28

[Resenha] Salamina

em quarta-feira, 17 de julho de 2013


Salamina
Javier Negrete
Editora Planeta
622 páginas

Século V a.C. - A jovem democracia ateniense enfrenta um terrível desafio. O gigantesco império persa pretende destruir Atenas e conquistar a Grécia. Nesse momento decisivo aparecerá um homem, um gênio, um visionário: Temístocles.

Ele será o fio condutor deste deslumbrante romance que, alicerçado na história, tem o alento da tragédia e a força da épica. Do ataque suicida dos atenienses em Maratona à batalha das Termópilas, passando pela fabulosa cidade de Babilônia, todos os fios da trama desembocam na jogada de mestre de Temístocles: Salamina, a maior batalha naval da Antiguidade e o lugar onde se decidiu o futuro de nossa civilização.

Salamina escrito por Javier Negrete é um romance histórico que narra um acontecimento importante da história grega – a Batalha de Salamina – quando os persas tentam destruir Atenas e assim conquistar a Grécia. Acompanhamos a vida de Temístocles, um estrategista ateniense que teve uma participação fundamental na batalha de Salamina. Através da liderança e audácia de Temístocles, a tropa formada por soldados atenienses e espartanos conseguem impedir o avanço do exército do Rei Xerxes.

Javier Negrete fez uma belíssima e detalhista pesquisa histórica para narrar os fatos que precederam a Batalha de Salamina, onde notamos com clareza que a história não foi criada ao acaso. Através de uma variedade de registros e descrições, o autor reconstruiu o cotidiano e o modo de vida da sociedade antiga, aproximando o leitor dos costumes daquela época.

Além de acompanhar os passos de Temístocles, o autor narra acontecimentos da vida de Artemísia e também do Rei Xerxes. O livro é repleto de ação, do começo ao fim e não tem como largar a história. 

O enredo é recheado de detalhes dos costumes e crenças, como a importância da religião e o quanto eles acreditavam em seus deuses. A história descreve a importância da religiosidade e como isso influenciava as atitudes das pessoas. Sonhos premonitórios, o sacrifício para agradar aos deuses, o oráculo de Delfos, são fundamentais para o curso dos fatos.

Conhecemos um pouco da insanidade do Rei Xerxes, que acreditava ser um deus entre os mortais. Acompanhamos a coragem de Artemísia, uma mulher que comandou exércitos ao lado do Rei Xerxes e oferecia bons conselhos junto com o general persa Mardónio, mostrando a influência da mulher grega na sociedade.

A primeira vista, o livro parece mais uma história cansativa, mas não se enganem. A forma como Javier narra os acontecimentos é fluída e a descrição dos fatos históricos é minuciosa, prendendo o leitor da primeira a última página. 

Salamina é um título de leitura obrigatória para os amantes de histórias épicas. Javier conseguiu construir um enredo ricamente baseado em fatos históricos. Todo o cuidado que o autor teve para reconstruir cada momento desse fato histórico, mostra o quanto ele é apaixonado pelo tema. Um enredo que conta com doses certas de drama, romance, aventura e muita ação, faz com que o livro fique gravado na memória.

Para participar do Comentarista da Semana, clique aqui.




28 comentários:

  1. Oi Carla!
    Confesso que não sou muito ligada a livros com enredos mais históricos. Mas essa história me chamou muita atenção, e pretendo ler-lo. Mas também tem um pouco de romance então acho que vou gostar deste livro.

    *Beijos e boas leituras,Karla

    ResponderExcluir
  2. Puts! Necessito desse livro... adorei o enredo.

    Beijos
    http://livrosromanticos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Uau! Juro que quando vi esse livro eu torci o nariz e nem fui procurar saber mais... não sei dizer o porquê, mas achei que seria chato, cansativo e sem graça...
    Mas pela sua resenha é exatamente o tipo de história que eu AMO! Oh, my... nunca mais terei preconceito!

    Beijos,
    Nanie

    ResponderExcluir
  4. Nossa, eu leria! Nunca li um livro que falasse de alguma batalha épica e a experiência deve ser maravilhosa. Eu adoro filmes que mostram essas guerras, então provavelmente gostaria do livro.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Não é o estilo que costumo ler, mas parece bem elaborado.

