8

[Resenha] Os Gêmeos

em quarta-feira, 8 de janeiro de 2014


Os gêmeos
Crônicas de Salicanda
Livro I
Pauline Alphen
Companhia das Letras
367 páginas

Os Gêmeos escrito por Pauline Alphen é o primeiro volume da série Crônicas de Salicanda, onde narra a história dos gêmeos Claris e Jad.

Na trama, acompanhamos Claris, uma jovem de doze anos (ou doze luadas) que divide o tempo entre aulas de esgrima, os livros e as cavalgadas na floresta. Jad é o oposto da irmã: como tem um problema no coração, ele precisou se afastar das atividades físicas, e com isso, aprendeu a se concentrar e a meditar.

Claris quer viver as aventuras que ela lê nos livros, aventuras nos quais o irmão não poderá participar devido aos problemas de saúde.

A mãe dos gêmeos desapareceu em uma noite de temporal, no dia em que eles completavam três anos, deixando a família despedaçada e muitas perguntas no ar.

Os gêmeos começam a buscar respostas para o que aconteceu para o desaparecimento da mãe, assim como iniciam o conhecimento da história do passado. Eles vivem no século XXIII, praticamente em um mundo medieval, onde não existe a tecnologia. O que realmente aconteceu para eles viverem em um mundo assim?

A história é narrada em terceira pessoa, alternando entre os personagens centrais da trama. Mesmo com essa alternância entre a narração dos personagens, que é algo que eu gosto nas histórias, o enredo é moroso e demora a acontecer alguma coisa. O livro parece ser uma grande introdução de algo grandioso que será apresentado nos próximos volumes. Acredito que por ser o primeiro volume, eu tenha sentido esse detalhe. Algumas passagens foram desnecessárias na trama, e se tivessem sido cortadas, talvez a história ganhasse outro ritmo.

Mas isso não significa que não gostei da trama. Tanto que já até li o segundo livro (risos).
Para as pessoas que gostam de livros com histórias com um toque de fantasia, não podem deixar de conferir essa série.

Nota:
 



8 comentários:

  1. Século XXIII (23) em um mundo medieval onde não existe tecnologia? O.o
    Anyway, o enredo da estória não me interessou muito não. E saber que o a trama pe vagarosa não me deixa muito animada. Talvez porque ainda venho arrastando uma leitura assim de 2013 e quero fugir delas esse ano, haha.
    Quando comecei a ler a resenha, onde foi introduzido a diferença dos irmãos e os anseios de Claris pensei que seria algo diferente e excitante, mas não é o que parece realmente.

    ResponderExcluir
  2. Eu quero ler esse livro, não curto muito livros que se passam em séculos a frente do meu, mas estou curiosa para conhecer trama tanto porque curto essa coisa mais sem tecnologia e ao contrário do que as pessoas pensam não imagino o futuro cheio dela e duvido muito que seja assim por conta do aquecimento global e as tais explosões radioativas do sol já que em uma grande descarga sobre a terra inviabilizaria o uso da eletricidade e consequentemente anularia a tecnologia e essas coisas,... rsrs

    ResponderExcluir
  3. Danielle CGA Souza9 de janeiro de 2014 15:38

    A capa até que é legal, mas não senti grande atração pela trama. Gostei só da mocinha gostar de ler. =)
    Acredito que o desaparecimento da mãe seja um fator importante... com sorte melhora ao longo da leitura!!!

    Minha Velha estante
    Leitura Nossa de Cada Dia

    ResponderExcluir
  4. Não sei se eu leria, mas é impossível negar que nessa distopia\fantasia (se é que posso chamar assim) há uma
    grande crítica a esse nosso sistema capitalista onde tudo se resume em
    tecnologia. Altamente complexo imaginar viver numa
    sociedade medieval nos séculos futuros. Adorei o cenário criado, bem original! Mas como um volume introdutório parece nem ter um bom ritmo. Não sei se me animaria para continuar.

    ResponderExcluir
  5. Oi Rita!
    O que me desanimou na história foi o ritmo dos acontecimentos... pensei que teria mais ação, mas não foi isso que aconteceu =(
    Bjks!

    ResponderExcluir
  6. Oi Raissa!
    Gostei do seu comentário \o/
    Torcendo para que goste da história =D
    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Oi Dani!
    Torcendo para que me melhore \o/
    Bjks!

    ResponderExcluir
  8. Oi Mallu!
    Isso existe sim \o/
    Confesso que imaginei que o ritmo da história seria outro =(
    Bjks!

    ResponderExcluir

 
Google+