32

[Resenha] O Julgamento de Gabriel

em terça-feira, 6 de agosto de 2013


O julgamento de Gabriel
Sylvain Reynard
Editora Arqueiro
373 páginas

Gabriel Emerson e Julia Mitchell se conheceram há muito tempo, quando ela ainda era adolescente, numa noite mágica e confusa. Mas, apesar de todo o sentimento que nasceu entre eles, no dia seguinte seus caminhos se separaram.


Anos depois eles se reencontraram quando Julia começou o mestrado na Universidade de Toronto. Gabriel era um professor enigmático, sedutor e muito arrogante que a atormentava e perseguia. No entanto, o que mais fazia Julia sofrer era ele não se lembrar dela.

Mas nem mesmo o insensível Gabriel é capaz de resistir à profunda conexão que existe entre eles e logo os dois embarcam numa tórrida paixão proibida. Com o fim do semestre e do curso ministrado por Gabriel, eles deixam de ser professor e aluna e enfim estão livres para viver seu amor. Ou pelo menos era o que pensavam.

Após uma viagem romântica para a Itália, durante a qual Gabriel ensina a Julia todos os mistérios do prazer e, em troca, aprende com ela o significado do amor verdadeiro, os dois veem seus sonhos ameaçados.

Duas denúncias junto ao Comitê Disciplinar da Universidade põem em risco o emprego de Gabriel e a carreira brilhante e promissora de Julia. Será que o professor vai ceder às ameaças ou irá lutar até o fim por sua amada? Será que essa paixão conseguirá resistir a um julgamento implacável?

O Julgamento de Gabriel escrito por Sylvain Reynard é o segundo livro da trilogia que traz o romance de Gabriel e Julia. Desde que li o primeiro livro, estou curiosa com a continuação, mesmo que com certo receio. Como já comentei em outras trilogias, eu sempre tenho algo a reclamar do “volume dois”, e este não fugiu da regra.

Um detalhe que gosto da história é a ligação que o casal principal faz com a obra clássica, “A Divina Comédia”. O enredo é recheado de citações de Dante e Beatriz, assim como Abelardo e Heloisa. Eu gosto como Sylvain interligou fatos de uma história clássica com os personagens de um romance contemporâneo. Mas vamos falar sobre o que acontece nesse livro (risos).

A história inicia-se em continuação aos acontecimentos finais do primeiro livro e encontramos Julia e Gabriel vivendo uma verdadeira lua de mel. Gabriel mostra em todos os momentos o quanto está apaixonado por Julia, disposto a qualquer coisa para protegê-la. Mas nem tudo são flores e quando o casal volta da viagem, encontram-se em meios a armadilhas para separá-los. E a maior entre todas é a denúncia ao Comitê Disciplinar da Universidade, onde denunciaram que o romance do casal iniciou quando eles ainda eram professor e aluna.

Temendo pela carreira de Julia, Gabriel se “sacrifica”, protegendo o seu grande amor. Em toda a história, acompanhamos a redenção e o amadurecimento de Gabriel, de um personagem egoísta e materialista, acompanhamos seu sofrimento no exílio auto imposto e podemos notar o quanto essa dor o modificou.

Um detalhe que não gostei neste volume é que enquanto acompanhamos todo o sofrimento de Gabriel, Julia não muda nada na história. Sei que corro o risco de ler reclamações dos fãs da trilogia, mas eu não vi o amadurecimento da personagem. Desde o primeiro volume, ela foi descrita como a imagem de bondade e caridade, mas isso não quer dizer que ela tem que ser pessoa omissa. A Julia que conhecemos no primeiro livro é a mesma que temos no final do segundo, sem uma visível evolução da personagem. Mesmo com todos os indícios do amor de Gabriel, ela não acredita nesse sentimento e a única atitude de coragem, acontece em um momento inoportuno, onde fiquei ainda mais irritada com a personagem. Sei que o romance do casal é recente, ela é ingênua blá-blá-blá. Mas será que depois de tudo o que Gabriel fez, ela não tem um pouquinho de fé no relacionamento dos dois? Mas vamos deixar isso de lado, ou ficarei mais exaltada (risos).

