23

[Resenha] Preces e Mentiras

em quarta-feira, 2 de outubro de 2013


Preces e Mentiras

Sherri Wood Emmons

Editora Novo Conceito

368 páginas

Quando Bethany, de 7 anos, conhece sua prima de 6 anos, Reana Mae, é o começo de uma relação desajeitada que salva ambas de uma solidão profunda. Todo verão, Bethany e sua família vão de Indianapolis para West Virginia’s Coal River Valley. Para a mãe de Bethany, essas viagens até lá a lembram de sua infância pobre e composta por minas de carvão, um lugar do qual ela desejou escapar. Mas seus amados familiares e a amizade de Bethany e Reana Mae continuavam trazendo lembranças.


Mas conforme Bethany cresce, ela percebe que a vida nessa comunidade pequena e unida não é tão simples quanto pensava... que as cabanas na beira do rio, que guardam muito da história de sua família, também geram fofocas escandalosas... e aqueles mais próximos a ela guardam segredos inimagináveis. No meio das florestas densas e da beleza silenciosa do vale, esses segredos estão finalmente sendo revelados, com uma força suficientemente devastadora para acabar com vidas, fé, e a conexão que Bethany pensou que duraria para sempre.

Preces e Mentiras escrito por Sherri Wood Emmons, é uma história que tocará todos os corações. Impossível não trazer alguns dos detalhes narrados para o cotidiano, para o mundo o real. O enredo apresenta alguns detalhes tensos, fortes, que incomoda. Mesmo com todo o drama, eu não fiquei emocionada com a história e nem cheguei a derramar algumas lágrimas. Mas fiquei com o enredo na cabeça.

Somos apresentados a uma família desestruturada, pais que não sabiam criar uma criança, que a deixam sozinha para enfrentar o mundo. Quem poderia condenar as atitudes da criança se ela não tinha alguém para lhe guiar? Como não errar ou se deixar iludir quando ninguém está ao lado para ajudar?

Não encontrei um culpado na história, nem condenei ou julguei qualquer um dos personagens pelas suas atitudes. O que me impressionou foi o toque de realismo na trama, aquele sentimento de que aquilo acontece todo dia, na sua rua, e você  é indiferente.

O começo do  livro é um pouco confuso, pois a autora nos apresenta diversos personagens e nomes, e não conseguimos acompanhar tudo o que ela quer passar. Mas isso é apenas no começo e a história se torna linear.

Alguns temas como a descoberta do sexo, o alcoolismo, o descaso e despreparo dos pais para se criar uma criança, pedofilia, entre outros são tratados de forma primorosa pela autora. Cada tema ela aborda no momento certo, e o leitor não fica perdido com os acontecimentos. Difícil não se comover com tudo o que essas duas garotas passam.



23 comentários:

  1. Carla, histórias dramáticas e densas estão me interessando muito. Gostei da premissa do livro... Bjs, Isabela.

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Qual é a possibilidade de eu chorar com a narrativa do livro? Eu me interessei, agora não sei se as primas continuarão com a amizade, quais serão esses segredos e sei que só descobrirei com a leitura do livro. XD
    kkkkk
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho esse livro mas ainda não criei coragem pra ler. Uma preguiiiça, rs E eu tenho medo dessa menina da capa! Feia demais, mopai! :O


    bjs!

    ResponderExcluir
  4. Carla, eu geralmente leio sobrenatural e romance então histórias q parecem tão reais como essa são uma novidade para mim. Fiquei bem interessada no livro por causa desse realismo.

    ResponderExcluir
  5. Danielle CGA Souza3 de outubro de 2013 08:55

    Oiii Carlinha, eu tenho este livro, pq adorei a sensação de mistério que tem na sinopse, a capa com a menina dá um dó. hahaha
    Os temas são bem fortes, hein? Vou tentar adiantar a leitura para chegar nele.

    Será que assim como vc eu me safo de chorar? Pq ultimamente só leio livros q me fazem pensar se têm essência de cebola nas páginas. hahahaha
    Saudades de tu!!! =)
    Bjs!!!

    ResponderExcluir
  6. Temas fortes e interessantes!
    Já li muitos comentários positivos dessa trama e pretendo lê-la em breve.


    Bjo!

    ResponderExcluir
  7. Oi Carla !!!
    O enredo do livro parece tratar de temas bem interessantes, e que é bem difícil encontrar em outros livros. Adorei :)

    ResponderExcluir
  8. Eu amo historias que nos emocionam, que nos fazem pensar! Adorei saber que a autora aborda temas importantes e bem polêmicos, eu já tenho o livro e preciso tratar de le-lo em breve, excelente resenha! :)

    ResponderExcluir
  9. Oi Carla, eu também li esse livro e me emocionei muito, é uma leitura que vale muito a pena.

    ResponderExcluir
  10. Eu tenho esse livro na minha estante. Apesar da capa ser um chamativo forte eu ainda não quis tanto lê-lo. Agora eu fiquei curiosa para conhecer a vida dessas duas garotas e toda essa descoberta da vida delas.

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    estou dividida ainda se quero ou não ler o livro, tá complicado decidir... to pendendo pro não...
    bjs

    ResponderExcluir
  12. Oi Rossana!
    O tema é interessante e forte, torcendo para que goste =O
    bjs!

    ResponderExcluir
  13. Oi Cris!
    O livro é muito bom!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  14. Oi Adriana!
    Torcendo para que goste da história \o/
    E muito obrigada!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  15. Oi Gladys!
    Torcendo para que goste!
    bjs!

    ResponderExcluir
  16. Oi Dani!
    ahahahah essência de cebola foi ótima!
    adorei!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  17. Oi Thaynara!
    Você vai gostar =D
    bjs!

    ResponderExcluir
  18. Oi Thais!
    ahahahah tadinha dela ahahha
    Bjs!

    ResponderExcluir
  19. Oi Ju!
    Você chorar um pouquinho ahahha
    Bjs!

    ResponderExcluir
  20. Oi Isa!
    Ahhh você vai gostar!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  21. Oi Carla sua resenha me deixou mais curiosa para ler,principalmente por ser um daqueles livros que quando começamos a ler queremos descobrir o que vai acontecer.
    Nossa realmente merece o título Preces e Mentiras com certeza ao ler ficamos curiosos para desvendar os segredos escondidos.
    Um livro que traz reflexões desse tipo merece ser lido,principalmente quando demonstra o valor da família.

    ResponderExcluir

 
Google+