39

[Resenha] As Treze Relíquias

em sexta-feira, 9 de agosto de 2013


As treze relíquias
Michael Scott e Colette Freedman
Editora Planeta
413 páginas

Há mais de sete décadas treze crianças foram designadas para cuidar de artefatos antigos, dotados com um poder primitivo e letal. As relíquias, como foram chamadas, deveriam ser mantidas por seus guardiões em total segurança e afastadas umas das outras.
Entretanto, agora um homem sinistro e sua amante estão atrás delas, roubando cada peça e eliminando seus protetores, deixando um rastro de crimes violentos. Aparentemente por acaso, a jovem Sarah Miller se envolverá nessa trama perigosa e terá que correr contra o tempo para elucidar os enigmas que rondam sua nova vida.
Serão os guardiões seres de outro mundo? 

Qual será o segredo das relíquias milenares? 

Por que justamente Sarah foi atraída para esse jogo mortal? 

Uma história inquietante, povoada de lendas que até hoje rondam nosso imaginário, As treze relíquias mostra que há forças que nunca devem ser despertadas.

As treze relíquias escrito por Michael Scott e Colette Freedman é uma aventura inquietante de deixar o leitor sem fôlego.

A história se passa no tempo atual e acompanhamos assassinatos cruéis de pessoas idosas. Ao primeiro momento, não entendemos o por que do assassino perseguir apenas alguns idosos específicos, mas aos poucos, os detalhes da tramas são esclarecidos.

A história gira em torno de Sarah Miller, uma jovem que salva a idosa Judith Walker de ser atacada por marginais. Judith questiona se foi uma simples coincidência ou se a jovem Sarah está destinada a ajudá-la com as relíquias. Judith era uma das treze crianças escolhidas para proteger as relíquias. Seguindo as ordens do homem que designou os artefatos nas mãos das crianças, ela se afastou assim como os demais. Viveu uma vida tranquila e promissora graças ao poder da relíquia pertencente.

Mas o assassinato dos antigos amigos faz com que Judith procure meios para proteger o artefato, antes que ele caia em mãos erradas. O surgimento repentino da jovem Sarah ajuda Judith a se decidir o que precisa fazer na proteção do objeto.

O ritmo da narrativa é alucinante, não tem como parar. Os capítulos são narrados em terceira pessoa e são curtos, centrados em diversos personagens. Além do ponto de vista de Judith e Sarah, temos também os dos vilões e dos assassinos. Particularmente, gosto quando os capítulos são alternados, pois consigo compreender melhor toda a trama, sem ficar presa no ponto de vista do protagonista.

Não se enganem imaginando encontrar uma trama leve ou juvenil. As mortes são descritas com toques de crueldades que impressiona principalmente pelas vítimas serem pessoas idosas. Além dos artefatos históricos, uma trama recheada de ação e investigação, contamos com uma pitada de romance apenas para deixar a história mais leve.

A história é muito bem contada e os autores explicam todos os mistérios no decorrer do livro. Mas eles optaram por deixar o final em aberto, propício para um novo volume. Calma, não estou dizendo que foi deixada alguma ponta solta, não é isso. Mas a forma como a história foi encerrada, deixa abertura para uma clara continuação, sem influenciar nos acontecimento desse volume. 

Ainda não consegui descobrir se é o primeiro de uma série ou se é um volume único. O Skoob traz como livro 01, mas não encontro nenhuma continuação no site dos autores, o que me deixa desesperada. Por favor, se alguém souber de alguma coisa, me avisa e me tire desse tormento (risos). A revisão da editora está ótima e como os capítulos são curtos, a leitura flui rapidamente. Sem contar que a capa chama a atenção, com todos os detalhes da imagem. Para quem gosta de história com enredo repleto de ação, com mistérios milenares, personagens correndo para salvar a própria vida, As treze relíquias é o livro certo. 

Agora preciso voltar a minha pesquisar para descobrir se é o começo de uma série. Enquanto isso leia o livro, tenho certeza que se surpreenderão com essa história.



39 comentários:

  1. Carla, adorei a resenha!
    Mas como assim a história se passa nos dias atuais?! Eu juro que pensava que era uma história na Idade Média >< hahahaha
    Poxa, parece mesmo um livro beeeem bacana! Será que é parte de uma série?!