Para aqueles que ainda têm dúvida, o livro têm mais cenas sensuais e não eróticas. Inclusive, o livro não tem nada de erótico, apenas muito drama e romance. É claro que eu quero ler a continuação (para ontem!), e confesso que mesmo com o detalhe citado acima, eu gosto da história de amor de Gabriel e Julia. Mesmo que ainda ache que ele merece uma mocinha melhor (eu, por exemplo). Agora, é esperar mais alguns meses para ler a continuação. 

Por que será que eu ainda me torturo assim, lendo trilogias sem ter todos os livros em mãos?



32 comentários:

  1. Apesar de todos os pontos positivos que o pessoal tem destacada acerca dessa série, tenho certeza que ela não é para mim ><


    Beijos,
    Nanie

    ResponderExcluir
  2. Preciso tomar vergonha na cara e ler logo esse livro! E eu tenho desde o ano passado! O.o


    bjs!

    ResponderExcluir
  3. Já ouvi falar muito dessa série, um monte de pessoas gosta. Não sei se é exatamente o meu tipo, mas não custa nada tentar ler...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi Amanda!
    Eu gosto da história, mesmo achando que a protagonista precise de uma dose extra de atitude kkkkk
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Oi Thais!
    Eu quero ler a sua resenha depois hehe
    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Oi Nanie!
    Pelo pouco que eu conheço do seu gosto literário, eu acho que você vai gostar do livro kkkk
    Posso até me enganr, mas eu lembro de ter visto algum livro assim entre as suas resenhas =P

    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Inês Gabriela A.6 de agosto de 2013 17:12

    Hahah, eu mesma não estou começando a ler séries sem ter pelo menos o próximo volume em mãos porque o sofrimento é muito grande, mas tudo ok. Esse livro não faz meu estilo idem, não li nem o primeiro e pra ser sincera nem pretendo.

    ResponderExcluir
  8. Oi Carla, infelizmente ainda não li o volume anterior, mas a série me interessa, mesmo eu lendo muitas resenhas contra.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  9. Danielle CGA Souza7 de agosto de 2013 09:02

    Aiii Carlinha, só você para me fazer rir. Você sabe que o Gabriel é de papel, né? =P
    Eu já não gosto dessa Julia, mas apesar de ver resenhas desanimadinhas eu pretendo ler a trilogia, só que diferente de uma certa pessoa (você) pretendo conferir apenas quando tiver os três para ler diretooo. hahahah

    ResponderExcluir
  10. Eu nunca tive muita vontade ler esses livros, mas tantas criticas positivas que eu já estou quase me rendendo rsrs.
    Ah somos duas que se torturam lendo livros sem ainda ter as continuações.
    Beijos :)

    ResponderExcluir
  11. Carla, eu também me torturo com trilogia!!!
    Estou lendo e estou no começo, mas gostando. Deu para conhecer mais dos personagens secundários e estou sofrendo pelo Gabriel só de ler a resenha. Espero gostar do livro....

    ResponderExcluir
  12. Oi Inês!
    É muito sofrimento! *a pessoa exagerada*
    Eu não gosto de ficar esperando, sempre quero ter o próximo livro em mãos, rs.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  13. Oi Rose!
    Você precisa ler, a história é boa \o/
    Depois me conta o que achou ;)
    Bjs!

    ResponderExcluir
  14. Oi Dani!
    ahahahah eu sou uma pessoa exagerada ahahhah
    Isso, não faça igual eu e não fique sofrendo esperando a publicação do próximo lançamento ahahha
    Bjs!

    ResponderExcluir
  15. Oi Cris!
    Pode falar, é complicado! Eu quero ler a continuação e ela nunca está aqui comigo, rs.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  16. Oi Thaynara!
    Eu sempre quero ter os três nas mão, antes de começar a leitura. Mas algumas vezes, eu começo a ler antes e fico assim... sofrendo kkkkk
    Bjs!

    ResponderExcluir
  17. Michelli Santos Prado8 de agosto de 2013 15:47

    Não li o primeiro livro, mas este gênero não chama minha atenção. Mas sempre vejo resenhas positivas destes livros e te confess oque estou bem curiosa.

