32

[Resenha] Uma Longa Jornada

em quinta-feira, 19 de setembro de 2013


Uma Longa Jornada
Nicholas Sparks
Editora Arqueiro
368 páginas

Aos 91 anos, com problemas de saúde e sozinho no mundo, Ira Levinson sofre um terrível acidente de carro. Enquanto luta para se manter consciente, a imagem de Ruth, sua amada esposa que morreu há nove anos, surge diante dele. Mesmo sabendo que é impossível que ela esteja ali, Ira se agarra a isso e relembra diversos momentos de sua longa vida em comum: o dia em que se conheceram, o casamento, o amor dela pela arte, os dias sombrios da Segunda Guerra Mundial e seus efeitos sobre eles e suas famílias.

Perto dali, Sophia Danko, uma jovem estudante de história da arte, acompanha a melhor amiga a um rodeio. Lá, é assediada pelo ex-namorado e acaba sendo salva por Luke Collins, o caubói que acabou de vencer a competição.

Ele e Sophia começam a conversar e logo percebem como é fácil estarem juntos. Luke é completamente diferente dos rapazes privilegiados da faculdade. Ele não mede esforços para ajudar a mãe e salvar a fazenda da família. Aos poucos, Sophia começa a descobrir um novo mundo e percebe que Luke talvez tenha o poder de reescrever o futuro que ela havia planejado. Isso se o terrível segredo que ele guarda não puser tudo a perder.

Ira e Ruth. Luke e Sophia. Dois casais de gerações diferentes que o destino cuidará de unir, mostrando que, para além do desespero, da dificuldade e da morte, a força do amor sempre nos guia nesta longa jornada que é a vida.

Uma Longa Jornada escrito por Nicholas Sparks, é mais novo livro escrito pelo autor, e como sempre, ele me surpreende. Como alguns de vocês  já conhecem, eu tenho uma relação de amor e ódio com os livros escrito por Sparks. Alguns, eu odeio a ponto de querer jogar pela janela, outros, eu amo tanto, que indico para todos que perguntam e ainda ressalto o diferencial de um livro e outro. E a história de Uma Longa Jornada me emocionou.

A história é contada pelo ponto de vista de três personagens: Ira Levinson, Sophia Danko e Luke Collins.

Ira Levinson sofreu um terrível acidente de carro, e está preso entre as ferragens. Como está em uma estrada pouco movimentada, acredita que perderá a vida sem receber socorro. A única coisa que o consola, é o espírito da falecida esposa, Ruth, que faz companhia. Por mais que ele acredite que é uma alucinação, Ira começa a relembrar acontecimentos do passado, desde que conheceu Ruth e toda a sua vida de casado. Todos os problemas, dificuldades que enfrentaram, assim como os momentos de alegria e cumplicidade.

Sophia é uma jovem estudante, que tenta superar uma decepção amorosa. Após sofrer com as várias traições, Sophia tenta se afastar da perseguição do ex-namorado, sem cair no charme que ele tenta demonstrar. Quando conhece Luke, não acredita em tudo o que eles têm em comum, mesmo sendo de mundos totalmente diferentes.

Luke Collins é um jovem rapaz, que compete em disputa com touros. Responsável e fiel, sente uma enorme atração por Sophia, algo que até então, nunca sentiu por ninguém.

Três vidas totalmente diferentes, que se ligam no decorrer da história, trazendo a tona, sentimentos únicos difíceis de não se emocionar.

Um fato que me atrai na escrita de Sparks, é a forma como ele consegue criar histórias delicadas, emocionantes e com um toque de simplicidade. Sempre com a característica dramática, o enredo de Sparks traz problemas do cotidiano, que aproxima da realidade do leitor.

Você consegue se identificar com os dilemas sentimentais de Sophia e Luke, assim como já algumas situações na vida de casado de Ira e Ruth. São pequenos detalhes, que fazem a diferença na leitura, tocando o coração do leitor. Em diversos momentos, fiquei emocionada com algumas situações vividas pelo casal Ira e Ruth, e é impossível não derramar algumas lágrimas na leitura das cartas.

