8

[Resenha] A Maldição da Pedra

em segunda-feira, 6 de janeiro de 2014


A Maldição da Pedra
Cornelia Funke
Editora Companhia das Letras
241 páginas

A Maldição da Pedra escrito por Cornelia Funke é o primeiro livro da série Reckless onde narra as aventuras de Jacob Reckless no Mundo do Espelho.

Após o desaparecimento do pai, Jacob passa os dias vasculhando o escritório do pai para encontrar qualquer pista de onde ele possa ter ido. Em uma dessas investigações que o jovem encontra um espelho que serve de portal para um outro mundo, repleto de magia, aventura e perigos, onde os contos de fadas mais obscuros tornam-se realidade.

Jacob mantém a descoberta desse novo mundo em segredo do irmão e da mãe, e cada vez mais, passa os dias e os anos se aventurando no outro lado do espelho. Ele é conhecido como um dos melhores caçadores de tesouro, e depois de muitos anos, o Mundo do Espelho transformou-se no seu verdadeiro lar.

Mas o seu irmão caçula, Will, não se conforma com as constantes ausências de Jacob, e burlando todas as advertências do irmão mais velho, ele o segue através do espelho. E logo o jovem Will percebe o enorme erro que cometeu.

Will é ferido pelos goyls – homens frios e violentos, que têm a pele feita de pedras e o os olhos de ouro – e acaba sendo vítima da maldição: ele se transformará em uma das criaturas de pedras, se esquecendo de quem é e das pessoas que ama.

Jacob conta com a ajuda de sua melhor amiga e companheira, a raposa Fux, e de Clara, a namorada de Will, que atravessa o espelho para encontrá-lo. Juntos eles enfrentarão os mais diversos obstáculos e perigos para encontrar um antídoto para a maldição que começa a tomar o corpo de Will.

Cornelia Funke é conhecida pela publicação de outros livros de fantasia, como a Trilogia Mundo de Tinta, O Senhor dos Ladrões e O Cavaleiro do Dragão, livros que ainda não li, mas depois dessa experiência, eu preciso procurar para iniciar a leitura. Confesso que apenas conhecia a autora pelos outros livros publicados, mas ainda não tinha lidos nenhuma de suas histórias. E posso dizer que estava perdendo um dos melhores enredos de fantasia que já li.

Os capítulos são curtos e todos contêm ilustrações feitas pela própria autora, deixando o livro com um aspecto de conto de fadas. A forma como que a autora narra a história faz com que o leitor sinta, visualize todo aquele mundo fantástico. Você se sente em meio ao mundo mágico, onde a existência da fantasia pode ser real.

Sei que posso soar exagerada, mas eu me senti lendo um daqueles clássicos contos de fada, onde existe o objetivo de salvar a pessoa que ama e para isso, diversos obstáculos são colocados no caminho, testando a convicção de cada um dos envolvidos.

O início da história acaba sendo um pouco confuso, pois somos inseridos rapidamente nos acontecimentos e poucos temos dos detalhes do que aconteceu com Will e Jacob. Mas as explicações surgem no decorrer da história, moldando e fortalecendo o mundo criado por Cornelia.

Não posso deixar de comentar da edição da editora, optando por uma capa metalizada que é linda. Sem contar o ótimo trabalho da tradutora Sonali Bertuol, que está maravilhoso!

Para aqueles que gostam de histórias de fantasia, aventuras, maldições, vingança, traições, amizade, lealdade e amor, não podem deixar de conferir a série Reckless. É leitura obrigatória!

Nota:
 



8 comentários:

  1. Nunca li nada da Cornelia já que fantasia\contos de fada não são meus
    gêneros preferidos. E pelo visto, esse livro é uma série e eu tenho
    evitado já que a lista tá muito grande para o pouco capital. Gostei
    da resenha, acho que para quem gosta, tirou bastante dúvida sobre o
    enredo, personagem e desenvolvimento. Quem sabe surge um interesse
    quando eu tiver oportunidade de ler?

    ResponderExcluir
  2. Carla, cada vez que vejo uma resenha de algum dos livros da Cornelia me sinto mais ansiosa... Quero muito ter tempo para começar a ler algo dela...

    Bjs, Isabela.

    ResponderExcluir
  3. Já tinha visto resenhas desse livro, mais nunca parei para ler. Parece ser um livro legal, adoro livros sobre fantasia e aventura.

    http://momentocrivelli.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu nunca li nada dessa autora mas tenho bastante vontade. A maioria das críticas que li foram sempre muito positivas. O livro parece ser bem legal e adorei a capa. Sem contar que parece o Castelo da Bela Adormecida (meu desenho da Disney favorito! :D)


    bjs!

    ResponderExcluir
  5. Danielle CGA Souza7 de janeiro de 2014 21:10

    Sou bem curiosa para conferir os livros da Cornelia, desde que comecei a ver o filme baseado no livro Coração de tinta. =)
    Esse eu não conhecia, mas gostei bastante da resenha que me deixou já imaginando as tais criaturas de pedra. Tão bom fugir para o mundo da fantasia. =)
    A capa é linda e até simples. Adorei!!!

    ResponderExcluir
  6. Adoro fantasia, e como tal o enredo desse livro não poderia passar despercebido. Chega deixou meus olhos brilhando.
    É diferente do que estou acostumada a ver e isso me chamou atenção, mesmo que eu não possa deixar de comparar o Espelho dessa obra com o Armário de As cronicas de nárnia, haha.
    Eu vou procurar saber mais da obra com certeza e do mundo de Jacob e Will. E matar a curiosidade a respeito de: O que aconteceu com o pai deles?

    ResponderExcluir
  7. Oi Dani!
    Menina, eu adorei a leitura desse livro! É ótima \o/
    Bjks!

    ResponderExcluir
  8. Oi Rita! Se prepara, assim que começar a leitura, não conseguirá mais parar \o/
    Depois me conta o que achou =D
    Bjks!

    ResponderExcluir

 
Google+