10

[Resenha] Na Ilha

em terça-feira, 26 de novembro de 2013


Na ilha
Tracey Garvis Graves
Editora Intrínseca
281 páginas

Na Ilha escrito por Tracey Garvis Graves é um dos melhores livros que li em 2013. Estou extasiada com a leitura, e confesso que não imaginava todas as emoções que senti com essa experiência.

Conhecemos Anna Emerson, uma professora de inglês de 30 anos que sonha em se casar. Com mesmo namorado há mais de oito anos, Anna está cansada de esperar o tão sonhado pedido de casamento, e não pensa duas vezes em aceitar uma proposta de trabalho. Ela passará o verão em uma ilha tropical dando aulas particulares para um adolescente. 

T.J. Callahan é um jovem que deseja que sua vida volte a normalidade. Após meses de tratamento, o câncer está em remissão e a última coisa que T.J. quer é viajar com a família e ter aulas particulares com uma professora. Mas seus pais insistem que ele passe o verão nas Maldivas, colocando em dias as matérias escolares que perdeu enquanto estava em tratamento.

Anna e T.J. embarcam rumo à casa de veraneio dos Callahan e, enquanto sobrevoam as ilhas das Maldivas, o inesperado acontece: o avião cai nas águas do arquipélago. Eles conseguem chegar a uma praia, mas logo descobrem que estão em uma ilha desabitada.
O importante é sobreviver a todas as necessidades que surgem. Mas à medida que os dias se tornam semanas, e então meses, Anna começa a se perguntar se seu maior desafio não será ter de conviver com um garoto que aos poucos torna-se homem.

Confesso que desde que vi a capa do livro, estava com receio de começar a leitura. A sinopse pouco esclarece sobre o que teremos no enredo, e a capa também pouco revela. Estava com medo de ficar entediada em algum momento da leitura. E estava muito enganada.

Os capítulos são alternados entre o ponto de vista de Anna e T.J.. Com capítulos curtos e a dinâmica do ponto de vista, a narrativa se torna ágil e não percebemos o tempo durante a leitura.

Por mais que imaginem que a história possa ser morosa por se passar apenas com dois personagens em uma ilha deserta, a autora surpreende na narração. Além dos dilemas, medos, anseios, dúvidas, esperanças de Anna e T.J., a autora narra com perfeição todas as necessidades dos personagens, desde a necessidade de um pouco de água potável, até de uma necessidade fisiológica. E o casal passar por muitos problemas.

A falta de água, de comida, de um lugar para dormir, das roupas para vestir, de algo para fazer no passar dos dias, os perigos da ilha, o surgimento dos problemas de saúde... isso apenas dizer algum dos problemas externos. Como estão sozinhos e aos poucos, criam um relacionamento de amizade e companheirismo, onde a presença de um é fundamental para manter a esperança e a sanidade do outro.

Sei que alguns estão se perguntando, e sim, o romance acontece, mas não é nas primeiras páginas. O sentimento do casal se fortalece e aprofunda no decorrer dos meses que eles estão na ilha, e quando acontece, não tem como não se emocionar com isso.

E temos tantas surpresas no decorrer da história, que é impossível relatar todas aqui. Apenas preciso dizer que o livro é de leitura obrigatória, não tem como amar o enredo.

É uma história emocionante, sobre superação, sobrevivência, sobre aprender amar e ser amado; amadurecimento, sonhos, esperança... é um livro sobre a vida. Com uma narrativa leve, fluída, Tracey conduz o leitor entre acontecimentos perigosos que colocam em risco a vida dos protagonistas. Ao mesmo tempo, mostra o fortalecimento e o crescimento do relacionamento entre eles, com delicadeza e emoção.

Só posso dizer: leiam, leiam e leiam!. Não se arrependerão com essa história. É fantástica e inesquecível!


Nota:


10 comentários:

  1. Estou doida por esse livro, pedi até de amigo secreto aqui, em família. Vamos ver se eu ganho.
    Graça a sua resenha Ká, dá mais vontade ainda de ter/ler o livro.

    ResponderExcluir
  2. Como não desejar esse livro depois dessa resenha maravilhosa?! Não conhecia esse livro, mas amei a capa. Eu confesso que, raramente, me decepciono com o trabalho da Editora Intrínseca e que esses lançamentos têm me surpreendido cada vez mais.
    A ideia da história é bem bacana e eu fiquei tão curiosa em relação ao desenvolvimento... Curiosa com esse romance que vai se desenvolver entre os dois, em relação a como vão se salvar, se o T.J. que não tem uma saúde das melhores vai conseguir passar por isso. Enfim, em relação a tudo!
    Assim que eu surgir oportunidade, comprarei esse livro. Depois dessa deliciosa opinião, duvido muito eu me decepcionar.

    ResponderExcluir
  3. Michelli Santos Prado26 de novembro de 2013 15:18

    Oi Carla, tudo bem??
    Não conhecia esse livro, mas achei bastante interessante.
    Parece ser bem envolvente, que nos prende por ser uma situação inusitada que não sabemos o desenrolar dela, mas também que aborda sentimentos dos personagens totalmente distintos. Já esta na minha lista de desejados!!

    Parabéns pela resenha!! Beijão...

    ResponderExcluir
  4. Eita que homem enrolado ein? 8 anos??? Chessuis!!! Só mandando ir pras cucuias mesmo... O livro parece ser muito bom, não conhecia ele ainda...
    Adorei sua resenha e a dica...

    ResponderExcluir
  5. Se julgassem só pela capa,ficaria um certo mistério e suspense no ar,confesso que já tinha visto ,mas não dei muito créditos mas depois dessa delícia de resenha despertou meu interesse,amo história assim de sobrevivência ,superação,sonho e ainda um romance,imperdível!
    Já vou incluir na minha nova lista de favorito!

    ResponderExcluir
  6. Uau! Voce deu nota 5, então o livro é maravilhoso mesmo, me lembrou A Lagoa azul, e olha que mesmo o povo falando mal eu amo esse filme! Então com certeza esse livro vai me fisgar de jeito, estou ansiosa por essa leitura! Bjão! :)

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia o livro mas depois de sua resenha fiquei curiosa para ler e para acompanhar a história e descobrir o que acontece porque pela sua crítica já dá para esperar uma surpresa!
    Principalmente por ter tantas emoções envolvidas "superação, sobrevivência, sobre aprender amar e ser amado; amadurecimento, sonhos, esperança..."

    ResponderExcluir
  8. Oi Carla!
    Até agora só li elogios dessa trama.
    Bj!

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    eu gostaria de saber se eles saem da ilha, aposto que sim XD Quando vi a capa me pareceu interessante mas quando li a resenha eu fiquei querendo saber mais da história do livro.
    bj

    ResponderExcluir
  10. Ja vi que quando começar a ler esse livro vou chorar horrores! Adorei o enredo que a autora criou!




    xx

    ResponderExcluir

 
Google+