23

[Resenha] Dividida

em segunda-feira, 2 de setembro de 2013


Dividida
Trilogia Trylle – livro 2
Amanda Hocking
Editora Rocco – Jovens Leitores 

Segundo volume da trilogia Trylle, do fenômeno da autopublicação Amanda Hocking, Dividida traz de volta a jovem "changeling" Wendy Everly, uma criança troll trocada secretamente logo após o nascimento por uma humana normal.
Se em Trocada, primeiro livro da série, ela descobre sua verdadeira origem e é levada para o mundo mágico de Trylle, agora Wendy se depara com uma rival e se pergunta qual é realmente o seu lugar. Dividida entre dois mundos, a protagonista da série de maior sucesso de Amanda Hocking tem que decidir entre o amor e a obrigação, abordando questões caras aos jovens numa emocionante trama de fantasia.

Dividida escrito por Amanda Hocking, é o segundo volume da trilogia Trylle que conta a história da jovem changeling Wendy Everly, que descobre ser a princesa Trylle e precisa aprender todos os detalhes de um mundo desconhecido.

Após os acontecimentos do primeiro livro, Wendy acompanhada de Rhys, decide retornar para o antigo lar. Após o emocionante encontro com seu “irmão” Matt, Wendy reluta em contar onde esteve e o que é verdadeiramente. Mas o tão esperado momento de paz, logo se acaba.

Wendy, assim como Matt e Rhys, são sequestrados pelos Vittra, e a jovem princesa conhece o terrível rei Oren. Mas o inesperado acontece, e Wendy encontra um improvável e muito bonito, sedutor aliado, Loki, um príncipe Vittra extremamente poderoso e forte, próximo na linha de sucessão do trono dos Vittra, mas que não concorda com a forma como o atual rei governa o seu povo.

Esse breve relato da história traz apenas o começo de todos os acontecimentos em Dividida. É uma história voltada para o público jovem, mas que traz questões próximas a nossa realidade, como a diferença das classes dentro da sociedade ou a tirania de líderes políticos. 

Wendy é totalmente contra o tratamento direcionado para os rastreadores, que além da responsabilidade pela proteção do changeling, também são responsáveis pela segurança dos monarcas. Mesmo com um cargo de extrema importância, eles são considerados como escravos pelos membros da realeza,  e em caso de um ataque, a vida deles não tem nenhum valor.

Fugindo da maldição do segundo livro de qualquer trilogia, Dividida trouxe outros rumos para o enredo. A autora explorou a degradação da sociedade Trylle, como as atitudes e preceitos arcaicos que fazem com a sociedade diminua cada vez mais. 

Outro ponto que merece destaque é que a autora não focou a história no romance. Mesmo que ainda tenha o problema de Wendy não poder se relacionar com Finn por causa da diferença homérica das classes, e também com o candidato mais que perfeito para par romântico, Loki, isso não é o ponto principal do enredo.

Wendy precisa aprender a ser uma rainha, precisa aprender a colocar as necessidades e segurança dos Trylle na frente das próprias necessidades. Existe a iminência da guerra com os Vittra, e por mais que ela queira, não pode se deixar levar pelo romance. Isso mostrou o quanto a protagonista amadureceu de um livro para outro.

O enredo é conhecido, e em alguns momentos é previsível, mas o que me atrai nas histórias é na forma como a autora escreve. Amanda Hocking tem uma forma de escrever que me encanta, diverte e quando começo a leitura, não consigo parar. Wendy não é uma mocinha irritante que fica parada a reclamar, ela sempre está disposta a aprender e a lutar pelas pessoas que ama. A história traz também questões sociais e a luta de uma pessoa trazer igualdade entre o seu povo. 

Mas, não posso deixar de comentar sobre o destaque principal do livro, Loki. A autora só pode ter ficado entediada com as atitudes egoístas de Finn, para criar um novo par romântico. Loki é sarcástico, engraçado, sedutor e se importa com Wendy, de uma forma que não imagina sentir. É um personagem marcante e confesso que sorria sozinha cada vez que ele entrava em cena. Ainda não sei o futuro da protagonista no próximo volume, mas espero que ela fique o Loki, e deixe o chato do Finn de lado.
 
Ah...Loki!
Como pode notar, Dividida foi uma agradável leitura, onde eu não consegui parar por nada e mais uma vez, estou apaixonada pela trama criada por Amanda. A editora optou a utilizar as novas capas para a trilogia e manteve o padrão na edição, e posso dizer que acho lindíssima como a trilogia está ficando. Outro fato importante é que o leitor não precisa esperar muito para ler a continuação. Contando que no começo do ano aconteceu a publicação do primeiro volume, e agora do segundo, acredito que teremos surpresa para o início do próximo ano. Particularmente, eu adoro quando a editora se compromete a lançar qualquer série ou trilogia até o fim em um bom prazo para a publicação entre um volume e outro, mostrando com isso, que respeita o leitor. 

Estou mais que curiosa para saber como a autora concluiu essa trilogia, e não posso negar, estou torcendo para essa mudança no romance no próximo volume. Agora é tentar parar de roer as unhas e esperar para a próxima publicação (risos).

 Nota:




23 comentários:

  1. Oi Carla,nossa começando o mês com uma dica maravilhosa,li Tocada e achei que a autora escreve bem,a narrativa é ágil e o início é perfeito, impossível você não gostar do livro.O final é inesperado, e deixa muitas perguntas no ar.
    Loki que é um fofo! Adoro as capas dos livros!