    ResponderExcluir
  18. Oi Carla, também ainda não li o volume anterior.mas fiquei curiosa por causa de suas resenhas,as capas estão bonitas!

    ResponderExcluir
  19. Rafaela Saturnino8 de agosto de 2013 20:59

    Já li muitas resenhas sobre essa série e me apaixonei pelo conteúdo. Estou curiosa pois muitas que eu li falam mesmo da Júlia que ela começa a ficar irritante kkkk Eu nem O Inferno de Gabriel ainda, e pior que eu já até comprei, mas queria ler quando já tivesse todos, mas vendo sua resenha fiquei curiosa e acho que nem vou esperar lançar o último.
    Amei a resenha!

    ResponderExcluir
  20. Oi Michelli!
    Eu gostei da história criada pelo escritor \o/
    O problema é esperar pela publicação da continuação, rs
    Bjs!

    ResponderExcluir
  21. Oi Van!
    Menina, você precisa ler kkkkk
    Depois me conta o que achou!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  22. Oi Rafa!
    O problema da Julia é que ela é muito repetitiva! Parece que não evolui, não cresce, rs
    Eu já sou suspeita em falar do mocinho, rs.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  23. A primeira vez que vi essa trilogia fiquei bem interessada, daí li umas resenhas negativas e desanimei... depois de ler essa resenha me animei novamente mas acho que vou esperar se aproximar do lançamento do terceiro livro para não sofrer tanto. bjs

    ResponderExcluir
  24. Hahaha!Bobinha voce né,rsrs! Ele merece uma mocinha melhor hein e essa mocinha supostamente é voce né? Se joga amiga, kkkkkk! Sou doida pra ler essa série, já tenho o Inferno de Gabriel,mas como quero ler um livro emendando no outro, vou esperar pra comprar esse e lançar o terceiro, pra não ficar agoniada pra saber o final! Amei a resenha! :)

    ResponderExcluir
  25. Oi Natyla!
    Falta tão pouco para o lançamento do próximo volume... espera mais umpouco e leia os três de uma vez, rs.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  26. Oi Adriana!
    Oxi, ele precisa de uma mulher melhor, e essa pessoa sou eu kkkkkk
    *a louca*
    Aguarde mais um pouquinho e leia todos de uma vez \o/
    Bjs!

    ResponderExcluir
  27. Olá, estou lendo o julgamento de gabriel ( amando!! )...
    Tambem me irrito com a julia! Assim como me irritei com a Ana ( 50 tons )

    Não sei o porque dessas moçinhas serem tão bobinhas!! Uma mulher na idade delas e nos dias de hoje não são todas boboas assim!! Isso me icomoda muito!! Qual o problemas de ter uma moçinha forte madura e confiante em si mesma???? Pq tem que ser umas tontas!! ESTRESSADA!!
    Enfim, adoroooo estes livros, amo a historia de amor e drama que rola! Gabriel é um verdadeiro cavalheiro!

    Quero logo o 3º!
    Abraçosss

    ResponderExcluir
  28. Eu jurava que esses livros fossem eróticos! Mas ainda assim, não me vejo interessada em ler a trilogia. Não é bem o tipo de romance que gosto de ler, sabe?


    Beijos

    ResponderExcluir
  29. Oi Leticia!
    Essas mocinhas que nos irritam, rs.
    Não vejo a hora de ler o terceiro livro \o/
    bjs!

    ResponderExcluir
  30. Oi Andreza!
    Não tem nada de erótico! É romance com uma boa pitada de drama, só para atrapalhar a vida do casal, rs.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  31. Ana de Cassia Oliveira25 de agosto de 2013 03:00

    Oi ainda não li a trilogia. Gostei da história, sobre o amadurecimento e as mudanças no Gabriel só que agora eu preciso ler o primeiro para me contextualizar. Olha pela capa eu não me animaria a ler, mas pela sua opinião sim :)

    ResponderExcluir
  32. Oi Ana!
    Não vejo a hora de ler o terceiro e fechar a trilogia \o/
    bjs!

    ResponderExcluir

 
Google+