21

[Resenha] Passarinha

em quarta-feira, 2 de abril de 2014


Passarinha

Kathryn Erkine

Editora Valentina

224 páginas

Passarinha escrito por Kathryn Erkine é um livro extraordinário. Depois de algumas semanas de loucura na faculdade, eu necessitava de uma história emocionante. Ainda estou tentando processar cada sentimento que aflorou na leitura, e apenas sei que livro será lido mais vezes.

No enredo, encontramos uma cidade tentando voltar a normalidade após a fatalidade ocorrida em um colégio. É com esse enredo, encontramos Caitlin, uma criança de dez anos, com Síndrome de Asperger, tentando entender e se recuperar da perda de um ente querido.

Confesso que conhecia muito pouco sobre esse transtorno, e pesquisei um pouco para entender mais sobre as atitudes da personagem. A Síndrome de Asperger faz com que o indivíduo não entenda as sutilezas ou as emoções. São pessoas extremamente racionais, e entendem tudo no real sentido da palavra. Por causa disso, se qualquer pessoa não conhece sobre essa particularidade, imagina que a pessoa que tem esse transtorno é, mas é totalmente ao contrário. Algumas características da SA são: dificuldade de interagir com as pessoas, dificuldades em processar e expressar emoções, interpretação literal da linguagem, não se adapta facilmente com as mudanças em sua rotina.

Caitlin não sabe como processar essa perda significativa na sua vida. Ela sabe que a pessoa morreu, mas não consegue dizer como se sente diante disso. Vê a todo instante o sofrimento do pai, e não consegue ajudar a diminuir esse sentimento de tristeza que ficou na sua casa.

A autora com uma delicadeza sem igual descreveu como é visto o mundo por uma pessoa que não entende os sentimentos. O interessante é que em todo o momento, o leitor consegue sentir as emoções que estão em Caitlin, mas a jovem não consegue expressá-las.

“Talvez. Mas não tenho certeza se é mesmo ele. Poderia ser qualquer um. Qual seria a sensação que ele provocaria?
Estou falando das coisas que ele fez para você. Das coisa que vocês fizeram juntos. Você vai sentir falta dele mas ele sempre vai estar com você. Só que de um jeito diferente.
Não quero Devon por perto de um jeito diferente. Quero Devon por perto do mesmo jeito.”

Caitlin compensa essa falta de habilidade em demonstrar os sentimentos em algo racional. Quando quer aprender sobre algo, ela é inteligente para pesquisar e entender sobre o assunto. Mas quando o assunto é sentimentos, isso a assusta.

“Encontro trinta e dois livros na biblioteca sobre como o Coração funciona. Papai conversa com a bibliotecária e diz que eu também posso usar o cartão dele por isso consigo tirar um monte de livros. Alguns são infantis e outros são adultos mas posso ler de tudo porque meu nível de leitura é tão alto que nem dá para medi-lo.”

O livro é muito mais que mostrar o cotidiano de uma pessoa com Síndrome de Asperger. É uma história que nos fazer perceber que independente das diferenças, todas as pessoas são dotadas de sentimentos e que sempre devemos aceitar as diversidades. Em outras palavras, o livro nos mostra o quanto é importante ter empatia com as pessoas.

A escrita da autora é fluída, e mesmo sendo descrito por um personagem que não consegue entender sobre os sentimentos, cada capítulo traz uma emoção sem igual, levando o leitor a se emocionar a todo o momento.

A edição da editora está primorosa, e estou simplesmente apaixonada pela capa. A cada nova publicação, fico surpreendida com o carinho e a dedicação da editora com suas obras.

Passarinha é um livro que precisa ser sentido cada página, cada momento. Tenho certeza que ao término da leitura, o leitor sentirá uma paz interior indescritível. Apenas posso dizer: leia, leia e leia, essa é uma história indicada para todos.

“A empatia não é tão difícil quanto parece porque muitos dos sentimentos das pessoas são os mesmos.”

