22

[Resenha] Fale!

em segunda-feira, 26 de agosto de 2013


Fale!
Laurie Halse Anderson
Editora Valentina
288 páginas

“Fale sobre você... Queremos saber o que tem a dizer.”
 
Desde o primeiro momento, quando começou a estudar no colégio Merryweather, Melinda sabia que isso não passava de uma mentira deslavada, uma típica farsa encenada para os calouros. Os poucos amigos que tinha, ela perdeu ou vai perder, acabou isolada e jogada para escanteio. 

O que não é de admirar, afinal, a garota ligou para a polícia, destruiu a tradicional festinha que os veteranos promovem para comemorar a chegada das férias e, de quebra, mandou vários colegas para a cadeia.

E agora ninguém mais quer saber dela, nem ao menos lhe dirigem a palavra - insultos e deboches, sim - ou lhe dedicam alguns minutos de atenção, com duvidosas exceções. Com o passar dos dias, Melinda vai murchando como uma planta sem água e emudece. Está tão só e tão fragilizada que não tem mais forças para reagir. 

Finalmente encontra abrigo nas aulas de arte, e será por meio de seu projeto artístico que tentará retomar a vida e enfrentar seus demônios: o que, de fato, ocorreu naquela maldita festa?

Fale! escrito por Laurie Halse Anderson, relata uma história emocionante e atual. O livro foi escrito em 1999, e devido ao sucesso e aceitação do público, rendeu a produção de um filme em 2004, onde a atriz que interpreta Melinda é a Kristen Stewart.

A autora é conhecida por escrever histórias sobre adolescentes, mas chamando a atenção para os jovens adultos. A história aborda um tema indigesto, que incomoda as pessoas de qualquer idade. Mas indiferente do acontecido com Melinda, o que mais me incomodou na história é a negligência dos pais.

Após a participação da tradicional festinha promovida pelos veteranos do colégio, Melinda simplesmente mudou. Ela perdeu a vontade de conversar, perdeu as melhores amigas, as médias escolares despencaram. Quanto mais Melinda deixa de falar, mais ela se torna um alvo da crueldade juvenil. E isso é fato vivenciado pela maioria, os jovens podem ser cruéis quando eles se deparam com as diversidades das pessoas.

Melinda torna-se cada vez mais retraída, sem amigos, sem vontade de estudar, sem o apoio dos pais. O único lugar que ela consegue se expressar é na aula de artes. O interessante é que os pais não conseguem ver essa mudança na jovem. Para eles, ela está agindo dessa forma para chamar a atenção. Em seus desejos egoístas, eles não prestam a atenção na única filha.

A história quase não contém diálogos. Tudo se passa no intimo de Melinda, seus medos, dúvidas, desânimos, frustrações, recheados com pensamentos sarcásticos e ácidos. Mas isso não faz com que a história torne-se cansativa. O enredo incomoda, machuca, você quer ajudar, consolar, socorrer... Você simplesmente quer que a protagonista consiga expressar tudo o que está sentindo.

Não é a toa que o livro é conhecido e indicado para leitores de qualquer faixa etária. Uma história escrita em 1999, mas que não perdeu a contemporaneidade. Com relação a edição nacional, adorei a capa escolhida pela editora, com uma delicadeza sem igual e que contrasta com a capa original.

Só posso dizer: leiam, sintam cada momento da história, e se emocionem com Melinda. Você não será mais o mesmo após a leitura do livro. 



22 comentários:

  1. Eu estou tão ansiosa pra ler esse livro! Eu adorei o filme com a Kristen Stewart e quando eu soube que não havia tradução, eu fiquei muito mal, porque eu TINHA que ler. Daí a Editora Valentina lança e me faz essa capa magnífica, argh, eu tô muito ansiosa mesmo. Sinto que será uma tortura tão grande quanto Garotas de Vidro, da Laurie também, mas que passará tanto pra mim... Eu espero ler em breve, aliás, espero que chegue logo o meu exemplar que eu pedi na Saraiva, hahaha.

    Amei a resenha e só me empolgou ainda mais!

