15

[Resenha] O Presente

em quarta-feira, 27 de novembro de 2013


O Presente
Cecelia Ahern
Editora Novo Conceito
320 páginas

O Presente, escrito por Cecelia Ahern é um livro emocionante, que precisa ser lido de tempos em tempos para assimilar todas as mensagens que a autora quer transmitir.

Conhecemos Lou Suffern, um homem que vive para trabalhar. Sempre tem mais compromissos que pode dar conta, fazendo com que tenha que estar em dois lugares ao mesmo tempo para conseguir resolver tudo. Quando dorme, sonha com os planos do dia seguinte, e, quando está em casa, com a esposa e os filhos, sua mente está outro lugar. 

Em uma manhã, Lou conhece Gabe, um morador de rua, que está sentado próximo ao prédio onde Lou trabalha. Gabe é observador e com seus comentários, deixa Lou intrigado com algumas pessoas que trabalham no prédio. Para ajudá-lo a descobrir as pessoas que estão tramando contra ele, Lou contrata Gabe para trabalhar no prédio, e assim, conseguir todas as informações através das detalhadas observações de Gabe.

Mas logo o apressado executivo se arrepende da contratação, pois a presença de Gabe o perturba. O ex-morador de rua sempre está próximo de Lou, dizendo verdades que incomodam.

No primeiro momento, eu desejei dar uns bons tapas em Lou. Ele é egoísta, rude, sempre é grosseiro com as pessoas que estão a sua volta, principalmente com os familiares. Nunca presta atenção no que a mulher está falando, ou então, nos familiares que apenas querem um momento de atenção.

Lou é pai de duas crianças, uma menina de cinco anos e um garoto de alguns meses. Na pressa de sempre querer resolver todos os problemas do serviço, Lou não sabe o que é segurar o filho nos braços, ou então, assistir alguma apresentação da filha. Confesso que fiquei revoltada com seu egoísmo, em não perceber que estava perdendo os melhores e maiores da bens da sua vida. Mas, aos poucos, Lou começa a perceber o quanto está errado em suas atitudes, e não vou mentir, eu fiquei com pena dele.

Não vou me estender nos detalhes da história, pois qualquer spoiler estragará a emoção do livro. A história é leve, que nos leva a um conflito de emoção com um personagem que tem um pouquinho de cada um de nós.

Por mais que seja duro admitir, em alguns momentos, agimos como Lou. Pensamos mais no dinheiro, promoção, reconhecimento, naquilo que imaginamos que nos fará feliz. E com isso, esquecemos dos sentimentos, da família, de ter um momento para fazer aquilo que mais gostamos. Não estou dizendo que dinheiro não traz felicidade ou qualquer coisa do tipo. O que quero dizer é que não podemos deixar que isso nos domine. 

O livro fala sobre o tempo, e em como o usamos. É claro notar no decorrer da leitura, que por mais que Lou sempre esteja ocupado ou correndo com algo, ele não é feliz. E seus momentos de alegria acontecem nas coisas mais simples, e ele demora para perceber isso.

O Presente traz um enredo atual, de um momento que a sociedade vive, de querer fazer e conseguir mais do que consegue carregar. É um livro que independente do momento, passará um ensinamento para o leitor. Não vou mentir, e derrubei algumas lágrimas no final da história. Só posso dizer: leiam, é um livro que ficará marcado na memória de todos.


Nota:


15 comentários:

  1. Essa é minha próxima leitura, espero gostar!!!

    ResponderExcluir
  2. Este livro está entre minhas próximas leituras e, além de ser da Cecelia Ahern, o tema - o tempo - me agrada bastante. Normalmente, os livros que abordam o tempo na vida do ser humano são marcantes, fazem pensar e rever o mundo, a vida. É um tema que me deixa melancólica, mas sobre o qual gosto de ler.

    Um beijo, Livro Lab

    ResponderExcluir
  3. Livros que tem como plano de fundo o Natal nunca me chamaram atenção,
    talvez porquê não é minha data comemorativa preferida e as vezes, chega a
    ser até muito clichê. Mas, ao ler a resenha fiquei completamente
    surpresa, não é nada do que eu havia imaginado, e tenho certeza que ao
    ler vou me surpreender ainda mais. Não gosto de livros que arranquem
    lágrimas, mas que consigam passar uma bela mensagem sem apelação.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela resenha Carla! Estou ansiosa para ler O Presente! Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  5. Michelli Santos Prado27 de novembro de 2013 17:36

    Oi Carla!! Estou encantada com este livro, sua historia e resenha!! Nunca li um livro com estas temática e isso me deixa bastante curiosa!! E esta capa é lindíssima =)
    Bejos!!

    ResponderExcluir
  6. Gostei da capa,plano de fundo de Natal a maioria das histórias são sempre interessante!
    A resenha perfeita que desperta o interesse e curiosidade de qual quer um!

    ResponderExcluir
  7. Oi Carla! Recebi meu "O Presente" essa semana e estou ansiosa para começar a ler e já entrar no clima do natal! rsrs


    B-jussss! ♥

    ResponderExcluir
  8. Carla, a Cecelia me conquistou pelo livro A Vez da Minha Vida. Pelo que pude perceber pela resenha, nesse livro ela segue o mesmo padrão. É a primeira resenha que leio desse lançamento e tenho certeza de que vou gostar! A temática abordada nos leva a (re)pensar no que o mundo tem nos tornado; nunca temos tempo para o lazer, para a família e os sentimentos vão ficando cada vez mais em segundo plano. Com certeza é um livro emocionante!

    ResponderExcluir
  9. Eu gosto muito da narrativa da Cecília, em suas historias ela sempre consegue nos passar algumas lições e nos faz enxergar o que estamos fazendo de errado em nossas vidas! Adorei o enredo dessa historia, só de ler a resenha, já fiquei brava com o Lou! Espero poder ler esse livro em breve, ótima resenha! :)

    ResponderExcluir
  10. Olá!!! Lembrada de mim???

    Não conhecia o livro, mas tb fiquei tanto tempo de fora deste mundo maravilhoso que tenho q correr muito atrás...

    Bjos!!!

    http://conversandodragoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Nossa que legal... como não sou mt ligada ao natal quando via esse livro ou comentários sobre ele eu pulava e nem perdia meu tempo. A premissa dele é muito interessante, não conheço o trabalho dessa autora, fiquei realmente interessada ^-^ vou pô-lo na lista ;)

    ResponderExcluir
  12. Nossa Carla,mais um livro da Cecelia! Adorei a capa e a história ter uma época tão especial,principalmente pela mensagem transmitida pela Autora e pelos personagens concordo que agimos assim principalmente numa sociedade tão consumista

    ResponderExcluir
  13. Oi Carla!
    Essa capa e a sinopse já tinham despertado meu interesse.
    Fiquei mais curiosa ainda agora, rsrs
    Bj!

    ResponderExcluir
  14. OI! quando vi a sinopse eu gostei e com sua resenha a certeza. Gostei da capa e me lembra essa época de festas!
    bjs

    ResponderExcluir
  15. Nao sei porque mas esse livro, nao me despertou nenhum interesse.




    xx

    ResponderExcluir

 
Google+