Nota:


21 comentários:

  1. Danielle CGA Souza17 de outubro de 2013 10:15

    Oi Carlinha, esse eu quero ler apesar da carga triste.
    Deve ser péssimo para a garotinha lidar com a perda sem saber processar os sentimentos. Imagino como seja complicado lidar com as pessoas...
    Uma leitura que espero acompanhar quando estiver num momento mais animado da vida.
    Adorei a resenha e aliás acho linda essa capa.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Carla, esse livro parece emocionante e envolvente demais... Estou louca pra ler... Li Fale, da mesma editora, e amei! Bjs, Isabela.

    ResponderExcluir
  3. a capa desse livro e linda

    @livroazuis

    livro-azul.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Boa noite !

    Gostaria que você divulgasse meu livro em seu blog, pois, eu acho ele super interessante e atrativo!
    Inclusive, já participo dele!

    Abraço!
    Gisele de Assis

    Segue o link do meu livro para você dar uma checada, caso haja interesse de sua parte.
    Desde já, agradeço a sua atenção ;)

    http://www.amazon.com.br/Entre-Amor-Sacrif%C3%ADcio-Guardi%C3%B5es-Orfheus-ebook/dp/B00FQWR0S2/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1382039772&sr=8-1&keywords=entre+o+amor+e+o+sacrificio

    ResponderExcluir
  5. Cada vez que leio resenha desse livro eu fico com mais vontade ainda de lê-lo. A capa é realmente linda e a Editora Valentina arrasou.
    Não li nada da autora ainda mas espero que a leitura flua bem. Adoro livros rodeados de sentimentos em que fechamos o livro e mesmo assim algo de bom é deixado na gente. Eu vou ler!

    ResponderExcluir
  6. Imagino uma leitura bem densa e emocionante!

    Te espero lá no meu cantinho, =D

    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Parece lindo esse livro, mas espero que eu não chore - ultimamente só pego livro e me emociono e choro, mas quero ler esse livro.
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi Ju!
    Prepara o lencinho, você vai chorar em alguns trechos, rs
    O livro é lindo!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Oi Adriana!
    A história é linda!
    Muito obrigada!
    bjs!

    ResponderExcluir
  10. Oi Rossana!
    É um livro de leitura obrigatória \o/
    Bjs!

    ResponderExcluir
  11. Oi Isa!
    Leia sim, você vai adorar!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  12. Oi Dani!
    Mas o livro não te deixa para baixo! A história é delicada, emocionante e você termina com uma sensação tão boa... é um sentimento único!
    bjs!

    ResponderExcluir
  13. Carla,lendo a resenha realmente dá vontade de ler o livro que parece ser emocionante a capa carrega uma ternura, também fala sobre a Síndrome de Asperger e Caitlin que é apaixonante.Um livro para ler e se emocionar com certeza!

    ResponderExcluir
  14. Gostei da resenha Carla. Estou louca pra ler esse livro! Parece ser tão intenso, tão profundo... Fico feliz em saber que a autora teceu a narrativa de forma delicada e sensível. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Carla, este livro despertou um grande interesse em mim, principalmente nesta semana. E pelo que vejo na sua resenha, não é por acaso que ele tem ganho alguns prêmios.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  16. Tô querendo esse livro já faz um tempo e creio que ler através da visão de uma criança com Asperger deve ser fantástico e surpreendente, ao mesmo tempo. Porque além de bastante sensível e tocante ainda nos informa sobre uma síndrome que muita gente desconhece e não sabe como lidar. Comprarei assim que eu puder!

    ResponderExcluir
  17. Carla, eu estou adiando essa leitura, pois acho que deva ser um livro cheio de sentimentos e não estou num bom momento pra livros assim...O meu exemplar já está aqui, e só estou esperando um melhor momento pra fazer essa leitura e aprender tudo que esse livro nos ensina, pois pelo visto é uma lição de vida...parabéns pela linda resenha!

    ResponderExcluir

 
Google+