29

[Resenha] O Chamado do Cuco

em sexta-feira, 1 de novembro de 2013


O Chamado do Cuco
Cormoran Strike - Livro 01
Robert Galbraith
Editora Rocco

O chamado do Cuco é o primeiro romance policial da série Cormoran Strike escrito por Robert Galbraith, pseudônimo de J.K. Rowling. O livro recebeu diversas críticas positivas antes mesmo de saber quem era a pessoa por traz do nome Galbraith. Só posso dizer que fui surpreendida em toda a história.

Logo no início, acompanhamos o pedido desesperado de um irmão que não acredita no suicídio da irmã. John Bristow, um conhecido advogado, não acredita que a irmã, Lula Landry, uma famosa modelo, se suicidou. 

Lula é sempre destaque na mídia por seu comportamento perturbado e incomum. Acostumada a festas e bebidas, os fotógrafos sempre estão à espreita, tentando descobrir algo que possam vender e divulgar, oprimindo cada vez mais a jovem. Para a mídia, Lula não aguentou a traição do namorado, e se matou. Mas John não acredita no suicídio da irmã, e contrata um velho conhecido da família, o detetive particular Cormoran Strike, para investigar o caso.

Strike é um veterano de guerra – ferido física e psicologicamente – que precisa enfrentar o repentino término do noivado e também, conseguir dinheiro para pagar as dívidas. É impossível para Strike negar a proposta de John, já que o advogado propõe o pagamento de honorários dobrados para ele aceitar o caso. Para ajudá-lo na investigação, ele aproveita do serviço temporário da sua secretária, Robin Ellacott.

Robin é um jovem que sempre sonhou em ajudar a solucionar casos de investigação. Através do aviso da agência de empregos temporários, Robin descobre o lugar onde começaria a trabalhar e não hesita em mostrar sua inteligência para Strike, sendo um personagem de fundamental importância para manter um pouco de organização na vida do detetive.

À medida que é revelado mais detalhes sobre o complexo mundo da jovem modelo, Strike começa a notar que nem todos são os amigos que dizem ser e as intenções não são verdadeiras, deixando o detetive cada vez mais próximo do perigo...

A história se inicia em um ritmo lento, onde a autora se preocupou em detalhar cada personagem e suas ações. Aos poucos, a história começa a ganhar outro ritmo e cada detalhe é imprescindível para a conclusão, deixando o leitor curioso para descobrir mais sobre a trama, sem querer parar com a leitura.

Strike é um personagem marcante, com problemas reais e é impossível não torcer para que ele consiga resolver todos os problemas. Ao mesmo tempo em que acompanhamos o caso, descobrimos mais sobre a vida de Strike, e os detalhes da sua vida pessoal. Mesmo em meio ao caos da vida afetiva e financeira, ele não fica reclamando e faz de tudo para que as pessoas não percebam o que está acontecendo.

Robin é um personagem que tem muito a crescer durante a série. A sua vontade de aprender e conhecer o que tem por traz do mundo investigativo, faz com que seja uma personagem importante na trama. Robin desde o início percebe situação deliciada na vida de Strike, mas em nenhum momento é indiscreta. Sempre respeitando a privacidade do detetive, Robin procura absorver a experiência que ele transmite no decorrer do caso.

Confesso que não consegui descobrir o que tinha por traz da morte de Lula. Em alguns momentos, pensei que fosse suicídio, em outros, imaginei um assassinato, mas nada era conclusivo. Não existe um momento em que o leitor diga “Ah! Agora descobri o que está acontecendo!”. A forma como é conduzida a história, faz com que o leitor não consiga visualizar o que realmente aconteceu na noite em que Lula perdeu a vida, pois os motivos apresentados pelos personagens são obscuros. É uma trama complexa, tensa, rica em detalhes onde explora o mundo dos famosos, seu lado triste de solidão e desconfiança. Não sei informar quantos volumes terá a série, mas posso dizer que ela tem muito a render com esse começo promissor. A dupla tem química e promete uma ótima interação nos volumes futuros.

Para quem está curioso ou ansioso, só posso dizer que não se decepcionarão com a história. É só começar a leitura e se viciar em mais um personagem marcante. Com certeza, você não vai conseguir parar de ler.

Nota:




  

29 comentários:

  1. Danielle CGA Souza1 de novembro de 2013 18:24

    Oi Carla,
    Essa capa é super linda e ao contrário de HP este livro me atraiu bastante. Adoro um bom mistério, então vai sim para a lista de leitura interminável. hahaha
    Querendo saber aqui o que realmente aconteceu. Adorei o perfil do detetive. =)
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. oi!
    gosto de mistério, mas gosto ter certeza do que aconteceu no final, senão fico me perguntando. Gostei da capa.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Andréia Regina Nogueira Cruz2 de novembro de 2013 03:11

    Oi Carla,
    sua resenha ficou ótima.
    Eu vou comprar o livro, mas ainda não si se vou conseguir lê-lo.
    Comprei Morte Súbita dela e ainda está na estante, acho que ando com medo de tirar dela o rótulo de diva com esse livros. Sei lá, apesar de gostar o gênero tô com medo...rsrsrs...
    Vamos ver quando comprar como será.
    Bjos!!!
    Andréia
    Sentimento nos Livros

    ResponderExcluir
  4. Oi Carla!
    Uau! Eu não estava sabendo dessa "empreitada" da J.K. e confesso que fiquei curiosíssima para ler o livro!
    Adoro um bom suspense, uma trama investigativa! Só não me agrada muito o fato de ser uma série, mas acredito que vou acabar lendo! =)
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. muitos dizem que esse livro e muito estruturado

    beijos

    livro-azul.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Lívia!
    Cada livro será um caso, entãopoderá ser lido fora da ordem \o/
    Vamos ver o que teremos pela frente!
    bjs!

