8

[Resenha] Os 500

em segunda-feira, 13 de janeiro de 2014


Os 500
Matthew Quirk
Editora Paralela
308 páginas

Os 500 é a primeira obra do escritor Matthew Quirk, que está em produção para uma adaptação no cinema. Na trama, conhecemos a história de Mike Ford, que consegue o emprego dos sonhos na mais poderosa empresa de consultoria de Washington, após se formar em Havard. 

Mike cresceu em um mundo de vigaristas, aprendendo tudo o que precisava saber sobre praticar algum furto. Mas deixou tudo para traz e traçou uma carreira de honestidade e muito trabalho.

Mike conquistou uma vaga de trabalho no Grupo Davies, e aprendeu desde cedo que os sócios do grupo não querem apenas a perfeição dos funcionários, mas que eles surpreendam. E através de seu trabalho, ele é visto como uma das promessas da empresa. Quando já desfilava entre os mais importantes figurões dos Estados Unidos, Mike percebe que estava pagando um preço alto de mais para continuar nessa posição. Como estrela em ascensão do Grupo Davies, ele se via lado a lado com “Os 500” – os quinhentos homens que realmente mandavam em Washington.

Mas será que tudo que ele havia conquistado não seria o suficiente para que aceitasse aquela situação?

De maneira fluída, acompanhamos passo a passo a carreira meteórica de Mike, suas atitudes para conquistar um lugar de prestígio no grupo. Mas, ao mesmo tempo, começa a notar que a empresa não é honesta em suas atitudes e isso o assusta. Mike deixou a vida de crime para traz, e agora, ele continua a ser desonesto para conseguir um cargo na empresa, sempre recebendo ordens dos figurões. Em outras palavras, ele continua sendo uma pessoa desonesta, mesmo que agora seja funcionário da empresa que ordena que faça isso.

Quirk detalha o lado escuro dos bastidores do poder em Washington. O chefe de Mike acredita que todas as pessoas tem um preço, e com isso não hesita em chantagear. Mike não é um personagem todo certinho, e mostra seu lado ambicioso e inescrupuloso, agindo, em alguns momentos, até pior que o seu empregador. É interessante acompanhar o dilema moral do protagonista, em querer alcançar o dinheiro e o poder desejado, ao mesmo tempo, perceber tudo o que está precisando fazer para conquistar isso.

Para os leitores que gostam de história de corrupção, não pode deixar de conferir esse livro. É uma trama tensa, onde o leitor fica apreensivo para saber o que acontecerá nas próximas páginas. É impossível abandonar a leitura!



8 comentários:

  1. Oi Carla!
    Tenso esse livro, hein?
    Eu não conhecia, mas me pareceu bem interessante.


    B-jussssssssss!

    ResponderExcluir
  2. Já ouvi comentários positivos a respeito dessa obra, mas nem tanto elogios assim fez com que eu me interessasse por ele.
    Não é o tipo de leitura que me agrade, então não fará parte da minha lista de leitura em um futuro próximo.
    Mas eu tenho que a admitir que a sinopse é instigante.

    ResponderExcluir
  3. Gostei da resenha Carla. O livro parece ter uma narrativa bem crua e impactante, ainda mais por se tratar de corruptividade. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  4. Acho que pelo tema corrupção, não me atraiu. Acho que é bem tenso e não estou acostumada com histórias assim. E nunca gosto de personagens ambiciosos assim que passa a história toda com objetivos banais na cabeça. Acho que essa leitura não é pra mim, infelizmente.

    ResponderExcluir
  5. Oi Rita!
    É uma pena que o tema não atrai, mas o enredo é muito bom!
    Bjks!

    ResponderExcluir
  6. Oi Mallu!
    Hummm esse é um livro que você se sentiria incomodada durante a leitura...
    Bjks!

    ResponderExcluir

 
Google+