2

[Resenha] A Herança de Thuban

em quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014



A Herança de Thuban 
A Garota Dragão - Livro 01
Licia Troisi
Rocco Jovens Leitores

A Herança de Thuban escrito por Licia Troisi é o primeiro volume da série composta por cinco livros A Garota Dragão, onde acompanhamos as aventuras de uma jovem em busca de frutos mágicos para salvar um antigo reino dos dragões.

Após a fatídica guerra entre os dragões e as serpes, a Árvore do Mundo está a perder sua vida e seus frutos. O último e mais forte dragão, Thuban, conseguiu aprisionar a serpe Nidhoggr, mas está fraco devido a batalha. Sabendo que um dia Nidhoggr voltaria para continuar o seu desejo, Thuban decide fundir seu corpo a um humano, para que sua essência fique adormecida até o despertar.
Assim como os outros quatro dragões guardiões da Árvore do Mundo, todos eles fundem a sua essência com os humanos, na espera de voltar a lutar contra Nidhoggr.

Passaram-se trinta mil anos, e encontramos a nossa protagonista de treze anos, Sofia, em um orfanato, sem a esperança de um dia ser adotada. Sofia tem uma estranha marca na testa e devido a isso, sempre foi hostilizada por todos os outros órfãos, é uma pessoa desajeita, insegura e sem confiança em alguém ou em si mesma.

Mas sua vida muda quando um professor de antropologia resolve adotá-la. O excêntrico professor Schlafen lhe revela que o sinal em sua testa indica que ela é uma das descendentes dos humanos que aceitaram carregar a essência dos antigos dragões.

Sofia guarda o espírito do dragão Thuban, e sua tarefa é proteger os seres humanos e encontrar os cinco frutos que irão trazer de volta a vida a Árvore do Mundo. Mas diversos perigos surgem no caminho da jovem, e logo ela percebe que para vencer essa batalha, ela precisará vencer os próprios medos.

É o primeiro livro que eu leio da autora, e fiquei surpreendida com a qualidade da narrativa, onde a leveza na escrita prende a atenção do leitor do começo ao fim. Com exceção do começo, onde a história demora algumas páginas para acontecer, o enredo foi surpreendente, com aquele gostinho de quero mais.

Eu sou a primeira a me irritar com protagonistas inseguras, mas não senti essa minha característica irritação com Sofia. Ela foi criada na solidão, sem amigos, sempre sendo motivo de piadas pelos outros órfãos, perdeu a esperança de ter uma família, e quando é realmente adota, descobre que tem uma importante tarefa a realizar. Até seus piores momentos de insegurança foram justificados e me simpatizei pela personagem.

O enredo é voltado para o público jovem, recheado de aventura e fantasia. Mas a autora não se prende apenas a criação do mundo fantástico, e mostra uma percepção de vida que fiquei impressionada. A forma como ela chama a atenção do leitor para vencer os próprios medos, não se deixar levar por esse sentimento, e que sempre devemos abrir o nosso coração para os sentimentos, fizeram com que eu fosse tocada pela história.

Como disse, é um enredo voltado para o público jovem, mas que me conquistou totalmente pela protagonista imperfeita e insegura que não sabe o que fazer com a tarefa designada.

Se está a procura de um livro de fantasia que foge do padrão tão conhecido nos livros, não pode deixar de conferir essa série. Com certeza será surpreendido pela escrita de Licia Troisi.

Nota:
 



2 comentários:

  1. Infelizmente essa leitura eu passo, nao gosto de livros que envolvem dragoes.




    xx

    ResponderExcluir
  2. Oi Carla!

    Não conhecia o livro nem a autora, mas se é de fantasia e com dragões, quero muito ler!

    Beijos,

    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir

 
Google+