    ResponderExcluir
  7. Oi Déia!
    Eu ainda não li Morte Súbita também, rs. Mas foi por falta de tempo ahahah
    Ahh, pode ler ser medo, a história é muito boa!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Oi Ju!
    Tudo será explicado \o/
    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Oi Dani!
    É muito bom!! você vai gostar dessa história \o/
    bjs!

    ResponderExcluir
  10. Olha, ainda não li (mas lerei muito em breve), e por hora só posso dizer uma coisa: Rowling me surpreendeu em Morte Súbita e estou com grandes expectativas para O Chamado do Cuco. A narrativa adulta dela é muito consistente, me agradou em cheio em Morte Súbita pelo fator impiedoso, pelos personagens e por toda a trama. Enfim, esse é um livro que está prometendo...

    Um beijooo, Livro Lab

    ResponderExcluir
  11. Bateu com as minhas expectativas. Tem resenha nesse blog tbm:
    http://amostradelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Percebi que a J.K consegui evoluir bastante da fantasia para o misterio, acho a tentativa de anonimato dela deu esse UP para ela. Fiquei curiosa para poder ler esse livro, adoro quando o livro começa lento de depois quanto tu ves ja esta toda envolvida na historia!






    xx

    ResponderExcluir
  13. A capa por si só já é atraente!
    O enredo incrível,um dos meus gênero favorito,e a maneira como ela desenvolveu seus personagens,prende a nossa atenção e curiosidade!
    Parabéns pela resenha!
    beijinss!
    Rose Arts

    ResponderExcluir
  14. Oi Carla,achei a dica de livro interessante,principalmente por ser um romance policial,pela capa e ter sido escrito pela J.K. Rowling.
    Quero ler e ficar surpreendida pela história também!

    ResponderExcluir
  15. Michelli Santos Prado5 de novembro de 2013 17:24

    Olá Carla!! Tudo bem??
    Sou uma grande fã de livros de investigação, e ao ler sua resenha, fiquei ainda mais curiosa para ler este livro, e confesso que li algumas resenhas dele, e como a sua são sempre positivas,mas o ruim éter que esperar a continuação, mas adorei a resenha!!

    ResponderExcluir
  16. Olha, só de saber que é da J. K. eu ja me aventuraria. Sem saber quem é o autor eu já leria, pois adoro essa temática. Já li várias criticas positivas sobre ele e com certeza está na minha lista.
    http://livrosromanticos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Acho que "O Chamado do Cucu" assim como "Morte Súbita" é aquele livro que no começo tem um desenvolvimento mais lento devido a introdução da história e dos personagens. Mas quando pega ritmo... saí de baixo!
    Fora do mundo de Harry Potter, ela me surpreendeu muito provando uma coisa que todos já sabiam: ela sabe escrever para adultos. Estou muito ansiosa para ler esse livro e a sua resenha ficou ótima!

    ResponderExcluir
  18. Oi Aline!
    Menina, ainda não tive a oportunidade de ler Morte Súbita =(
    Mas posso dizer que fui surpreendida com esse livro \o/
    Bjs!

    ResponderExcluir
  19. Oi Bruno!
    Muito obrigada pelo link \o/
    bjs!

    ResponderExcluir
  20. Oi Alessandra!
    E ai, conseguiu começar a leitura?
    Segundo algumas informações, teremos mais um livro. Não sei quantos serão no total, mas acredito que teremos mais que dois ahahah
    Torcendo para que goste da leitura \o/
    Bjs!

    ResponderExcluir
  21. Oi Jessica!
    Sim, é diferente a escrita nesse livro \o/ E eu adorei kkkk
    Bjs!

    ResponderExcluir
  22. Oi Rose!
    Ahhh muito obrigada!
    bjs!

    ResponderExcluir
  23. Oi Van!
    Ahhh você vai gostar dessa história \o/
    bjs!

    ResponderExcluir
  24. Oi Michelli!
    Então, cada livro contará um caso o que me anima com a série kkkk
    Bjs!

    ResponderExcluir
  25. Oi Raissa!
    A história é ótima! Você vai gostar!
    bjs!

    ResponderExcluir
  26. Oi Mallu!
    Aconteceu exatamente isso no enredo! Depois que a história pegou o ritmo, não dá para parar \o/
    Bjs!

    ResponderExcluir
  27. Oi Carla,

    Terminei o livro na ultima terça-feira e resolvi ler algumas opiniões a respeito. Confesso que achei o começo meio lento, e a princípio notei que não havia obstáculos para barrar a investigação feita pelo Strike, mas admito que o livro é muito bem escrito e instigante. Na parte final, quando alguém começa a se movimentar, fiquei extremamente empolgado. Em suma gostei muito do livro, para mim foi 5 estrelas também.

    Muito legal seu blog, estou seguindo.

    Abraços,

    http://milvidasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Ainda nao li esse livro da autora, mas estou bem curiosa pois o desenvolvimento da historia me chamou muita atenção, espero poder ler logo esse livro.




    xx

    ResponderExcluir

 
Google+