6

[Resenha] A Bruxa de Near

em terça-feira, 14 de janeiro de 2014


A Bruxa de Near
Victoria Schwab
Editora Planeta
238 páginas

A Bruxa de Near escrito por Victoria Schwab traz uma história contagiante, que prende o leitor desde a primeira página. Eu não consegui informações se o livro faz parte de alguma série ou não. Sei apenas que tem um conto que a história do primeiro livro. Isso não significa que o livro não tem final, ele tem começo, meio e fim, e não vejo a necessidade de mais livros sobre o assunto.

Na trama, conhecemos a jovem Lexi Harris que foi ensinada pelo falecido pai a ser uma rastreadora, mesmo que isso não agrade o tio que quer sempre manter a família protegida. Na pequena cidade de Near não existem estranhos, todos se conhecem e sabem onde cada pessoa mora. E o vilarejo conta a velha história da Bruxa de Near para assustar as crianças... Isso é que os jovens da cidade sabem.

Todas as noites, Lexi acende três velas para clarear o quarto enquanto conta uma história para sua irmãzinha Wren dormir. Mas a irmã nunca ouve a história até o final, pois pega no sono com facilidade.

Em uma dessas noites rotineiras, Lexi percebe uma movimentação incomum pela janela. Existe um estranho do lado de fora, e ele parece desaparecer como um passe de mágica. No dias seguintes, as crianças do vilarejo começam a desaparecer de suas camas, sem deixar qualquer rastro para quem possam ser encontradas.

Lexi começa a se desesperar e se vê obrigada a descobrir o que está acontecendo, para que o mesmo não aconteça com a sua irmã. Será que a lenda da Bruxa de Near é real? Ou será que os estranhos desaparecimentos estão ligados com o desconhecido que apareceu no vilarejo?

A escrita da autora é mágica. Ela cria uma fábula que embala os sonhos e as brincadeiras das crianças, mostrando como um vilarejo se comporta com uma lenda que passada de geração a geração.

O enredo conta com uma dose de romance, sobrenatural, ação, suspense, que se mesclam criando uma atmosfera sombria para o vilarejo de Near. Não tem como não imaginar aquele ambiente sombrio, aquele neblina, as roupas típicas de séculos passados. 

Lexi é uma protagonista que não se deixa dominar pelo medo, sempre está a questionar e não teme tomar qualquer iniciativa. Protege a irmã a mãe, e faz de tudo para honrar a memória do pai. Cole, o desconhecido, é um rapaz calmo e sombrio, tenta esconder os sentimentos para que ninguém descubra o que aconteceu ao seu passado ou quem ele realmente é. E o romance que acontece entre eles é fofo!

O enredo não se prende apenas ao sobrenatural, mas também as atitudes humanas, ao medo do desconhecido e ao desespero de necessitar procurar pessoas importantes e não conseguir encontrar. O vilarejo tem um medo inverossímil para com qualquer coisa desconhecida, e não querem tentar conhecer para saber se o medo tem procedência. Devido a lenda, todos temem as bruxas ou qualquer forma de magia e misticismo. Mas nenhum deles raciocinou sobre a verdade daquela lenda.

Alguns personagens são caracterizados como vilões, mas eles não são. São apenas pessoas desesperadas que precisam se arriscar para encontrar as crianças desaparecidas e as trazerem de volta para os pais. E como no próprio livro diz, nada de bom provem do medo.

A narrativa da autora é simples, mas não deixa de ter aquele leve toque de suspense e terror, deixando o leitor tenso para saber o que acontecerá na trama. É um livro com uma história contagiante, que faz com o leitor se sinta na cidade de Near.

Só posso dizer: leiam, leiam, leiam! Não se arrependerão com esse enredo.

Nota:
 



6 comentários:

  1. Eu quero muito ler o livro, adoro um toque de suspense para ficar me perguntando o que acontece? Ele não enrola muito ne ou tem uma narrativa lenta.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Não me lembro de já ter lido alguma resenha desse livro, mas eu já o vi e nunca me interessei de fato. Mas a sua resenha foi tão positivas e escritas mágicas não devem ser ignoradas. Assim que eu tiver a oportunidade, lerei!

    ResponderExcluir
  3. Gostei, este eu leria com certeza!!! Ainda mais que a escrita é magica...

    http://conversandodragoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Danielle CGA Souza15 de janeiro de 2014 20:50

    Oi Carlinha, eu gostei da capa do livro, me fez lembrar a Phoebe de Charmed!!!
    Quero muito ler, pelo suspense e o mistério sobre quem é o culpado e como a mocinha vai lidar com o problema. Tem os ingredientes certos. =)

    ResponderExcluir
  5. Oi Mallu!
    aaahhh acabei de ganhar o dia \o/
    Bjks!

    ResponderExcluir
  6. Estou louca por esse livro. O enredo é interessante e como boa amante de estórias sobre bruxas/feiticeiras, me vejo obrigada a ler esta obra, haha.
    Fico feliz em saber que a autora capricha no suspense, isso me faz ficar vidrada no livro e ir dormir tardasso lendo.
    Espero ler em breve e ver por mim mesma se o livro é bom ou não. Mas eu acredito que seja *----*

    ResponderExcluir

 
Google+