Nunca, nem uma vez sequer, me arrependi de termos nos casado. Você me fez feliz e me fez rir e, se eu pudesse fazer tudo de novo, não hesitaria. Olhe para a sua vida, as viagens que fizemos, as aventuras que tivemos. Como seu pai costumava dizer, nós partilhamos a mais longa jornada, essa coisa chamada vida. E a minha foi cheia de alegria por sua causa.

Fugindo da característica do escritor, o final é surpreende e emocionante, daqueles que deixa o leitor com um sorriso bobo no rosto. Confesso que não esperava o que aconteceu no final, e fui surpreendida por toda a história. O que posso dizer para as pessoas que assim como eu, tem ressalva quanto aos livros do Nicholas Sparks, leiam sem medo, pois serão surpreendidos com essa belíssima história.

Quando contemplo as profundezas do universo, sei que está chegando a hora em que a terei em meus braços mais uma vez. Afinal de contas, se existe um paraíso, nós nos encontraremos de novo, porque não existe um paraíso sem você.


32 comentários:

  1. Eu não me contive na reta final do livro e sai dando gritinhos de uruuuuuuuuuuuu.
    Adorei a história assim como amo cada palavra que o NS escreve.


    besos!

    ResponderExcluir
  2. Nossa foi A fila na Bienal por causa do autor RSRSR Ainda não li esse livro.

    Novidade, meu livro "Feitiço" foi publicado pela editora Novo Conceito! Espero que goste da leitura!

    Bjs

    Liza Jones

    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    http://lizajoneslivros.wix.com/lizajones

    ResponderExcluir
  3. Confirmando o que eu já disse... Amei!

    ResponderExcluir
  4. Quem não tem relação de amor e ódio com titio né??? Eu tenho pilha de livro dele e acho que são aqueles que mais despertam o ódio! Mas quero me torturar e ler esse também já que você falou que o fim surpreende!


    Vou tomar vergonha na cara e aparecer mais vezes!!! Beijos!!!

    ResponderExcluir
  5. Ei Carla,
    Apesar de seu aviso sobre as ressalvas, não sou fã de drama. E Sparks é o mestre do dramalhão. kkkk
    Definitivamente, não faz meu estilo. rsrs
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi! Eu sempre deixo Sparks por ultimo porque ou eu choro ou fico brava. Ele vai me surpreender, então fico feliz. kkkkkkkk
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi Juliana!
    Sim, você vai se surpreender com a história \o/
    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Oi Hérida!
    Eu comentei sobre a ressalva porque sempre que vejo o nome do Tio Nicholas, já imagino uma tragédia no final do livro, rs. E esse foi uma das raras histórias onde não tem morte trágica kkkkk
    Mas, como você não gosta de drama, certeza que não vai gostar do Sparks, rs. As histórias têm drama demais, kkkk
    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Oi Thá!
    Alguns dos livros do titio Nick, tenho certeza que você vai jogar na parede, rsrs.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  10. Oi Luiza!
    ahhhh!
    Vou procurar o seu livro!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  11. Oi Lena!
    Quando terminei a história, quase surtei kkkk
    Ele surpreendeu!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  12. Estou maluca pra ler este livro, normalmente eu costumo me emocionar muito com as histórias do autor e só de olhar para esta capa divina já sinto as lágrimas nos olhos...

    Beijoks, Van - Blog do Balaio

    http://migre.me/gadDl

    ResponderExcluir
  13. Oi Carla.
    EEEEEEEEEU AAAAAAAAAAAAMEEEEEEEEEEEEEEIIIII esse livro. Sinceramente, tem tempo que eu não pegava um livro do Nicholas e realmente me surpreendia com o enredo. Uma longa Jornada realmente me conquistou desde a primeira página. Fiquei apaixonada pelo Luke, ele é muito amor gente. Enfim gostei demais.


    PS. Você esqueceu de colocar a imagem com a nota para o livro. hahaha.

