6

[Resenha] Uma questão de segundos

em quinta-feira, 16 de janeiro de 2014


Uma questão de segundos
Harlan Coben
Editora Arqueiro
224 páginas

Uma questão de segundos é o segundo volume da série protagonizada por Mickey Bolitar, escrito por Harlan Coben. Confesso que imagina que seria apenas uma curta série, composta por dois volumes. Mas em pesquisa para saber sobre a quantidade, não descobri o número exato de volumes. Apenas posso dizer que teremos mais uma publicação da série.

Mickey Bolitar nunca teve uma vida normal. Até os 15 anos, ele morou em diversos países por causa do trabalho beneficente dos pais. Quando, por fim, os três se estabeleceram nos Estados Unidos, o pai morre em um acidente de carro e a mãe acaba internada em uma clínica de reabilitação.

Na trama, acompanhamos a descoberta e Mickey em saber que está sendo vigiado por uma organização secreta chamada Abrigo Abeona e começa a investigá-la. Uma das poucas pessoas que podem ajudá-lo é dona Morcega, uma vizinha reclusa e de passado obscuro, mas suas revelações geram mais confusão. Quando mostra a Mickey a foto de um nazista cruel que perseguiu a família dela, ele reconhece o paramédico que anunciou a morte de seu pai. Será que Brad Bolitar está vivo?

Enquanto Mickey é assombrado pelas dúvidas, a tragédia se abate sobre a cidade de Kasselton. Durante um suposto assalto, a mãe de sua amiga Rachel Caldwell morre e a garota é baleada. Com receio de que o incidente seja mais um ataque às pessoas que estão ligadas ao Abrigo Abeona, Mickey se junta aos amigos Ema e Colherada para descobrir quem é o criminoso.

A história acontece imediatamente após o encerramento do primeiro volume, e não temos aquela “janela” de tempo entre um livro e outro. Mickey continua com sua maneira irônica de pensar e falar, característica marcante da família Bolitar. Quem já leu algum livro do tio de Mickey, Myron Bolitar, sabe que sua característica em sempre ter uma resposta na ponta da língua.

Confesso que achei o livro extremamente curtinho, e pouco respondeu das minhas perguntas. É claro que o autor está preparando o terreno para algo maior nos próximos volumes, e houve um amadurecimento nos personagens. Por mais que tenhamos uma atmosfera de suspense, o livro pode ser indicado também para o público jovem. O protagonista e seu grupo de amigos marcam presença durante toda a história, conquistando pessoas de qualquer idade.

Sei que vou “bater na mesma tecla”, mas é impossível não ler a história e não ficar com aquela vontade imensa de ter mais um livro do Myron. A cada página em que ele aparecia, eu quase tinha um surto de saudade do personagem. É uma pena que não temos mais volumes com Myron e seu pequeno grupo de amigos, que tanto marcou em suas histórias.

A história acaba da mesma forma que o livro anterior, deixando o leitor roendo as unhas para saber da continuação. Eu não encontrei nenhuma previsão de lançamento do próximo volume, e caso alguém conheça, por gentileza, compartilhe da notícia. Assim uma fã angustiada consegue conquistar a tranquilidade (risos).

Nota:
 





6 comentários:

  1. Não sabia que o Coben tinha uma série, achei muito interessante! Mas se os livros dele acabam desse modo, eu vou esperar lançar toda a série ou pelo menos a maior parte dela. Odeio acabar um livro cheia de curiosidade e perguntas não respondidas, acabo entrando em ressaca literária :/

    ResponderExcluir
  2. Van/Blog do Balaio16 de janeiro de 2014 22:43

    São tantos livros ótimos lançados pelo autor que eu já nem consigo mais acompanhar, mas se eu pudesse leria todoooos!!!

    Beijo, Van - Blog do Balaio
    balaiodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Adoro o autor mas destesto ficar me roendo para saber as respostas das perguntas não respondidas!!! Todos os dele estão na lista então esse é só mais um...

    http://conversandodragoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Mallu!
    Dessa série, acaba de um jeito que deixa o leitor ansioso. Tem a série do Myron Bolitar, nesse, cada volume é um caso a parte \o/
    Bjks!

    ResponderExcluir
  5. Oi Van!
    Um é melhor que o outro!
    Bjks!

    ResponderExcluir
  6. Oi kate!
    ahahah a ansiedade nos define \o/
    JBks!

    ResponderExcluir

 
Google+