14

[Resenha] Vou lhe mostrar o medo

em terça-feira, 10 de setembro de 2013


Vou lhe mostrar o medo

Nikolaj Frobenius

Geração Editorial

295 páginas

Edgar Allan Poe (1809-1849), o célebre poeta e autor de histórias de terror, bem como criador do gênero policial na literatura, é o protagonista deste romance de suspense psicológico, que discute os limites da criação literária e a responsabilidade moral da arte. 

Nele vemos o jovem escritor norte-americano afligido pela pobreza, angustiado com a enfermidade da sua frágil esposa e assombrado por um maníaco que comete assassinatos inspirados nos seus escritos, além de sabotado em sua carreira pelo crítico literário Griswold, que lhe dedica um misto de admiração e ódio. Publicado em toda a Europa, traduzido em dez idiomas e plagiado por Hollywood, este romance premiado marca a estreia, no Brasil, de Nikolaj Frobenius, um dos grandes expoentes da moderna literatura norueguesa.

Vou lhe mostra o medo escrito por Nikolaj Frobenius, narra de forma romanceada a história de Edgar Allan Poe. O enredo é narrado por dois pontos de vista: Poe e Rufus Griswold. 

Através da narração de Poe, conhecemos os detalhes da sua atormentada e problemática vida, desde o falecimento da mãe até o sucesso dos primeiros contos publicados. Os contos de terror criados por Poe são tensos e oscilam para a insanidade. Com a narração de Rufus Griswold, conhecemos o profundo ódio assim como a incondicional admiração que o crítico tem pelo escritor. Mesmo não gostando dos contos, Rufus não deixa de admirar Poe.

A história tem um ritmo moroso, escrita com muitos detalhes e cada página contêm algo que é importante para o andamento da história. A escrita de Nikolaj é ótima e mesmo com a falta de ação do livro, isso não faz com que o leitor fique entediado. É claro que para quem está acostumado com enredos de investigação mais movimentados, não se identificará com o ritmo desse livro.

Não posso deixar de comentar todo o trabalho gráfico que a editora fez com o volume, com as páginas pretas antecedendo cada uma das três partes que é divido o enredo. Para quem tem curiosidade com a vida de Poe, Vou lhe mostrar o medo é o livro certo. Tenha certeza que depois da leitura, você procurará o que é real e ficção da história, pois a narração é perfeita e não consegui identificar a ficção do enredo.  

Nota:
 



14 comentários:

  1. Eu tenho curiosidade em ler Poe, gostei da sinopse desse livro, só não gostei dele ser moroso, tenho a tendência a largar se não desenvolve logo e demoro para retomar a leitura. Porém eu ainda quero ler o livro.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Michelli Santos Prado11 de setembro de 2013 11:31

    Oi Carla!!

    Já tinha visto este livro em outro blog e já tinha me interessado, não li o livro nem tão pouco assisti o filme mais gosto desse gênero.

    ResponderExcluir
  3. Menina, essa capa já assusta né!
    Não fiquei interessada...


    Bj!

    ResponderExcluir
  4. Oii!!
    Acho essa capa terrível! kkk
    Mas gostei do modo que você faltou da narrativa, é muito ruim ficar entediada na leitura!
    A escrita do autor me deixou curiosa!
    Beijos


    Elidiane Ferreira
    Leitura entre amigas

    ResponderExcluir
  5. Oi Carla,realmente Poe é um dos maiores Autores nesse gênero e através desse livro é possível "entender" um pouco esse lado super sombrio do Poe!

    ResponderExcluir
  6. Oi Elidiane!
    Essa capa me dá medo kkkkkkkk
    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. OI Van!
    Sim, com esse livro você consegue entender isso \o/
    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Ketelin Natieli Wochner22 de setembro de 2013 21:11

    Olha, já li livros do Poe, e são realmente ótimos! Bem insanos mesmo haha
    Mas não gosto de livros desse tipo, assim como a Fernanda Faria disse, que falam sobre a vida de outra pessoa.


    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Não senti vontade de ler esse livro, historias lentas e arrastadas nao me seduzem, e também não tenho curiosidade pela vida de Edgar Poe, então esse eu passo! :)

    ResponderExcluir
  10. Oi Fernanda!
    Não são todos os livros dessa temática que me atraem, alguns eu passo bem longe, rs.
    Eu imagino o quanto fica apavorada com os livro assim, rs.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  11. Oi ketelin!
    Que pena que não gosta =(
    bjs!

    ResponderExcluir
  12. Eu não sabia que esse era um livro contando sobre a vida do Poe... pelo nome eu achei que fosse um livro de terror, rs. Mas fiquei curiosa por causa dessa coisa de procurar o real e a ficção.

    ResponderExcluir
  13. Oi Rossana!
    Sentindo que você vai gostar!
    Bjs!

    ResponderExcluir

 
Google+