido, rs.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  19. Oi Amanda!
    Você vai se divertir com o Don =D
    Depois e conta o que achou do livro!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  20. Oi Adriana!
    Eu adoro quando o livro me conquista no começo! Depois eu não consigo largar, rs.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  21. Oi Gladys!
    Eu fiz esse teste também, e não sou compatível com o Don. Sabe o que significa, que ele não nos convidaria para conhecer kkkkk
    Bjs!

    ResponderExcluir
  22. Oi Karla!
    Ahh! Nem me fale em lista! Eu não consigo diminuir a minha kkkkkk
    Bjs!

    ResponderExcluir
  23. Oi Ketelin!
    Você precisa ler essa história! Esse não tem nada de meloso, então vai gostar hehe
    Bjs!

    ResponderExcluir
  24. Oi Nina!
    Menina, acredita que eu só assisti o primeiro episódio dessa série??
    Eu quero assistir os outros kkkk
    Bjs!

    ResponderExcluir

 
Google+