    ResponderExcluir
  14. Ketelin Natieli Wochner22 de setembro de 2013 22:05

    Acredita que só li um livro do Nicholas até hoje? Pois é...
    Mas já foi o suficiente para concordar com aqueles que dizer que sua escrita flui de forma inacreditável. Uma Longa Jornada parece lindo mesmo!


    P.s: Bem diferente a capa desse livro, não? Foge um pouco do padrão Sparkiano de capas: close no casal se beijando ou de rosto próximo, e paisagem (geralmente praia) ao fundo. hahahahha

    ResponderExcluir
  15. Oii!
    Querendo ou não, Nicholas Sparks ainda consegue nos surpreender!
    É impossível não se identificar com os dilemas de suas histórias!
    Esse livro será uma das minhas próximas leituras!
    Beijos


    Elidiane Ferreira
    Leitura Entre amigas

    ResponderExcluir
  16. Oi Carla,mais um para a pilha de leitura!!!
    Sou fã do Nicholas,na expectativa para ler Uma Longa Jornada e acompanhar essa história que deve ser emocionante bem ao estilo de Nicholas!

    ResponderExcluir
  17. Eu sou fã do Nicholas, não importa se ele mata o meu personagem favorito, se me faz passar vergonha no ônibus (pq eu choro muito lendo seus livros), ou se o final não é perfeito como eu imaginei, sempre vou querer ler os livros desse homem tão sensível! Adorei a resenha, fiquei me perguntando qual a ligação que tem entre esses 3 personagens, to aqui muito curiosa e já feliz em saber que o final te deixou contente...só espero nao demorar pra ler esse livro que parece maravilhoso! :)

    ResponderExcluir
  18. Michelli Santos Prado26 de setembro de 2013 16:58

    Olá Carla!!

    Adorei conhecer mais uma obra do meu autor favorito. Fico tão feliz por essa obra ser tão linda quanto as outras. Realmente não há como não se apaixonar por suas histórias, cheias de amor. Amei sua resenha, este linha já esta na minha lista de desejados!!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  19. Oi Van!
    Estou vendo que você ficará apaixonada pela história \o/
    Bjs!

    ResponderExcluir
  20. Oi Rose!
    Eu tenho um caso de amor e ódio com o escritor ahahha
    Bjs!

    ResponderExcluir
  21. Oi Fernanda!
    A história ´muito fofa! O tio Nicholas se superou \o/
    Sim, conquista desde a primeira página!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  22. Oi Ketelin!
    Sério? Você só leu um? Preciso te dar as dicas de quais livros pegar para ler, rs.
    Eu adorei essa casa! Melhor do que as outras ahahha
    Bjs!

    ResponderExcluir
  23. Oi Elidiane!
    Tio Nicholas consegue surpreender \o/
    Você vai adorar a história!
    bjs!

    ResponderExcluir
  24. Oi Van!
    ahahahah mais uma com pilha de livros ahahha
    Bjs!

    ResponderExcluir
  25. Oi Adriana!
    Eu gosto dos livros do Tio Nicholas também, só que em alguns, eu não consigo entender o porquê dele matar o personagem ahhahha
    é coisa de doido ahahha
    Bjs!

    ResponderExcluir
  26. Oi Michelli!
    Vai preparando os lencinhos que você precisará ahahha
    Bjs!

    ResponderExcluir
  27. Bom saber que o final surpreende para o bem, rsrsrs.


    Bjo!

    ResponderExcluir
  28. O Nicholas também me atrai pela sua escrita e pela forma como ele consegue através das palavras da história nos passar tantos sentimentos, nós rimos, choramos, brigamos... Tudo em um livro só! Quero muito ler esse livro!

    ResponderExcluir
  29. Oi Gladys!
    Sim, nada de desgraça ahahah
    Bjs!

    ResponderExcluir
  30. Oi Rossana!
    Ahhh você vaigostar!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  31. Oi adorei.. muito obrigado, me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços.
    www.buqui.com.br/ebook/reverso-604408.html

    ResponderExcluir

 
Google+