    Bjo!

    ResponderExcluir
  6. Tem certeza que não é uma leitura cansativa? Acho que não é meu estilo, histórias épicas não me atraem muito! Mas fico feliz por ser um livro bem escrito e cheio de detalhes sobre a crença e costumes da época! Bjão!

    ResponderExcluir
  7. Não gosto muito desse tipo de livro, embora adore mitologia. Se houvesse um pouco até leria.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Assim que vi a capa do livro eu já sabia que ele era bom. Logo de cara fiquei querendo é muito ler ele. Agora com certeza vou ter que ler. Gostei muito da resenha, a primeira que leio sobre esse livro.
    Já ta mais do que adicionado na minha lista.
    Bjuss

    ResponderExcluir
  9. Carla, que bela resenha! :O Eu AMEI o livro! Como não acompanho os trabalhos publicados pela editora jamais iria saber da existência desse livro! Obrigada por apresentá-lo! ;) hehe Gosto muito de história dos povos antigos, gosto de saber sobre seus costumes, sobre as batalhas, crenças... Enfim, esse livro é perfeito pra mim. <3 Irei adicioná-lo logo à lista para não esquecer. hehe

    ResponderExcluir
  10. Ah esse livro parece ser muito bom adoro guerras gregas e tenho certeza de que Salamina tem uma historia incrível e eu to super curiosa para conhecer essa historia tenho certeza de que não vou me arrepender.

    ResponderExcluir
  11. Ai, esse não me chamou atenção apesar de gostar muito de história. E na verdade acho que tem outro livro com o mesmo Temístocles...
    Eu li o título e pensei Salaminho? hahaha

    ResponderExcluir
  12. É um livro obrigatório para mim eu adoro livros históricos e ainda não li nada sobre a batalha de salamina, só conheceço superficialmente a história do rei Xerxes.

    beijos

    ResponderExcluir
  13. Achei o título estranho, do tipo que eu fiz cara feia quando li hahaha

    Mas a resenha compensou a escolha do título.
    Com certeza ele fará parte das minhas leituras futuras, mas beeem futuras pq tem mt coisa na frente haha

    ResponderExcluir
  14. Meu pai é um historiador e cresci rodeada de livros sobre história. Amo esse tipo de leitura e se for de uma maneira leve e envolvente melhor ainda. Vou dar de presente para ele e depois pedir emprestado. hahaha

    ResponderExcluir
  15. Oi Natyla!
    Sim, a escrita do autor é muito envolvente! Você nem vai perceber o andar das páginas \o/
    bjs!

    ResponderExcluir
  16. Oi Alessandra!

    Eu já cai de boca por causa da capa kkkk
    Bjs!

    ResponderExcluir
  17. Oi Ana!
    Você precisa ler! Vai adorar!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  18. Oi Dani!
    ahahahaha
    eu não tinha pensando nesse nome!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  19. Oi Camila!
    Já estou vendo que você vai gostar!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  20. Oi Andreza!
    Opa, muito obrigada ;)
    Torcendo para que goste da história =D
    Bjs!

    ResponderExcluir
  21. Oi Michelli!
    Depois me conta o que achou da história \o/
    bjs!

    ResponderExcluir
  22. Oi Amanda!
    Ah... que pena =(
    Bjs!

    ResponderExcluir
  23. Oi Adriana!
    Não é não \o/
    Pode ler tranquila =D
    Bjs!

    ResponderExcluir
  24. Oi Gladys!
    Eu gostei muito do livro =D
    Bjs!

    ResponderExcluir
  25. Oi ketelin!
    Já estou vendo que gostará da história =D
    Bjs!

    ResponderExcluir
  26. Oi Nanie!
    Menina, eu cai de boca assim que eu vi a capa! Depois que li a sinopse, já vi o que o livro era o meu número kkkk
    Bjs!

    ResponderExcluir
  27. Oi raíssa!
    Você vai gostar ;)
    Bjs!

    ResponderExcluir
  28. Oi Karla!
    Torcendo para que goste da história ;)
    bjs!

    ResponderExcluir

 
Google+