5

[Resenha] Círculo

em segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014


Círculo
Engelsfors - Livro 01
Mats Strandberg
Sara Bergmark Elfgren
Editora Intrínseca
414 páginas

Círculo escrito por Mats Strandberg e Sara Bergmark Elfgren, é o primeiro livro da série Engelsfors, onde narra a história de um grupo de jovens bruxas ligadas por uma antiga profecia.

Minoo sempre foi a melhor da turma, mas não consegue fazer amigos. Ela tem habilidade para os extensos debates na sala de aula, mas não tem nenhum jeito para fazer amizades. Como toda adolescente, ela se acha feia e não gosta das roupas que usa.

Vanessa é a garota mais sexy do colégio, o oposto de Minoo, e namora um cara bem mais velho, Wille, porque acha que a vida ao lado dele será de aventuras. 

Linnéa tem pai alcoólatra e é malfalada na escola. Mas os boatos sobre sua vida sempre vão além: dizem que ela é lésbica, que tem tendências suicidas, traficante e até prostituta.

Rebecka parece ter uma vida de contos de fadas, mas esconde de todos que tem um distúrbio alimentar. Ela namora Gustaf, o astro do futebol local, e ele é o único por quem ela se esforça para vencer o distúrbio alimentar.

Anna-Karin sofre bullying e deseja ser invisível. Ela adora os animais, e os considera os seus únicos amigos.

 Ida, apesar de popular, é detestada tanto pelos professores quanto pelos alunos, devido as suas atitudes mesquinhas e superficiais.

Elas não são amigas nem têm quase nada em comum, exceto o fato de frequentarem o mesmo colégio na cidadezinha sueca de Engelsfors. Quando uma lua vermelho-sangue surge no céu, as seis são atraídas por uma força misteriosa até um parque de diversões abandonado, onde descobrem que são as Escolhidas, um grupo de bruxas ligadas por uma antiga profecia, e que uma força terrível foi libertada. 

Diante de uma série de suicídios suspeitos, elas precisam se unir e aprender a usar suas habilidades mágicas recém-adquiridas se quiserem sobreviver. Quando estão juntas, elas conseguem formar um círculo poderoso, capaz de impedir qualquer mal que queria prejudicá-las. Separadas, são caçadas por um inimigo misterioso que as persegue dentro e fora da escola.

O início da leitura do livro foi tenso, pois temos a história contada pelo ponto de vista das seis personagens, o que deixou o enredo difícil de acompanhar. Mas essa sensação aconteceu apenas no começo, e logo percebemos o porquê do enredo ter se tornado tão conhecido.

A história não foca apenas nos poderes das protagonistas ou em como elas precisam aprender a usá-los. Os autores abordam outros temas, como bullying, distúrbios alimentares, drogas, suicídio, trazendo outro ritmo para uma história sobrenatural.

É impossível escolher um personagem favorito, e todas as protagonistas são imperfeitas. A falha no caráter de cada uma faz com que elas se destaquem na história, aproximando o leitor do enredo. No primeiro momento, quando descobrem dotadas de poderes sobrenaturais, elas querem usar em proveito próprio, mesmo que isso tenha consequências. O que mostra o despreparo para assumir uma responsabilidade importante.

O vilão do enredo é fácil de identificar, mesmo com as pistas que os autores introduzem na trama para levar o leitor para outro caminho. Mesmo sendo previsível, é gostoso acompanhar os acontecimentos que envolvem a vida das personagens.

Independente do início confuso com a introdução de vários personagens, a trama melhora muito no decorrer das páginas, fugindo dos modelos conhecidos para as histórias sobrenaturais. Com um enredo tenso, com personagens imperfeitos e que tem muito a amadurecer, Círculo inicia com maestria uma série que tem muito a render. Agora é aguardar o lançamento do próximo volume, e que ele não demora muito a acontecer (risos).


Nota:


5 comentários:

  1. Tenho lido e ouvido opiniões conflitantes sobre este livro. Preciso ler para saber o que eu acho dele... Gostei muito da resenha!!!

    http://www.conversandocomdragoes.com/

    ResponderExcluir
  2. Carlinha, quase parei no "primeiro". XD
    Gostei do enredo, bruxas são legais e estas são tão diferentes que deve ser um grupo interessante de acompanhar apesar de ser arrastado o início.
    Fiquei curiosa. =)

    ResponderExcluir
  3. Adoro estórias que falem sobre bruxas e feiticeiras, então este ganhou minha atenção. Achei bem legal o fato delas serem completamente diferentes umas das outras. Isso deve tornar a convivência forçada um pouco estranha no começo e como elas se unem em prol de um objetivo em comum deve mostrar algum amadurecimento.
    O enredo me fez lembrar um pouco de The Secret Circle. Espero que a semelhança seja apenas em um círculo de 6 bruxas, pois detesto quando uma obra lembra bastante a outra, pois tenho interesse em ler o livro.

    ResponderExcluir
  4. Todas as resenhas que li até agora desse livro são positivas. Fiquei imaginando agora como deve ser essas personagens tão diferentes tendo que se unir para solucionar o mistério. Suspense não é meu gênero preferido, mas não tem como não ficar curiosa para saber mais da história. O ruim é que faz parte de uma série! xD haha

    ResponderExcluir
  5. Li varias resenhas e a cada uma me animo cada vez mais para poder ler o livro, espero que nao seja uma serie longa pois nao poderei bancar.




    xx

    ResponderExcluir

 
Google+