13

[Resenha] O Lírio Dourado

em segunda-feira, 16 de dezembro de 2013


O Lírio Dourado
Richelle Mead
Bloodlines – vol. 2
Editora Seguinte
418 páginas

O Lírio Dourado escrito por Richelle Mead é o segundo livro da Série Bloodlines, onde acompanhamos mais um pouco das peripécias de Sidney Sage. Para quem ainda não leu o primeiro livro, a resenha poderá conter alguns spoilers. Aviso antecipadamente para não estragar a surpresa de ninguém.

Após os acontecimentos finais de Laços de Sangue, contamos com a presença de Dimitri e Sonya que estão na cidade para pesquisar sobre as características do espírito, e o que isso pode ajudar a impedir nas transformações para Strigoi.

Sidney é considerada um exemplo de lealdade e obediência, sendo elogiadas por todos os alquimistas. Mas ela está dividida em seguir aquilo que sempre acreditou, ou se deixar envolver pela amizade dos vampiros e dampiros. Ela está cada mais próxima de Jill, Eddie e principalmente de Adrian, o que faz com que ela questione antigas crenças alquimistas. Sidney continua como mãe, amiga, babá, pau para toda obra dos vampiros. Tudo o que eles precisam, pedem para ela, pois sabem que ela encontrará uma forma de ajudá-los.

Além de cuidar de todos os amigos vampiros (algo totalmente contrário que foi criada a agir), Sidney começa a conhecer mais sobre o mundo da magia, mesmo sendo totalmente contra a isso. E ainda para ajudar, certo vampiro desleixado de olhos verdes, começa a demonstrar sentimentos, o que confunde ainda mais o mundo organizado de Sidney.
“Mais uma vez, Adrian levou um tempo para responder:
- Mas de que adianta se leal e atencioso?
- Para mim, isso significa tudo.”

Assim como no livro anterior, eu fui tragada pelo enredo e não consegui parar  a leitura por nada. A escrita da Richelle é fluída, não cansa, e os personagens são contagiantes, que fazem com que você tenha os mais diversos sentimentos, sem que você perca a vontade de ler a história.

Sidney é o personagem mais no sense que eu conheço do mundo literário. Ela não tem nenhuma prática quando o assunto é o coração, e isso me divertiu durante todo o livro. Ela não percebe o óbvio, e sempre fica questionando ou passando a mesma conversa diversas vezes na cabeça para ver se não perdeu nenhum detalhe.

Ao mesmo tempo em que ela não tem conhecimento com qualquer relacionamento, ela demonstra um elevado conhecimento em qualquer assunto científico, da atualidade, ou qualquer matéria acadêmica. Como é uma pessoa extremamente lógica, quando o assunto é sentimentos, isso foge da sua normalidade.

Ah! Não posso deixar de comentar sobre o melhor personagem do livro: Adrian. Não tem como não se apaixonar por esse personagem. Folgado, desleixado, que comete erros e parece se importar apenas com ele mesmo, mostra o quando amadureceu no enredo. Ele agora tem um motivo para não se afundar na bebida, e quer mostrar que ele não aquela pessoa que todos acham que ele é. 

“- Nada do que ele disse poderia mudar o que penso de você. Já faz tempo que formei uma ideia sobre você... e é uma ideia muito boa.”

Tanto Adrian como Sidney amadureceram de um livro para outro, e é gostoso acompanhar essa mudança.

É claro que o livro não se resume apenas nesses dois personagens (risos). Jill não é aquela mocinha chata que eu pensei que seria. Ela é madura e responsável pela pouca idade que tem. Um contraste com Angeline, que parece entrar em toda e qualquer confusão. 

Seguindo o livro anterior, O Lírio Dourado acaba na melhor parte! Sim, Richelle é cruel com todos os leitores, e a cena que esperamos durante o livro inteiro, só acontece no final. Por favor, eu preciso do livro O Feitiço Azul para ontem!

Nota:



13 comentários:

  1. Então... não sei direito pq mas não me empolguie com está série...

    http://conversandodragoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Carlinha das séries, ataca novamente. =)
    Gosto das capas simples e bonitas, as sinopses são legais e não posso negar que as resenhas atiçam a curiosidade.
    Uma menina alquimista, legal e mais ainda por ter de lidar com vampiros, se bem que não consigo entender como ela consegue resistir ao charme de um vampirão.
    O nome do próximo livro é bem fofo. "O feitiço azul" =)
    É uma trilogia ou uma série a perder de vista?

    ResponderExcluir
  3. Gostei da resenha Carla. Só ouço ótimos elogios a respeito desta série da Richelle. Quero muito ler, mas antes preciso devorar Academia de Vampiros, para não ficar perdida com a história, já que se trata de um spin-off. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  4. Gente, pensa em uma pessoa que está literalmente babando nessa série? Como uma super fã de VA não posso deixar de ler Laços de Sangue e O Lírio Dourado, aliás, ótima resenha!
    Não faz ideia de como estou com saudades do Adrian HUAHUAHHUA aqueles olhos verdes <33
    E me responda uma coisa, eles ficam juntos só nesse livro? Porque que a Richelle é cruel eu sei, mas também não é uma total sem coração UAHUA rola uns beijinhos no primeiro pelo menos? hahah

    Beijos :*
    webteentwl.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Acho essa série bem bacana, visualmente: os títulos dos livros são legais, as capas tem cores chamativas, mas a história não me despertou interesse. Não sei se leria. Histórias com vampiros nunca me deixam curiosas, me entediam facilmente. Mas os personagens parecem cativantes (o Adrian principalmente, porque vejo muitas meninas louca por ele). Não tá como prioridade, porque é uma série bem teen, mas não vou dizer também que eu nunca leria.

    ResponderExcluir
  6. Carlinha, não acompanho essa série, por causa do estilo, mas a capa é bonita!
    Bj!

    ResponderExcluir
  7. Oi Dani!
    Eu já falei que não tenho jeito, é uma série atrás da outra kkkk
    Dani eu não tenho certeza, mas a série terá entre 5 a 6 livros. O quinto livro sairá agora em 2014 no EUA \o/
    Bjks!

    ResponderExcluir
  8. Oi Nessa!
    Eu ainda não li Academia do Vampiro aahhha
    só li o primeiro agora por causa do filme ahah
    Bjks!

    ResponderExcluir
  9. OI Tainá!
    Agora eu entendo o porquê a autora ser tão aclamada! Eu estou ficando viciada na narrativa dela!
    Ahhh eu não posso contar aqui no comentário, ou seria um spoiler kkkk
    bjks!

    ResponderExcluir
  10. Oi Gladys!
    A capa desse segundo volume ficou linda!
    Bjks!

    ResponderExcluir
  11. Oi Ju!
    Eu já li o terceiro e é muito bom!!
    Bjks!

    ResponderExcluir

 
Google+