    ResponderExcluir
  2. O próximo livro da minha lista é trocada, todas as resenhas que li falaram bem da história e da narrativa da autora, espero que no terceiro continue assim e que lancem logo!
    XD
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Acho interessante descobrir opiniões diferentes e novas. Em relação à trilogia acho ainda mais interessante porque eu nem consegui concluir a leitura de Trocada, simplesmente detestei a escrita da Amanda e o enredo como um todo. Mas fico absurdamente intrigada ao ver tantos fãs da trilogia e da autora, mas intrigada no sentido positivo da coisa. Fico curiosa, querendo descobrir o que é que atraiu tanto assim nessa série e que passou despercebido ou mesmo negativamente aos meus olhos.

    Uma coisa, no entanto, devo concordar com todos os fãs: as capas realmente são lindas. Mas só.

    Um beijo! Livro Lab

    ResponderExcluir
  4. Oiii!!
    Assim que vi os lançamentos desses livros fiquei apaixonada pelas capas! Ainda não tive a oportunidade de ler nenhum livro da série, mas já sei que vou me apaixonar pelo Loki, adoro personagens sarcásticos e divertidos!
    Beijos!


    Elidiane Ferreira
    Leitura entre amigas

    ResponderExcluir
  5. Gosto muito de livros assim!!
    A resenha esta linda e já gostei do Loki!!! Espero ler a série em breve!

    ResponderExcluir
  6. Oi Van!
    Eu me diverti muito com esse livro! Não vejo a hora de conferir o terceiro!
    bjs!

    ResponderExcluir
  7. Oi Juliana!
    Você precisa ler! Ainda que eu gostei mais do segundo, só por causa do Loki kkkk
    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Oi Aline!
    Quando eu li o primeiro livro, também conheci outras opiniões sobre a trilogia, e algumas não eram positivas. É uma pena que não tenha gostado =(
    Sabe que eu gosto de ouvir o que o pessoal gosta e o que não gosta dos livros?
    Agradeço pela visita ;)
    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Oi Elidiane!
    As capas dessa trilogia são lindas! Não sei de qual capa eu gosto mais, rs
    bjs!

    ResponderExcluir
  10. Oi Thaynara!
    Ah! Você vai se apaixonar pelo Loki, rsrs
    bjs!

    ResponderExcluir
  11. Simplesmente adoro livros que tratam sobre esses temas e o enredo parece ser muito envolvente. Já é o próximo livro da minha lista kkk ... Espero ler a série em breve.

    ResponderExcluir
  12. Oi Karla!
    Você vai gostar \o/
    bjs!

    ResponderExcluir
  13. Carla e as séries, rsrsrs.
    Estão lançando em curto espaço, isso é novidade, pois geralmente as séries demoram demais, por isso que fujo delas, haha.


    Bj!

    ResponderExcluir
  14. Oi Gladys!
    Eu não tenho culpa! São os autores que publicam mais de um livro kkkkk
    Bjs!

    ResponderExcluir
  15. Ketelin Natieli Wochner7 de setembro de 2013 22:59

    Eu acompanho a série Watersong, escrita pela Amanda. Quando foi lançado Trocada, fiquei bastante curiosa, além de ter adorado a capa, mas após ver algumas pessoas dizendo que o livro era muito morno, acabei desistindo da trilogia. Agora que vc disse que o segundo livro melhora bastante estou penando em comprar os livros, ou até esperar lançar o terceiro e comprar todos juntos.


    Bjs!

    ResponderExcluir
  16. Essa série anda muito bem recomendada mesmo, acho que o estilo de narrativa agradou o publico, é bom demais quando pegamos um livro que tem um ritmo legal, não nos entedia em nenhum momento, gostei de saber que ela não foca só no romance e que esse livro nenhum momento passou pela maldição do segundo livro,rsrs! Ótima resenha, eu adorei! :)

    ResponderExcluir
  17. Michelli Santos Prado11 de setembro de 2013 09:25

    Oi Carla!!
    Sou muito fã de séries ( mesmo), mas está ainda não estou acompanhando. Tenho bastante dúvida sobre está série, mas dei uma "lidinha" na sua resenha e achei bem interessante!! Espero poder conferir assim que possível o primeiro livro =)
    Bjuss

    ResponderExcluir
  18. Oi Ketelin!
    Eu mudei a minha opinião depois desse segundo livro \o/ Não vejo a hora de ler o terceiro volume =D
    Bjs!

    ResponderExcluir
  19. Oi Adriana!
    Eu adoro as histórias criada por essa escritora \o/
    Preciso ler o próximo volume urgente!
    Muito obrigada!
    bjs!

    ResponderExcluir
  20. Oi Mi!
    Pode falar, é muito boa, né?
    Eu estou adorando \o/
    bjs!

    ResponderExcluir
  21. Oi Fernanda!
    Eu gostei do rumo que tomou a história, confesso que no primeiro, mesmo gostando do enredo, algumas coisas me desagradaram.
    Mas esse segundo, foi perfeito!!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  22. Adoro livros que se aproximem da realidade, e Dividida me chamou atenção por isso. Acho que realmente o fato de ser previsível as vezes nem atrapalha o livro.

    ResponderExcluir
  23. Oi Rossana!
    Esse livro é uma graça, não vejo a hora de ler a continuação \o/
    Bjs!

    ResponderExcluir

 
Google+