    Beijos,
    Nanie

    ResponderExcluir
  2. Carla,resenha interessante principalmente pela aventura,narrativa,mistérios e personagens,diferente Vc mencionar que se passa nos dias atuais,deixa os leitores mais curiosos.

    ResponderExcluir
  3. Nossa uau que resenah de tirar o fôlego!
    Gostei por se passar no dias atuais, e a parte dos assasinatos e tudo mais é tudo muito intrigante! :O

    Esta rolando um sorteio no blog, passa lá depois (:
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Wow! Não sei se foi sua resenha ou a estória que me fez ficar encantada. Parece ser um daqueles livros que corroem seus ossos até você chegar o fim. Preciso/necessito desse livro tipo... Agora!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Van/Blog do Balaio9 de agosto de 2013 16:37

    Sua empolgação com o livro me deixou aqui bem curiosa, hehe.

    Tem todo jeito e ser um livro alucinante mesmo, aqueles que a gente não consegue largar, sinto falta de uma leitura assim...

    Vanessa - Blog do Balaio
    balaiodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Adorei sua resenha!!
    O livro tem bem cara mesmo daqueles que é impossível de largar. Eu amo quando o livro é contado por mais de um ponto de vista, ou seja ao que não tem como não gostar desse!
    Bjs :)

    ResponderExcluir
  7. Rafaela Saturnino9 de agosto de 2013 20:27

    Eu comprei esse livro porque achei a capa linda, e amei do inicio ao fim, eu também não conseguia parar de ler. Nem imaginava que podia ser uma série, e também fui procurar agora e não achei nada de continuação, se descobrir alguma coisa também me avisa :)
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Inês Gabriela A.9 de agosto de 2013 22:13

    Uau, o livro parece ser mesmo bem emocionante, confesso que fiquei curiosa, mas a parte da morte dos velhinhos me deixou apreensiva, esse tipo de violência é bem cruel. A capa ficou linda mesmo, adorei, pessoalmente deve estar mais ainda.

    ResponderExcluir
  9. Nossa esse livro parece ter bastante ação mesmo, e ainda achei interessante o fato dos guardiões serem idosos, pois na maioria dos livros desse tipo os que fazem o papel de protetores são jovens!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi Nanie!
    Quando eu peguei o livro, pensei a mesma coisa!! Por isso fiz esse comentário, rs.
    Eu estou tentando descobrir se é série, mas não acho nada o.O
    Imagina uma pessoa desesperada?? kkkkk
    Se você ler a história, percebe que ela fecha em um único volume. Mas sabe aquele tipo de final aberto para continuações?? É assim que acaba!
    Eu quero mais um!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  11. Oi Van!
    É muito bom! Você vai gostar!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  12. Oi Tamires!
    Muito obrigada!
    Pode deixar que vou passar lá depois ;)
    Bjs!

    ResponderExcluir
  13. Oi Sara!
    Leia! Só posso falar isso! Eu devorei a história \o/
    Bjs!

    ResponderExcluir
  14. Oi Cris!
    Eu gosto, pois completa a história. Se tenho apenas o ponto de vista do protagonista, eu sou influenciada por ele. Se tenho mais, eu consigo entender a história completamente \o/
    Bjs!

    ResponderExcluir
  15. Oi Rafa!
    Pode falar, é bom, né?
    Sim, pode deixar! Também quero saber se teremos mais livros \o/
    Bjs!

    ResponderExcluir
  16. Oi Inês!
    É muito bom! Realmente, os assassinatos são cruéis =(
    Foi um dos detalhes que me incomodava na história, a crueldade dos assassinos...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  17. Oi Amanda!
    Os guardiões foram selecionados ainda crianças, e no momento da história, passou setenta anos! Mas pouco é contado quando eles eram crianças, o foco mesmo é na proteção do restante das relíquias \o/
    E posso falar, a história não tem nada de juvenil, rs.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  18. Oi Van!
    É uma leitura que não tem como parar! Você quer ler mais e mais para descobrir tudo o que está acontecendo \o/
    Bjs!

    ResponderExcluir
  19. Achei a capa linda! E a história parece ser muito legal-pelo visto sai um pouco da mesmice desse tipo de livro. Fiquei interessada!
    Ah, é uma série mesmo. Parece que os autores estão escrevendo o segundo livro e planejam um terceiro. ^.^


    bjs!