    Boa semana!

    http://literallypitseleh.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Como pode né, um livro escrito a mais de uma década, abordar assuntos tão atuais, ou realmente o mundo não mudou, continua com os mesmos problemas de antigamente...eu tinha lido já uma resenha desse livro e fiquei muito comovida com a historia de Melinda e agora lendo a sua, continuo tocada pela falta de sensibilidade dos pais de Melinda, eu sou mãe e noto qualquer diferença no comportamento dos meus filhos, mas infelizmente há muitos pais que não se importam....quero muito ler esse livro, a Editora Valentina ta caprichando muito em suas publicações né! :)

    ResponderExcluir
  3. Tenho muita vontade de ler esse livro por causa da adaptação cinematográfica com a Kristen. O livro grita para mim pedindo que o leia, porém ainda não tive oportunidade de encontrá-lo e comprá-lo. Amei sua resenha e não vejo a hora de ler.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Michelli Santos Prado26 de agosto de 2013 17:35

    Oi Carla....Nossa você não deu nenhuma dica sobre o tema do livro, aumentando assim minha lista de aquisições =)
    Fiquei bem curiosa pela leitura, e para saber sobre o que ele relata. E para saber se ela supera está dificuldade. Bjuss

    ResponderExcluir
  5. Parece ser um livro bem forte, daqueles que a gente fica dias pensando na trama. Tenho vontade de ler. Como você disse, faz tanto que foi escrito e continua muito atual. Infelizmente.

    ResponderExcluir
  6. Danielle CGA Souza27 de agosto de 2013 21:15

    Olá Carlinha,
    Achei a capa bem fofinha, e as folhas com formato de lábios... ficou diferente e bonito.
    Triste imaginar pais que não percebem as mudanças que os filhos sofrem, mas eu entendo disso. haha.
    Nada pior que colegas de escola para detonar qualquer estima, parece que a Melinda sofre e muito com isso.
    Agora entendi a escolha da Kristen p/ o papel, pq falta de expressão é com ela mesma. #venenosa.
    Adorei a dica Fadinha.

    ResponderExcluir
  7. A capa não me atraiu... Mas a resenha em compensação.. Sou apaixonada por livros adolescentes, então quero muito esse!!! Realmente a crueldade das pessoas é algo sem igual... Curiosa pelo livro..

    ResponderExcluir
  8. Oi Carla,assisti o filme chamado O Silêncio De Melinda!Realmente não foi de uma hora para outra que Melinda ficou assim foi depois de um acontecimento traumático que mudou a vida dela por completo,um livro para falar com os adolescentes e expor situações perigosas e atuais.

    ResponderExcluir
  9. Só leio resenhas positivas desse livro, sem brincadeira. Ganhei prêmio e tudo. Agora estou eu aqui morrendo de vontade de ler e me emocionar (ficar mudada tbm) com a história. Só achei que para o público alvo a capa é muito sem graça, parece auto ajuda. Eles poderiam fazer uma coisa mais teen, afinal o livro é mais pra esse público. Mas enfim, estou querendo ler >.<

    ResponderExcluir
  10. Ana de Cassia Oliveira29 de agosto de 2013 20:47

    Eu gosto de livros que retratem o universo adolescente, costumo me identificar apesar de já ter passado desta fase rsrs. O livro deve ser interessante por tratar assuntos delicados que pairam na mente da protagonista sem que ela consiga dizê-los.


    beijos

    ResponderExcluir
  11. Parece ser um livro bem interessante e emocionante. Pretendo lê-lo em breve. Não sabia que o filme era baseado no livro.

    ResponderExcluir
  12. Oi Natyla!
    Eu nem sabia do filme, rs.
    Depois me conta o que achou \o/
    bjs!

    ResponderExcluir
  13. Oi Ana!
    Mesmo que o pano de fundo seja os problemas de um adolescente, a história é atual e pode se aplicar em qualquer idade \o/
    É muito bom!
    bjs!

    ResponderExcluir
  14. Oi Inês!
    A capa tem tudo a ver com a história \o/
    Quando você ler, vai visualizar isso \o/
    Bjs!

    ResponderExcluir
  15. Oi Van!
    Eu quero assistir esse filme!!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  16. Oi Thaynara!
    Você precisa ler esse livro! É muito bom!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  17. Oi Dani!
    ahahahahah Eu não gosto dessa atriz também!
    Não vejo a hora de ver o filme, rs. Tudo bem que vou criticar a atriz, rs.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  18. Oi Cris!
    Sim, não tem como esquecer dessa história =D
    Bjs!

    ResponderExcluir
  19. Oi Michelli!
    Ah! Se eu contasse, a história não teria mais graça, rs. Sem spoiler \o/
    Bjs!

    ResponderExcluir
  20. Oi Rafa!
    Leia, leia, leia! Você vai gostar \o/
    Bjs!

    ResponderExcluir
  21. Oi Adriana!
    As publicações da Editora estão cada vez melhores! Não consigo me decidir qual é o melhor livro até agora \o/
    Menina, você vai gostar da história =D
    Bjs!

    ResponderExcluir
  22. Oi Juliene!
    Ahhh! Estou sentindo que você vai adorar a história \o/
    Depois me conta o que achou =D
    Bjs!

    ResponderExcluir

 
Google+