14

[Resenha] Pra Valer

em quarta-feira, 23 de outubro de 2013



Pra Valer
Mauricio Louzada
Editora Pandorga
228 páginas

Inspirado em fatos reais e baseado em uma das palestras motivacionais mais aplaudidas do Brasil, este livro conta a história de cinco exploradores que entram em uma caverna com o objetivo de conhecer uma das mais belas galerias de estalactites do mundo. Em pouco tempo percebem que estão perdidos. Sem que ninguém saiba que estão ali, com pouca iluminação e comida, a única alternativa é achar o caminho de volta. 

Em um thriller eletrizante e cheio de surpresas, os integrantes do grupo começam a perceber que aquela aventura os levará para muito além da saída da caverna, em uma viagem para dentro de si mesmos, a qual trará preciosos insights para nossa vida pessoal e profissional. Um livro diferente, emocionante e inspirador, que nos fará descobrir que cada um tem uma “caverna” dentro de si.

Pra valer escrito por Maurício Louzada é mais que uma narração sobre um fato que aconteceu com um grupo de amigos. É uma chamada de atenção para o modo como estamos vivendo a vida.

É de conhecimento que tenho dificuldade em me identificar com o gênero de auto-ajuda. Não entenda isso como uma crítica para o gênero, apenas uma questão de gosto. O interessante em Pra valer é que ele não passa uma fórmula mágica para a resolução de todos os problemas, mas chama a atenção para as atitudes da vida.

Pra valer intercala a narração da história com reflexões do autor. Maurício conta a aventura de quatro amigos que, desrespeitando as regras de segurança, desafiam os próprios limites para conhecer a gruta.

Cada capítulo narra um momento dessa aventura, com descrições das decisões tomadas e dos sentimentos de cada membro do grupo. Em cada capítulo, contamos também com explicações do autor sobre esse momento da história.

Maurício usa estes momentos como ilustração para o que quer explicar. Com sua escrita fluída e atual, Maurício consegue expor verdades das nossas atitudes do cotidiano, que tocam o leitor. Situações como a importância de decidir, de ousar, de mudar pensamentos e atitudes, são apenas alguns dos pontos que o autor apresenta durante os capítulos do livro.

O interessante é que essas pequenas dicas são motivações para mudar nossa forma de pensar. Como disse anteriormente, não existe uma fórmula mágica, mas a forma como ele apresenta o tema, facilita no entendimento e nos ajudar a perceber o quanto agimos errado em algumas situações do cotidiano.

É um livro para ser lido mais vezes e em vários momentos da vida, pois são tantos assuntos diversos, que podemos nos identificar com ele em outro momento da nossa vida.

Pra valer é um livro de poucas páginas, porém com um rico conteúdo. Cada capítulo é um ensinamento, uma motivação para modificar a forma de ver a vida. Só posso dizer: leiam, impossível não se identificar com algumas situações descritas por Maurício.


Nota:


14 comentários:

  1. As vezes gosto de mesclar e ler aqueles livros que nos fazem refletir naquele momento e até mesmo depois de fechar o livro.
    Talvez eu leia.

    ResponderExcluir
  2. Oiii. Vi seu blog na lista de divulgação dos novos blogs parceiros da rocco.


    Adorei aqui.. estou seguindo!! :)))


    Beijos,
    www.livrosqueinspiram.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia Carlinha.

    Leitura com conteúdo é sempre bem vinda, =D

    Bjo!

    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Não tinha ouvido falar do livro não, e apesar de ser auto-ajuda parece bom, mas ainda assim não estou com vontade de lê-lo.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Ju!
    É muito bom! E você lê muito rápido \o/
    bjs!

    ResponderExcluir
  6. Oi Rossana!
    leia sim, é um livro rico de ensinamentos \o/
    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Oi Carla,realmente adoro as dicas do blog porque tem dicas maravilhosas como essa para ler um livro e refletir sobre o assunto e pensar em como estamos vivendo!

    ResponderExcluir
  8. Olá Carla,


    Eu amei esse livro! É mais do que auto ajuda, é motivação, é empreendedorismo e é uma nova forma de encarar a vida, excelente resenha!


    Bjs


    www.viajenaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi linda!
    Muito obrigada! =D
    Sim, é um livro com um rico conteúdo e que precisa de mais que uma só leitura! É um livro para a vida!
    bjs!

    ResponderExcluir
  10. Acho que mesmo aqueles que não leem livros de auto ajuda, pelo que li das resenhas desse livro, devem dar uma chance, são historias que motivam e nos fazem refletir sobre a nossa vida! Fiquei com vontade le-lo, tinha lido uma resenha no blog da Thais e agora aqui e as duas resenhas foram bem positivas! Adorei! :)

    ResponderExcluir
  11. Oi Adriana!
    Sim, esse livro merece ser lido mais de uma vez! É muito bom!
    bjs!

    ResponderExcluir

 
Google+