    ResponderExcluir
  20. Parece ser bastante interessante!! Capa linda, enredo envolvente...

    ResponderExcluir
  21. Oi Carla! Nossa, outro dia eu estava na Saraiva, vi esse livro e me apaixonei tanto pela capa quanto pelo enredo. Confesso que fiquei a ponto de compar, só não comprei por medo de ser a parte dois ou sei lá qual de alguma saga (como aconteceu quando comprei The Dark and Hollow Places e descobri que erao livro três de uma trilogia........) ENFIM! Resolvi comentar pra elogiar a sua resenha e também, pra dizer que As Treze Relíquias é a parte 1 de uma saga SIM! Podemos esperar por mais gostosuras por aí :) bjs

    ResponderExcluir
  22. Gostei do enredo. A história parece ser bem eletrizante. Depois volta para contar se é uma série e quantos livros haverá nela. bjs

    ResponderExcluir
  23. Nossa, é de tirar o fôlego mesmo, é a primeira resenha que leio desse livro, achei realmente que fosse um livro voltado pro público juvenil, mas me enganei...que bom que os autores nao deixam perguntas sem respostas e pontas soltas, eu não suporto quando isso acontece! Amei a resenha! :)

    ResponderExcluir
  24. Danielle CGA Souza12 de agosto de 2013 16:38

    Aiii que maldade matar idosos!!! (matar qq um é um ato inadmissível, pior ainda idosos q têm a defesa mínima ou inexistente)
    Gostei demais da trama, acredito que havendo oportunidade darei uma boa lida!!!
    Só tô preocupada com essa sua dúvida. Será mais uma série em sua vida? hahaha, não duvido. ;)

    ResponderExcluir
  25. Michelli Santos Prado15 de agosto de 2013 16:02

    Oie Carla!!

    O livro é interessante, e faz muito meu estilo.
    Gostei da sua resenha.
    Essa capa me chama muita atenção, gostei.

    Beijos*

    ResponderExcluir
  26. Oi Thais!
    =O
    Essa notícia me deixa muito feliz! Eu ainda não acredito na forma como o esse livro acabou! Eu preciso de uma continuação \o/
    Bjs!

    ResponderExcluir
  27. Oi Bru!
    =O
    =D
    Eu quero a continuação!!!! Nossa, estou muito feliz agora!!!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  28. Oi Natyla!
    Menina, eu preciso de uma continuação para esse livro! Ele não pode acabar dessa forma kkkk
    Bjs!

    ResponderExcluir
  29. Oi Adriana!
    Eu não posso dizer que ficou alguma pergunta sem resposta, os autores responderam todas. Mas sabe aquele livro que precisa de uma continuação? Que um só não é o suficiente? É esse o livro \o/
    Bjs!

    ResponderExcluir
  30. Oi Dani!
    Você acha que pode uma crueldade dessa? Isso foi algo que me incomodou durante a leitura =(
    Mas o livro vale muito a pena!
    Você vai gostar!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  31. Oi Michelli!
    Ahhhh! Você vai gostar!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  32. Deve ser perturbador ler sobre essas mortes, né? ):
    Tirando isso, a história parece ser muito boa! Eu não conhecia, mas a sinopse e a resenha me deixaram curiosas!

    ResponderExcluir
  33. Oi Andreza!
    É sim, e muito! Você vai gostar desse livro, é muito bom!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  34. Ana de Cassia Oliveira25 de agosto de 2013 03:07

    Nossa achei que era uma trama leve e juvenil, estava enganada, ah eu é que eu não gosto de muita violência em livros :(


    beijos

    ResponderExcluir
  35. Amei!!! No começo da sinopse já fiquei super interessada, ao fim da resenha descobri q preciso dessas livro!! Parece ser realmente de tirar o fôlego!!

    ResponderExcluir
  36. Oi Ana!
    A trama não é leve, não! A história é muito boa e você não percebe a leitura \o/
    Bjs!

    ResponderExcluir
  37. Oi Thaynara!
    Menina, você vai surtar com o enredo!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  38. Kaio Reinaldo Lucio21 de janeiro de 2014 13:41

    Gostei muito da resenha e capa me chamou muita atenção. Ganharei o livro hoje. Mal posso esperar para ler este livro.

    ResponderExcluir

 
Google+